...e se fosse com regras da 4e?

DDO - Eberron Unlimited agora pode ser jogado de forma gratuita. Nessa seção, informações sobre o jogo, grupos fixos e muito mais!

Moderadores: Nibelung, Moderadores

Mensagempor Batata em 27 Out 2009, 23:40

Não sei se é o tópico certo, e também não pretendo levantar a antiga discussão da 4ª edição ser um videogame de papel.

Tendo dito isto, gostaria de saber se vocês acreditam que o MMORPG poderia ser mais divertido caso fosse baseado em regras da 4ª edição. Ou caso 'melhor' seja um conceito complicado, quais diferenças na abordagem ao jogo que teríamos.

Pergunto porque não consegui evitar de pensar nisso enquanto montava o meu primeiro personagem.
Depois de tantos anos jogando a 3.X, com alguns poucos meses de 4ª edição eu já não me lembrava (perfeitamente) como muitas coisas funcionavam antes.

Quando percebi que poderia fazer muitas quests em modo solo, fiquei ainda mais impressionado.
Acabei me familiarizando demais com a divisão por roles e a mecânica de grupos da nova edição...
Batata

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Out 2009, 06:43

Mensagem transferida para um tópico próprio. Não tenham medo do botão "Criar Novo Tópico", pessoas. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor oculto em 28 Out 2009, 07:39

Mudaria mta coisa, principalmente nas mecânicas específicas, mas creio que seria indiferente para um leigo em D&D que começaria a jogar já na 4.0. Pra mtos deles o que importa é sair distribuindo espada para todos os lados.
Agora, pra quem conhece as duas edições, a mudança seria notável principalmente na parte de poderes, que é a real condição de sucesso de um personagem na 4e, diferente do peso da escolha de itens mágicos e talentos na 3.5, mas é difícil avaliar as demais diferenças principalmente porque num jogo digital muita coisa também muda comparado à edição a qual ele pertence. O DDO atual tem mtas diferenças comparada à 3.5e. Acho que a justificativa para isto é deixar o jogo mais dinâmico, caso contrário seria uma chatisse q nem "Pool of Radiance", lançado nos idos de 2001 (se me recordo bem).
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Out 2009, 08:16

Só um pequeno adendo meio fora de assunto, mas relacionado à reflexão regras de mesa -> jogo online...

O sistema de magias do DDO é a representação perfeita de como poderiam ter acabado com o sistema de magia vanciana na 3e. Você ainda "prepara" magias, mas tem total liberdade para
conjurar elas na combinação que preferir enquanto seu mana durar, e ele pode ser recuperado com descanso mais rápido, não com um limite diário arbitrário.

Não é à toa que feiticeiro era minha classe preferida na 3e.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor tristan_arthur em 28 Out 2009, 10:40

eu sempre achei q essa mudanca no DDO de ficar free e chegar logo no nivel 20 era uma maneira rapida de segurar os players mais 1 ano enquanto o DDO 4d ainda nao ta pronto.

em relacao do DDO para o DD 3d. nossa fora o mana que ja falaram os enhacmente funcionam muito melhor que as prestige class, "seria" uma boa contribuicao tambem a 3d.

o D&D4 na minha opiniao ja foi feito pra jogar online :) o equilibrio das classes eh otimo, nao mas aquele fighter de baixo nivel eh mais forte que mago de baixo nivel e no nivel alto mago eh deus e fighter nao faz nada. O problema eh que nao pode ser de novo o mesmo mundo ddo com oberron ja ta bom... tem q fazer um jogo novo em um mundo novo. forgoten? :) cara...forgoten online ia fazer muito sucesso :)
Jogador: D&D3.5 e D&D4.0
Dungeon&Dragons Online server: Sarlona
Tristanart human clerico 20 nivel (ex-Lider da Guilda: Caverna do Dragao)
Tristandps warforge fighter 10 ranger 6 monk 2
Tristanbrd human bard 4 rogue 1
Tristanwiz warforge wizard 4
tristan_arthur

Mensagempor Nibelung em 28 Out 2009, 10:44

Eu já acho que a 4e é péssimo pra um jogo em tempo real. A mecanica dos poderes, o uso intensivo de condições de duração baixa, os vários pull-push-slide... Eles não combinam com um sistema em tempo real como o DDO. Vide que o DDO nem tem bull rush como opção básica por causa das complicações de engine.

Por outro lado, eu espero ansioso um jogo one-player baseado em turnos com as regras da 4e. Deve ficar maravilhosamente lindo.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor GoldGreatWyrm em 28 Out 2009, 10:47

Em tempo real realmente seria péssimo. Mas agora um Temple of Elemental Evil da vida, com 4e, seria demais!
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Sampaio em 28 Out 2009, 11:03

e também não pretendo levantar a antiga discussão da 4ª edição ser um videogame de papel.

Ah, era mais fácil vc ter falado "Sampaio, não entre na discussão!"!

:linguinha:
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Out 2009, 12:32

Pra mim 4e num jogo de videogame teria que ser algo parecido com Fire Emblem, Final Fantasy Tactics ou Disgaea.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Smaug em 28 Out 2009, 14:18

Tenho que concordar, Temple of Elemental Evil e mesmo Baldur's gate ficariam lindos com as regras da 4e!!!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Batata em 28 Out 2009, 14:31

Eltor Macnol escreveu:Só um pequeno adendo meio fora de assunto, mas relacionado à reflexão regras de mesa -> jogo online...

O sistema de magias do DDO é a representação perfeita de como poderiam ter acabado com o sistema de magia vanciana na 3e. Você ainda "prepara" magias, mas tem total liberdade para
conjurar elas na combinação que preferir enquanto seu mana durar, e ele pode ser recuperado com descanso mais rápido, não com um limite diário arbitrário.

Não é à toa que feiticeiro era minha classe preferida na 3e.

Concordo completamente.

Sampaio escreveu:
e também não pretendo levantar a antiga discussão da 4ª edição ser um videogame de papel.

Ah, era mais fácil vc ter falado "Sampaio, não entre na discussão!"!

Claro que não Sampaio. Sua participação é muito bem-vinda.
Só não quero mais trocentas páginas sobre um assunto exaustivamente debatido e que não levou a nenhuma conclusão objetiva!

Sobre o tópico, minha HUMILDE opinião:

Diferentemente de alguns, acho que a mecânica da nova edição poderia funcionar bem com o jogo online.

O Sistema de perícias com certeza facilitaria sua maior utilização. Poder utilizar Natureza, Exploração ou Arcanismo para descobrir alguma característica sobre o inimigo seria ótimo. Algo como um Scan (da série FF) rudimentar.

Implantar desafios de perícias nas quests se tornaria possível para os desenvolvedores do jogo. E um atrativo para os jogadores. Pegando um exemplo do subfórum de D&D, seria interessante ter a escolha de como invadir um acampamento inimigo: Dar uma de Rambo e aparecer pela estrada, ou escalar uma montanha íngreme e com possibilidade de avanlanches, raios... Mas pegando-os de surpresa.

Outro ponto interessante é a facilidade de todos os personagens se curarem.
Com os Pulsos de Cura e Retomar o Fôlego seria mais fácil para classes não-curativas se aventurarem pelo mundo de jogo.

E por último, a grande sacada seria implementar ainda mais a necessidade colaborativa.
Na 3.X, em certos níveis, algumas classes são praticamente auto-suficientes.
E não apenas conjuradores primários de nível alto. Ladinos com Usar Instrumento Mágico, Paladinos e Rangers também podem se virar bem sozinhos em dados momentos do jogo.

Com a mecânica da 4ª edição da maneira que as classes estão organizadas, a interdependência seria mais acentuada. O jogo em modo solo seria mais desafiador para cada classe dependendo do tipo de quest (um controlador iria bem contra hordas de lacaios, mas não contra grupos de adversários resistentes, e um agressor sofreria com muitos adversários e assim sucessivamente.) Em modo cooperativo, por outro lado, a capacidade do grupo de lidar com desafios diversificados seria encorajadora para que as pessoas continuassem a formas grupos.

tristan_arthur escreveu:eu sempre achei q essa mudanca no DDO de ficar free e chegar logo no nivel 20 era uma maneira rapida de segurar os players mais 1 ano enquanto o DDO 4d ainda nao ta pronto.

em relacao do DDO para o DD 3d. nossa fora o mana que ja falaram os enhacmente funcionam muito melhor que as prestige class, "seria" uma boa contribuicao tambem a 3d.

o D&D4 na minha opiniao ja foi feito pra jogar online :) o equilibrio das classes eh otimo, nao mas aquele fighter de baixo nivel eh mais forte que mago de baixo nivel e no nivel alto mago eh deus e fighter nao faz nada. O problema eh que nao pode ser de novo o mesmo mundo ddo com oberron ja ta bom... tem q fazer um jogo novo em um mundo novo. forgoten? :) cara...forgoten online ia fazer muito sucesso :)

Torço ansiosamente por isso mas espero que o cenário continue sendo Eberron.
Está na hora de chutar bundas em Sharn ou sofrer na Mournland.
Batata

Mensagempor Madrüga em 28 Out 2009, 15:09

anluarar escreveu:Com a mecânica da 4ª edição da maneira que as classes estão organizadas, a interdependência seria mais acentuada. O jogo em modo solo seria mais desafiador para cada classe dependendo do tipo de quest (um controlador iria bem contra hordas de lacaios, mas não contra grupos de adversários resistentes, e um agressor sofreria com muitos adversários e assim sucessivamente.) Em modo cooperativo, por outro lado, a capacidade do grupo de lidar com desafios diversificados seria encorajadora para que as pessoas continuassem a formas grupos.

Você chegou a jogar o DDO mesmo? Porque eu só vejo isso acontecendo. Os monstros são inteligentes e detonam com "agressores" usando as magias certas (com testes de Vontade), por exemplo. Até um certo nível é legal se aventurar sozinho, mas depois você PRECISA de certas magias, ou descobrir portas secretas, etc.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Batata em 28 Out 2009, 15:22

Seu_Madrüga escreveu:
anluarar escreveu:Com a mecânica da 4ª edição da maneira que as classes estão organizadas, a interdependência seria mais acentuada. O jogo em modo solo seria mais desafiador para cada classe dependendo do tipo de quest (um controlador iria bem contra hordas de lacaios, mas não contra grupos de adversários resistentes, e um agressor sofreria com muitos adversários e assim sucessivamente.) Em modo cooperativo, por outro lado, a capacidade do grupo de lidar com desafios diversificados seria encorajadora para que as pessoas continuassem a formas grupos.

Você chegou a jogar o DDO mesmo? Porque eu só vejo isso acontecendo. Os monstros são inteligentes e detonam com "agressores" usando as magias certas (com testes de Vontade), por exemplo. Até um certo nível é legal se aventurar sozinho, mas depois você PRECISA de certas magias, ou descobrir portas secretas, etc.

Joguei muito pouco.
Definitivamente esta é a razão para que eu não sentisse esse tipo de dificuldade.

De qualquer maneira, não é minha intenção desmerecer o atual D&D Online, que pelo que vi (e ouvi) até agora, se trata de um jogo excelente e que tem cativado muitos jogadores do D&D tradicional, mas também jogadores de outros MMORPG's.

Mas a impressão que tive até agora, é que é possível 'quebrar' o jogo com certas builds muito poderosas, ou sofrer demais com builds fracas, algo que a 3.X também sofria. O modo como a nova edição funciona poderia diminuir essas possibilidades e deixar o jogo mais coeso.
Batata

Mensagempor Madrüga em 28 Out 2009, 16:26

O lance de sofrer é verdade. Quando você cria um personagem, eles falam em "solo ability", mas não dá para acreditar. Ouvi dzer, por exemplo, que era muito legal jogar com arco e flecha, mas desisti pela dificuldade em solar quests em KORTHOS.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Out 2009, 17:20

Mas a impressão que tive até agora, é que é possível 'quebrar' o jogo com certas builds muito poderosas, ou sofrer demais com builds fracas, algo que a 3.X também sofria.

Me mostre essas "builds milagrosas" e eu te mostro pessoas que não passaram do 4° nível.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Próximo

Voltar para Dungeons & Dragons Online