Se você esperava algo engraçado, ridículo, e totalmente sem nexo, lamento mas esse texto não tem absolutamente nada disso.
(também publiquei isso no meu MSN Spaces)
Revelarei o que me demorou a vida toda para descobrir (longos vinte anos), e cinco anos de procura ativa (isso quer dizer que procurava sempre a resposta dessa pergunta, descansando só as vezes).
O primeiro segredo, aprendi com a morte do meu cachorro na Quinta dia 14. Descanse bem, meu amado cão.
Precisei da morte mais traumática imaginável do meu amigo mais próximo, nos meus braços morrendo por envenenamento (por sapo) entre outros detalhes que vocês não precisam saber, para descobrir então a única coisa que é eterna.
"Nada nesse mundo é para sempre... exceto o amor. E você nunca esquece... você NUNCA esquece..."
Pessimistas, fatalistas, e outros podem dizer que nada é eterno. Uns dirão deus, outros dirão o universo. O amor é eterno. Enquanto nós estivermos aqui, de coração quente e batendo firme, o nosso amor durará. Pode parecer uma frase meio gay... mas aposto então que você tem amor pela escolha de sua sexualidade... ou estou enganado? Todos temos o que valorizamos. Exceto quando a depressão mais profunda nos atinge, e então tentamos o suicídio desesperadamente. Mas fora essa exceção, sempre temos amor por algo.
E quando descobrimos o que mais amamos, pode ser tarde demais. Demorei nove anos para descobrir que não precisava procurar em escolas ou na internet por um melhor amigo. Tinha o melhor amigo no meu quintal, pronto e ansioso para brincar comigo. Sempre esperando qualquer atenção. Sempre amando qualquer companhia que lhe dava. E eu o perdi antes de poder demonstrar o quanto o amava. Para os de coração frio, e os que achavam meu coração de aço... acreditem, se sofrerem uma perda assim, saberão exatamente do que digo. Não desperdiçe um segundo da sua vida não sabendo quem ou o que ama. Descubra. Demore um minuto, ou uma semana, pense profundamente nisso. E demonstre o que sente. Se você não fizer, uma hora dessas pode perder o que amava e não sabia, e vai se arrepender a vida toda. E descobrirá da pior maneira, como eu, que o amor é eterno, e mais nada o é.
O segundo é um segredo que gastei cinco anos me perguntando, toda vez que as coisas não me iam bem. Me perguntava: "Qual o segredo de uma boa vida?..."
Descobri numa clínica psiquiátrica na qual estava internado por um mês, após cinco anos me repetindo a mesma pergunta. O segredo é uma metáfora. Eu só cheguei a entender a metáfora horas depois. A metáfora ( que possui três grandes significados) é: "Saber fechar um olho, e abrir o outro."
A primeira interpretação: "saber fechar o olho ferido e abrir o olho saudável" - significa que você precisa "saber o que observar", não olhando somente para o que te acontece de ruim (e por conseguinte, se lamentar a respeito), mas saber passar seu tempo olhando para o que te acontece de bom.
A segunda interpretação: "os olhos são caminhos" - significa que você precisa "saber escolher" com cuidado suas ações e palavras. Sua vida é feita delas, e as erradas podem te levar a uma vida de arrependimento e dor - a pior vida, e acredite: eu sei isso de primeira mão.
A terceira interpretação: "os olhos são caminhos para o cérebro" - o cérebro, no caso, representa a verdade. Significa "saber chegar até a verdade" e também "saber ser objetivo". Se você viver de mentiras, um dia elas irão se desfazer, e você se verá num mundo arruinado, onde só desconfiança e miséria prosperam em sua mente.
O que tudo isso significa? Que você deveria aprender a valorizar aquilo que ama, e deveria usar esses três "saberes". Esse último segredo é o meu segredo da felicidade, que transcende religião, cultura, valores, camada social... enfim, transcende tudo. Porque? Oras, é simples: porque isso atinge o mais interior do núcleo humano referente a felicidade. E também um segundo motivo: porque após cinco anos fazendo a mesma pergunta, eu tinha que chegar numa resposta boa alguma hora. Agora, brincadeiras a parte, por favor - lhe peço: viva esses dois segredos. Passe-os adiante para quem você quer que os tenha. Pode ser um(a) amigo(a), um(a) amante, um(a) parente... mas passe isso adiante. Se não o fizer... bom, esse segredo que te ensinei morre contigo. E esses que você valoriza provavelmente não terão acesso a esses dois segredos.
Porém, a decisão é sua. E seja qual for ela, não viva com culpa. Culpa trás arrependimento, e isso uma vida de lamentos constantes que nunca lhe deixarão atingir a felicidade plena.
Eu mesmo não consegui atingir a felicidade plena ainda. Porém, ela não está tão longe agora quanto já esteve. E a vida, com esses segredos em prática, parece brilhar como o sol nascente.
Viva e seja, pleno e satisfeito.

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader