Sistema

Projeto de criação colaborativa de um cenário de piratas em alta fantasia.

Moderadores: Dragão de Bronze, Moderadores

Que sistema usar?

d20
1
10%
e8 (ou algum outro nível)
1
10%
7th Sea
2
20%
D&D 4E
2
20%
Outro (diga qual)
4
40%
 
Total de votos : 10

Sistema

Mensagempor Dragão de Bronze em 15 Jul 2010, 04:08

Estou lendo o Runemaster e anotando minhas observações. É interessante, mas acho que precisa de ajustes.

Confesso que um sistema próprio me agrada. Mas como falei, excesso de simplicidade não. Não quero algo complexo, mas quero dar uma elaborada nisso.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Sistema

Mensagempor Vincer em 15 Jul 2010, 08:59

olhe a versão que postei aqui.

Uma outra alternativa é outro sistema meu... que eu estou modificando e deixando parecido com esse. Em outras palavras, eu resolvi usar esse sistema de vários d6 com verificação simples de resultados. Mas ainda estou adaptando; ainda não testei essa nova versão. Há também a versão antiga, que usa base 1d20(ou 3d6 em jogos menos heróicos)+ bônus versus dificuldade. Ando preferindo os vários d6 simplesmente porque eles agilizaram o jogo; eu deixava de usar uma regra de qualidade da rolagem afetando a ação porque demorava a verificar o bônus ganho. Só verificando os acertos tirados, fica bem mais fácil. No final das contas, o sgar está virando uma versão avançada do runemaster.

No sgar são 7 atributos genéricos: força, resistência, agilidade, habilidade, percepção, determinação* e inteligência. O valor de cada um altera uma porrada de valores derivados na ficha, de iniciativa a fadiga e gasto de PAs.

A principal diferença é que as perícias são o maior peso nas rolagens. Apenas a cada 3 pontos num atributo se ganha +1 dado de rolagem base; o que acrescenta dados(e acuidade, vide post anterior) são as perícias.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Sistema

Mensagempor Aluriel de Laurants em 15 Jul 2010, 11:13

Pra ver como ficaria uma ficha em M&M botei uma no tópico de discussões e idéias.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Sistema

Mensagempor Iuri em 13 Set 2010, 08:38

Numa tentativa de reativar a discussão, votei no e8 (incrível como tanta gente falou dele -lembro pelo menos do Baha e do Madie- e não tinha nenhum voto nele).

Um sistema próprio não me agrada muito simplesmente por tornar o cenário underground demais. Se um sistema consegue passar o clima pretendido pelo cenário E for bastante popular (como o d20), as chances de popularizar o cenário (e fazer com que pessoas joguem nele) é maior. Mas o maior motivo para escolher o e8 é a identificação que poderá ser feita com o TSagr (que alias, sobre o qual um dia pretendo começar a palpitar, mas tem que ler muita coisa antes XD). Acho que isso acaba criando uma identidade para a Spell (algo que, nas últimas discussões sobre a RPGCon já foi abordado como "O que a Spell tem a oferecer?"). Além do que permite utilizar as fichas de monstros já prontas do D&D ("KRAKEN!!!!")

Mas claro que o cenário não se beneficiaria só politicamente com esta escolha... o sistema per se já possui o clima low-power que o cenário quer; uma adaptação para piratas (o primeiro suplemento do e8 :haha: ) poderia incluir manobras cinematográficas estilo "se pendurar do lustre para pular em cima do inimigo" ou "deslizar pelas cordas atadas ao mastro em uma tentativa de desviar do adversário" como proezas, que não concederiam muitos bônus mas dariam mais opções aos personagens (assim como aquelas coisas do suplemento que eu esqueci o nome de D&D, que dava para comprar as manobras com pontos de perícia). Algumas características poderiam ser criadas para diferenciar "tipos" de piratas.

Enfim, vou dar uma lida no runemaster, talvez ele realmente seja mais apropriado (e também é "Spell product"), mas acho que as vantagens do uso do e8 são bastante significantes para serem ignoradas.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Sistema

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Set 2010, 09:03

E8 não é o único sistema que a spell criou, e na opinião o Runemaster se enquadra mais que e8. :p
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Sistema

Mensagempor Iuri em 13 Set 2010, 09:15

É que eu já tinha lido sobre o e8 antes XD (principalmente porque e8 está na sessão "Pratas da Casa" e Runemaster não).
Como disse, vou dar uma lida no Runemaster e posso mudar de opinião.

Editado: Runemaster lido. Realmente, consegui imaginar encontros muito divertidos e com uma cara totalmente "pirata" usando sua mecânica. Essa coisa de "qualquer um pode fazer tudo" do sistema é muito aventuresca e dramatica. Na verdade fiquei louco de vontade de testar! Mas não descartei por completo as vantagens do e8...
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Sistema

Mensagempor Dragão de Bronze em 13 Set 2010, 16:51

Iuri escreveu:Numa tentativa de reativar a discussão, votei no e8 (incrível como tanta gente falou dele -lembro pelo menos do Baha e do Madie- e não tinha nenhum voto nele).


Repare que a primeira página tem uma discussão de 2008, e a partir da segunda eu reiniciei a enquete por ela não conter D&D 4E.

O que eu quero é pegar o Runemaster e dar uma tunada. Ele me parece bom, mas mais simples do que eu gostaria.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Re: Sistema

Mensagempor Iuri em 13 Set 2010, 20:20

Eu tava pensando... vocês queriam o elemento superstição como algo recorrente no cenário, não? Com runemaster daria para incluir um atributo bonus para todos jogadores, porem com valor fixo: Superstição 3 (Efeito: Só pode ser utilizado na ocorrencia de um evento previsto na lista de superstições do personagem). Ae, toda vez que o jogador tivesse uma boa explicação poderia usar este atributo para resolução de conflitos... por exemplo: "Hargan o Mau está impedindo Nikolas o Impetuoso de atravessar o convés, chamando-o para uma desforra por não ter pago as bebidas que lhe devia. Nikolas sabe que não conseguiria enfentá-lo, e está cogitando uma forma de escapar. Nessa hora, vê que Hargan cospe no chão como forma de incitá-lo. Nikolas sabe que cuspir no chão de um convés recém lavado trás má-sorte a qualquer navegante, e nesta hora percebe que poderá passar correndo pelo seu desafiante que a sorte vai lhe ajudar. Assim, Nikolas rola um teste de superstição." Mas é claro, foi só uma ideia...

O que eu quero é pegar o Runemaster e dar uma tunada. Ele me parece bom, mas mais simples do que eu gostaria.

Acho que seria interessante comentarmos através deste tópico as características que você acha que deveriam ser acrescentadas ao sistema... Por exemplo, eu acho que falta algo que possibilite a existencia de situações sobrenaturais. Que tipo de coisa você acha que está faltando?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Anterior

Voltar para Cenário de Piratas da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron