A Bruxa - Pseudo Saga

Projeto de criação colaborativa de um cenário de piratas em alta fantasia.

Moderadores: Dragão de Bronze, Moderadores

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Eagleyes em 14 Jul 2008, 18:40

Versão beta da bruxa. Acho que ficou meio forte :P

Bruxa

Imagem

As bruxas são raras em Izzlin mas não inexistentes. Normalmente vivem perto de vilas ou cidades pequenas mas tendem a se excluir da sociedade pelo mal estar que fazem as pessoas sentirem. Alguns reclamam de ter azar quando a bruxa visita a vila, tendo o leite de suas vacas azedado e sua colheita apodrecida de uma hora para outra, mas a maioria não acredita nessas crendices. Deviam acreditar.

Características
As bruxas usam seu conhecimento sobre a natureza para produzir venenos poderosos além de realizar rituais macabros e criar bonecos de vodu para atormentar suas vítimas, normalmente alguém que não faz nada de mal para ela. Elas sentem prazer em ver o sofrimento das pessoas e estão constantemente lançando maldições em cidadãos felizes e realizados. A bruxa tem a função de suporte para o grupo fazendo os oponentes sofrerem penalidades em várias áreas.

História
Bruxas normalmente aprenderam o que sabem com suas mães ou como aprendizes de bruxas experientes. Todas nasceram com o dom da magia e aprendem a usar efetivamente esse dom. Além disso, aprendem os segredos das toxinas e do vodu.

Informações de Jogo
Bruxas possuem as seguintes estatísticas de jogo.

Habilidades
A Sabedoria e Inteligência são as habilidades mais importantes para uma bruxa para aprimorar suas habilidades vodu e uso de toxinas.

Pontos de Vida
Bruxas começam ganhando 18 + modificador de Constituição pontos de vida no primeiro nível. Em cada nível depois do primeiro eles ganham mais 1d6 + modificador de Constituição pontos de vida.

Pontos de Ação
Bruxas ganham um número de Pontos de Ação igual a 5 + metade do seu nível de personagem (arredondado para baixo) no primeiro nível e cada vez que ele avança um nível nesta classe. Pontos de Ação que tenham sobrado do nível anterior são perdidos.

Características de Classe
Todas as características a seguir pertencem à classe bruxa.

Bônus nas Defesas
No primeiro nível você recebe +1 de bônus de classe na sua Defesa de Fortitude e +2 de bônus de classe na sua Defesa de Vontade.

Feitos Iniciais
No primeiro nível, você recebe os seguintes feitos de graça:
Criar Ritual (vodu)
Criar Boneco Vodu
Usar Armas (armas simples)


Talentos
No 1º nível e a cada nível ímpar subseqüente (3º, 5º, 7º, etc.), você escolhe um talento de uma das árvores de talentos a seguir. Você pode escolher o talento de qualquer uma das árvores mas deve cumprir os pré-requisitos (caso existam) do talento escolhido. Nenhum talento pode ser escolhido mais de uma vez a não ser que esteja especificado.

Caminho do Mau Agouro
As bruxas usam suas habilidades para trazer má sorte para suas vítimas com um olhar ou lançando uma maldição.
Mau Olhado: A bruxa pode lançar um mau-olhado em qualquer alvo na sua linha de visão a até 90m. O alvo então passa a sofrer todo e qualquer tipo de infortúnio por um período (1d8 horas/nível) e recebe uma penalidade de azar de -2 em qualquer teste de perícia. Esse talento só pode ser usado uma vez por dia.
Você pode escolher esse talento mais de uma vez, cada vez que você escolhe este talento, você pode usá-lo mais uma vez por dia.
Maldição: Uma bruxa pode amaldiçoar alguém que esteja sobre efeito do mau olhado. Como uma ação de rodada completa a bruxa pode gastar um ponto de ação para impor, até o final do encontro, um dos seguintes efeitos no alvo: -1 de penalidade de azar em todos os ataques, -5 de penalidade de azar em todas as perícias ou -1 de penalidade de azar em todas as Defesas.
Pré-requisitos: Mau Olhado.
Alucinações: A bruxa pode invadir a mente de suas vítimas, causando terríveis alucinações. Como uma ação de rodada completa a bruxa pode gastar um ponto de ação para fazer um oponente sob efeito do mau olhado sofrer alucinações. Faça uma jogada de ataque (1d20 + seu nível heróico) contra a Defesa de Vontade do alvo, em caso de sucesso, a vítima desce -1 nível na barra de condição e sofre 4d6 ponto de dano mental.
Pré-requisitos: Mau Olhado.
Debilitar: A bruxa pode debilitar um alvo sobre efeito de mau olhado. Como uma ação de rodada completa a bruxa pode gastar um ponto de ação para fazer o alvo perder 1d4 pontos de ação, além de não poder usar pontos de ação por um nível de horas igual ao nível da bruxa.
Pré-requisitos: Mau Olhado.

Caminho das Toxinas
As bruxas sabem muito sobre plantas e animais da natureza e usam esse conhecimento para extrair toxinas que são usadas em seus inimigos.
Técnicas de Envenenamento: Uma vez por encontro a bruxa pode aplicar uma toxina sobre uma arma cortante ou perfurante como uma ação padrão. Se um ataque com essa arma também acertar a Defesa de Fortitude do alvo, ele está envenenado. A cada rodada no turno da vítima, o veneno faz uma jogada de ataque (1d20 + seu nível heróico) contra a Defesa de Fortitude do alvo. Se o ataque for bem sucedido, o alvo leva 1d6 + metade do seu nível heróico pontos de dano e desce -1 nível na barra de condição. Um alvo que tenha ido até o último nível da barra de condição desse modo, cai inconsciente mas continua a levar dano enquanto o veneno continuar atacando. O veneno ataca cada rodada até errar ou caso a vítima seja curada com um teste de Cura (CD 10 + seu nível heróico).
Modificar Veneno: Você pode modificar o modo que um veneno age (contato, ingerido, inalado, ferida) para outro modo com um teste bem sucedido de Conhecimento (natureza) CD igual a CD do teste de Cura do veneno. As capacidades e efeitos do veneno não são alteradas.
Pré-requisitos: Técnicas de Envenenamento.
Veneno Entorpecente: Qualquer alvo que você envenene automaticamente perde o bônus de Destreza na Defesa de Reflexos enquanto estiver envenenada.
Pré-requisitos: Técnicas de Envenenamento.
Veneno Não Detectável: A CD do teste de Cura para curar um veneno que você tenha usado contra o alvo aumenta em 5.
Pré-requisitos: Técnicas de Envenenamento.
Veneno Vicioso: Qualquer veneno que você tenha usado contra um alvo ganha +2 de bônus em suas jogadas de ataque feitas contra a Defesa de Fortitude do alvo.
Pré-requisitos: Técnicas de Envenenamento.,

Feitos Adicionais
Em cada nível par (2º, 4º, 6º, etc.) você recebe um feito adicional. Este feito deve ser escolhido da lista abaixo, e você deve preencher os pré-requisitos para este talento.

Perícias de Classe (treinado em 2 + modificador de Int): Conhecimento (geografia, natureza), Concentração, Cura, Enganar, Furtividade, Percepção, Persuasão, Sobrevivência, Vodu.

-------------------------------------------------------------

Novos Feitos

Criar Ritual
Você aprendeu a realizar rituais de algum tipo.
Pré-requisitos: Ser treinado na perícia Vodu ou Xamanismo.
Benefícios: Você pode criar e se especializar em rituais do seu nível ou menor da área em que é treinado. Rituais Vodu para a perícia Vodu e rituais Xamanicos para a perícia Xamanismo. Veja no capítulo sobre rituais como criar e se especializar em rituais.

Criar Boneco Vodu
Você pode criar bonecos vodu para controlar suas vítimas.
Pré-requisitos: Treinado na perícia Vodu.
Benefícios: Você pode criar um boneco vodu, um aterrorizante artefato feito a partir de palha, ossos e outros materiais exóticos, que pode causar terríveis danos ao seu alvo, sendo que parte dos materiais exóticos deve ser provinda do alvo a ser afetado. Criar um boneco vodu leva no mínimo 1 minuto mas pode ser feito em 1 rodada (fazendo todos os testes de Vodu sofrerem -5 de penalidade). Pegar um material vindo da vítima (cabelo, unha, pelo, etc.) no meio do combate é um ataque de toque a distância, o alvo notará que você pegou o material.

Treinamento Vodu
Você aprende algumas habilidades vodu que pode usar contra seus inimigos.
Pré-requisitos: Criar Boneco Vodu.
Benefícios: Você adiciona ao seu grupo de técnicas 1 + seu modificador de Sabedoria (mínimo 1) Técnicas Vodu. Você pode escolher a mesma técnica mais de uma vez.
Especial: Você pode escolher esse feito mais de uma vez, cada vez que você escolher adicione 1 + seu modificador de Sabedoria Técnicas Vodu ao seu grupo de técnicas. Se seu modificador de Sabedoria aumentar permanentemente, você recebe uma Técnica Vodu para seu grupo de técnicas para cada Treinamento Vodu que tenha.

---------------------------------------------------------------

Técnicas Vodu

Todas as técnicas devem ser realizadas com o boneco vodu do alvo. Todas as penalidades, bônus e danos são do tipo psíquico e não se acumulam com outros bônus ou penalidades psíquicos.

Cura Sobrenatural
Você passa ervas pelo boneco e com sua energia, cura os ferimentos do alvo.
Tempo: 1 ação padrão.
Faça um teste de Vodu: O resultado do teste determina o resultado, caso algum:
CD 15: O alvo recupera o próprio nível de personagem em PVs.
CD 20: O alvo recupera 2 x o próprio nível de personagem em PVs.
CD 15: O alvo recupera 3 x o próprio nível de personagem em PVs.
Especial: Você pode gastar um ponto de ação para causar metade do dano curado em outro boneco vodu que esteja segurando.

Debilitar Mãos
Espetando agulhas enferrujadas nas mãos do boneco vodu, você faz as mãos do alvo ficarem doloridas.
Tempo: 1 ação padrão.
Faça um teste de Vodu: O resultado do teste determina o resultado, caso algum:
CD 15: Penalidade de -2 em testes de Atletismo usando as mãos por um minuto.
CD 20: Como CD 15, além de uma penalidade de -1 nas jogadas de ataque.
CD 25: Como CD 20, mas a penalidade é de -5 em Atletismo.
CD 30: Como CD 25, mas a penalidade nas jogadas de ataque é -2.
Especial: Você pode gastar um ponto de ação para fazer essa habilidade durar até o fim do dia.

Debilitar Pés
Espetando agulhas enferrujadas nos pés do boneco vodu, você faz os pés do alvo ficarem doloridas e com bolhas.
Tempo: 1 ação padrão.
Faça um teste de Vodu: O resultado do teste determina o resultado, caso algum:
CD 15: Penalidade de -2 em testes de Atletismo usando os pés por um minuto.
CD 20: Como CD 15, além de uma penalidade de -3m no deslocamento.
CD 25: Como CD 20, mas a penalidade é de -5 em Atletismo.
CD 30: Como CD 25, mas a penalidade é de -6m no deslocamento.
Especial: Você pode gastar um ponto de ação para fazer essa habilidade durar até o fim do dia.

Debilitar Pescoço
Espetando agulhas enferrujadas no pescoço do boneco vodu, você faz o pescoço do alvo sofrer de um terrível torcicolo.
Tempo: 1 ação padrão.
Faça um teste de Vodu: O resultado do teste determina o resultado, caso algum:
CD 15: Penalidade de -2 em testes de Percepção por um minuto.
CD 20: Como CD 15, além de não poder falar.
CD 25: Como CD 20, mas a penalidade é de -5 em Percepção.
Especial: Você pode gastar um ponto de ação para fazer essa habilidade durar até o fim do dia.

Debilitar Cabeça
Espetando agulhas enferrujadas na cabeça do boneco vodu, você faz o alvo ficar com uma terrível dor de cabeça que não o deixa agir direito.
Tempo: 1 ação padrão.
Faça um teste de Vodu: O resultado do teste determina o resultado, caso algum:
CD 20: Penalidade de -1 em todas as defesas por um minuto.
CD 25: Como CD 20, mas a penalidade é de -2.
CD 30: Como CD 25, mas a penalidade é de -3.
Especial: Você pode gastar um ponto de ação para fazer essa habilidade durar até o fim do dia.

Incinerar
Você bota fogo no boneco vodu, fazendo o alvo se contorcer de dor conforme as bolhas vão aparecendo por todo o corpo.
Tempo: 1 ação de rodada completa.
Faça um teste de Vodu: Compare o resultado com a Defesa de Vontade do alvo. Se o ataque acertar você causa 6d6 pontos de dano e move o alvo -1 nível na barra de condição. Se o ataque falhar, o alvo leva apenas metade do dano mas não é movido na barra de condição
Especial: Você pode gastar um ponto de ação para fazer o alvo cair -1 nível na barra de condição em caso de acerto.

Imobilizar
Você amarra diversas cordas no boneco vodu, fazendo o alvo não conseguir se mover.
Tempo: 1 ação de rodada completa.
Faça um teste de Vodu: O resultado do teste determina o resultado, caso algum:
CD 15: O alvo recebe 2d6 pontos de dano. Se o teste de Vodu igualar ou passar da Defesa de Fortitude do alvo, ele apenas pode fazer uma ação rápida no seu próximo turno.
CD 20: Como CD 15, mas ele recebe 3d6 pontos de dano.
CD 25: Como CD 20, mas ele recebe 4d6 pontos de dano.
Especial: Você pode manter a concentração no boneco para continuar causando dano ao alvo a cada rodada. Manter Imobilizar é uma ação de rodada completa e você deve fazer um novo teste de Vodu a cada rodada.
Você pode gastar um ponto de ação para causar 2d6 pontos de dano adicional.

Afogar
Você mergulha o boneco vodu de cabeça em um copo de água ou outro local com água o bastante, fazendo o alvo sentir se afogando.
Tempo: 1 ação de rodada completa.
Faça um teste de Vodu: Compare o resultado com a Defesa de Vontade do alvo. Se o teste for maior ou igual a defesa do alvo, ele é movido -1 na barra de condição. Para cada 5 pontos que o seu teste passar a defesa do alvo ele é movido -1 adicional na barra de condição.
Especial: Você pode gastar um ponto de ação para mover o alvo -1 adicional na barra de condição.

Dominar
Usando o seu poder da mente você pode mandar a percepção do alvo ou fazer ele agir do modo que você deseja.
Tempo: 1 ação padrão.
Faça um teste de Vodu: Se o resultado for igual ou maior que a Defesa de Vontade do alvo, você pode escolher um dos seguintes efeitos:
- Você cria uma pequena alucinação que distrai o alvo e deixa você fazer um teste de Furtividade mesmo o alvo estando ciente de você.
- Você faz uma finta fazendo seu próximo ataque contra o alvo ignorando seu bônus de Destreza da Defesa de Reflexos.
- Você faz uma sugestão que parece completamente aceitável para o alvo. A sugestão não pode botar a vida o alvo em risco aparente. O alvo não irá perceber mais tarde que sua ação foi inaceitável.
- Você enche o alvo de terror, fazendo ele correr de você em máxima velocidade por 1 minuto. O alvo para de correr caso seja ferido. O efeito é negado caso o alvo seja de um nível maior ou igual ao seu. Esse é um efeito de medo.
Especial: Para usar essa técnica o alvo deve estar na sua linha de visão e a 12 quadrados de você além de ser uma criatura inteligente.
Editado pela última vez por Eagleyes em 14 Jul 2008, 21:30, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Frost em 14 Jul 2008, 18:55

Gostei da classe, embora não tenha lido tão a fundo assim.
e criar bonecos de vodu para atormentar suas vítimas

Não sei se seria uma boa idéia usar o mesmo nome de coisas existentes no mundo real. Usar a mesma coisa com um outro nome seria melhor, não?
Outra, essa de causar apenas o mal sem motivo aparente não acho que seria bom para uma classe, mas para algum tipo de monstro. Se a bruxa for utilizada como classe, acho que deveria ter suas motivações mais importantes do que simplesmente sair causando o mal para as pessoas.
Essa é minha opinião xD
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Eagleyes em 14 Jul 2008, 19:09

Bem, podemos mudar o nome mas não sei qual (problema com nomes XD).

Bem, o fluff da classe da pra adaptar ou mudar todo dependendo de como elas serão no mundo... já que isso não está definido eu botei um fluff meio genérico.

Editado: Adicionadas as técnicas vodu e o feito boneco vodu melhor explicado.
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Tetris em 15 Jul 2008, 15:30

Gostei mto dessa classe!!! Agora fico imaginando se só tem bruxas, ou existirão bruxos tbm!!! No mais, eu apenas mudaria uma coisa: ao invés de inteligência, o carisma poderia ser a habilidade base da classe, uma vez que ela é como a classe feiticeiro, que nasce com o dom da magia, e não como a do mago, que estuda pra isso!!! E n to falando isso só pra ser baseado em D&D, to falando isso pq, realmente, inteligência é habilidade pra classes q conjuram o q estudam, o q n acontece com essa classe q nasce com o dom da magia, só precisa ter o bom senso pra aprender a usá-la, daí entra a sabedoria!!!
Imagem

Avatar atual: Shoutarou, Kamen Rider W.
Avatares passados: John Stewart, Lanterna Verde; Kamen Rider Decade; Barry Allen, O Flash usando uma anel do poder azul
Avatar do usuário
Tetris
 
Mensagens: 1691
Registrado em: 21 Jan 2008, 14:06
Localização: Aracaju - SE

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Eagleyes em 15 Jul 2008, 16:07

na verdade a sabedoria é a habilidade chave... A inteligência eu só botei para os venenos que ela precisaria de conehcimento (natureza)...

Os bruxos existem sim, mas são mais raros..

PS: o que acharam das técnicas de vodu? Alguma idéia para uma nova?
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Seth em 15 Jul 2008, 16:14

Certos elementos da cultura cigana poderiam ser utilizados, bem como rituais e símblos da alquimia da época.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Dragão de Bronze em 16 Jul 2008, 15:54

Seth, você poderia nos indicar alguns links interssantes sobre esse tipo de cultura?
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Seth em 16 Jul 2008, 16:43

Bem, eu nunca procurei algo sobre cultuea cigana na Net. O que eu conheço é de algumas coisas que li em livros, e em algumas reportagens. A uma da National Geographic Brasil que eu tenho, vou ver se escaneio e mando... Mas acho que uma varredura de sites é mais válida :p

Sobre Alquimia, eu vou postar os sites depois, justamente porque temos muitos que propõe tranformar chumbo em ouro, mas alquimia que é bom nada.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Dragão de Bronze em 18 Jul 2008, 22:27

Então poderia me aconselhar alguns livros? Eu passo na livraria da história com certeza.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Seth em 19 Jul 2008, 09:20

Um livro que acho que todo mundo deveria ler, porque tem uma "atmosfera" sobre pirataria é "A Ilha do Tesouro", de Roberto Louis Stevenson. Outros dois livros que eu já tive oportunidade de folhear foram: Piratas - Uma história Geral de Roubos e Crimes Piratas Famosos, de Charles Johnson, e, muito de passagem, Os Grandes Piratas da História, de Klein Shelley. Outro romance que eu li por meios, digamos, escusos, foi Sandokan, de Emilio Salgari. Só que em espanhol...

A parte desses, eu poderei falar mais quando voltar a facul, e eu puder consultar a biblioteca de lá. Não sei se aparece alguma coisa, ms vamos confiar que sim...

Acho uma boa idéia também consultar qualquer livro razoável sobre história geral. Um livro que posso adiantar, que trata sobre colonialismo, comério internacional, rotas, etc , é o Livro de Ouro da História, de J.M. Roberts.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Eagleyes em 19 Jul 2008, 10:43

Eu já li a Ilha do Tesouro umas 4 vezes e estou lendo a 5ª agora :cool:
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Seth em 19 Jul 2008, 12:17

Qual a sua versão, Eaglaeyes? A minha tem um glossário no final...
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Eagleyes em 19 Jul 2008, 15:52

A minha é de uma série que a minha mãe comprou quando eu era menor da editora melhoramentos. O nome da série é "Obras Primas Universais". Tem imagens com escritos dos lados falando de curiosidades da vida dos piratas e outras coisas que tenham a ver com a história.
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Seth em 19 Jul 2008, 18:14

A minha é da L&PM Pockets, e tem um glossário sobre piratas do final. A outra que eu tinha era da Martin Claret, com legendas, mas minha tia guelou. Eu gosto mais da primeira.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

A Bruxa - Pseudo Saga

Mensagempor Dragão de Bronze em 20 Jul 2008, 01:08

Obrigado, Seth.

Eu aceito contribuições em inglês ou espanhol também. Meu espanhol ainda não é dos mais fortes mas já tenho alguma base. Inglês tenho fluência.

Ou seja, esse livro acima citado também será útil.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Próximo

Voltar para Cenário de Piratas da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante