O Fim do Mundo

Projeto de criação colaborativa de um cenário de piratas em alta fantasia.

Moderadores: Dragão de Bronze, Moderadores

O Fim do Mundo

Mensagempor Iuri em 06 Set 2010, 22:25

Posso me meter no cenário de vocês?

Pelo que vi, está decidido que o mundo é gigante, certo? Bem, como ninguém conseguiu dar a volta ao mundo, passaram a surgir histórias questionando a existência de um "fim" para o mundo (obviamente, por esta minha ideia, não existe o conhecimento de que o mundo é redondo). Há histórias que a população humana existe bem no centro do mundo, e que quanto mais nos afastamos deste centro, menos terras existem, até que se entra em um mar completamente vazio, sem continentes nem vida marinha, de extensão infinita. Esta, porém, seria a ideia mais improvável.

A teoria mais aceita é a de que o mundo termina sim (obviamente não há o conhecimento de que o planeta é redondo). Segundo esta teoria, existiria uma espécie de "linha invisivel" demarcando o fim do mundo, e após dela existiria um mundo cujas leis naturais não funcionariam. Este lugar, chamado de Além-Mar, seria o lar do Deus dos Oceanos, que viveria em um palácio de puro ouro, e cujos serviçais seriam fadas e outras criaturas fantasticas. Do lado de fora do palácio existiriam também todo tipo de criaturas-monstro colossais, que protegeriam o palácio.

Este mito motiva diferentes tipos de pessoas na busca pelo fim do mundo. Alguns pelas riquezas que iriam encontrar no país do deus do oceano (todo pirata de verdade sonha em saquear os salões cheios de ouro de seu palácio), outros pelo poder que o deus possui (ele seria capaz de acalmar os mares ou provocar ondas colossais -para abater navios inimigos-), e até mesmo estudiosos, para descobrir como de fato é o fim de um mundo. Diversos reinos patrocinariam viagens de exploração em direção ao Além-Mar.

Obviamente, nenhuma embarcação conseguiu, ainda, alcançar o Além-Mar. Existe o mito de que alguns marinheiros já encontraram o continente que separa o mundo natural do Além-Mar. Este seria um continente gigante, cheio de criaturas perigosas e colossais (dinossauros), além de um ambiente extremamente selvagem e perigoso. Além disso, quanto mais as embarcações se afastam em direção ao Alem Mar, maiores as criaturas encontradas nas ilhas eno mar. Mesmo quem não acedita na ideia de que exista um país do Deus do Oceano chama estas criaturas de Criaturas do Além-Mar. Diz-se tamvém que é de lá que veem os elfos e too objeto mágico.

E ae, o que acharam a ideia? Eu, particularmente, acho que contém ganchos para várias aventuras (até mesmo campanhas inteiras).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor arghsupremo em 07 Set 2010, 12:51

Quase não leio nada do cenário, mas eu achei a ideia ótima.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Frost em 07 Set 2010, 14:40

Iuri, simplesmente perfeito!
Sinta-se a vontade para colaborar com o cenário.
Obviamente, contornar um mundo gigantesco é realmente muito difícil e seria a conclusão lógica pensar que há um limite em algum lugar.
Realmente, sua ideia é muito boa cara.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Dragão de Bronze em 13 Set 2010, 00:03

Esse é um excelente mito, mas não queria colocar deuses bem definidos. Queria fazer como no Terras Sagradas e colocar religiões diferentes.

Ou seja, uma teoria de que no fim do mundo há o reino do deus do mar seria bem interessante, mas para alguns povos que acreditem em um deus do mar. Outros povos têm outras teorias...

Adiciono ainda: se formos usar apenas um hemisfério pra elaborar a ideia do frio/calor inabitável, podemos dizer que não estão no centro do mundo, mas bem próximos... próximos o suficiente pra não torrar.

Gostei bastante, cara. Acho que aqui surgiu o embrião de uma das religiões presentes no mundo.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Iuri em 13 Set 2010, 08:05

Outra ideia: O tal "país do deus dos oceanos" (que , geograficamente, teria algum outro nome, é claro) pode ser considerado um local sagrado para mais do que uma religião, cada uma achando que lá existem coisas diferentes. A maioria dos piratas, porém, não se interessaria muito nas hipóteses religiosas e se daria importancia apenas a fábula de que lá seria um local com muito ouro (e possivelmente artefatos mágicos).

Claro, haveriam tambem pessoas crentes que o mundo fosse um continuo infinito, talvez até com a hipótese de que fosse redondo, e acharia que essa história seria apenas balela. O único fato consistente seria o aumento do número e tamanho das bestas conforme se afastam dos continentes centrais (e a ideia de ttirá-los do centro do mundo me parece muito boa).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Frost em 13 Set 2010, 12:10

Na minha opinião, apesar de muitos alegarem a existência de um "país" ou "terra" de alguma entidada sagrada (seja por quais motivos forem), o ideal seria esse lugar "não existir". No lugar disso, como o mundo é imenso, existirem vários locais "misteriosos", encontrados vez ou outra que muitos juram de pé junto que se trata de tal lugar sagrado. O que levaria a existêncai de muitos mapas e direções para os mais distantes pontos do globo.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Iuri em 13 Set 2010, 12:48

Era essa mesma a ideia Frost. Eu tinha sugerido um único continente gigante que as pessoas acreditassem ser fronteiriço com tais terras, mas a ideia de diferentes locais (cada um misterioso de uma forma diferente) também é boa. E a ideia de que muitas pessoas não os encontram também é muito boa.

Eu tentei calcular o quanto um desvio de percurso (de 1º no meu cálculo. Acho que marujos espertos não vão se desviar muito mais do que isso) poderia afastar as embarcações de seus verdadeiros destinos (achei que essa poderia ser uma explicação simples mas viável). Porém, para alguém que viajou 40 075 km (mais ou menos a circunferencia da terra no equador) o erro final seria de apenas uns 200 km, menos que a extensão do litoral catarinense. Teria-se que ter então algum evento/explicação sobrenatual no meio do caminho que desorientasse as embarcações (como algum triangulo das bermudas mais fraco, que desvia o ponteirinho da bussula aleatoriamente).

Alias, que tal se a existencia destas regiões "bermudares" fosse conhecida e abundante, mesmo nos continentes centrais? Isso, aliado os ciclos de duas luas que acaba ocultando certas estrelas em determinadas épocas faz com que a localização nos mares seja bem dificil. Os navios evitariam estas regiões, que poderiam conter ilhas totalmente virgens (ideais para esconder tesouros). Haveriam tambem rotas mais visadas por piratas, já que seriam mais "seguras" em termos de localização. Quando o navio avista um navio pirata sabe que as unicas opções são: brigar; ou tentar a sorte desviando para as áreas desconhecidas. (mas isso seria assunto para outro tópico).

Editado: Correção: Não sei o que ando errando ultimamente nas contas com relção a rpg, mas dessa vez errei em algum sinal ali no meio de novo. O valor correto do desvio causado por 1º durante 40 075 km seria na verdade de uns 700 km, um pouquinho menos que o comprimento do mar negro. Ainda não é o suficiente para fazer todo mundo ficar perdidão (acho eu...)
Editado pela última vez por Iuri em 13 Set 2010, 13:39, em um total de 1 vez.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Frost em 13 Set 2010, 13:36

Não sei se a ideia de um triângulo se adequa muito em um mundo gigante. Até porque vários seriam os pontos em que as embarcações iriam e não voltariam. O que geraria especulações de diversas formas.
E quanto a colocar regiões que dificultam a navegação dessa maneira nos continentes centrais me parece estranho. Até porque já existem monstros marinhos, alterações drásticas de maré e piratas. Acho que dificultar ainda mais não tornaria a navegação uma atividade desafiadora, mas épica. :P
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Dragão de Bronze em 13 Set 2010, 17:04

Eu gosto da ideia de certos pontos como o Triângulo das Bermudas, mas apenas pontuais, não tão comuns.

Frost escreveu:E quanto a colocar regiões que dificultam a navegação dessa maneira nos continentes centrais me parece estranho. Até porque já existem monstros marinhos, alterações drásticas de maré e piratas. Acho que dificultar ainda mais não tornaria a navegação uma atividade desafiadora, mas épica. :P

As alterações de maré não devem dificultar tanto. Bom, eventualmente aparecem ilhas onde não deviam ou coisas assim, mas não vejo nada além disso. Os monstros também não seriam tão abundantes. Assim, os problemas existem, mas não tornam a navegação tão épica :P
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Frost em 13 Set 2010, 17:22

Também temos as chuvas de detritos lunares! :haha:
Imagina o quão Awesome seria um combate naval em um mar tormentuoso, com ilhas brotando do nada, numa região onde todos os navios desaparecem, com direito a lulas gigantes e plessiossauros bicando o casco do navio enquanto ocorre uma chuva de estrelas cadentes! :frenzied:
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Dragão de Bronze em 13 Set 2010, 18:33

Alguém já viu este Sinbad aqui?
http://en.wikipedia.org/wiki/Sinbad:_Le ... Seven_Seas

Eles foram ao fim do mundo também. Fizeram uma gambiarra no navio, e acabaram transformando as velas em uma espécie de asa delta (e eu até gosto dessa ideia), então puderam planar das quedas do fim do mundo e o Sinbad pulou de lá para um portal no reino do caos. O reino do caos era basicamente um mar, só que ao invés de água, era composto de areia.

http://www.youtube.com/watch?v=1KCX0pFPRwk

Aos 0:11 mostra um pouco do que quero dizer. No final mostra o fim do mundo e a porta para o reino do caos.


Então, uma coisa que eu queria fazer era um mar de areia assim. Pode ser só mais uma lenda do fim do mundo, como pode existir em algum lugar nos continentes centrais. Ou pode ser o inferno deles, sei lá.

(aliás, Sinbad pode ser uma excelente inspiração pra piratas orientais)
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Iuri em 13 Set 2010, 20:10

Dragão de Bronze escreveu:Então, uma coisa que eu queria fazer era um mar de areia assim. Pode ser só mais uma lenda do fim do mundo, como pode existir em algum lugar nos continentes centrais. Ou pode ser o inferno deles, sei lá.


Bom, um mar de areia nada mais é do que um simples deserto (e eu não vejo porque não ter desertos no cenário). Mas se quiser um tipo de areia mais "mágica", acho que tem como fazer de forma legal sim... Por exemplo, existem outros planos na cosmologia do cenário? Poderia existir um plano consideravelmente mais "mágico", que seria o lar de algumas das criaturas fantasticas que foram parar no cenário. Neste plano (que poderia ser sim considerado o inferno por uns) os oceanos seriam grandes desertos, mas de uma areia que se torna "fluida" ao soprar do vento, permitindo a navegação sobre ela. Apenas algumas fatalidades cósmicas ou maldições muito poderosas poderiam mandar humanos para lá, e apenas nativos saberiam levá-los de volta. Por outro lado, também pode acontecer o inverso, alguma eventualidade cosmológica levar um pouco da areia deste mundo para o plano de izzlin. A areia poderia ser um produto apreciado como ingrediente mágico, e potes da mesma seriam considerados amuletos para viagens tranquilas. Além disso, em um local do continente, poderia ter havido um acumulo da areia, realmente resultando em um oceano semelhante ao do outro plano. Mas esta é apenas uma ideia...
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Frost em 13 Set 2010, 20:46

Talvez pudesse ser mais um "plus" do cenário. Como o Iuri disse, um outro plano, mas com a possibilidade real de navios irem até lá (porém muito mais difícil), sem sern, necessáriamente, o fim do mundo.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor Dragão de Bronze em 15 Set 2010, 16:40

Iuri escreveu:Bom, um mar de areia nada mais é do que um simples deserto (e eu não vejo porque não ter desertos no cenário).

Não, ele tem que ser navegável!

Mas gostei do resto do post, me deu mais base pra trabalhar em cima.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Re: O Fim do Mundo

Mensagempor KhanNoonienSingh em 18 Set 2010, 02:21

Se as pessoas acham que o mundo é um prato, esse além-mar é um anel em volta do prato...o castelo fica em um pedaço do além mar, e no resto do anel?

Sobre lugares que confundem bússolas, e quem navega se guiando por estrelas? Ou as constelações são "fantásticas" e irregulares?
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
Avatar do usuário
KhanNoonienSingh
 
Mensagens: 119
Registrado em: 14 Jun 2010, 03:01

Próximo

Voltar para Cenário de Piratas da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron