Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Moderador: Moderadores

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor crudebuster em 27 Mar 2011, 21:10

Madrüga escreveu:Crude, tente levar essa questão seriamente, sem ofensa: você pretende ser, no podcast, igual você é na Spell?


Vamos discutir uma pauta e você vai ver como eu sou "diferente". Eu já sou macaco velho o bastante pra não fazer bobagem desse nível quando estou pondo o meu na reta.

Pra começar, os participantes podem contar como foi sua primeira vez... Mestrando, claro.
Comparamos nossas experiências e o material que tinhamos disponível, alguns causos e depois vamos pôr o iniciante na berlinda, saber o que ele espera, discutir dificuldades em fechar um grupo de jogo, o que os sistemas oferecem pra facilitar o trabalho, etc.

Eu não tive influência de outros mestres quando comecei a jogar RPG, seria interessante saber como é que alguém com um irmão ou conhecido já RPGista se portou.

Aliás, meu Skype é crudebuster mesmo.
Editado pela última vez por crudebuster em 27 Mar 2011, 21:16, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
crudebuster
 
Mensagens: 567
Registrado em: 05 Jul 2010, 15:45
Localização: Rio de Janeiro RJ, Favela da Maré
Twitter: http://twitter.com/crudinho

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor Madrüga em 27 Mar 2011, 21:15

Nada pessoal, mas você podia ser macaco velho para não fazer isso NUNCA.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor crudebuster em 27 Mar 2011, 21:20

Madrüga escreveu:Nada pessoal, mas você podia ser macaco velho para não fazer isso NUNCA.


Tá, cara, eu não vou fazer cena nem choramingo de avatar troll e et cetera, agora vamos contribuir pra pauta ou vai continuar me tratando como Judas antes de eu ganhar as moedas pra apontar Jesus?
Imagem
Avatar do usuário
crudebuster
 
Mensagens: 567
Registrado em: 05 Jul 2010, 15:45
Localização: Rio de Janeiro RJ, Favela da Maré
Twitter: http://twitter.com/crudinho

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor Sr. Pichu em 28 Mar 2011, 11:31

ao invés de só ficar na alfinetada, por quê não resolve participar de vez e assim você mesmo dar as cortadas no crude quando o achar necessário?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor Iuri em 28 Mar 2011, 11:36

Desde que o tema do podcast não vire "Odiamos o crude" (apesar de que um com esse tema seria no minimo engraçado), eu concordo com o Pichu :P
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Mar 2011, 11:38

Meu skype é phil.lumine e peço a todos que baixem audacity para gravarem o próprio audio.

Se for pra depender de gravações alheias, esse podcast não vai sair, porque fica uma merda (experiência própria).
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor Ronassic em 28 Mar 2011, 11:48

Boa Lumine, e quando eu chegar em casa te adicionarei.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Avatar do usuário
Ronassic
 
Mensagens: 803
Registrado em: 26 Ago 2007, 21:51
Localização: Rio de Janeiro

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor crudebuster em 28 Mar 2011, 13:12

Que bom que todo mundo quer falar mal de mim mas podemos continuar o assunto da pauta?

Eu tenho audacity aqui, estou caçando um microfone que cancele ruídos bem, meu PC faz um barulho danado.
Imagem
Avatar do usuário
crudebuster
 
Mensagens: 567
Registrado em: 05 Jul 2010, 15:45
Localização: Rio de Janeiro RJ, Favela da Maré
Twitter: http://twitter.com/crudinho

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor Ronassic em 28 Mar 2011, 13:21

O bom é evitar dar boost no microfone, mas precisa ter um microfone bom que capte bem o áudio, aqueles que tem espunha na ponta são bons e não são caros. Comprei um de pedestal mesmo, e ele é ótimo. O mais importante é ouvir tudo usando fone de ouvidos.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Avatar do usuário
Ronassic
 
Mensagens: 803
Registrado em: 26 Ago 2007, 21:51
Localização: Rio de Janeiro

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor crudebuster em 29 Mar 2011, 02:37

Dei uma guaribada no headset que fiz com tapa-ouvidos de britador com um microfone de outro falecido headphone, testei no skype e no audacity, parece tudo bem.

Estou no aguardo para mais discussões. Ninguém sugere nada aqui não? Depois é o Crude que é o escandaloso.
Imagem
Avatar do usuário
crudebuster
 
Mensagens: 567
Registrado em: 05 Jul 2010, 15:45
Localização: Rio de Janeiro RJ, Favela da Maré
Twitter: http://twitter.com/crudinho

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor Iuri em 29 Mar 2011, 08:11

Só lembrando minhas sugestões anteriores:
SPOILER: EXIBIR
Iuri escreveu:Acho que daria para adicionar aí na pauta:
- Devo usar recursos visuais e sonoros para o auxílio da imersão? Como?
- Desafios: porque só combates e mais combates não é o melhor tipo de aventura que existe.

E vai ser bom lembrar que existem diferentes tipos de mestres iniciantes. Abordar todos seria o melhor:
- O cara que joga há muito tempo mas nunca mestrou (ou seuja, conhece as regras e ao menos tem como se espelhar no estilo dos caras que já mestraram pra ele);
- O cara que nunca sequer jogou RPG, apenas ve as pessoas falando (na internetz?) e ficou com vontade;
- O cara que nem ao menos sabe que existem fóruns de discussao sobre o assunto. Viu uma revistinha em uma banca falando sobre o assunto e resolve experimentar.

O foco seria o segundo tipo, com certeza, ja que o primeiro não precisa tanto assim de dicas e o terceiro nem vai ver o podcast :haha:
Sendo esse segundo tipo de mestre iniciante então, como lidar com o grupo se:
- Ninguém sabe as regras do sistema;
- Um ou outro sabem BEM as regras do sistema ("EEEE, consegui um grupo pela internet! Aposto que vou aprender um monte sobre regras com aqueles caras!!" XD )

E adicionando para a pauta:
- Como reunir o grupo de personagens?
- Criando ganchos para as aventuras.
- Aventuras prontas ou próprias (e como construir uma aventura)?
- Improvisação (em narração e regras).
- O que é railroading e sandbox?
- O quanto de regras é preciso dominar? (minha opinião pessoal: o minimo. aprenda o básico do sistema e se aprofunde apenas nos mecanismos que possam vir a surgir na sessão baseado em seu planejamento. se acontecer algo que você não sabe direito como proceder, não hesite em pedir a opinião dos jogadores sobre a melhor forma de aplicar as regras, e decidam juntos -mas você tem a ultima palavra-. Se um jogador quiser se beneficiar de alguma regra que você não conhece muito bem, deixe que ele se aproveite -não vale a pena brigar por algo que você não domina- e anote a tal regra para conferir em casa)

e depois vamos pôr o iniciante na berlinda

Não recomendo. A ideia é ajudar todo e qualquer iniciante, e não um em especifico, por mais que ele venha a apreciar muita toda a ajuda dedicada. O iniciante deve servir aí para dar uma visão de quem não tem experiencia, e assim fomentar o debate entre os que tem, mas não para ser o centro dos debates.

Alias, não tem nenhum "mestre iniciante" nesse grupo aí não né? Se quiserem eu até posso fazer o papel de um (principalmente porque me considero bastante inexperiente, apesar de ja mestrar ocasionalmente) :mrgreen:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor Batousa em 29 Mar 2011, 08:33

Boas ideias tambem são
Afinal o que é mestrar?
Como recompensar personagens?
Descrição (quando eu descrevo demais ou de menos?)
Qual a diferença entre aventura e campanha?
O que são cenas? como compor?
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor crudebuster em 29 Mar 2011, 09:21

Legal, isso já dá pano pra manga.

Pô, quando eu disse "Pôr o iniciante na berlinda" talvez a palavra tenha soado estranha. Mas como eu não sei quem vai ser tive dúvidas genéricas.

E bem, não é por nada não mas, "railroading e sandbox"? Precisamos mesmo tratar RPG como um curso de MBA? Eu prefiro menos buzzwords e mais conceitos.

As perguntas do Batousa parecem uma sabatina mais extensiva do que eu pensei, para um iniciante. Ficaria parecendo um "curso de RPG" mesmo, não que não seja necessário ou oportuno para este podcast ou outro.
Imagem
Avatar do usuário
crudebuster
 
Mensagens: 567
Registrado em: 05 Jul 2010, 15:45
Localização: Rio de Janeiro RJ, Favela da Maré
Twitter: http://twitter.com/crudinho

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor Iuri em 29 Mar 2011, 11:03

E bem, não é por nada não mas, "railroading e sandbox"? Precisamos mesmo tratar RPG como um curso de MBA?

Cara, entenda isso como "O quanto de liberdade dar para os jogadores dentro da aventura, como me preparar para isso, e quais as vantagens e desvantagens". Isso é apenas a preparação da pauta, podemos usar as palavras que quisermos por enquanto.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Pré-episódio 12 - Tema: Mestre pela primeira vez

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Mar 2011, 11:15

Eu sei que eu vou de "ouvido", mesmo. Já entendi mais ou menos a ideia do assunto, e vou só nos comentários.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Podcast da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron