Filosofia do sistema de combate e de perícias

Moderadores: Madrüga, Moderadores

Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Emil em 21 Abr 2011, 22:18

Olá, meus amores!

Este tópico vem caradepaumente na esteira do Phil ter manifestado sua vontade de reformular o e8.

Noite passada eu fiquei pensando num negócio que já tratei por msn um pouco com o Phil e um pouco com o Madruga, e agora trago aqui pra enchouriçar a paciência de vocês também. Então, sem mais delongas, vamos ao assunto:

Qual é, na minha opinião, a grande sacada da 4e? Tornar as classes equilibradas através da simples pergunta: tá, no nosso sistema, qual é a função da classe x?

Então, fica aqui a dica número um: quando a gente for remexer nas classes, essa tem que ser a pergunta: no nosso sistema, pra que ela serve? Mas eu estava pensando nisso quando de repente me fiz a pergunta: e o nosso sistema, pra que que ele serve?

Claro, como ele é tributário do D&D, ele é um sistema voltado pra combate capa e espada. Mas que tal pegar um sistema cujo desafio principal é o combate, e transformar num sistema em que o combate é um dos tipos de desafios, mas que haja possibilidade pra que ele não seja o desafio imprescindível? Eu gosto da ideia, mas como fazer isso? O que me ocorreu foi designar um papel claro também para as perícias. Aí comecei a pensar nas possibilidades, e as que me ocorreram foram as seguintes:

a) fazer com que algumas classes sejam mais voltadas ao combate e outras mais voltadas a outros desafios. O equilíbrio ficaria no geral, e cada jogador brilharia no seu momento específico. O problema é que uma sessão, ou mesmo uma aventura mais baseada em combate (ou mais baseada em outros desafios), alienaria uns jogadores e concentraria o foco em outros.

b) manter o equilíbrio deixando claro o papel das classes no combate e fora dele. O que é interessante, mas me parece criar o problema de engessar demais a classe e as possibilidades para jogadores e mestres. Foi quando eu pensei em:

c) fazer com que as funções dentro do combate sejam claras, e as foras de combate também, mas que sejam independentes. Como assim, Emil? Bom, vamos pegar o exemplo da 4e novamente. Dentro do combate, existem 4 papéis fundamentais: o cara que mete uma caralhada de dano em um inimigo de cada vez, o cara que espalha o dano e controla a multidão, o cara que chama os inimigos pra darem porrada em si e o cara que cura e buffa o grupo. (aliás, temos que ver se nós queremos isso aí mesmo ou se queremos outra coisa). E se a gente levasse essa filosofia pra fora do combate, e estabelecesse uns papéis fora dele? Vou dar uns exemplos, não precisam ser esses:

o cara que lida bem com outras pessoas, o cara que lida bem com itens e coisas, o cara que lida bem com o ambiente e o cara que lida bem com lendas e histórias.

A desvantagem é que o sistema pode ficar um pouco mais complexo. A vantagem é que os jogadores têm mais possibilidade de criação fora das mesmas coisas que todo sistema de fantasia medieval sempre tem. O exemplo que eu dei no msn foi: porra, estou cansado de jogar com ranger. Gosto da ideia de jogar com arco e flecha, mas não guento mais ficar andando no mato. Que que eu faço? Vem jogar e8, amigo! Você escolhe uma das classes que usam ataques de longe para agredir os inimigos. Assim, você tem aquele bônus daóra na hora de usar o arco e flecha. Mas é isso, a classe não te diz mais que você também ganha bônus nas perícias de explorar mato, ela só te diz o que você faz dentro do combate. O que você quer que o seu arqueiro faça? Você quer que ele saiba tudo da alta roda, saiba quem é quem no mundinho da corte, conheça o jogo político e os costumes da nobreza? Então você vai lá nos papéis que lidam bem com as pessoas e escolhe "nobre", cujos focos são em diplomacia, etiqueta e blefar, e param! Seu arqueiro-nobre está pronto!

Ah, Emil, seu chato, eu gostava de jogar com o ranger clássico! Não tem problema! Você pode pegar a classe arqueiro, pegar o papel de explorador do mato, e voilá, você tem o ranger pronto!

Então, o que vocês acham? Ficou clara a explicação? É viável? Amarra demais? Solta demais? Críticas, pu favô!
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Abr 2011, 22:22

Faz sentido, ao meu ver. No caso, as classes "clássicas" seriam feitas com papéis / temas icônicos (ou segurando select antes de escolher). Podem até aparecer como os papéis icônicos das classes, nos exemplos, mas com certeza não podem ser os únicos.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor LuizTroll em 21 Abr 2011, 22:36

Por mim, tá lindo.
Definindo o que quer, eu pretendo ajudar na mecânica.
Uma coisa que eu pensei bastante são em árvores de talentos ou features mesmo, com novas habilidades pra cada função, raça, "classe"...
"Eu sou mais rico que o Batman!" - Vlog de Deus
SPOILER: EXIBIR

Imagem
Avatar do usuário
LuizTroll
 
Mensagens: 650
Registrado em: 03 Ago 2009, 00:22

Mensagempor Madrüga em 21 Abr 2011, 22:38

Então... classe genérica + papel + tema?

Digamos, combatente + agressor + "da floresta" = caçador.
Especialista + líder + contador de histórias = bardo.

E assim por diante? Não seria difícil de implementar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Metal Sonic em 21 Abr 2011, 22:54

Eu usaria o modelo de Raça + Papel Combativo + Fonte de Poder + Papel Não Combativo. Acho que ajudaria até a definir o personagem. Exemplos:

-Elfo Agressor Marcial Batedor (Perícias relacionadas a rastreio, furtividade/camuflagem, sobrevivência, criação de armadilhas...)
-Orc Defensor Divino Ritualista (Perícias relacionadas a conhecimento de magia, monstros invocados, criação de itens mágicos menores e obviamente rituais...)
-Humano Controlador Arcano Nobre (Perícias relacionadas a comércio, etiqueta, negociação, administração, conhecimento de arte, avaliação...)

E por aí vai. Cada Papel Não Combativo não iria restringir sua escolha de Perícias, e sim fazer com que um grupo específico de Perícias ganhe "Poderes" e com isso demonstre que o Personagem realmente é um especialista naquele aspecto, o diferenciando dos outros.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Madrüga em 21 Abr 2011, 23:08

Isso parece interessante, sério mesmo. Só que aí temos que encaixar as classes, afinal, por conta do sistema.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor AKImeru em 21 Abr 2011, 23:15

A idéia de Madruga funciona, porém eu tentaria focar mais as coisas. Limitações podem ajudar a ter uma experiência especifica para os jogadores.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Deicide em 21 Abr 2011, 23:21

É uma ideia legal. Pelo que entendi, seria como ter duas classes: uma pra combate, outra utilitária. Melhor é usar um termo diferente pra classe utilitária. Ao invés de "classe", poderia ser "Ofício" ou algo assim. Você sobe de nível nos dois ao mesmo tempo. É assim mesmo?

Por exemplo, teríamos classes como: acólito, arqueiro, duelista, guerreiro, ladino, mago, etc. E ofícios como: comerciante, diplomata, estudioso, explorador, mateiro, nobre, sacerdote, etc.

Preparem-se para ter muito trabalho...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Madrüga em 22 Abr 2011, 00:43

Segundo o brainstorm que eu andei tendo com o Phil, seria mais como ter três classes básicas (conjurador, especialista e combatente) e simplesmente adicionar kits a elas. O kit "fora de combate" seria outra coisa, como o Deicide falou.

Aí o lance seria simplesmente, digamos:

"Kit bárbaro: ganha fúria no 1o nível, aumento de velocidade no 2o, fúria aprimorada no 4o", etc.
"Kit mateiro: ganha rastrear no 1o nível, empatia com animais no 2o nível, caminho da selva no 3o", etc.

As tabelas de classe ficam fixas: BBA depende da classe, resistências são iguais à metade do nível (mais bônus específico por kit), PVs dependem do kit... para falar a verdade, talvez a classe só defina o BBA, então é sossegado. Bom, magias também.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Abr 2011, 00:49

Magias feitas com sistema de cansaço / mp, e não "castou, esqueceu", claro.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Blackbird em 22 Abr 2011, 09:58

Achei fantástica a ideia.
Penso que nem toda classe precise ter um papel Combativo e um papel não-combativo equilibrados; o cara é Controlador (Divino) e Líder, mas é muito melhor sendo Líder. Isso seria possível?, ou iria contra o ideal de equilíbrio?


Reiterando: gostei muito. :3
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Abr 2011, 10:02

Blackbird escreveu:Achei fantástica a ideia.
Penso que nem toda classe precise ter um papel Combativo e um papel não-combativo equilibrados; o cara é Controlador (Divino) e Líder, mas é muito melhor sendo Líder. Isso seria possível?, ou iria contra o ideal de equilíbrio?


Reiterando: gostei muito. :3


Oi seu Lindo.

Seria possível? Com certeza. Mas provavelmente não acho que uma "predileção" para algum papel específico PRECISE ser entranhada no sistema, de forma a deixar opções diferentes menos vantajosas que a "certa".

Entendeu, meua migo?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Blackbird em 22 Abr 2011, 10:17

Quando você diz "entranhada" no sistema, você se refere a classes estagnadas? Diz respeito, por exemplo, à existência da classe "Ranger" (que, por pré-definição, suponho que seja Agressor e Batedor) em vez da possibilidade de escolher os tipos "Agressor" e "Batedor" separadamente, e daí caracterizar algo similar ao Ranger?

Agora acho que entendi. Não é uma questão de dizer "Tipo principal: Líder" e "Tipo secundário: Controlador", mas de possibilitar, sem uma mecânica específica, que o jogador distribua os pontos livremente, conforme suas prioridades.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Abr 2011, 10:19

Blackbird escreveu:Quando você diz "entranhada" no sistema, você se refere a classes estagnadas? Diz respeito, por exemplo, à existência da classe "Ranger" (que, por pré-definição, suponho que seja Agressor e Batedor) em vez da possibilidade de escolher os tipos "Agressor" e "Batedor" separadamente, e daí caracterizar algo similar ao Ranger?

Agora acho que entendi. Não é uma questão de dizer "Tipo principal: Líder" e "Tipo secundário: Controlador", mas de possibilitar, sem uma mecânica específica, que o jogador distribua os pontos livremente, conforme suas prioridades.


Por aí mesmo. Não é porque o teu personagem seja da fonte de poder Divino, que ele PRECISE ser Líder para agir de forma otimizada. Pode ser tanto um agressor, como defensor. Ainda tem as características de Divino, como recheio de tudo. ;D
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Filosofia do sistema de combate e de perícias

Mensagempor Madrüga em 22 Abr 2011, 10:25

Não sei se podemos falar exatamente em FONTE, isso é muito 4e. Mas combinar a classe básica + kit + tema de repente PODERIA resultar exatamente num caçador ou paladino, ou algo diferente.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Próximo

Voltar para Sistema e8

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron