Armas

Projeto de criação colaborativa de um cenário de piratas em alta fantasia.

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Mensagempor Seth em 01 Set 2008, 14:13

En garde!

Primeiro resultado das minhas pesquisas a respeito da época foi uma lista de armas. Eu adaptei, e preparei algumas que eu acho, merecem figurar no cenário em lugar do armamentos padrão de D&D (mesmo que não seja sistema, foi a minha base).

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Armas da pirataria:

1 – Armas Brancas:

No mar:

Alfanje: O alfanje, ao contrário do florete foi uma arma especialmente criada para o mar, e não adaptada a ele. É mais curta (75 centímetros) e grossa que um florete, com um gume único, e ponta; sua curvatura é suave, e costuma ter a guarda protegida. É a arma-padrão de um guarda-marinha ou pirata, utilíssima nos combates nos conveses.

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Alfanje


Cutelo: o cutelo foi outra arma adaptada para o mar. É uma versão intermediária entre um punhal e um alfanje (45 cm.), e pode ser utilizado simultaneamente com o segundo. Sua guarda é mais grossa e maciça que a de outras armas, e pode ser usada para golpear. Sua lâmina é curta e larga, com gume duplo, e a ponta é muito aguçada. Todo pirata, por mais pobre que seja, vai ter um cutelo em algum lugar, e sabe utilizá-lo com a experiência de décadas de navegação no lombo.

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Cutelo


Punhal-baioneta: é uma arma que vem se tornando cada vez mais comum. É como um punhal comum, só que um pouco maior (20-25 cm) e com o cabo mais fino, de forma que ele pode ser encaixado a um mosquete, e utilizado como arma-de-fogo ou arma branca. Ela dificulta, porém, o carregamento da arma.

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Baioneta


Punhal: pequeno, leve, e potencialmente letal: essa é a combinação que os marítimos vêem nessa pequena (15 cm) lâmina de aço, que pode ser guardada nos barretes, e que pode cortar rolos de tabaco – ou pescoços.

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Punhal


Machadinha: é um pequeno e prático machado, com lâmina grossa e brutalmente afiada. É uma das mais eficientes armas dos lobos-do-mar em combates corpo-a-corpo, mas exige força para ser manejada apropriadamente.

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Machadinha


Lança-arpão: Todo o navio terá, em algum ponto do convés, uma lança-arpão. É uma arma primariamente destinada a caça de animais de grande porte, mas que pode, eventualmente, ser utilizada em combate, seja para arremessar, ou para furar. A sua desvantagem é a mesma de um florete: é grande o risco de falta de espaço.

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[img]http://www.cfswords.com/images/medievaltimesjoustinglancefullswordgallery.jpg
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Lança


Em Terra:

Florete: O florete é ainda utilizado no mar, mas o é muito mais em terra firme. É a arma padrão dos fidalgos, que vêem em sua elegância, fineza e dificuldade de manejo o supremo distintivo de habilidade. Foi a arma primitiva de bucaneiros e marinheiros, mas logo foi trocado pelo alfanje; o fato é que seu tamanho (têm um metro e meio, mais o cabo) era inapropriado para manobrar em um convés atulhado e apertado, e sua lâmina fina era quebrada sem grande dificuldade, se ficasse presa. Em verdade, é a arma do duelista, e não a do soldado ou saqueador. Ainda hoje, é utilizada por alguns piratas e marinheiros. Em geral eles são novatos estúpidos ou guardas-marinhas ricos e vaidosos

Ou sabem, realmente, usar suas línguas de aço.

É a arma mais perfeita do ponto de vista da técnica moderna de esgrima, e a mais cara aos que a praticam.

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Florete


Espada: A espada é a arma que, via de regra, os qualquer gentil-homem possui em sua casa, (sabendo ou não manejá-la). Sua lâmina tem um metro e dez, e é mais larga que a do florete, e também mais pesada. Seu manejo exige habilidade, mas bem menos do que exige um florete para ser apropriadamente utilizado.

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Espada


Espada longa: no passado, na época em que se lutava de armadura, e a força contava mais do que habilidade e velocidade, essa era a rainha de todas as armas. Seu tamanho chega a um metro e meio, com mais vinte de cabo, pesada, co, um gume que muitas vezes não se matem durante um combate.

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Espada Longa


Sabre: O sabre é uma arma com cerca de um metro e vinte, com uma lâmina ligeiramente recurvada e mais fina que a de uma espada – mas não tanto quanto o florete. É a arma primária da cavalaria, ao lado da lança e da pistola.

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Sabre


Adaga: Adaga é uma espécie de espada curta. Praticamente todas as pessoas, exceto as mais humildes, têm uma dessas, principalmente os milicianos e os ladrões. Ela tem de trinta a quarenta e cinco centímetros, de várias qualidades e tipos.

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Adaga


Maça: A maça é a arma mais comum aos milicianos e ladrões, ao lado da adaga. Ela engloba um grande número de armas com a forma de bastão, e o objetivo primário de contundir o inimigo; seu dano varia conforme o tamanho. O mais comum é que seja uma arma com uns cinquenta centímetros, e uma extremidade mais grossa que a outra, sendo a ultima o cabo e a primeira a parte ofensiva. Gentis-homens desprezam seu uso, porque a julgam uma arma de plebeus e homens sem classe.

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[img]http://www.lrpstore.com/uploads/images_products_medium/30.jpg
[/img]

Maça


Meia Lança: Por muito tempo, ao lado do escudo, foi à arma branca padrão das infantarias, ao lado do mosquete e da adaga-baioneta. É como a lança-arpão, só que menor (um metro e meio) e com uma lâmina mais maciça. A cada dia, porém, ela é substituída pelo mosquete.



Lança: é a arma primária da cavalaria, como a meia lança, só que maior (dois metros e dez) e com uma lâmina mais fina e apropriada a usar a força do animal e do cavaleiro juntas. Cada homem a cavalo leva três ou quatro dessas nas mãos de seu servo, de forma a sempre tê-las ao longo de uma campanha.

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Lança
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Mensagempor Léderon em 23 Set 2008, 07:27

Muito bom, Seth. Tem algumas aí que eu não conhecia, e é legal de ver que dá pra usar perfeitamente no cenário.

Parabéns. :dança:
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Mensagempor Frost em 23 Set 2008, 18:09

GREAT!!!
Uma coisa legal seria, caso sejam realmente colocados reinos com culturas parecidas com outros países onde são utilizadas armas menos convencionais, que fizessemos uma lista com elas também.
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Mensagempor Seth em 23 Set 2008, 20:22

GREAT!!!
Uma coisa legal seria, caso sejam realmente colocados reinos com culturas parecidas com outros países onde são utilizadas armas menos convencionais, que fizessemos uma lista com elas também.


Concordo em absoluto. Tou preparando os brinquedinhos de fogo... :diabanjo:
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Mensagempor Frost em 23 Set 2008, 21:07

A proposito, lembrei que havia feito em algum lugar no passado duas matérias a respeito de armas medievais, claro, não é esse o ponto desse cenário, mas creio que alguma coisa útil podemos tirar.

http://www.rpgonline.com.br/dicas_de_rpg.asp?id=200

http://www.rpgonline.com.br/dicas_de_rpg.asp?id=221
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Mensagempor Seth em 23 Set 2008, 21:24

Frost, um excelente material. Muito obrigado. Por favor, poste isso também no tópico de links úteis.

Deu-me várias idéias...


E povo, se tiverem outras armas ai na cabeça de vocês, coloquem ai pra gente discutir.
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Mensagempor Dragão de Bronze em 01 Out 2008, 22:15

Opa, como assim eu só vi esse tópico agora?

Argh, estou ficando velho.

Enfim, gostei disso também. Elucidativo e interessante.
Vou dar uma pesquisada no que posso usar nas minhas culturas.

Abraços.
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Mensagempor Madrüga em 02 Out 2008, 13:08

Pretendem usar "stats" individuais para armas, ao invés de, por exemplo, só diferenciar o dano?
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Mensagempor Seth em 02 Out 2008, 14:30

Eu não sei o que são stats, cara, você poderia explicar?
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Mensagempor Madrüga em 02 Out 2008, 15:43

Características da arma, sabe, como se eu falasse de Força e Sabedoria para um equipamento.

Porque acho muito mais legal, por exemplo, que um alfanje tenha umas habilidades:

"Alfanje: essa arma tem 1d6 de dano (19-20/x2). Um anfanje fornece +2 para resistir a desarmes. Além disso, seu desenho e empunhadura favorecem ferir aqueles sem proteção: usuários de alfanje causam +2 de dano contra personagens sem armadura e +1 de dano contra personagens de armadura leve."

Ao invés de:

Alfanje: 1d6 (19-20/x2), 15 PO, arma leve.
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Mensagempor Seth em 02 Out 2008, 15:44

Entendi. Sim, por mim tudo bem, até porque as armas foram preparadas e adaptadas em função da eficiência e vantagens que iriam apresentar no meio onde seriam usadas.
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Mensagempor Madrüga em 02 Out 2008, 15:47

E ficariam únicas. Aí jogadores não teriam como critério "HURR essa arma causa 2d6 de dano", mas poderiam estudar a viabilidade de usá-las de acordo com os inimigos, com manobras, com sinergia de habilidades...
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Mensagempor Léderon em 02 Out 2008, 16:05

Além de ter a coisa legal de complementar a descrição... pegando o exemplo do Madruga (e adicionando uma última coisinha):

Alfanje: essa arma tem 1d6 de dano (19-20/x2). Um alfanje fornece +2 para resistir a desarmes. Além disso, seu desenho e empunhadura favorecem ferir aqueles sem proteção: usuários de alfanje causam +2 de dano contra personagens sem armadura e +1 de dano contra personagens de armadura leve. Em Sina'arya, os alfanjes são comumente chamados de espada-do-pirata, pela sua disseminação ter sido dada a partir da colônia pirata da ilha.

É aquela coisa de colocar a história no meio das regras. Deixa o cenário bem legal e mais verossímil.
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Mensagempor Dragão de Bronze em 02 Out 2008, 16:14

Eu sou 250% a favor de usar stats.
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Mensagempor Madrüga em 02 Out 2008, 17:51

Temos exemplos disso em Tebshad e Neerghul.

Quer dizer, isso para d20. Se eu tiver um tempo, posso tentar esboçar alguma coisa para os piratas e8, já que será multissistema.
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