Reaver Puzzle
Enviado: 28 Abr 2011, 04:31
Não vou entrar em detalhes de como fazer Reaver, que é considerada a raid mais fácil do jogo. A questão aqui é outra: No final da raid temos um pequeno puzzle chamado Mastermind, que pode ser resolvido em cinco passos usando um guia como este. Funciona, mas o lado ruim é que sempre que você for resolver o puzzle, você precisa abrir o guia, e manter uma tabelinha em mãos para solucioná-lo.
Navegando por aí, me ensinaram uma dica que resolve o puzzle com 100% de certeza dentro das dez tentativas permitidas. E não requer tabela nenhuma. Ela faz uso da vantagem do puzzle no Reaver começar com espaços em branco, de forma a eliminar as possibilidades de cores uma por uma. E cada cor eliminada reduz cada vez mais os possíveis resultados, até que no final você chega na única combinação restante.
O puzzle possui seis cores (também codificadas em números, pra auxiliar os daltônicos): 1-Azul, 2-Verde, 3-laranja, 4-púrpura, 5-vermelho, 6-amarelo. Quando se gira o amarelo, volta pro azul. Desta forma, pra determinar a cor branca, que é a inicial que só pode ser mantida se você não girar a caveira nem uma vez, usarei o número 0.
É importante você conhecer o básico do puzzle também. Uma esfera branca significa que uma cor existe, mas está no lugar errado. Uma esfera preta significa que a cor existe e está no lugar certo. Com isto, vamos à tática.
Se for necessário treinar para ver como funciona na prática, usem este Reaver puzzle trainer online. Não é tão impressionante como solucionar com 5 passos, mas dá pra solucionar sempre dentro das 10 chances que o jogo te dá. E depois que você pega o jeito, é praticamente instintivo.
Navegando por aí, me ensinaram uma dica que resolve o puzzle com 100% de certeza dentro das dez tentativas permitidas. E não requer tabela nenhuma. Ela faz uso da vantagem do puzzle no Reaver começar com espaços em branco, de forma a eliminar as possibilidades de cores uma por uma. E cada cor eliminada reduz cada vez mais os possíveis resultados, até que no final você chega na única combinação restante.
O puzzle possui seis cores (também codificadas em números, pra auxiliar os daltônicos): 1-Azul, 2-Verde, 3-laranja, 4-púrpura, 5-vermelho, 6-amarelo. Quando se gira o amarelo, volta pro azul. Desta forma, pra determinar a cor branca, que é a inicial que só pode ser mantida se você não girar a caveira nem uma vez, usarei o número 0.
É importante você conhecer o básico do puzzle também. Uma esfera branca significa que uma cor existe, mas está no lugar errado. Uma esfera preta significa que a cor existe e está no lugar certo. Com isto, vamos à tática.
- Comece girando a primeira caveira, (ou seja, no começo ficando 1-0-0-0). Gire a manivela. Este procedimento é pra verificar se existe a cor azul no puzzle.
- Existem três possibilidades ao verificar uma única cor:
- Se não há esfera, significa que a cor não existe. Gire a caveira pro número seguinte, e volte ao passo 1.
- Se a esfera for preta, você sabe que a primeira caveira é azul. Avance pra segunda caveira com a mesma cor que você acertou a primeira, pra eliminar a possibilidade de ter cor repetida. Volte ao passo 1.
- Se a esfera for branca, não gire a primeira caveira. Gire a segunda pra mesma cor. (No caso inicial, ficando 1-1-0-0).
- Existem três possibilidades ao verificar a segunda vez:
- Se houver apenas uma esfera preta, você achou a cor da segunda caveira. Volte ao passo 1 para definir a cor da primeira caveira, e onde o código mandar você girar a segunda caveira, gire a terceira (afinal, a segunda está definida).
- Se houver duas esferas brancas, parabéns. você achou a cor da terceira e quarta caveiras. Volte às regras do jogo. Uma esfera branca significa que as cores existem, e estão no lugar errado. Como você tentou em dois locais e não estão, elas só podem se encaixar nos outros dois. Volte ao passo 1 para definir a primeira e segunda caveiras.
- Se houver uma esfera preta e uma esfera branca, você encontrou a cor da segunda caveira, mas ainda há uma segunda caveira desta cor na terceira ou quarta caveira. Gire a terceira caveira para a mesma cor.
- Existem mais três possibilidades nesta última verificação:
- Se houver duas esferas pretas e uma branca, parabéns. Você definiu que todas as caveiras tem esta cor, exceto a primeira. Agora é questão de girar a primeira até encontrar a cor que falta.
- Se houver duas esferas pretas, você definiu a cor da segunda e terceira caveira. A quarta não possui esta cor, ou deveria haver mais uma esfera branca. Volte ao passo 1.
- Se houver uma esfera preta e uma branca, você definiu a cor da segunda e da quarta caveira. Volte ao passo 1.
- Marque 1-0-0-0. Teremos como resultado nenhuma esfera. Isto significa que não há esferas azuis nesta solução. Giramos ele de novo.
- Marque 2-0-0-0. Teremos como resultado uma esfera branca. Isto significa que há pelo menos uma cor verde na solução. Vamos testar posicionamento ao mesmo tempo que testamos se há mais cores verdes.
- Marque 2-2-0-0. Continuamos com uma esfera branca de resultado. Isto significa que existe apenas uma cor verde no resultado final, e está no terceiro ou quarto slot
- Marque 2-2-2-0. Continuamos com uma esfera branca. Isto significa que a cor verde correta está no quarto slot. Não precisamos mais testar para isto. Avançamos.
- Marque 3-2-2-2. Continuamos só com uma esfera preta, que já sabíamos que era da quarta caveira. Então conseguimos definir que não há esferas laranjas na solução. Continuamos girando.
- Marque 4-2-2-2. Conseguimos duas esferas pretas. Uma era da quarta caveira. Então obviamente a segunda é da única cor que mudamos: O primeiro slot é púrpura. Mas temos que checar por repetições. Vamos para a segunda caveira.
- Marque 4-4-2-2. Conseguimos duas esferas pretas (que já sabíamos) e uma branca. Desta forma definimos que há outra cor púrpura no terceiro slot (já que não podia estar no segundo, e foi o único que sobrou). Tudo que resta agora é descobrir a cor do segundo slot. E como já eliminamos 4 cores, vai por eliminação, já que há apenas duas possibilidades:
- Marque 4-5-4-2. Teremos 3 esferas pretas. Significa que o segundo slot não é vermelho. O que só sobra...
- Marque 4-6-4-2. E temos 4 esferas pretas, e o puzzle resolvido em 9 passos.
Se for necessário treinar para ver como funciona na prática, usem este Reaver puzzle trainer online. Não é tão impressionante como solucionar com 5 passos, mas dá pra solucionar sempre dentro das 10 chances que o jogo te dá. E depois que você pega o jeito, é praticamente instintivo.