Pontos a Discutir:
- Qual mecanismo será usado para controlar o uso de poderes? Como tais habilidades são recuperadas? Pontos de poder/fadiga/magia? Habilidades diárias? Habilidades por encontro?
É preciso lembrar que cada escolha impõe certas características ao sistema:
- Pontos de "fadiga": Implica em maior versatilidade e liberdade ao personagem, mas permite a repetição indiscriminadas do uso de poderes, o que exigirá maior cuidado na hora de desenhar tais habilidades. Também é preciso definir como os pontos são recuperados: eles podem ser recuperados após cada encontro, ou somente no início de cada dia de aventuras?
- Habilidades de Encontro: Um pequeno período de descanso (1-5 minutos) permite recuperá-las. Implica em menor versatilidade, mas habilidades mais poderosas podem ser criadas, sabendo-se que não é possível abusá-las repetidamente;
- Habilidades Diárias: Um longo descanso (6-8 horas) permite recuperá-las. Implica em versatilidade ainda menor, embora algumas possam ser utilizadas mais de uma vez por dia (por exemplo, usar 3/dia). Permite criar habilidades vastamente poderosas, cujo valor tático impede que os personagens as usem sem consideração. Contudo, pode implicar na síndrome do "vamos descansar antes de continuarmos a aventura".
- Combinando as propostas?: Nada impede que o sistema use as três propostas acima. Habilidades pequenas, como raios mágicos e ataques especiais podem custar pontos, mas algumas habilidades poderiam, além de custar pontos no encontro atual, ter limitações de uso por encontro ou diário. Isso permitiria tanto maior versatilidade, como daria aos personagens alguns "efeitos bombásticos" dos quais não poderiam abusar. Contudo, gera mais complicação nas regras.
O que já foi definido:
Até onde sei, favorece-se o método de pontos de "fadiga", mas os detalhes ainda não foram definidos.
Discutam!
