Discussões gerais

Projeto de criação colaborativa de um cenário de piratas em alta fantasia.

Moderadores: Dragão de Bronze, Moderadores

Discussões gerais

Mensagempor Dragão de Bronze em 10 Jul 2008, 18:01

Sim! O Dragão finalmente está postando o cenário de piratas tão prometido por ele.
Depois de um longo tempo de idéias congeladas (isso mesmo, tempo não é trabalho, elas estão intocadas faz tempo), eu tomei vergonha na cara e venho aqui postar.

Bueno, desculpas especialmente ao Fabian "Youkai X", que teve sua paciência testada pela minha demora.

A idéia desse projeto saiu de um dia de ócio quando eu revia o falecido Piratas do Caribe d20 do fórum da Spell Forever.

O nome por enquanto é Izzlin, mas assim que arranjar coisa melhor eu mudo. Bom, o cenário oriental da Spell não ficou um bom tempo sem nome até finalmente se chamar Terras Sagradas?

Quero que esse projeto seja da Spell. Não só uma coisa pessoal. Especialmente porque se for pessoal, não vai pra frente.

Enfim, aqui vai o que eu estava pensando.




A PROPOSTA

Um cenário high fantasy/low magic que explore a fundo alguns elementos cheios de potencial, mas inexplorados (ou pouco explorados) do universo de fantasia piratesca. Claro que nem sempre vou poder me ater 100% a isso, afinal, eu quero algo que faça sentido, e não é porque aquele elemento é muito legal que ele vai entrar no meu cenário. Já foi provado que fazer assim dá errado :P

Os sistemas nos quais estava originalmente pensando em fazer eram D&D 3.5 e 7th Sea. A quarta edição, porém, está se encaixando melhor que a 3.5.
{Spoiler: clique para ler}

IDÉIA INICIAL

Quero fazer um cenário cinematogáfico, estratégico, e com muitos elementos surpresa. High Fantasy com Low Magic costuma dar "Piratas do Caribe". Embora eu tenha fortes inspirações neste cenário, não quero que fique com a mesma cara: lá, o low magic era próximo de no magic at all. A única bruxa do cenário era uma deusa amaldiçoada na sua forma humana. Isso não vai acontecer aqui: a coisa tem lá sua magia sim.

- Itens mágicos

Em compensação, dificilmente haverá espadas flamejantes nas mãos de aventuireiros; os itens mágicos serão como naquele filme. Mesmo tendo em mente D&D como um dos sistemas padrão, não quero ver guerreiros com armaduras +1 flutuantes e espadas +3 de explosão congelante ou outros itens piromaníacos. É low magic, então será sutil. A bússola "quebrada" de Jack ou o navio amaldiçoado "Pérola Negra" são intens muito mais prováveis de se encaixar.

- Maldições e Pactos

Mais que itens mágicos, haverá itens amaldiçoados. Haverá também toda a sorte de maldições. Um exemplo, voltando ao filme da Disney, é a marca na mão de Jack, que o tornava alvo do kraken.
Bruxas rogando pragas, vodu, pajés nas tribos selvagens...
E falando em tribos selvagens, um sacrificios às divindades também
Pactos com criaturas sobrenaturais também é uma idéia interessante. No caso... pensem em quando Jack fez um pacto de servidão com Davy Jones e em troca virou capitão de um grande navio.
Eventualmente, para se desfazer de uma maldição ou pacto assim, ou o consentimento do outro envolvido, ou algo que daria uma aventura inteira.

- Superstições

Dada a presença das maldições, haverá também uma presença forte de superstições.
"I got a jar of dust, I got a jar of duust!"
Sim, e será que simplesmente por andar com um pote de areia no seu navio o kraken vai te deixar em paz?
Boa parte das superstições espalhadas pelo cenário será tão verdadeira quanto as do mundo real.
Mas haverá aquelas que funcionam de verdade. Coisas próximas de magias ou rituais, mas feitas somente com itens mundanos, eventualmente por pessoas que nunca viram uma magia sendo executada.

- Astronomia: Duas luas

Estamos falando de um cenário de piratas. Meu objetivo com duas luas é simples: quero ver uma maré insana. Quero variações na maré, e variações nessas variações. Em alguns lugares, os navios precisam parar a quilômetros da cidade para não encalharem na maré baixa, enquanto a maré alta os inundaria. Grandes portos teriam múltiplos andares. Outros seriam flutuantes, para acompanhar a maré. outros ainda seriam móveis, ou o que for.
Quero ver cemitérios de navios em lugares onde não se imagina navegar. Lençóis freáticos que repentinamente aparecem e se tornam mares.
Claro, também há tempestades mais freqüentes quando as luas se alinham... cuidado com os períodos de maré alta.
E puxando de novo a parte das superstições, a astronomia local deve ter um mínimo de elaboração, afinal, não só as estrelas guiarão os navegadores, como também poderemos explorar épocas de estrelas em determinadas posições e ligá-las à cultura de certos povos. Passagens de cometas, especialmente, podem ter significados especiais.

- Cidade Flutuante

Em uma época de maior perigo para os cães do mar, o auge da força da marinha, depois de uma catastrófica batalha entre navios sob a bandeira de Jolly Roger e uma armada enorme formada pela junção de várias bandeiras, restos de navios despedaçados que insistiam em não naufragar flutuavam atrapalhando o fluxo dos poucos sobreviventes do evento.
Os grandes capitães piratas que restavam com vida, perante a dificuldade para sair dalí, depois de muito discutir, resolveram que a melhor saída seria juntar os navios em uma espécie de juggernaut para conseguirem se deslocar. Essa idéia acabou causando mais prejuízos aos navios que abriu de passagem.
O resultado final foi uma verdadeira ilha de madeira no meio do oceano.
A experiência no mar daqueles sobreviventes foi o que os manteve: ludibriando barcos que chegavam, pedindo ajuda, os veteranos de guerra conseguiram se livrar da sina de morrer no mar.
Porém, aquela cidade não saiu da cabeça dos mais megalomaníacos. E não foi apenas um deles que retornou àquele lugar.

Uma cidade flutuante, fundada por um grupo de piratas renomados, em uma época de perigo para os cães do mar. Um porto seguro a quem está sendo perseguido pela marinha de qualquer país. Mas antes, é necessario encontrá-la, pois ela muda de lugar conforme a maré.

- Criaturas Gigantes

Parte da história do cenário, uma Tartaruga gigante, que seria como os dinossauros.
A última sobrevivente de um povoado do qual não se tem história ou notícia... somente algumas construções colossais misteriosas e mal-exploradas.
Templos e ruínas titânicas que antes abrigavam algum tipo de civilização, mas aparentemente foram extintas, por um motivo desconhecido. Quem sobrou daquela época é porque teve algum outro trunfo para sobreviver.
Algumas delas têm ilhas em seu casco, sendo assim verdadeiras ilhas móveis, e perigosas, uma vez que são seres vivos, e podem afundar a qualquer momento.

- Ilhas das brumas

Como não pode se faltar em um cenário de piratas, o elemento místico das fadas.
Ilhas repletas de florestas e energia feérica, onde vivem elfos, eladrins e afins.
As barreiras entre o mundo material e Feywild
E delas terríveis barcos vindos de dentro de cavernas. Barcos drow.

ITENS EM ABERTO

A partir daqui, não tenho nada de muito fixo.

- Raças

Não decidi ainda se haverá raças ou etnias humanas. Se houver, também não sei quais serão. Pode ser só etnias humanas, pode ser só raças, pode ser os dois, pode ser qualquer coisa.
Provavelmente os elfos entram no cenário sim, mas dependendo do escolhido no quesito acima, eles podem ou não ser raças jogáveis.

- Religiões

Assim como no cenário oriental da Spell, penso em fazer as religiões ficarem em aberto. Não haveria uma definição de quem está certo, o que haveria é uma cultura generalizada. Existe o deus dos mares, o da sorte, o dos astros, o da guerra, o do destino, e por aí vai, de acordo com a civilização navegadora.
Mas as tribos indígenas acreditam em outros deuses. E uma ou outra cultura acredita em uma ou outra coisa diferente também.

- Fontes de inspiração

O Dragão admite que precisa assistir a outros filmes piratescos. e promete que vai fazer isso.



E se vocês acham que tem alguma cosia mal-elaborada no meio, ou furada que seja, me perdoem por ser uma porta quando o assunto se trata de história ou geografia e apontem, por favor. Quero ver esse projeto ir pra frente.
E tá um tanto incompleto, sim, mas eu não pensei em tudo. E eu posso ter esquecido alguma coisa.
Editado pela última vez por Dragão de Bronze em 13 Jul 2008, 02:51, em um total de 1 vez.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Discussões gerais

Mensagempor juma em 10 Jul 2008, 18:37

Astronomia:

Com duas luas de órbitas, tamanhos e ciclos lunares diferentes, surge a possiblidade de um evento interessante: algumas estrelas serem ocultadas pelas luas em determinados períodos.

Assim, eles não apenas se guiariam pelas estrelas que possam ver, mas também pelas estrelas que estivessem ocultas. E ainda é um prato cheio para superstições. :b

Religiões:

Eu adorei o tratamento das religiões em Terras Sagradas e preferiria o mesmo fosse usado para esse cenário.


Ainda não assisti Piratas do Caribe (pretendo assistir) e já estava morrendo de vontade e assistir filmes de piratas mais antigos. Só preciso achar os DVDs para alugar por aqui...
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

Discussões gerais

Mensagempor Eagleyes em 10 Jul 2008, 18:52

Hum.. Eu adorei XD

Quero participar desse projeto, não seria melhor abrir uma área só para ele?

Acho que o D&D 4E não combina muito com o tema, não consigo imaginar um grupo com defender, stryker e afins dentro de um barco fazendo seus papéis em uma abordagem, por exemplo. Mas espero para ver no que vai dar.
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

Discussões gerais

Mensagempor Dragão de Bronze em 10 Jul 2008, 19:06

juma escreveu:Eu adorei o tratamento das religiões em Terras Sagradas e preferiria o mesmo fosse usado para esse cenário.

Eu particularmente também, só tentei não deixar uma coisa descaradamente copiada, que dê a impressão de que da Spell as coisas saem assim.
Mas eu sou a favor de colocar como em Terras Sagradas!
Eagleyes escreveu:Quero participar desse projeto, não seria melhor abrir uma área só para ele?

Isso faria um Dragão feliz.
Eagleyes escreveu:Acho que o D&D 4E não combina muito com o tema, não consigo imaginar um grupo com defender, stryker e afins dentro de um barco fazendo seus papéis em uma abordagem, por exemplo. Mas espero para ver no que vai dar.

Em D&D 4E nós temos papéis definidos pra cada classe, mas essa foi uma das poucas coisas que não se encaixou.
O sistema está mais cinematográfico. Acho que com a mecãnica da coisa dá pra montar legal esse cenário.
Editado pela última vez por Dragão de Bronze em 10 Jul 2008, 19:08, em um total de 1 vez.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Discussões gerais

Mensagempor juma em 10 Jul 2008, 19:07

Na verdade, eu acho que o sistema que mais se encaixaria no estilo de jogo seria Iron Heroes. Mas não acho que seja possível fazer o cenário para o jogo, ou pode?
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

Discussões gerais

Mensagempor Dragão de Bronze em 10 Jul 2008, 19:10

Não conheço muita coisa de Iron Heroes.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Discussões gerais

Mensagempor Eagleyes em 10 Jul 2008, 19:14

Poderia citar os pontos em que ele se encaixa com 4E? Não recebi ainda meus livros :blink: então o que eu conheço do sistema não se encixaria muito bem no meu ponto de vista...
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

Discussões gerais

Mensagempor Dragão de Bronze em 10 Jul 2008, 19:16

Putz, eu tinha conversado com o Youkai X e a gente cheou a essa conclusão... depois eu reescrevo, tenho que dar uma olhada no sistema de novo.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Discussões gerais

Mensagempor Youkai X em 10 Jul 2008, 19:24

Podia postar na sessão de D&D, que chamaria muito mais a atenção de quem está antenado com a 4E, e assim fazer o cenário ir mais à frente XD .


depois venho pra falar mais.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Discussões gerais

Mensagempor Wency em 10 Jul 2008, 19:38

Gostei muito da idéia... To dentro no que eu puder ajudar... A idéia das duas luas foi muito boa... Ja pensou se vai querer fazer num mundo como a Terra ou vai colocar disposicoes geográficas diferentes? Nacoes criadas, ou as existentes? E o nível de tecnologia? Quer dizer, sabemos da parte piratesca e tal, mas ta pensando em meio que misturar as coisas, algo meio estilo Reinos de Ferro ou manter o pure swagger?!


Cantada oferecida como ajuda para o Dragão de Bronze por Blackbird na EIRPG:
Blackbird escreveu:Você tem menos barba que a minha mãe!!!


All Hail Günther!

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Avatar do usuário
Wency
 
Mensagens: 342
Registrado em: 28 Ago 2007, 18:58

Discussões gerais

Mensagempor Eagleyes em 10 Jul 2008, 21:50

Eu prefiro tecnologia daquela época mesmo, nada de reinos de ferro (não que os reinos sejam ruins).

Alguma coisa do antigo projeto vai ser aproveitada?
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

Discussões gerais

Mensagempor Youkai X em 10 Jul 2008, 23:24

É, prefiro tecnologia daquelas épocas ao invés de mechas, mas bem que seria legal ter algo de tecnologia da Revolução Industrial, pois dá um ótimo pano de fundo para combates perigosos e cheios de obstáculos e armadilhas que esse tipo de cenário representa XD

Quanto a nações e posições geográficas eu falo a minha opinião (e obviamente a do madruga XD ), que o melhor a se fazer é nós criarmos nossas próprias nações, com algumas inspirações nos países mais relacionados a pirataria e Renascimento(Espanha, Inglaterra, França, Holanda, Turquia, Itália, Índia, Zanzibar, Indonésia, além das américas)

Quanto a superstições e destino, bem que isso podia ser parte integrante do personagem (assim como os poderes e alinhamento). Todo personagem (dependendo da classe) tem um numero X ou y de superstições a ser escolhida de uma lista. Elas tem suas restrições, mas se forem bem cumpridas elas te dão o direito de ativar (com uma chance pequena de acerto) um poder diário especial, baseado na superstição (obviamente os efeitos desses poderes são meio fracos e de aspecto discreto). Outra possibilidade é fazer de rituais supersticiosos agirem como rituais, mas com chances de falha e efeito que pode se manifestar apenas a médio prazo (questão de horas ou dias, para efeitos mais amplos, como seduzir uma mulher bem bonita, fazer o maldito peixeiro sofrer as conseqüências por vender tão caro seu produto, etc)

O que o pessoal tem contra itens e magias pirotécnicas XD ?

um cenário com tanta influência de astros ou de fadas favorece muito a existência de warlocks, além dos pactos com diabos de praxe. falta agora pactos com monstros marinhos titânicos.

Sendo assim esse cenário poderia ter por conta de tanta influência dos astros eventos que o deixa mais próximo do Mar Astral ou do Caos Elemental, fazendo surgir sobre o mundo elementais, demônios, githyankis, enfim, um cenário rico em possibilidades.

E a propósito, eu tinha comentado com o Dragão de Bronze sobre esse desenhoe eis que eu mostro agora um video sobre ele.

Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Discussões gerais

Mensagempor Wency em 11 Jul 2008, 00:40

Eu nao curto muito a ideia de muita magia e muita pirotecnia, senao eu acho que tira um pouco o foco dos canhoes, espadas e etc, ou seja, tira um pouco do clima de "swagger" do cenario...

Pensando bem, eu nunca vi um cenario bem fantastico(estilo 7th Sea) mas ao mesmo tempo voltado pro jeitao Reinos de Ferro...


Cantada oferecida como ajuda para o Dragão de Bronze por Blackbird na EIRPG:
Blackbird escreveu:Você tem menos barba que a minha mãe!!!


All Hail Günther!

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Avatar do usuário
Wency
 
Mensagens: 342
Registrado em: 28 Ago 2007, 18:58

Discussões gerais

Mensagempor Eagleyes em 11 Jul 2008, 00:54

Wency escreveu:Eu nao curto muito a ideia de muita magia e muita pirotecnia, senao eu acho que tira um pouco o foco dos canhoes, espadas e etc, ou seja, tira um pouco do clima de "swagger" do cenario...

Pensando bem, eu nunca vi um cenario bem fantastico(estilo 7th Sea) mas ao mesmo tempo voltado pro jeitao Reinos de Ferro...

Eu concurdo com você. A magia tem que ser mais sutil, sem pirotecnia.... a não ser que esse seja o objetivo de vocês mas aí não bem o que eu procuro. Eu pensei que fosse algo bem no clima de piratas do caribe mesmo, estilo o antigo projeto. Vodu, piratas e combates navais com um toque de criaturas marinhas gigantes e magia sutil (como itens magicos do filme).

Ao meu ver não deveriam existir esse negócio de fadas. Vai ficar parecendo peter pan XD Elas podem ser uma lenda ou algo assim, como no nosso mundo real mas ter fadas misturadas com piratas fica estranho.
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

Discussões gerais

Mensagempor Dragão de Bronze em 11 Jul 2008, 03:01

Youkai X escreveu:É, prefiro tecnologia daquelas épocas ao invés de mechas, mas bem que seria legal ter algo de tecnologia da Revolução Industrial, pois dá um ótimo pano de fundo para combates perigosos e cheios de obstáculos e armadilhas que esse tipo de cenário representa XD

Isso é algo uqe podemos considerar. Não quero a coisa já depois da revolução industrial, mas alguma tecnologia... o que vocês têm em mente?
Bom, quem sabe dá pra ir fazendo aos poucos.

Youkai X escreveu:Quanto a nações e posições geográficas eu falo a minha opinião (e obviamente a do madruga XD ), que o melhor a se fazer é nós criarmos nossas próprias nações, com algumas inspirações nos países mais relacionados a pirataria e Renascimento(Espanha, Inglaterra, França, Holanda, Turquia, Itália, Índia, Zanzibar, Indonésia, além das américas)

Particularmente é o que eu prefiro.

Youkai X escreveu:Quanto a superstições e destino, ...

Essa alteração mecânica é algo a se ponderar. Ela é meio inerente ao sistema.

Eagleyes escreveu:A magia tem que ser mais sutil, sem pirotecnia.

Ponto. E é isso.

Eagleyes escreveu:Ao meu ver não deveriam existir esse negócio de fadas. Vai ficar parecendo peter pan XD Elas podem ser uma lenda ou algo assim, como no nosso mundo real mas ter fadas misturadas com piratas fica estranho.

Ah, fadas têm um potencial muito legal. Os Sídhe costumam ser npc's assustadores.

Eagleyes escreveu:Alguma coisa do antigo projeto vai ser aproveitada?

Tudo o que for possível.

E quanto mais pirataria melhor.

Se eu for usar raças, provavelmente haverão humanos, Kaithfolk e afis, nessa linha.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Próximo

Voltar para Cenário de Piratas da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron