Sistema da Spell, Discussão e Idéias

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Mensagempor GoldGreatWyrm em 26 Jun 2010, 20:46

Entendi. Mas não ficaria ruim, digamos, jogar de um mago puro, clássico, com poucos PFs, que ainda demoram para ser recobrados?
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Mensagempor Lumine Miyavi em 26 Jun 2010, 23:49

Sim, e não. Provavelmente um arquétipo de mago / diferencial que conceda magia daria mais PF, ou concederia "níveis extras" como os pontos de vida são, com a restrição de só poderem ser usados pra magias.
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Mensagempor GoldGreatWyrm em 27 Jun 2010, 00:37

Interessante. Ótima idéia.

Esse sistema está ficando excelente, Phil.
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Mensagempor AKImeru em 27 Jun 2010, 17:54

Eu tenho que concordar. Esse sistema tem futuro.
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Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Jun 2010, 18:18

Vale frisar aqui que a minha idéia de magias é a seguinte:
(lembrando que Pontos de Fadiga = Essência)

Magias básicas, que qualquer mago iniciado é capaz de fazer são "de graça", mas custam bastante AP pra gerar Essência do ambiente (algo entre 6-10, as vezes ultrapassando rodadas com custos maiores que 10). Gastar Essência do próprio personagem agiliza esse processo.

Ao invés de gastar 10 AP, o personagem pode escolher gastar 4 AP e 2 de Essência.

Qualquer magia forte / maior / complexa necessita obrigatoriamente de gasto de Essência; essas mesmas magias também poderiam ser aceleradas com ainda mais Essência sendo gasta caso exista essa opção.

Uma magia complexa custe 10 AP e 2 de Essência para ser iniciada; poderá ter um custo alternativo que reduza este tempo para 6 AP e 4 de Essência.

Entretanto, mesmo com essas opções, certas magias são complexas / demoradas demais para serem reduzidas mesmo com com o gasto de Essência.
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Mensagempor GoldGreatWyrm em 27 Jun 2010, 18:24

Ficaria algo como Magias/Rituais?

E adorei o conceito, me lembra FFT.
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Mensagempor Youkai X em 27 Jun 2010, 22:50

como vai saber que um personagem de nivel alto poderia lançar magias bem mais fortes que magos de niveis baixos?
qual seria o sistema pra isso ?
qual o nivel de poder pretendido?
algo mais como D&D 4e ou mais pé no chão?
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Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Jul 2010, 09:50

como vai saber que um personagem de nivel alto poderia lançar magias bem mais fortes que magos de niveis baixos?
qual seria o sistema pra isso ?
qual o nivel de poder pretendido?
algo mais como D&D 4e ou mais pé no chão?


1 e 2) Através da quantidade de magias acumuladas, fora que as de nível mais alto, em teoria, necessitariam das de nível mais baixo como pré-requisitos (veja "Explosão de Ar" e "Lança de Ar" como exemplo). Alias, não vale só pra magos, mas pra qualquer diferencial.

3 e 4) Heróico estilo filmes de ação com orçamento alto com meu ponto de partida; bastante wire-fu e efeitos especiais em CG! XD

Não pretendo atingir a escala épica, pelo menos não como o sistema está sendo feito no momento; isso é algo pra se pensar depois.

Editado: Novo (alias, primeiro) ritual, novas manobras e magias, correção de alguns erros de digitação e ideias novas que necessitam de desenvolvimento.
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Mensagempor Sr. Pichu em 07 Jul 2010, 12:58

o impacto duplo com arma poderia ignorar armadura OU parte dela
afinal, o primeiro golpe é justamente prá distrair e abrir a guarda do oponente
outra, essas manobras de ataque duplo não são lá tão fáceis de se aprender,
eu diria que já está numa categoria avançada, não básica

e o golpe atordoante poderia sacrificar mais dano para causar penalidades pelo resto do combate, cumulativas, afinal, esse é o propósito de atacar "áreas vitais"
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Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Jul 2010, 01:33

Sobre raças:

Pensei em raças dar diferenciais raciais, e não mexer em atributos.

Um elfo padrão de "D&D" seria algo como:
Diferencial Racial: Elfo
Uma raça mística com aparência humanóide geralmente aprazível. São mais baixos e menos fortes, porém mais rápidos e coordenados que os humanos. São seres mágicos, ligados à natureza.
Custo: X Pontos
Descritores: Racial
  • Imunidade a efeitos com os Descritores “Sono e Magia”
  • Recebe as Qualidades “Resistência à Efeitos (Encantamentos)” e “Sentidos Aguçados: Visão”
  • Escolha uma uma das seguintes armas, escolhidas durante a criação de personagem: Arco, Espada Reta ou Espada Curva; você recebe um bônus de +2 em jogadas ofensivas quando utilizar uma arma do tipo escolhida.

Já um Nagashi seria, em regras, parecido com isso:
Diferencial Racial: Nagashi
Aparentam ser a cruza entre uma naga e um ser humano, com cores apropriadas para a família a qual o individuo pertence; são em geral violentos, frios e calculistas.
Custo: X Pontos
Descritores: Racial
  • Imunidade a efeitos com com os Descritores “Veneno e Nagashi”
  • Imunidade a Mácula da região de Nova Najatash
  • Recebe as Qualidades “Resistência à Efeitos (Veneno)” e “Sentidos Aguçados: Faro”.
  • Selecione um diferencial Racial de “Herança de Família Nagashi”

Also, Gegê, não me mate por usa-la sem permissão. ii'
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Mensagempor Youkai X em 08 Jul 2010, 01:39

pô, pena mesmo que não vão afetar atributos. Mas as propriedades raciais ficaram legais. E como faria pra ter algum poder equivalente a um encounter ou daily racial? Só por curiosidade. Ou algum poder racial que gaste PFs automaticamente.
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Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Jul 2010, 10:34

Sr. Pichu escreveu:o impacto duplo com arma poderia ignorar armadura OU parte dela
afinal, o primeiro golpe é justamente prá distrair e abrir a guarda do oponente
outra, essas manobras de ataque duplo não são lá tão fáceis de se aprender,
eu diria que já está numa categoria avançada, não básica

e o golpe atordoante poderia sacrificar mais dano para causar penalidades pelo resto do combate, cumulativas, afinal, esse é o propósito de atacar "áreas vitais"


Sobre essas manobras: Provavelmente haverá uma "árvore" com um pré-requisito ou mesmo patamares com uma necessidade de "escadinha" de manobras:

  • Arremesso Curvo é um manobra de "Tier / Patamar 1"
  • Arremesso Espiral é uma manobra de "Tier / Patamar 2"
Para comprar uma manobra de Patamar / Tier acima de um, você precisa ter no mínimo uma manobra de Patamar / Tier anterior, do mesmo Descritor (Marcial, Magia, Movimento, Arma Cortante, etc). É claro, algumas manobras podem ter pré-requisitos específicos:

  • Punho de Essência tem como pré-requisitos Golpe Sequêncial e Rajada de Essência
Por ser uma manobra ao mesmo tempo com os Descritores Marcial E Magia recebe ao mesmo tempo benefícios de qualidades, diferenciais e quaisquer bônus que ambos recebam.



pô, pena mesmo que não vão afetar atributos. Mas as propriedades raciais ficaram legais. E como faria pra ter algum poder equivalente a um encounter ou daily racial? Só por curiosidade. Ou algum poder racial que gaste PFs automaticamente.


Poderes de encontros e diários são relativamente simples; um encontro é uma manobra com "recarga" de minutos, e um diário é uma manobra com limitação de só pode utilizar uma vez a cada descanso. Não estou pensando neste tipo de manobra no momento, mas posso criar uma manobra "de encontro" como exemplo do que quero dizer, além de descritores apropriados e uma qualidade que permite algo mais.

Entre a Foice e o Martelo
Manobra ofensiva marcial avançada, você utiliza o efeito de alavanca em sua arma para atingir o oponente e abrir sua guarda; antes que se recupere, você ataca com sua arma secundária na abertura de defesa criada.
Descritores: Marcial, Duas Armas (Impactante e Cortante), Jogada Ofensiva, Encontro
Alcance: Corpo-a-corpo
Custo: 8 PA, 4 PF
Efeitos: O personagem realiza um corpo-a-corpo com bônus de +4 na jogada ofensiva com sua arma Impactante. Caso atinja, você pode imediatamente desferir um ataque com sua arma cortante contra o mesmo oponente, ignorando 3 pontos de Armadura do oponente.

Descritor Encontro: Um diferencial, manobra ou arma com esse descritor só pode ser utilizado uma vez durante um combate, mas várias vezes ao longo do dia, desde que você ainda possa pagar seu custo. Normalmente é uma manobra que exige surpresa ou gasta bastante energia do personagem, necessitando de um breve descanso antes que possa ser usada novamente.

Descritor Diário: Um diferencial, manobra ou arma com esse descritor só pode ser utilizado uma, necessitando de uma noite completa de descanso antes que possa ser usado novamente, mesmo que você ainda possa pagar seu custo. São é uma manobra que exigem muita energia do personagem, necessitando de um longo tempo descanso antes que possa ser usada novamente.

Esforço Extremo
Custo: X Pontos
Descritores: Resistência
Efeitos:
  • Você pode ignorar o descritor Encontro de uma manobra ou diferencial, desde que pague o dobro do custo normal em PFs. (por exemplo, 8 PFs por uma manobra que custe 4)
  • Você pode ignorar o descritor Diário de uma manobra ou diferencia, desde que pague o triplo do custo normal em PFs. (por exemplo, 12 PFs por uma manobra que custe 4)

Sobre gastar PFs automaticamente, não entendi.
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Mensagempor Sr. Pichu em 08 Jul 2010, 11:53

entendi
então poderá ter uma árvore de combos? XD
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Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Jul 2010, 12:25

Provavelmente até combos -verdadeiros-, desde que o cara pague Fadiga. Talvez o jogador possa anotar na própria ficha essas manobra prontas.

Pooooooooor exemplo:
El Mariposa ataca um capanga de Cabrón Calavera, e possuí as manobras Impacto Duplo e Golpe Sequêncial.

Cada uma custa 8 PA, e juntas dariam 16 PA, impossíveis de ser feitas num só turno. Porém, com o gasto de 1 PF cada, cada manobra é feita gastando apenas 3 PA. O jogador decide que é um custo pequeno e vai contra o capanga com toda força.

Mariposa então ataca o capanga com um Impacto Duplo (3 PA, 1 PF), seguido de um Golpe Sequêncial (3 PA, 1 PF) e termina seu turno com uma manobra de Empurrar (4), totalizando seus 10 PAs.
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Mensagempor AKImeru em 08 Jul 2010, 12:31

Vontade Sovietica
Custo: X Pontos
Descritores: Vontade
Efeitos:
Você tem imunidade a descritores "frio". Toda vez que você executa uma ação com o descritor frio que consuma PF você consome 1 PF a menos daquele poder.
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