Página 1 de 1

Realidade vs Fantasia

MensagemEnviado: 27 Ago 2010, 12:28
por Lumine Miyavi
Sem querer ser chato, mas já sendo... isso é um cenário de fantasia. Não precisa ficar preso aos mesmos detalhes de nossa realidade chata.

Se é pra ter marés altas e ter 27 luas no céus, que tenha. Ficar colocando complicações onde não deveria ter, é um caminho pra evitar contribuições alheia.

Lembrando que esse, em teoria, é pra ser low magic e high FANTASY. Essa discussão parece que o cenário é hard sci-fi (que precisa ter coerência interna vigente do gênero) do que uma discussão sobre um cenário de piratas!

Re: Sobre as duas luas

MensagemEnviado: 27 Ago 2010, 14:41
por Dragão de Bronze
Lumine, não gosto disso. Eu sei, estamos criando um cenário fantástico, mas eu prefiro criar me baseando na realidade, vendo até onde as leis da física podem me levar, e se elas tiverem uma limitação, eu vou além. A fantasia me dá a liberdade pre romper os limites da realidade, mas não requer que eu não a use.

Frost escreveu:Bom, a licença poética pode ser usada para "esquecer isso", mas poderiamos bolar alguma coisa também. Saturno mesmo tem uma gravidade relativamente baixa, mas claro, não queremos que nosso planeta seja um gigante gasoso.


O planeta precisa de massa pra sustentar as luas sem acabar tendo o acoplamento de maré com elas também, o que por si só já causa uma gravitação loucamente grande. Tudo bem que o raio maior diminui a gravidade na superfície, mas supondo uma densidade média igual à da Terra, o resultado final seria que a gravidade aumentaria proporcionalmente ao raio. Não vejo muito horizonte além de ignorar esse fator...

Re: Sobre as duas luas

MensagemEnviado: 27 Ago 2010, 16:20
por Frost
Coloca pq Deus quis assim :P
Sério, agora, o Lumine tem um ponto, apesar de eu concordar com o DdB quanto a usar a realidade o máximo possível. Deixemos isso de lado.
Essa discussão das luas foi boa que gerou muito mais ideias a partir da ideia principal. Até cheguei a alterar uma coisinha aqui e outra ali nas anotações sobre a prisão que eu estava fazendo.

Fantasia vs Realidade

MensagemEnviado: 27 Ago 2010, 20:08
por Madrüga
Lumine Miyavi escreveu:Sem querer ser chato, mas já sendo... isso é um cenário de fantasia. Não precisa ficar preso aos mesmos detalhes de nossa realidade chata.

Se é pra ter marés altas e ter 27 luas no céus, que tenha. Ficar colocando complicações onde não deveria ter, é um caminho pra evitar contribuições alheia.


Aqui estou com o Lumine. Essa discussão das luas me broxou de uma maneira que eu nem sei explicar.

É exatamente o mesmo problema que tivemos com as TSagr: começar com o pé errado e exagerar em pontos que têm impacto ZERO para jogadores do cenário. Não pode virar masturbação intelectual se você quer que as pessoas joguem, e nós das TSagr estamos aprendendo isso a duras penas (excessos de descrição linguística, cultural e histórica, por exemplo).

Re: Sobre as duas luas

MensagemEnviado: 27 Ago 2010, 20:32
por Dragão de Bronze
E eu não sei onde isso está ocorrendo por aqui. A parte científica está ajudando a construir, não a apresentar pros jogadores do cenário.

Eu sinceramente acho que falar disso não está ajudando em nada. Quero ver opiniões sobre a coisa como está, se está boa ou ruim, e por quê.

Re: Sobre as duas luas

MensagemEnviado: 27 Ago 2010, 20:40
por Frost
Essa discussão sobre a lua me deu mais ideias do que eu tive para o cenário em um bom tempo. Acho totalmente válida e ainda não vejo um ponto em que isso chegou a prejudicar a elaboração do cenário.

Re: Sobre as duas luas

MensagemEnviado: 27 Ago 2010, 22:27
por Emil
Meus dois centavos:

Não precisa ser um ou outro. Trazer essa idéia das luas foi bom porque deu uma movimentada numa parte do fórum que estava parada. Eu acho que é legal ter uma coisa pra inspirar e instigar quem está desenvolvendo. O problema é não conseguir sair disso. Acho que foi a nossa dificuldade com as Terras Sagradas: começamos a nos empolgar com a parte que é boa para os desenvolvedores mas menos interessantes para mestres e jogadores, e esquecemos de equilibrar as coisas. Então fica o meu palpite: mantenham a discussão técnico-científico-nerd aqui neste tópico, mas abram um tópico pra falar do mundo como ele deve ser apresentado pra quem vai jogar no cenário.

Re: Sobre as duas luas

MensagemEnviado: 27 Ago 2010, 22:58
por Lumine Miyavi
E eu não sei onde isso está ocorrendo por aqui. A parte científica está ajudando a construir, não a apresentar pros jogadores do cenário.


Como eu posso dar uma idéia fantasiosa se tudo que é feito tem que ser padronizado com a FÍZICA (MITOLOGIA GREGA, NORDICA E HINDU CONSELHOS DE VIDA, ETC)?

Re: Sobre as duas luas

MensagemEnviado: 28 Ago 2010, 01:34
por Dragão de Bronze
Lumine Miyavi escreveu:Como eu posso dar uma idéia fantasiosa se tudo que é feito tem que ser padronizado com a FÍZICA (MITOLOGIA GREGA, NORDICA E HINDU CONSELHOS DE VIDA, ETC)?


Assim, Phil:

O que eu penso então: fazer um planeta ENORME, mas com pouca área conhecida, com uma lua próxima e densíssima, e uma lua mais distante e bem menor. Calculo até onde isso é possível, e se não for (como provavelmente não é), aproximo e completo com uma pitada de licença poética; terminando com um "nesse mundo é assim".
É água pra (insira aqui sua pejoração favorita), mas pensando num provável limite, as marés subiriam e desceriam até uns 6 a 10 metros nas áreas mais afetadas, fazendo com que inúmeras ilhas emergissem e submergissem em questão de horas algumas vezes por dia. (ótimo pra esconder tesouros, não? XD)
O bom é que aumenta as chances de enfrentarem monstros marinhos, como equivalentes fantásticos a plesiosaurus, ictiosaurus e derivados, além de lulas realmente titânicas e vários outros monstros.
Lembrando ainda das criaturas que teriam que se adaptar para viver em um local com uma alteração da mará tão intensa.

E o que eu acho mais importante:
Bom, a licença poética pode ser usada para "esquecer isso", mas poderiamos bolar alguma coisa também.
criar me baseando na realidade, vendo até onde as leis da física podem me levar, e se elas tiverem uma limitação, eu vou além.


Preciso dar mais exemplos ou já dá parar de reclamar que estamos nos baseando na física real para criar fantasia?

Na boa, parem de criticar isso e falem do aspecto astronômico, o que ficou bom, o que não ficou bom, e por quê. Falar de masturbação intelectual é besteira se não estivermos nos limitando às leis da física (mitologia grega, nórdica, hindu, marciana), como não estamos.

Realidade x Fantasia

MensagemEnviado: 01 Set 2010, 02:12
por Dragão de Bronze
Lumine, me responde cara.

Re: Sobre as duas luas

MensagemEnviado: 03 Set 2010, 10:10
por Lumine Miyavi
Em suma, minha reclamação é que o cenário está "Hard Sci-fi" demais pra parecer algo de fantasia. Não precisa ter um rio de lava que desemboca no mar ou um cadáver de um deus gigante, ou uma estátua com uma deusa aprisionada pra ser fantástico, só que, sei lá.

Tá muito "serious fucking business" com o que pode e o que não pode em termos de design, em busca da realidade. Só que não é realidade: é um cenário de piratas.

Re: Sobre as duas luas

MensagemEnviado: 03 Set 2010, 23:04
por Dragão de Bronze
*suspira*, Phil, você está com uma impressão errada, e foi exatamente o que eu tentei te mostrar no último post.

Vou tentar de novo com a frase que eu acho que é mais importante nisso tudo:

Estamos criando nos baseando na realidade, vendo até onde as leis da física podem me levar, e se elas tiverem uma limitação, indo além.

Em outras palavras, estamos pesquisando porque achamos que seria legal misturar realidade com ficção ao invés de chegar e dizer que é e ponto. É uma forma de construir que dá uma certa solidez, mas no fim, diremos que é e ponto. Porque estamos nos baseando na realidade para fazer fantasia.

Editado: Separei os tópicos. Naquele fica a discussão sobre as luas.

Re: Fantasia vs Realidade

MensagemEnviado: 03 Set 2010, 23:47
por Iuri
Vou me meter.
Lumine, pelo que eu acompanhei desta discussão não tem nada de "Hard Sci-fi" no cenário (o termo Hard Fantasy existe? só por curiosidade...). Ninguém tentou negar a magia do cenário pelas leis da física não permitirem, ao algo assim. Talvez esteja pendendo pra masturbação intelectual, mas não vejo nenhum problema nisso, contanto que não seja isto que seja passado para o jogador (o cara abrir o livro de campanha e se deparar com as equações que comprovam a veracidade de duas luas deve ser sim broxante (ou, no minimo, engraçado)).

Que foi o que o madruga falou, alias, sobre a masturbação mental sendo passada para as descrições do cenário. Mas não é o caso aqui, onde esses aspectos estão ajudando apenas na estruturação do cenário (e veja bem, Terras Sagradas também faz isso. Lembro de ter visto la uma boa discussão sobre a localização da linha do equador e seu efeito prático no clima das regiões).

Re: Fantasia vs Realidade

MensagemEnviado: 04 Set 2010, 00:04
por GarotoVaca
Iuri escreveu:Que foi o que o madruga falou, alias, sobre a masturbação mental sendo passada para as descrições do cenário. Mas não é o caso aqui, onde esses aspectos estão ajudando apenas na estruturação do cenário (e veja bem, Terras Sagradas também faz isso. Lembro de ter visto la uma boa discussão sobre a localização da linha do equador e seu efeito prático no clima das regiões).


Vou me meter onde não sou chamado.

Mas o Madruga falou que o TSagr começou com o pé errado e se focando em coisas pequenas demais, coisa que eu concordo em partes. Por um lado, o próprio Frost disse que as discussões da luas deram uma porrada de idéias, o que realmente aconteceu ali no tópico. Por outro, afugenta todo mundo e perde um pouco do foco, visto que são poucos colaboradores no projeto e se todos eles ficam nas luas, as outras partes não se desenvolvem.

Eu também tava na discussão das duas luas e no cinturão de asteróides, mas ao meu ver aquilo era muito importante para o cenário, pelo menos pra Shian-hu que tinha a mitologia baseada na astrologia, na época-agora não faço a menor idéia do que aconteceu com S-H-.

Ai é uma questão de descer o braço e dizer: "Pronto, já deu".
E, pra mim, já deu. As duas luas ficaram legais. Fechem um texto/guia/tópicos ai pras duas luas para os autores do cenário produzirem em cima disso. Mestre nenhum precisa ficar aprendendo física/geografia/patavinas pra jogar RPG.

Re: Fantasia vs Realidade

MensagemEnviado: 04 Set 2010, 00:47
por Dragão de Bronze
GarotoVaca escreveu:Ai é uma questão de descer o braço e dizer: "Pronto, já deu".
E, pra mim, já deu. As duas luas ficaram legais. Fechem um texto/guia/tópicos ai pras duas luas para os autores do cenário produzirem em cima disso. Mestre nenhum precisa ficar aprendendo física/geografia/patavinas pra jogar RPG.

Exato, e eu estou bem satisfeito com o resultado que está dando até agora. A estruturação física só deu margem a outras ideias internas: a alta gravidade pode ser explicada por um interior ativo na lua, o que significa que deve ter muita erupção, então, vamos colocar além disso um monte de estrelas cadentes, chuvas de meteoros, e afins.

O resultado: o jogador não precisa saber física pra saber que nesse mundo haverá estrelas cadentes, mas mesmo assim sabe que haverá sem que precise de uma aula de astronomia.