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Re: Design: Poderes e Habilidades Especiais

MensagemEnviado: 25 Ago 2011, 19:22
por Deicide
Aqui vai uma sugestão meio louca que me veio na cabeça:

Cada personagem tem direito a um "Impulso Heroico" (ou seja lá que nome usar) por dia.

Um "Impulso Heroico" é uma ação livre/menor/mínima (depende de qual sistema de ações usaremos) que dá ao personagem um número de Pontos de Fadiga iguais ao total que ele perdeu ao longo do dia devido a sucessivos encontros. Esses pontos podem superar o limite atual do personagem, mas uma vez perdidos não podem ser recuperados exceto por meio de um descanso longo.

Por exemplo, o personagem tem 8 pontos. Depois de três encontros, ele começa um novo encontro com apenas 5 pontos devido às perdas cumulativas. Contudo, esse encontro será muito difícil, então o personagem usa seu Impulso Heroico para ganhar três pontos de fadiga extras.

Usar o Impulso Heroico conta como um encontro adicional: o limite do personagem ao fim daquele encontro é reduzido em dois, ao invés de apenas um. No exemplo acima, ao fim do encontro e após um descanso curto, o personagem teria apenas 3 pontos de fadiga.

Re: Design: Poderes e Habilidades Especiais

MensagemEnviado: 25 Ago 2011, 21:33
por Madrüga
Iuri, por exemplo: o cara tem 8 pontos de fadiga. No primeiro encontro, ele luta, descansa. No segundo encontro, ele tem 7. No terceiro encontro, 6. No quarto encontro, ele tem 5, usa seu fôlego e recupera 3. Depois da luta, ele descansa, e fica com 4.

Percebe? A sequência de combates e o "-1 cumulativo" CONTINUAM. Nada muda, ele só ganhou pontos a mais em UM encontro.

A sugestão do Deicide parece legal também...

Re: Design: Poderes e Habilidades Especiais

MensagemEnviado: 26 Ago 2011, 21:20
por Iuri
Entendi melhor o que tu quis dizer.

Uma divergencia do sugerido pelo deicide deste exemplo do madruga seria a questão do pulso fazer o encontro contar como um encontro a mais para efeitos de "-1 cumulativo" (isso precisa ter um nome. que tal 'fadiga acumulada'?). Eu acho que isto é um ponto interessante de incluir na regra, pelo seguinte: é muito comum a existencia de um encontro clímax da aventura, que geralmente é colocado no final da mesma (como a figura do chefão). Qual momento mais dramático que este para que o grupo puxe as últimas forças lá do dedão do pé? Além disso, estes encontros clímax tendem a ser mais difíceis que os anteriores, então esta realmente é a melhor hora para usar o pulso heróico. Em termos práticos, esta fadiga cumulativa extra pode servir como motivação para guardar o pulso pro fim da aventura, e tornar a cena final muito mais dramática. Pode parecer que há um desejo de controlar os jogadores (há, só podem usar o diário quando eu quiser), mas há uma grande desculpa fluffística por trás disso: afinal, forçar o corpo aos extremos tem consequências.

Quanto a sugestão do deicide: mas se a segunda luta do dia estiver muito dificil, o cara vai usar o pulso e ganhar só 1 pontinho? É uma boa sugestão, só acho que o pulso deveria ser efetivo mesmo se usado nos primeiros encontros do dia (mas um "fadiga acumulada + 1" talvez já resolva o problema).

Re: Design: Poderes e Habilidades Especiais

MensagemEnviado: 27 Ago 2011, 09:59
por Deicide
Iuri, minha sugestão é simplesmente para "reiniciar" o total de pontos de fadiga para algum encontro tardio mais difícil. Note que o total de pontos recuperados sempre vai fazer com que o personagem possa usar seu máximo de pontos naquele confronto.

Se for só o segundo encontro do dia, em que ele vai estar com seu total -1, eu não vejoa necessidade de usar essa habilidade.

Re: Design: Poderes e Habilidades Especiais

MensagemEnviado: 27 Ago 2011, 10:22
por Madrüga
Aí não seria muito metajogo? De repente esse segundo pode ser O MAIS complicado encontro do dia...

Re: Design: Poderes e Habilidades Especiais

MensagemEnviado: 27 Ago 2011, 13:23
por Iuri
O cara tá separado do resto do grupo (algo comum de ocorrer), encontra um grupinho de monstros feiosos, como segundo encontro do dia. Usa o maior poder que tem (3 pt de fadiga) e dois poderes menores (2 pt de fadiga cada), e fica com fadiga total (é nivel 1). Mas ainda sobraram dois monstros: a batalha é mais dificil do que ele esperava. O medo da morte faz com que o personagem crie coragem e supere suas fraquezas... ganhando um ponto extra. Não vai ser tão útil neste encontro.

Re: Design: Poderes e Habilidades Especiais

MensagemEnviado: 27 Ago 2011, 14:18
por Deicide
Madrüga escreveu:Aí não seria muito metajogo? De repente esse segundo pode ser O MAIS complicado encontro do dia...


Iuri escreveu:O cara tá separado do resto do grupo (algo comum de ocorrer), encontra um grupinho de monstros feiosos, como segundo encontro do dia. Usa o maior poder que tem (3 pt de fadiga) e dois poderes menores (2 pt de fadiga cada), e fica com fadiga total (é nivel 1). Mas ainda sobraram dois monstros: a batalha é mais dificil do que ele esperava. O medo da morte faz com que o personagem crie coragem e supere suas fraquezas... ganhando um ponto extra. Não vai ser tão útil neste encontro.


Bom, vai a mesma resposta aos dois: se o Mestre mandou um desafio que os personagens não têm chance de superar, mesmo com suas habilidades máximas e renovados como se não tivessem tido nenhum encontro naquele dia, então o problema não está no sistema.

Re: Design: Poderes e Habilidades Especiais

MensagemEnviado: 28 Ago 2011, 20:35
por Iuri
Faz sentido.

Re: Design: Poderes e Habilidades Especiais

MensagemEnviado: 28 Ago 2011, 20:45
por Madrüga
Então fechamos?

Re: Design: Poderes e Habilidades Especiais

MensagemEnviado: 28 Ago 2011, 23:16
por Deicide
Por enquanto sim.