Página 1 de 1

[Sistema] Filosofia de criação de monstros

MensagemEnviado: 06 Set 2010, 18:05
por Madrüga
Algumas coisas na 3.x incomodam terrivelmente, e uma delas é criar monstros. O delírio simulacionista de calcular os dados de vida baseado no tipo de criatura, com isso calcular pontos de perícia, talentos, resistências, BBA, etc é excruciante, ainda mais quando você sabe que seus jogadores vão exterminar aquele monstro em três rodadas e você levou mais de uma hora para construir tudo.

Sob a luz dos lançamentos mais recentes, é claro que percebemos uma tendência de mudar as coisas. Pathfinder tenta inserir um sistema mais elegante para criar monstros, a 4e sacou bem a necessidade do narrador e colocou papéis (que eu achei imbecis no começo, mas depois geniais) e cálculos mais ou menos equilibrados para que um mestre possa rapidamente improvisar (com o Monster Builder, então, nem se fala). As coisas não podem continuar iguais depois de ver isso acontecer. seria burrice se apegar demais ao simulacionismo da 3.x.

Fuçando o PRD do Pathfinder encontrei essa página, que dá uma tabela interessante para se criar monstros, mas nada muito além disso. É ótimo porque tem umas guias de CA média, PVs, ataque, dano, etc.

Com isso em mente, pensei em bolar tabela semelhante e, para ajudar o narrador, criar papéis diversos como "templates" para alterar o modelo básico de monstro do nível adequado. Alguns poderes e habilidades também poderiam seguir um modelo, o que me lembrou dos monstros únicos de Diablo II, que nada mais eram do que um monstro básico com meia-dúzia de cálculos em cima.

Com isso, dá para modular um certo número de talentos também, jogar uma ou outra habilidade em cima, colocar um "nível" no monstro (ao invés de DV e ND) para cálculos de habilidades, calcular um número de perícias mais ou menos adequado e pronto.

Alguns tipos de dano ou habilidades realmente dependem do grupo em questão (por exemplo, um grupo que tenha acesso a resistência contra fogo, seja por raças, classes ou magias dificilmente sente o mesmo desafio que um grupo menos preparado quando enfrenta um dragão vermelho), então elas podem ser simplesmente opcionais, desde que causem dano de acordo com o nível.

Alguém que tenha feito isso tem alguma idéia, dica ou o que valha?

Re: Filosofia de criação de monstros

MensagemEnviado: 09 Nov 2010, 14:39
por GoldGreatWyrm
Dá para fazer uma retrocompatibilidade da 4e para o 3e para então fazer no e8.

Vou tentar fazer uns tweaks e construir uma fichas em fase alpha para goblins e mantícoras. E talvez um ou dois modelos :hum:

Re: Filosofia de criação de monstros

MensagemEnviado: 09 Nov 2010, 14:41
por Madrüga
Ótimo, seria fantástico!

Por outro lado, precisamos tentar chegar nuns números de ataque e defesas para PJs, para poder comparar com a tabela. Vou tentar fazer isso.

Re: Filosofia de criação de monstros

MensagemEnviado: 09 Nov 2010, 14:43
por GoldGreatWyrm
No nível 5° e 8° há um aumento maior de poder, non? :hum:

Re: Filosofia de criação de monstros

MensagemEnviado: 09 Nov 2010, 14:47
por Madrüga
Só para as classes que têm o BBA maior. Mesmo assim, a diferença é de +2 no final.

Re: Filosofia de criação de monstros

MensagemEnviado: 09 Nov 2010, 14:50
por GoldGreatWyrm
Uhm, pelas listas de classes eu estive notando que normalmente o nível 8° tem uma habilidade de classe mais forte (o que faz sentido, afinal, é o nível máximo). Então, provavelmente criaturas de nível 8º ou superior tem que ter uma habilidade condizente.

Re: Filosofia de criação de monstros

MensagemEnviado: 09 Nov 2010, 15:26
por Madrüga
Até porque geralmente as classes ganham +2 num atributo que influencia suas habilidades, então os monstros de nível 8 têm que ser diferenciados.