Definições: o que queremos?

Moderadores: Madrüga, Moderadores

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Metal Sonic em 10 Mai 2011, 11:14

Eu acho que tem pessoas demais envolvidas no processo de criação, e com pontos de vista muito diferentes.

Como eu falei com o Lumine no chat, acho que seria melhor "fechar" um time de desenvolvimento do que "abrir" esse processo publicamente, porque pelo andar da carruagem vocês vão ficar mais tempo discutindo design e visões de sistema do que efetivamente criando algo sólido.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Deicide em 10 Mai 2011, 11:40

Lumine Miyavi escreveu:Sem coisas como "é identidade das classes", você pode elaborar porque apenas não-mundanos podem ter efeitos diversos?


Eu nunca disse isso que apenas não-mundanos podem ter efeitos diversos.

O que eu disse é que RITUAIS não deveriam ser uma opção "padrão para todos". Eu disse inclusive que não me oponho a um guerreiro aprender rituais, mas sim que pressuponha-se que todos os guerreiros sabem fazer rituais.

Não poderia estar mais errado; M&M foi citado como sistema; a designação de "Poderes" referem-se aos EFEITOS disponíveis para jogadores; semântica de ser um jogo de super-heróis ou não a parte.


Tem tudo a ver, porque os efeitos do jogo se baseiam na ideia de que você vai fazer um personagem com poderes incríveis. Seu personagem pode fazer coisas como voar, disparar raios ou resistir a tiros de canhão. Aí, realmente não importa se é mágica, genética, poder divino ou tecnologia.

Comparando com a ideia de rituais para todos, é o mesmo que dizer: "Esse ritual que permite voar? Bom, o mago invoca o feitiço para levitar por tempo limitado; já o guerreiro pode dar pulos beeeem altos... e pairar no ar... e mudar a direção do salto... e chutar o ar para elevar ainda mais a altitude..." (ou talvez ele monte uma catapulta, se lance no ar e use um para-quedas para controlar a queda? :roll: )

E usar um exemplo de outro jogo pra justificar seu não ajuda, porque não é o proposto aqui. Dá uma lida com mais carinho nos posts anteriores meus, Iuri e Eltor. Não estou propondo Weaboo Fighting Magic, estou propondo EFEITOS pra todos. Como eu tenho feito desde o começo do tópico.


(Porque você usa M&M para defender seu ponto, e eu não posso usar 4e para defender o meu?)

Então faça-me um favor e coloque exemplos/sugestões dos efeitos que está propondo. Proponha um efeito de nível baixo, um médio e um alto. E como parte do desafio, proponha algo que não poderia ser simplesmente coberto por um ou mais testes de perícia e que não seja obviamente sobrenatural.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Vincer em 10 Mai 2011, 14:32

Pelamor, a 4e usa "álgido" como tradução de "frost", isso é ser contra-intuitivo.


Então se a devir erra ainda mais, podemos errar? Mesmo que a solução seja simples? Erros justificam erros? Esse seu exemplo foi desnecessário, só mudar o nome logo para algo adequado :b

Entendo seu ponto Eltor, e a minha primeira proposta realmente é extrema...e inadequada. Tenho o mal hábito de pensar em sistemas 'feitos do zero em diante', seria realmente complicado demais re-adaptar tanta coisa.

Mas acho que ainda falta uma proposta meio-termo adequada. Como já disseram, o cara com força 18 dar um soco tão forte quanto um de força 6 é... ruim. Não no sentido de 'oh meu deus que crime grotesco! isso acabou com o sistema, não vou jogar!', mas não seria o mais adequado.

Deixar os valores de combate apenas nas mãos das classes tem um pequeno porém... personagens ainda mais padronizados? Sério mesmo? Gosto é gosto, tem quem leve isso numa boa. Mas quanto mais customização se tira, para mim é como matar parte do charme e da graça do rpg. Remover um dos features, por assim dizer. Um que muita gente gosta.
Se bem que, por outro lado... não é como se eles(atributos) permitissem tantas permutações interessantes no sistema oficial.
Meu veredicto: questão de gosto.

Queria ver mais opiniões(considerações) quanto a essa idéia, mesmo se ela for descartada. Já deixei de lado uma boa solução(parecida) por causa da resistência que a mesa teve a idéia. É de alto interesse meu ver mais reações a ela.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Mai 2011, 15:30

Vincer escreveu:Se bem que, por outro lado... não é como se eles(atributos) permitissem tantas permutações interessantes no sistema oficial.


Bingo. Exato. Parabéns. Você entendeu o ponto que estou martelando desde sábado. Precisamos apenas de... um dia inteiro de conversa circular pra chegar no mesmo ponto que estávamos lá atrás.

Não quero que se ofenda com isso, Vincer, sei que você adora ficar matutando sistemas e cenários variantes, mas essa prolixidade toda não tem ajudado muito a avançar esse processo de criação...
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Vincer em 10 Mai 2011, 16:53

Desculpa. Apenas conjecturei formas de fazer o que queria sem tirar o feedback que os atributos dão(como efeitos em todo o sistema). Tenho essa mania de pensar 'se é para melhorar, vamos nessa'... enquanto o objetivo pelo visto é apenas simplificar.

Vou ficar só de lurker de agora em diante
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 10 Mai 2011, 23:34

Metal Sonic escreveu:Eu acho que tem pessoas demais envolvidas no processo de criação, e com pontos de vista muito diferentes.

Como eu falei com o Lumine no chat, acho que seria melhor "fechar" um time de desenvolvimento do que "abrir" esse processo publicamente, porque pelo andar da carruagem vocês vão ficar mais tempo discutindo design e visões de sistema do que efetivamente criando algo sólido.

Exato.

Eu proponho a ideia de primeiro fechar os desenvolvedores. Daí abrir a oportunidade da comunidade de dar pitaco, durante um prazo determinado. Fechado o prazo, os desenvolvedores vão para o desenvolvimento. Depois de um tempo, ou aos poucos, vão soltando o que já foi desenvolvido, o que levou eles a darem os passos que deram, etc., novamente abrindo a oportunidade da comunidade dar pitaco.

Acho que assim é mais frutífero do que ficar dando voltas e mais voltas e mais voltas e mais voltas e mais voltas...
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Madrüga em 10 Mai 2011, 23:49

É que antigamente não tinha ninguém nem pra dar pitaco, que dirá "fechar time de desenvolvedores".

Se eu fosse escolher um time aqui pelo tópico, escolheria Phil, Iuri e Deicide, para ficar pequeno. Além de mim, :haha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Lumine Miyavi em 10 Mai 2011, 23:50

O projeto é meu agora. Go home and be a family man. /Ronassicando
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Deicide em 11 Mai 2011, 08:09

Posso sugerir dividir em vários tópicos a discussão? Acho que ficaria melhor ter um tópico pros Atributos, um pra Perícias, um pra poderes (e "pontos de fadiga" ou o que for usado), etc.

Outra coisa: não sei quem é o líder do projeto, Madruga ou Lumine, mas em cada tópico é bom colocar no post inicial os objetivos do design, para que as ideias sigam a mesma direção.

Por exemplo (só exemplo, não sei se esses são os objetivos corretos):

Atributos:
- Manter os mesmos Atributos tradicionais (For, Des, Con, Int, Sab, Car);
- Distribuição por pontos;
- Aumentar a utilidade de todos os atributos;
- Não vai haver itens mágicos para aumento de Atributos, logo o personagem deve parecer bom sem eles;

Pontos a Discutir:
- Método de distribuição;
- Aumento ao longo dos níveis;
- Como interagem com outras características.

O que já foi definido:
(Colocar aqui o que já foi definido, e atualizar conforme o tópico avança)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor LuizTroll em 11 Mai 2011, 08:45

Eu já disse no chat que eu adoraria botar a mão na massa, mas eu não sirvo pra esse tipo de debate, prefiro que vcs escolham o que vão querer, depois de definido eu vou pegar algo pra fuçar.

Meus únicos dois centavos nesse tópico é sobre talent trees ou features trees, como quiserem, sendo possível o jogador escolhes talentos ou habilidades de árvores diferentes construídas pra cada coisa: classe, raça e profissão.
Se não fui claro é só perguntar... eu tento montar exemplo.
"Eu sou mais rico que o Batman!" - Vlog de Deus
SPOILER: EXIBIR

Imagem
Avatar do usuário
LuizTroll
 
Mensagens: 650
Registrado em: 03 Ago 2009, 00:22

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Iuri em 11 Mai 2011, 10:08

Como eu falei com o Lumine no chat, acho que seria melhor "fechar" um time de desenvolvimento do que "abrir" esse processo publicamente, porque pelo andar da carruagem vocês vão ficar mais tempo discutindo design e visões de sistema do que efetivamente criando algo sólido.

Pois é, o lado bom de muita gente dando pitaco é que sempre se tem várias ideias... o problema é que nunca se chega num consenso, e dae corre o risco do pessoal desanimar simplesmente por ter ficado muito tempo no mesmo tópico, sem decidir algo.

Eu ganho algum tipo de carteirinha por fazer parte do time de desenvolvimento? :haha:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Madrüga em 11 Mai 2011, 11:34

Vocês ficam me obrigando a postar, aí fica complicado eu pensar nos meus posts comemorativos (9999 e 10000). :haha:

Deicide escreveu:Posso sugerir dividir em vários tópicos a discussão? Acho que ficaria melhor ter um tópico pros Atributos, um pra Perícias, um pra poderes (e "pontos de fadiga" ou o que for usado), etc.


Eu acho bom excelente. Eu fico meio perdido com essas divisões, mais por inexperiência em gerenciamento de projetos do que por outra coisa. Você tendo essa visão, devemos é aplicá-la.

Deicide escreveu:Outra coisa: não sei quem é o líder do projeto, Madruga ou Lumine, mas em cada tópico é bom colocar no post inicial os objetivos do design, para que as ideias sigam a mesma direção.


Até onde eu sei (e sem guerra de ego), eu queria segurar esse leme ( :hmmm: ), até porque a ideia inicial era um sistema para Tsagr, etc, o que inclui o número 8 por escolha estética (ao invés de um 10 mais funcional, mas menos ).

Mas mesmo assim, se fecharmos um time Madrüga/Lumine/Iuri/Deicide, eu sou a favor de que todos tenham de uma vez os poderes de editar tudo aqui, porque aí agiliza as discussões e definições. Tipo, eu abri o tópico de atributos, nós discutimos bastante, aí o Iuri vai lá e edita o post inicial, para ficar tudo bonitinho.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Deicide em 11 Mai 2011, 19:32

Madrüga escreveu:Até onde eu sei (e sem guerra de ego), eu queria segurar esse leme ( :hmmm: ), até porque a ideia inicial era um sistema para Tsagr, etc, o que inclui o número 8 por escolha estética (ao invés de um 10 mais funcional, mas menos ).


Ok, eu não tinha certeza se era você ou o Lumine, mas você sempre me pareceu quem mais está investindo no sistema, então é bom que seja o líder.

Como líder, você vai ter a tarefa de bater o martelo e tomar definições de vez em quando. Se deixar todos discutindo, nunca vamos chegar a consenso algum (eu penso numa coisa; o Lumine em outra bem diferente, e o Iuri ora puxa pra um lado, ora pro outro). Então quando não tiver consenso e a discussão começar a ficar circular, vai caber a você olhar a discussão e dar o voto de minerva. É imprescindível que você norteie as discussões.

Exemplo: discutindo os Atributos, nós não estamos chegando num consenso perfeito. Você deve então definir o que é o melhor do sistema, bater o martelo para encerrar a discussão e redirecioná-la. "Vamos usar o método em que todos têm a mesma progressão no ataque e o atributo não importa", por exemplo, e aí a discussão passa a se basear nessa premissa.

As decisões não precisam ser finais. Uma definição pode ser temporária até que ser posta numa prova de fogo ou até que outras partes do sistema estejam definidas para complementá-la ou anulá-la. Aí o líder pode ratificar ou retificar sua decisão.

Mas mesmo assim, se fecharmos um time Madrüga/Lumine/Iuri/Deicide, eu sou a favor de que todos tenham de uma vez os poderes de editar tudo aqui, porque aí agiliza as discussões e definições. Tipo, eu abri o tópico de atributos, nós discutimos bastante, aí o Iuri vai lá e edita o post inicial, para ficar tudo bonitinho.


Por mim, tudo bem.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Vincer em 11 Mai 2011, 22:39

Ué, pensava que já era assim:

Pessoal dando pitacos, madruga(e os envolvidos desde o começo) decidiriam o que usar, se algo servisse...
Por isso tava disparando idéias à esmo(brainstorm).

Se estavam/estão usando isso aqui como desenvolvimento básico... não vai a lugar nenhum mesmo. Usem o fórum como fonte e feedback, façam um docs com a documentação de fato, usem aqui apenas para brainstorming

E num tópico apropriado apenas vão dando update num log geral, como a coisa tá ficando.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Definições: o que queremos?

Mensagempor Gun_Hazard em 18 Mai 2011, 10:09

Estou lendo ainda na página 9...

Perdi muita coisa?
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

AnteriorPróximo

Voltar para Sistema e8

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron