Discussões gerais

Projeto de criação colaborativa de um cenário de piratas em alta fantasia.

Moderadores: Dragão de Bronze, Moderadores

Discussões gerais

Mensagempor Frost em 11 Jul 2008, 03:53

Woa!!! Gostei muito da idéia, já faz algum tempo que tenho procurado um "cenário" decente nesse estilo (realmente faz tempo). Caso seja possível, qualquer coisa que sobrar eu gostaria de ajudar.

Ah sim, low magic, isso significa armas de fogo?!?!? :pidao:
Qual regras vão ser utilizadas para isso? Alguma baseada em algum livro em particular?
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Discussões gerais

Mensagempor Seth em 11 Jul 2008, 08:22

Dragão, três sugestões:

1 - Veja direitinho o que casou a pirataria em cada país, e os vários tipos de piratas (bucaneiro, corsário, etc). Mesmo que você não venha a usar, você terá uma noção mais ampla do que é pirataria.

2 - Cuidado com os barcos. Uma tripulação mercante, que eventualmente é pirata, usaria um navio mais robusto e com mais espaço (mercadoria) e talvez sem tantas armas. Uma tripulação de saqueadores usaria uma nau rápida e extremamente simples de manobrar com pouca gente.

3 - Armas. Apesar de todo mundo lembrar dos canhões, a tecnologia naval tinha um arsenal respeitável. Um exemplo: as naus do império bizantino usavam o fogo grego, substância que, segundo registros, queimava na água (imagine um jato de fogo grego no paiol de munição lotado de pólvora de uma caravela). Mais de uma vez eles barraram os muçulmanos graças a essa ferramenta. Outra exemplo de arma são os mosquetes ou as granadas mais primitvas, que eram úteis.

No mais, boa sorte.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Discussões gerais

Mensagempor Eagleyes em 11 Jul 2008, 11:07

Se eu for usar raças, provavelmente haverão humanos, Kaithfolk e afis, nessa linha.

Acho melhor sem um monte de raças, prefiro etnias criadas por nós... Até poderiam existir raças estranhas mas para monstros. É importante não encher de coisas que não combinam com o clima mais sobrio e piratesco do cenário. Se as fadas forem assustadoras mas fora da escolha dos jogadores ficaria legal :P

3 - Armas. Apesar de todo mundo lembrar dos canhões, a tecnologia naval tinha um arsenal respeitável. Um exemplo: as naus do império bizantino usavam o fogo grego, substância que, segundo registros, queimava na água (imagine um jato de fogo grego no paiol de munição lotado de pólvora de uma caravela). Mais de uma vez eles barraram os muçulmanos graças a essa ferramenta. Outra exemplo de arma são os mosquetes ou as granadas mais primitvas, que eram úteis.

:pidao:
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

Discussões gerais

Mensagempor Seth em 11 Jul 2008, 11:12

Sobre raças, cada país poderia ter características próprias. Uma região mercante poderia conceder bônus em perícias correspondentes, etc, bem como um nativo de uma área hostil poderia ter bônus em sobrevivência...
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Discussões gerais

Mensagempor guca0 em 11 Jul 2008, 11:39

:pidao:
Querem ajuda para adaptar isso pra GURPS?
Esse cenário é PERFEITO pra GURPS. :victory:
Avatar do usuário
guca0
 
Mensagens: 1243
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:53
Localização: Interwebs.

Discussões gerais

Mensagempor Eagleyes em 11 Jul 2008, 12:51

Sobre raças, cada país poderia ter características próprias. Uma região mercante poderia conceder bônus em perícias correspondentes, etc, bem como um nativo de uma área hostil poderia ter bônus em sobrevivência...

sim,foi isso que eu quis dizer com etnias ^^

Querem ajuda para adaptar isso pra GURPS?
Esse cenário é PERFEITO pra GURPS.

Eu não conheço GURPS... Mas ainda acho que deveriamos usar um outro sistema que não seja D&D 4E, talvéz algo intermediario tipo um Star Wars Saga com elementos de 4E. Pessoalmente gosto muito das talent trees do star wars e o resto do sistema todo XD

Ainda espero uma listagem das coisas que combinam com 4E, não vejo nada que não de pra fazer em outro sistema igual ou melhor...
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

Discussões gerais

Mensagempor Léderon em 11 Jul 2008, 12:54

E o Sistema S3?
Nunca mais vi *se bem que eu nunca entro aqui*

*Léderon voltando à vida no fórum*


Dragão, o que precisar de ajuda com o Povo Feérico, estamos aí! =D
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Discussões gerais

Mensagempor Youkai X em 11 Jul 2008, 13:16

Pô, EagleEyes, cenários de piratas quase sem magia já tem aos montes, mas cenário de piratas com mais poder de fogo nem tanto XD . A diferença é que poderes mágicos viriam atrelados a pactos com seres sobrenaturais ou estigmas adquiridos através dos estudos arcanos e da feitiçaria, o que poderia dar problemas quanto ao destino de quem lida com magia arcana, enquanto quem lida com armas de fogo tem bem menos risco de atrair negativamente o destino. E mesmo na 4E nem tem mais tantas magias assim, os rituais são poucos até e podem até, moldando a descrição delas, ter um aspecto mais sutil.

Quanto aos magos, podiamos mudar os implementos deles (na verdade só a aparência e um pouco do fluff), como por exemplo ao invés das orbes de imposição serem os bonecos de voodoo ou ao invés de um cajado de defesa que seja um amuleto cheio de moedas e pendurilhacos.

E fadas rendem sim boas histórias sobre piratas, e pensei exatamente no peter pan e criar algo no estilo. os halflings fluviais da 4E são legais também pra trabalhar. E o que impede de ter várias etnias humanas e raças fantásticas?

Kaithfolks seriam legais, acabariam ocupando o nicho dos dragonborns numa boa, agora é só pedir permissão do GGW XD

Pensando bem, Dragão de Bronze, melhor deixar a tecnologia industrial à la Reinos de ferro de lado e usar mais aquela tecnologia de guindastes, roldanas, moinhos e etc, de aspecto mais medieval/Antigüidade/renascimento, que também proporcionam sets de combate legais demais :pidao:

viram o video do youtube que eu postei? Que acharam?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Discussões gerais

Mensagempor Frost em 11 Jul 2008, 13:17

Sobre raças, cada país poderia ter características próprias. Uma região mercante poderia conceder bônus em perícias correspondentes, etc, bem como um nativo de uma área hostil poderia ter bônus em sobrevivência...


Isso é interessante, lembro de ter folheado, há alguns anos, o livro Mítica, sombras do oriente. Embora não tenha me agradado muito, achei realmente interessante os diferentes "humanos" de cada região. Tentar fazer algo do tipo, levando em conta como eram os povos que o cenário terá como base parece ser mesmo uma boa idéia. Achei legal vocês terem essa idéia.

Entretando, haverão realmente outras "raças"? Caso haja, elas serão disponíveis para os jogadores ou serão mais "ocultas".

Sobre o arsenal, seria bom dar uma olhada nos tipos de armas que eram utilizados por vários países. Nesse caso algumas seriam comuns a certas etnias disponíveis no jogo.

Edit:
Pensando bem, Dragão de Bronze, melhor deixar a tecnologia industrial à la Reinos de ferro de lado e usar mais aquela tecnologia de guindastes, roldanas, moinhos e etc, de aspecto mais medieval/Antigüidade/renascimento, que também proporcionam sets de combate legais demais


Realmente, acho que algo entre medieval-renascimento seria o ideal.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Discussões gerais

Mensagempor Youkai X em 11 Jul 2008, 13:34

Ah, deixem algo mais fantástico mesmo, que aqui todo mundo tem cacife pra não deixar algo superficial e cretino. se for assim até faço um texto exemplo sobre os elfos/eladrins/drows e como eles podem ficar legais num cenário sobre piratas. E até com idéias pra meio-elfos XD

Tem uma vantagem que o cenário seja 4E ao invés de outros sistemas: Terá mais público assim :victory:

E quanto as etnias humanas: os humanos já são bem, mas BEM versáteis, pra que adicionar mais coisas a eles? é só colocar um espaço adicional em cada cultura humana e dizer "esse povo prefere como talentos e perícias extras X, Y e Z", além de predileções por certas armas, builds de personagem e paragon paths.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Discussões gerais

Mensagempor Léderon em 11 Jul 2008, 13:36

Hum, que tal uma mistura entre Renascimento e Era Vitoriana?

Tá certo que eu estou no momento influenciado por Castelo Falkenstein, mas whatever... aquele período é demais.

Quanto às fadas... seriam apenas NPCs extremamente poderosos e nem aí com a humanidade, certo?

Gosto da idéia das fadas que dependem dos humanos para criar coisas, e por isso precisam deles em alguns aspectos, apesar de poderem fazer qualquer um virar pó a qualquer momento.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Discussões gerais

Mensagempor Frost em 11 Jul 2008, 13:48

Se outras raças forem disponíveis para os jogadores livremente então realmente é desnecessário adicionar "coisas" aos humanos, ficando melhor como o Youkai falou, mas creio que seria melhor que o esquema das raças seja mais sutil. Algo do tipo, elas existem, todos sabem disso, mas não são vistas em toda esquina ou taverna por aí.

Outra coisa, retomando o que eu disse em um post lá em cima, é necessário ver se vai ser algo realmente mais "Medieval/renascentista" ou algo estilo Reinos de ferro. Nessa primeira hipotese, no arsenal ainda haveriam bestas e balestras utilizadas junto com arcabuzes e mosquetes propriamente ditos seriam aos possuidoress de mais prestígio. Na segunda, mosquetes e rifles seriam bem mais comuns. Eu, pessoalmente, prefiro a primeira opção.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Discussões gerais

Mensagempor Eagleyes em 11 Jul 2008, 14:15

Bem, essa é a minha visão de um cenário piratesco. Acho que varias raças misturados fica muito sem sentido mas vocês que decidem. A questão de magias eu não acho legal bolas de fogo misturadas com navios piratas. Me embrulha o estomago pensar em navios piratas abordando um navio mercante lançando bolas de fogo e outras magias high magic que esxistem no D&D.

Só acho que se você quer jogar um jogo cheido de raças misturadas com magos e pirotecnia jogue D&D oras. Não acho que apenas por 4E atingir mais público ele deva ser escolhido como sistema, prefiro qualidade do que outra coisa. O 7th Sea não é muito conhecido mas é muito bom e prefiro que fique assim do que passar o cenário para 4E simplesmente por que não combina.

Por isso que a Privateer Press está pensando em não fazer o reinos de ferro 4E e sim um sistema alternativo. Defenders, controllers e whatever não combinam com mekânicos arcanos, remendões e todo o fluff do cenário.

Claro que esse é apenas o meu ponto de vista, mas não eu não comando nada, apenas dou minha opinião. Façam como acharem melhor (talvés uma votação, sei lá).
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

Discussões gerais

Mensagempor Seth em 11 Jul 2008, 14:18

Sobre raças: Nesse ponto, FR tinha uma coisa interessante: Uma tabela com talentos regionais, itens típicos de cada região e idiomas, bem como relativos a raças. Acho algo desse gênero bastante útil, desde que se defina a questão das raças.

Também acho interessante a diferenciação das armas segundo o lugar/povo.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Discussões gerais

Mensagempor GoldGreatWyrm em 11 Jul 2008, 14:27

Podem usar os kaithfolks sim.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Cenário de Piratas da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron