Deicide escreveu:Eu sugiro que os conjuradores precisem de algum objeto para lançar feitiços, como uma varinha, cajado, adaga, fetiche, grimório, etc. Eles teriam também magias de uso ilimitado, que não gastam nada. E, é claro, magias maiores e mais limitadas.
Isso permite que:
- Quando capturados ou percam o foco/implemento/etc., não possam usar magia livremente (já notaram o quão difícil é conter um mago de D&D 4e numa prisão? Ele tecnicamente está "armado o tempo todo");
- Tenham opções de ataques, como os combatentes têm, para quando não querem usar seus feitiços maiores.
Outra coisa que sugiro é que "pontos de magia" sejam renomeados para alguma outra coisa (fadiga?) e que mesmo os combatentes e especialistas tenham habilidades que precisem gastar pontos de fadiga para usar, assim eliminando ou reduzindo a necessidade de "poderes por encontro".
Eu sei que vou ser ou elogiado, ou ignorado pelo que vou sugerir; pra mim não existe meio termo: ou tu padroniza tudo como na 4e ou então permanece no método 3e de superar efeitos mundanos de mágicos e fica por isso mesmo. Basicamente, isso foi o que deu o pontapé inicial pro meu brainstorm, e com isso, pra começar a tentar convencer o Madruga que uma mudança grande valeria a pena.
Vou copicolar do documento de brainstorm, que acho que todo mundo aqui teve acesso (se não teve, me avisa mandando uma pm com email, se interessar).
Magias com "Charge Time"
Essa ideia não implica em deixar o mago parado, apenas que as magias demoram mais pra sair em combate, algo como levar dois turnos pra conjurar. Pode usar uma mecânica similar ao Final Fantasy Tactics, onde você passa "X ticks" conjurando, e se levar dano nesse meio tempo, não pode se proteger de forma ativa (provavelmente tomando penalidade em Defesa). Você não perderia a magia, nesse caso, exceto em casos especiais (efeitos feitos para interromper a concentração).
Custos de usar efeitos em geral
MP: Subir de nível aumentar a reserva do personagem, ou seja, a resistência física para se esforçar (não necessariamente somente pra magias). Tem a possibilidade de todos os efeitos de todos usarem a mesma reserva. Cada efeito tem um custo baseado no seu nível ou poder, a definir.
Cansaço: Usar um efeito não gastaria nada, mas concederia "pontos de cansaço", que não afetariam o desempenho do personagem até que ultrapassem o seu limite, um número que aumenta por nível. Mesmo nesse limiar, você -pode- continuar usando efeitos, mas vai se colocar em risco, talvez perdendo pontos de vida ou... pior.
Quando eu digo "carregar" não quero dizer "final fantasy 6", onde o personagem fica parado conjurando, e sim algo como "Super Metroid" ou "Mega Man": você precisa reunir energia pra gerar um efeito, o que não significa que você precise ficar parado, estático. Uma vez carregado, o efeito --precisa-- ser lançado.