por Nibelung em 20 Jan 2010, 21:48
Tem basicamente 3 dipos de DPSers no DDO: dual-wielding rogues (maximizar o dano do ataque furtivo), crit-based (consiste em usar armas com mais chances de critico, e abusar de efeitos que causam dano adicional em crítico, como elemental burst), e power-attack two-handed (pegar uma arma de duas mãos e causar o máximo de dano possível com um golpe só). Cada um tem suas vantagens e desvantagens.
Olhando puramente números contra adversários teoricamente neutros (CA média, sem DR, sem elemental resist), o melhor DPS é o crit-based. A eficácia dele contra inimigos imunes a críticos cai, mas se for baseada em bursts, ainda pode sair alguns números decentes. No geral, é a build dps mais popular do jogo. A maioria são rangers, pra ter um bônus absurdo de dano com favored enemy.
Rogue com ataque furtivo é PIOR ainda que o crit-based contra criaturas imunes a ataque furtivo, porque no crit-based, ele ainda consegue usar as armas burst em caso de crítico. Mas em troca, o dano do ataque furtivo no DDO é um dos melhores bônus de dano que qualquer DPS pode ter. +10d6 (que no DDO equivale na verdade a 30+10d3, média 50 de dano), e mais os vários bônus de classe pra aumentar dano de furtivo, e com TODOS OS BONUS ENTRANDO EM TODOS OS ATAQUES, faz essa build ser ótima. O problema? Rogue tem d6 de vida, só sabe usar armadura leve, e contra inimigos com fortificação, ele é completamente inutil se depender só de sneak atack.
Ambas as builds acima tem como o maior problema delas uma coisinha chamada DR: Damage reduction. É uma característica (absurdamente comum em níveis altos) que reduz o dano de seus ataques caso eles não sejam de um tipo específico. Por exemplo, para passar a DR de um Flesh render, você precisa de uma arma de ferro frio E boa. Por exemplo, uma cold iron khopesh of pure good. Um Clay Golem precisa de uma arma de contusão de adamante, como uma Adamantine Heay Mace. E por aí vai. Atacar inimigos sem penetrar a DR deles faz o seu dano básico cair, e como sua build é focada em dar vários ataques de dano mediano, você acaba sendo mais afetado por resistências inerentes.
Aí vem o DPS de arma de duas mãos. Com enhancs que potencializam o Power Attack, e VÁRIOS itens que aumentam mais e mais a sua força (que é aumentada em 50% pra determinar o bônus de dano dessas armas), você não sofre muito os efeitos de uma DR enorme, porque se seu dano cair de 230 pra 215, você não se incomoda muito. Em troca, você faz menos ataques por segundo, e por consequencia, tira menos críticos por segundo. Dessa forma, a longo prazo, a quantidade reduzida de críticos faz seu dano por segundo ser pior.
Tem outras boas builds melee que não dependem exclusivamente de dps (tripper, curser, vorpal), mas se você for seguir pelo caminho de dps, indiscutivelmente você vai passar por uma dessas três opções: Duas armas crit-finisher, ladino twf, ou arma grande + power attack.

Avatar atual: Gokai Red
Em tradução: Capítulo 14: GênioGostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.