Bases do Cenário

Projeto de criação colaborativa de um cenário de piratas em alta fantasia.

Moderadores: Dragão de Bronze, Moderadores

Bases do Cenário

Mensagempor Seth em 15 Jan 2009, 21:33

Bases do cenário:

Bom, pessoal, eu falei com o Dragão de Bronze a respeito. Negócio é o seguinte: A gente tá agindo, de certa forma, sem bases muito claras. Ficamos de resolver isso depois, e a hora é essa.

Questões:

Relação Bem X Mal

Como fica a coisa do maniqueísmo? Há, não há...

E por favor, algo mais do que "é clichê".

Deuses:

Como serão os deuses? Distantes? Presentes? De que forma interagem com mortais?

Magia:

Até que ponto queremos a magia nesse cenário? Existe, ou não? Qual a opinião a respeito do uso, e de suas restrições?

Fantasia:

Teremos coisas como barcos voadores ou raças como orcs? Apenas humanos? Algo entre os dois?


Tecnologia:

Até que ponto ela está disponível?


Interação Piratas X Mundo


Esse é fundamental, gente. O carro chefe é um cenário de piratas. Logo, como inserir esse pessoal no nosso universo?

Bom, me vem a mente isso. Por favor, se pensarem em algo mais botem que eu edito. Eu posto depois, tô preparando o post.
Editado pela última vez por Seth em 15 Jan 2009, 23:07, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Bases do Cenário

Mensagempor Dragão de Bronze em 15 Jan 2009, 21:56

Opiniões deste filhotinho:

Seth escreveu:Relação Bem X Mal

Como fica a coisa do maniqueísmo? Há, não há...

E por favor, algo mais do que "é clichê".


Particularmente gosto de uma coisa mais real. É mais ou menos consenso aqui na Spell que a tendência de D&D é uma coisa desnecessária, e eu compartilho dessa opinião. Acho que maniqueísmo é uma coisa chata. Prefiro que fiquemos sem a divisão. Mesmo Auféria (ou o que seja) deve ter algum lado bom que faça os jogadores não a odiarem, ou no mínimo, não odiarem a tanto.

Seth escreveu:Deuses:

Como serão os deuses? Distantes? Presentes? De que forma interagem com mortais?


Se tem uma coisa que eu gosto e é pouco explorada nos cenários de RPG mundo afora é a não certeza de nada. Não há no cenário um conceito previamente acertado, há religiões, e tanto cada reino quanto cada personagem acredita em alguma coisa. Nada provado, nada desprovado. Eles podem existir, tanto quanto elfos. Aliás, interessante até colocar alguma coisa deles aqui, alguma religião que fale deles com fervor.

Seth escreveu:Magia:

Até que ponto queremos a magia nesse cenário? Existe, ou não? Qual a opinião a respeito do uso, e de suas restrições?


O planejamento inicial era low magic. Nada de espatafalhosidade, fora com todas as magias piromaníacas. Controlar o clima? Sim. Corrente de relâmpagos? Não.

Penso em coisas próximas a, mas mais presentes que o estilo bruxa da Tia Dalma, segundo filme de Piratas do Caribe, com um elemento muito presente de superstições. Algumas que funcionam, muitas que não funcionam.

I got a jar of dust! I got a jar of duust!


Por ora, é o que penso. Depois, talvez, elabore mais e descreva outros pontos.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Bases do Cenário

Mensagempor Frost em 15 Jan 2009, 23:55

Relação Bem X Mal

Não creio que a relação deva ser significante, pq oras, são piratas! Há mais preocupações pessoais do que simplesmente definição do que é certo ou errado. Sem contar que o que é certo ou errado vai ser algo bem diferente para eles.

Deuses

Bom... poderia ser algo menos presente que na fantasia convencional, mas não totalmente alheios. Poderiam realmente haver povos superticiosos ("Não naveguem naqueles mares ou a fúria de nossa dinvidade caíra sobre vocês como uma lâmina reluzente!"), mas nada que realmente seja manifestado sempre.

O que quero dizer é, poderia haver intervenção divina (como um clérigo que conseguiu controlar as ondas do mar para mudar o rumo de uma batalha), mas que isso não esteja presente toda hora.

Magia

Acho que já haviamos discutido isso em algum lugar do passado. Não vejo um bom ponto em uma guerra de navios com magos trocando bolas de fogo nas embarcações. Não que elas não existam, mas algo assim seria muito difícil se se realizar em alto mar, por isso creio que a magia deveria ser, em grande parte, sutil.

Fantasia

Também discutido em algum lugar do passado (eu acho). Seria interessante caso, em regra, fossem utilizados apenas humanos como jogadores, mas nada que poderá impedir a utilização de outras raças. Elas existem, mas não creio que chegarão a formar um reino, ao menos um reino realmente imponente.

Sobre a fantasia em geral. Não vejo problemas em alguns navios "diferentes", mas nada que saia voando por aí disparando raios pela boca do dragão esculpida na proa (embora eu tenha certeza que algum mestre vá colocar um xD).

Tecnologia

Algo como o renascimento? No máximo como algumas alterações sutís, como em armas de fogo ou algo parecido.

Interação Piratas X Mundo

Bom... os piratas seriam os aventureiros, certo? Eles não precisam sair saqueando tudo por aí, mas ao menos usar suas embarcações para exploração e tudo mais. Poderiam ser bem presentes, principalmente se houver um "novo mundo", algo que chamaria a atenção de muitos. O que também faria com que tipos assim fossem caçados por vários reinos que querem "controlar o que encontrarem".

Bom, é meu parecer por hora. Ainda estou viajando, por isso não posto nada mais em elaborado.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Bases do Cenário

Mensagempor Dragão de Bronze em 16 Jan 2009, 11:49

Frost escreveu:O que quero dizer é, poderia haver intervenção divina (como um clérigo que conseguiu controlar as ondas do mar para mudar o rumo de uma batalha), mas que isso não esteja presente toda hora.

Sim, sim. Não vamos provar quem esteja certo e quem esteja errado. Mas a parte supersticiosa que eu digo é maior que isso.
Frost escreveu:creio que a magia deveria ser, em grande parte, sutil.

Em grande parte mesmo.
Frost escreveu:
Fantasia

Também discutido em algum lugar do passado (eu acho). Seria interessante caso, em regra, fossem utilizados apenas humanos como jogadores, mas nada que poderá impedir a utilização de outras raças. Elas existem, mas não creio que chegarão a formar um reino, ao menos um reino realmente imponente.

Eu particularmente prefiro apenas humanos. Outras criaturas apenas como monstros (elfos serão fadas mesmo, nada de orcs, por exemplo). Nada de criaturas estranhas andando por aí, vivendo com humanos.
Ou que tipo de criatura vocês pensam em colocar?
Frost escreveu:Sobre a fantasia em geral. Não vejo problemas em alguns navios "diferentes", mas nada que saia voando por aí disparando raios pela boca do dragão esculpida na proa (embora eu tenha certeza que algum mestre vá colocar um xD).

Eu estou pesquisando navios. Estou fazendo uma pesquisa pra batalha naval. Os navios vão ter ficha própria.
Frost escreveu:
Tecnologia

Algo como o renascimento? No máximo como algumas alterações sutís, como em armas de fogo ou algo parecido.

Também acho. Alguns lugares com tecnologia levemente masi avançada, alguns com tecnologia mais atrasada, e por aí vai.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Bases do Cenário

Mensagempor Madrüga em 16 Jan 2009, 13:34

DdB escreveu:Se tem uma coisa que eu gosto e é pouco explorada nos cenários de RPG mundo afora é a não certeza de nada.


Hum... que tal o cenário logo acima? :macaco:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Bases do Cenário

Mensagempor Dragão de Bronze em 16 Jan 2009, 14:32

Exatamente, Madruga, exatamente.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Bases do Cenário

Mensagempor Seth em 16 Jan 2009, 14:43

Bom, a respeito de tudo:

Relação Bem X Mal:

Eu prefiro que seja algo muito difuso. Algo como a escravidão como algo aceito e objeto de uso até por pessoas probas.

Deuses

A idéia que eu tenho é parecia com a do Dragão. Sem certezas, com uma rica mitologia desenvolvida no cenário, e com provas de que algo pode não ser muito bem aquilo que se espera. No melhor estilo Marco Polo, pode ser de amplo conhecimento que na ilha X nnão são djinns que atuam, mas os assassinos.

Mas que há homens de três olhos, há. XD


Magia

Bom, eu acho que precisa ser dosado com muito cuidado. Eu prefiro algo em que ela seja bem incipiente - no estilo que o dragão falou ou daquelas situações como pragas dos ciganos, ou dos alquimistas. Digamos que uma poção que concede +2 de força nos ataques do usuário foi descoberta por alquimistas, e está presente apenas naqueles arcanos de resolução duvidosa e tal.


Fantasia:

Eu sou a favor da maior verossimilhança possível com o nosso mundo. Mesmo assim, eu acredito que cada caso pode e deve ser analisado - afinal, parte das lendas do mar dizem respeitos a fantasmas e seres marinhos.


Tecnologia:

Acho que deve ser pautada com o desenvolvimento de cada região. A pólvora, por exemplo, pode ser substituída nas colônias onde seu transporte é inviável por fogo grego.


Interação Piratas X Mundo.

Bom... os piratas seriam os aventureiros, certo? Eles não precisam sair saqueando tudo por aí, mas ao menos usar suas embarcações para exploração e tudo mais. Poderiam ser bem presentes, principalmente se houver um "novo mundo", algo que chamaria a atenção de muitos. O que também faria com que tipos assim fossem caçados por vários reinos que querem "controlar o que encontrarem".

Bom, é meu parecer por hora. Ainda estou viajando, por isso não posto nada mais em elaborado.


Originalmente eu não tinha pensado nisso. Pensei na pirataria como uma instituição que albergasse todo tipo de navegador independente pelos mares. E os jogadores poeriam se colocar contra ou a favor disso. Assim, eles poderiam ser desbravadores, vigias, saqueadores, etc, ou atuar sob os auspícios de um reino - e ai temos as tropas e naus do almirantado. Mas esse pra mim é o item mais importante ao lado de Fantasia.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Bases do Cenário

Mensagempor Léderon em 16 Jan 2009, 16:22

Relação Bem X Mal

Prefiro ordem e caos, falando em termos de D&D. Tudo vai depender de o que é bom para mim. Ao menos para os piratas. XD

Deuses:

Será que existem mesmo?
Poderia sim, haver "intervenções divinas", como o Frost falou. Fiéis invocando raios do "deus dos raios" mas - opa - será que foi ele mesmo quem mandou?

Magia:

Sutil. Poderia ser algo extremamente épico e foderástico quando necessária, no entanto; e ainda assim, só para cenas memoráveis - ou seja, não para os jogadores. XD

Fantasia:

Focar na superstição. Monstros fantásticos existem, sim, mas são mais temidos que procurados.


Tecnologia:

Renascimento o/


Interação Piratas X Mundo


"Piratas do Caribe" resume o que eu acho. XD
Só que menos estúpidos. :P
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Bases do Cenário

Mensagempor Dragão de Bronze em 16 Jan 2009, 17:40

Léderon escreveu:Magia:

Sutil. Poderia ser algo extremamente épico e foderástico quando necessária, no entanto; e ainda assim, só para cenas memoráveis - ou seja, não para os jogadores. XD

Pros jogadores também. Se eles sobreviverem a uma quest pra pegar um componente raríssimo.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Bases do Cenário

Mensagempor Seth em 16 Jan 2009, 19:18

"Piratas do Caribe" resume o que eu acho. XD
Só que menos estúpidos. :P


Quanto a magia, seria útil definir a existência de classes conjuradoras ou não. Eu prefiro que esse tipo de classe não existe, que a gente crie algo como Bruxa e Alquimista - e que limite o poder desse povo. Afinal, o efeito de uma praga de bruxa pode ser pior do que o de uma bola de fogo.

"Piratas do Caribe" resume o que eu acho. XD
Só que menos estúpidos. :P


Ledh, por favor, desenvolva mais isso. Eu não gosto muito da forma como os piratas são colocados no filmes, salvo de você aproveitar a fauna toda de pessoas que se relacionam com piratas.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Bases do Cenário

Mensagempor Dragão de Bronze em 16 Jan 2009, 20:37

Seth escreveu:Eu prefiro que seja algo muito difuso. Algo como a escravidão como algo aceito e objeto de uso até por pessoas probas.

Sim. maniqueísmo não funciona, cultura é melhor.

Seth escreveu:afinal, parte das lendas do mar dizem respeitos a fantasmas e seres marinhos.

E, se tratando de um RPG, coisas assim não ficarão restritas às lendas.

Seth escreveu:Acho que deve ser pautada com o desenvolvimento de cada região.

Agreed.

Seth escreveu:Interação Piratas X Mundo.

Bom... os piratas seriam os aventureiros, certo? Eles não precisam sair saqueando tudo por aí, mas ao menos usar suas embarcações para exploração e tudo mais. Poderiam ser bem presentes, principalmente se houver um "novo mundo", algo que chamaria a atenção de muitos. O que também faria com que tipos assim fossem caçados por vários reinos que querem "controlar o que encontrarem".

Bom, é meu parecer por hora. Ainda estou viajando, por isso não posto nada mais em elaborado.


Originalmente eu não tinha pensado nisso. Pensei na pirataria como uma instituição que albergasse todo tipo de navegador independente pelos mares. E os jogadores poeriam se colocar contra ou a favor disso. Assim, eles poderiam ser desbravadores, vigias, saqueadores, etc, ou atuar sob os auspícios de um reino - e ai temos as tropas e naus do almirantado. Mas esse pra mim é o item mais importante ao lado de Fantasia.

Piratas são os marginais, os caras maus. Os jogadores podem ser tanto piratas quanto mercenários ou soldados, ou o que o grupo desejar. Os navegadores independentes ainda podem ser aceitos em algumas instituições de piratas, dependendo de alguns fatores. A liberdade para que eles sejam o que quiserem é importante.

Seth escreveu:
"Piratas do Caribe" resume o que eu acho. XD
Só que menos estúpidos. :P

Misquote? XD
Seth escreveu:Quanto a magia, seria útil definir a existência de classes conjuradoras ou não. Eu prefiro que esse tipo de classe não existe, que a gente crie algo como Bruxa e Alquimista - e que limite o poder desse povo. Afinal, o efeito de uma praga de bruxa pode ser pior do que o de uma bola de fogo.

A nossa classe conjuradora será a bruxa. Resta redefinir o sistema de magia.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Bases do Cenário

Mensagempor Seth em 19 Jan 2009, 22:15

Piratas são os marginais, os caras maus. Os jogadores podem ser tanto piratas quanto mercenários ou soldados, ou o que o grupo desejar. Os navegadores independentes ainda podem ser aceitos em algumas instituições de piratas, dependendo de alguns fatores. A liberdade para que eles sejam o que quiserem é importante.


O grifo é meu. Mas como fica a questão de um mundo meio sem maniqueísmo? =P

Sério, você quer dizer algo como saqueadores ou ladrões do mar sendo os piratas?

* - Tenho mais a dizer em todos os tópicos, amanhã sem falta.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Bases do Cenário

Mensagempor Dragão de Bronze em 19 Jan 2009, 22:59

Seth escreveu:O grifo é meu. Mas como fica a questão de um mundo meio sem maniqueísmo? =P

Sério, você quer dizer algo como saqueadores ou ladrões do mar sendo os piratas?

Sim, exatamente isso. Não fui tão literal.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Bases do Cenário

Mensagempor Seth em 20 Jan 2009, 18:15

Certo, então estamos assim:



Deuses:

São distantes; não há nada provado ou estabelecido. Há, porém, religiões fortes.

Magia:

Sutil. A classe conjuradora padrão é a bruxa (ela é exclusiva?) com as devidas alterações.

Fantasia:

Algo meio low fantasy.

Tecnologia:

Não tá muito claro. Renascimento pra umas regiões, sem ele pra outras? Ou podemos decidir caso a caso, que acham?

Interação Piratas X Mundo


Sem nada de romântico ou agradável, a pirataria seria formada apenas por ladrões e saqueadores, tendo por único objetivo viver de seus roubos e fugir velozmente.

Agora, algo mais?
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Bases do Cenário

Mensagempor Dragão de Bronze em 20 Jan 2009, 22:12

Seth escreveu:Deuses:

São distantes; não há nada provado ou estabelecido. Há, porém, religiões fortes.

Concordo.
Seth escreveu:Magia:

Sutil. A classe conjuradora padrão é a bruxa (ela é exclusiva?) com as devidas alterações.

Eu não diria "é a bruxa", mas é uma bruxa, que será criada aqui. Vai que já exista alguma classe bruxa por aí...
Penso em dar continuidade ao clérigo também, mas menos mundo real. as religiões deverão ser inventadas.
Seth escreveu:Fantasia:

Algo meio low fantasy.

Penso em um medium fantasy sem pirotecnia. Se for pra ser tão real assim, acho que Théah já me agrada. vou querer, por exemplo, a ilha flutuante, de madeira. Já pensei em algumas coisinha pra ela também, mas foram coisas das idéias originais. Talvez eu deva abrir o tópico dela em breve pra decidirmos mais sobre o assunto.
Seth escreveu:Tecnologia:

Não tá muito claro. Renascimento pra umas regiões, sem ele pra outras? Ou podemos decidir caso a caso, que acham?

É o que eu acho melhor: caso a caso. de renasimento a medieval, com umas pitadas de fantasia.
Seth escreveu:Interação Piratas X Mundo


Sem nada de romântico ou agradável, a pirataria seria formada apenas por ladrões e saqueadores, tendo por único objetivo viver de seus roubos e fugir velozmente.

Os piratas são os foras-da-lei, não? Praticamente seria isso. Maaas, acho importante pensarmos nos bucaneiros e flibusteiros, e colocar algo baseado neles no cenário.
Seth escreveu:Agora, algo mais?

Além do que falei, não consigo pensar em nada. eu tenho que parar de começar idéias e não terminá-las.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula


Voltar para Cenário de Piratas da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron