Gun_Hazard escreveu:Prá que dois Reflexos?
Não é mais fácil considerar "Toque" igual a 1/2 do Reflexos?
Não. Veja bem, só tem "dois" Reflexos quem usa armadura ou tem alguma habilidade similar para defletir ataques físicos. Para quem não usa armadura alguma, Toque = Reflexos.
Cheguei nesse negócio de "dois" Reflexos num estágio inicial de criação de um sistema próprio. Na época estavam saindo as primeiras notícias da 4e, onde tinham dito que na nova edição, ao fazer um ataque "de toque", você deveria acertar Reflexos, e não CA. Fazia todo o sentido.
Na versão final da 4e, contudo, essa ideia sumiu. Existem ataques contra Ref, e ataques contra CA, mas não "ataques de toque". (E, tecnicamente, é possível na 4e ter Reflexos superior à CA, através de talentos e bônus raciais e de classe, especialmente se o personagem estiver sem armadura por algum motivo)
Bom, voltando à geração do sistema, eu inicialmente também tinha separado CA e Reflexos, mas queria que fossem relacionados. Afinal, os conceitos são muito semelhantes: Reflexos é a habilidade de evitar ataques; CA também é isso, mas acrescida de proteções físicas para defletir ou absorver ataques. Inicialmente, CA seria "Reflexos + bônus de armadura", o que funciona legal, mas gerava um pouco de confusão quando havia poderes/talentos que davam bônus em CA, e os que davam bônus em Reflexos. Afinal, todo poder que aumentava Reflexos aumentaria CA, mas o contrário não era verdadeiro.
No fim, resolvi só ter Reflexos, mas com um valor separado de "Toque" (que não soma armaduras e escudos). Bônus agora se referem só a "Reflexos", não existindo mais estatísticas que mencionam CA, e isso simplificou bastante a criação de poderes. Quando um ataque é de toque, ele é feito "vs. Reflexos (Toque)" ao invés de apenas "vs. Reflexos".
A solução também criava um certo equilíbrio, visto que ataques armados somam o bônus da arma e precisam vencer o Reflexos total, mas ataques mágicos não têm bônus e só precisam vencer o valor de "Toque".
Na prática a solução ficou legal, não encontramos grandes problemas em jogo e ficou bem natural. Por isso que privilegio ela. Contudo, e8 não é um sistema "meu", nem quero fazê-lo parecido demais com algo que já estou fazendo para mim, então queria que o Madruga exercesse seus superpoderes e definisse qual o caminho de design seguiremos. Já temos três quatro propostas no mínimo:
- 3.X
- 4e
- Fundir Reflexos e CA, usando valores de "Toque" e "total".
- Fundir Reflexos e CA, usando só o valor natural, e armaduras dão RD;