Você foi investigado, simples. E embora "não parecesse ter intenções malignas", não era um cidadão. Explique.
Simples, eu sou Yannalles, um elfo Feiticeiro, estou nessa expedição simplesmente porque é uma fonte incrível de conhecimento arcano, onde eu posso procurar por artefatos poderosos e conhecimento perdido. Não sou membro de nenhum grupo ou coisa que o valha, sou independente. Os conflitos entre membros de qualquer grupo e patéticos adoradores de entidades não me interessa, sou motivado apenas pela minha sede de conhecimento e poder que venho acumulando durante os longos anos de minha existência.
Como vocês devem saber, posso ser bem útil para a cidade como já fui, visto que já passei o diamante e ainda usei meus poderes arcanos para espionar Tarlis, confirmando seu papel assassino.
Eu tenho uma quantidade de magias que posso utilizar e as venho conjurando para me manter vivo até essa parte do jogo. No momento posso imobilizar pessoas, ficar invisível e espionar outra pessoa (meu último pergaminho). Já utilizei magias, mas posso gastar uma noite para adquirir novamente um poder para utilizar futuramente (embora a magia que eu venha eventualmente a conseguir dependa do que eu encontrar, já que consigo esses poderes de itens que consigo em explorações).
Agora, cidade, querem minha ajuda? Tenho certeza que posso ser mais útil que alguns cidadãos.