Eltor Macnol escreveu:Só um pequeno adendo meio fora de assunto, mas relacionado à reflexão regras de mesa -> jogo online...
O sistema de magias do DDO é a representação perfeita de como poderiam ter acabado com o sistema de magia vanciana na 3e. Você ainda "prepara" magias, mas tem total liberdade para
conjurar elas na combinação que preferir enquanto seu mana durar, e ele pode ser recuperado com descanso mais rápido, não com um limite diário arbitrário.
Não é à toa que feiticeiro era minha classe preferida na 3e.
Concordo completamente.
Sampaio escreveu:e também não pretendo levantar a antiga discussão da 4ª edição ser um videogame de papel.
Ah, era mais fácil vc ter falado "Sampaio, não entre na discussão!"!

Claro que não Sampaio. Sua participação é muito bem-vinda.
Só não quero mais trocentas páginas sobre um assunto exaustivamente debatido e que não levou a nenhuma conclusão objetiva!
Sobre o tópico, minha HUMILDE opinião:
Diferentemente de alguns, acho que a mecânica da nova edição poderia funcionar bem com o jogo online.
O Sistema de perícias com certeza facilitaria sua maior utilização. Poder utilizar Natureza, Exploração ou Arcanismo para descobrir alguma característica sobre o inimigo seria ótimo. Algo como um Scan (da série FF) rudimentar.
Implantar desafios de perícias nas quests se tornaria possível para os desenvolvedores do jogo. E um atrativo para os jogadores. Pegando um exemplo do subfórum de D&D, seria interessante ter a escolha de como invadir um acampamento inimigo: Dar uma de Rambo e aparecer pela estrada, ou escalar uma montanha íngreme e com possibilidade de avanlanches, raios... Mas pegando-os de surpresa.
Outro ponto interessante é a facilidade de todos os personagens se curarem.
Com os Pulsos de Cura e Retomar o Fôlego seria mais fácil para classes não-curativas se aventurarem pelo mundo de jogo.
E por último, a grande sacada seria implementar ainda mais a necessidade colaborativa.
Na 3.X, em certos níveis, algumas classes são praticamente auto-suficientes.
E não apenas conjuradores primários de nível alto. Ladinos com Usar Instrumento Mágico, Paladinos e Rangers também podem se virar bem sozinhos em dados momentos do jogo.
Com a mecânica da 4ª edição da maneira que as classes estão organizadas, a interdependência seria mais acentuada. O jogo em modo solo seria mais desafiador para cada classe dependendo do tipo de quest (um controlador iria bem contra hordas de lacaios, mas não contra grupos de adversários resistentes, e um agressor sofreria com muitos adversários e assim sucessivamente.) Em modo cooperativo, por outro lado, a capacidade do grupo de lidar com desafios diversificados seria encorajadora para que as pessoas continuassem a formas grupos.
tristan_arthur escreveu:eu sempre achei q essa mudanca no DDO de ficar free e chegar logo no nivel 20 era uma maneira rapida de segurar os players mais 1 ano enquanto o DDO 4d ainda nao ta pronto.
em relacao do DDO para o DD 3d. nossa fora o mana que ja falaram os enhacmente funcionam muito melhor que as prestige class, "seria" uma boa contribuicao tambem a 3d.
o D&D4 na minha opiniao ja foi feito pra jogar online

o equilibrio das classes eh otimo, nao mas aquele fighter de baixo nivel eh mais forte que mago de baixo nivel e no nivel alto mago eh deus e fighter nao faz nada. O problema eh que nao pode ser de novo o mesmo mundo ddo com oberron ja ta bom... tem q fazer um jogo novo em um mundo novo. forgoten?

cara...forgoten online ia fazer muito sucesso

Torço ansiosamente por isso mas espero que o cenário continue sendo Eberron.
Está na hora de chutar bundas em Sharn ou sofrer na Mournland.