Fato. Não estou contra nem a favor, muito pelo contrário e vice-versa. Mas vou me aproveitar de textos deixados pelo Sampaio e pelo Eltor na SF para falar sobre esse papel.
Sobrevivente tem 3 formas de agir: Ajudar a cidade, ajudar a máfia, e ficar quieto no canto até o tiroteio acabar.
Ajudar a máfia é impossível, porque eles só tem como saber que eu estou ajudando eles se eu me declarar abertamente no tópico. E se algum sobrevivente fizer isso, não passa daquele dia porque será linchado.
Ficar quieto é uma estratégia válida, mas pode facilmente ser confundido com "mafioso na moita" e também acabar morto pela cidade. Ou pior ainda, ser confundido com Médico e ser morto pela máfia.
Assim sendo, o melhor negócio para um sobrevivente é ajudar a cidade, já que ele precisa ficar vivo até o final, e é mais rápido matar todos os mafiosos do que esperar os mafiosos matarem a cidade.
Quanto ao meu poder, eu pretendo violar a lei e convidar o 'dimenor' da máfia pra noitada. Caju vai ser meu convidado de honra essa noite. Tomara que ele seja o godfather e saia bêbado e mate um colega mafioso por acidente.