[3e] Proezas (skill tricks)

Moderador: Moderadores

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Madrüga em 18 Jun 2009, 18:34

A sugestão do nome "proeza" foi dada no chat pelo Ruben, e é o que me pareceu mais bacana até o momento.

Estava pensando em como o combate da 3.x é paradão e pensando que os skill tricks do Complete Scoundrel realmente pretendiam ajudar em alguma coisa, mas muitos eram inúteis ou desnecessários... ou ainda iam numa direção estranha, não ajudando a movimentação do combate e por vezes adicionando mecânicas alienígenas.

Minha idéia era, muito inspirado nos skill tricks e na própria inovação de dinâmica de combate da 4e, criar umas "proezas" para a 3.x (pensando primordialmente no e8), para melhorar certas opções de combate, dar mais opções de movimentação e reação. As proezas são equivalentes a "meio-talento" ou até menos, visto que se destinam a uma situação bem mais limitada.

Então essas proezas incrementariam manobras comuns de combate, dariam opções de movimento após críticos, etc.

Pensei em algo assim, por exemplo:

ARMADURA
:seta: Fluidez: escolha um tipo de armadura (leve, média ou pesada); enquanto você usar uma armadura do tipo escolhido, aumente o bônus máximo de Destreza em +1. Você pode selecionar essa habilidade diversas vezes, mas cada vez se aplicando a um tipo diferente de armadura.
:seta: Fortificação: escolha um tipo de armadura (leve, média ou pesada); quando um oponente utilizar ataques furtivos ou for confirmar um acerto crítico, aumente o bônus da armadura em +2. Você pode selecionar essa habilidade diversas vezes, mas cada vez se aplicando a um tipo diferente de armadura; além disso, pode selecionar "sem armadura" como se fosse um tipo de armadura, recebendo os bônus quando não utilizar proteção.
:seta: Vigilância: você pode dormir em uma armadura média ou pesada sem ficar fatigado no dia seguinte. Além disso, você recebe +2 em tolerância e +1 ponto de vida.

ARMAS
:seta: Ajustar alcance: você pode atacar oponentes adjacentes com uma arma de haste que possui alcance (e que normalmente não pode ser usada para atingir tais oponentes); contudo, você sofre uma penalidade de -2 nesses ataques.
:seta: Recarga rápida: o tempo requerido para recarregar bestas é reduzido a uma ação livre (para uma besta leve ou de mão) ou uma ação de movimento (para uma besta pesada). Recarregar uma besta ainda provoca ataques de oportunidade. Uma besta leve ou de mão pode ser disparada uma quantidade de
vezes numa ação de ataque total como se fosse um arco. Você pode selecionar essa proeza uma segunda vez, tornando a recarga de bestas pesadas uma ação livre; selecionar a proeza pela segunda vez não tem efeitos na recarga de bestas que não sejam pesadas.

AUXÍLIO
:seta: Estrategista: você pode utilizar a ação de prestar auxílio a uma distância de 18 metros (60 pés, 12 quadrados). Os bônus e condições são idênticos, e você ainda deve realizar um ataque contra CA 10 para tal. Seu aliado deve ser capaz de ouvi-lo e compreender seu idioma.
:seta: Guarda-costas: enquanto usar o talento especialização em combate ou um escudo, você pode ceder o bônus recebido para um aliado adjacente (contudo, você ainda sofre as penalidades, mesmo não usufruindo dos bônus); neste caso, bônus do mesmo tipo se acumulam (caso o protegido esteja usando um escudo, por exemplo). Você pode conceder o bônus de escudo e o bônus da especialização em combate para dois aliados diferentes, caso desejar. Se os protegidos deixarem de estar a 1,5 metros de você, eles perdem os bônus defensivos.

COMBATE
:seta: Expor fraqueza: oponentes que você tenha ferido em combate sofrem uma penalidade de -2 na CA por uma rodada. Essa penalidade não se acumula consigo mesmo.
:seta: Golpe mortal: você pode realizar golpes de misericórdia como ações padrão. Você ainda continua provocando ataques de oportunidade ao fazê-lo, mas recebe +2 em sua CA caso um oponente realize um ataque de oportunidade contra você nessa situação.
:seta: Misericordioso: você pode causar dano não-letal com qualquer arma sem penalidades. Caso você cause dano por ataque furtivo, a arma não poderá causar dano não-letal.
:seta: Precisão marcial: você pode ignorar os efeitos de cobertura (mas não cobertura total) em combate.

DERRUBAR
:seta: Dupla rasteira: quando derrubar um alvo, você pode não atacar o oponente derrubado (no ataque que normalmente segue a ação de derrubar) e, ao invés disso, tentar derrubar outro oponente adjacente. Caso o primeiro oponente se levante imediatamente (por conta de alguma habilidade), você pode tentar derrubá-lo de novo. Você só tem direito a uma ação extra de derrubar, mesmo que derrube o segundo oponente.
:seta: Imobilizar: quando derrubar um alvo, você pode agarrá-lo sem provocar um ataque de oportunidade, recebendo +2 no teste. Contudo, caso agarre o alvo com sucesso, você e ele estarão caídos.

ESCUDO
:seta: Defesa com broquel: caso você ataque com o braço que segura o broquel, você não perde o bônus dele em sua CA.
:seta: Escudo ofensivo: você pode usar seu escudo no lugar de um ataque desarmado para realizar ataques especiais. Trate essa habilidade como proficiência em ataques desarmados, mas só quando você utilizar um escudo; assim sendo, você pode selecionar talentos que usem tal proficiência como pré-requisito (por exemplo, ataque atordoante ou desviar objetos), usando-os apenas quando estiver com um escudo equipado.
:seta: Tática de defesa: escolha um tipo de ataque (corpo-a-corpo ou à distância); seu bônus de escudo aumenta em +1 contra esse tipo de ataque. Você pode selecionar essa proeza novamente, mas apenas aplicando-a ao outro tipo de ataque.

INVESTIDA:
:seta: Avalanche: no fim de uma investida, você pode tentar uma ação de derrubar contra seu oponente, recebendo +4 no teste resistido. Contudo, mesmo que você não derrube seu oponente, você cai adjacente a ele, e pode realizar um ataque (mesmo caído, com as devidas penalidades). Você causa +1 de dano em uma investida.
:seta: Colisão: você pode preparar uma ação para interceptar uma investida feita por um oponente. Se você puder investir por pelo menos 3 metros no caminho da investida do oponente, você pode interromper a investida no ponto onde você e o oponente se encontrarem e atacá-lo. Seu ataque causa +2 de dano, e o oponente pode atacar você; contudo, ele não recebe os benefícios da investida, só as penalidades.
:seta: Estouro: para cada 3 metros de movimento que você não realizar para atingir o alvo de uma investida, você causa +1 de dano. Por exemplo, um guerreiro pode se mover o dobro de seu deslocamento numa investida (18 metros); caso ataque um oponente a seis metros de distância, você causa um dano adicional de +4.
:seta: Investida acrobática: você pode fazer uma curva de até 90° no curso de uma investida, e também saltar por cima de pequenos obstáculos (como cadeiras caídas ou cadáveres), ou mesmo usar uma corda ou candelabro. Você causa +1 no dano de uma investida.
:seta: Investida brutal: você empurra o alvo de uma investida para trás em 1,5 metro (sem resistência). Você causa +1 no dano de uma investida.

MOVIMENTO:
:seta: Corredor: quando corre, você se move cinco vezes seu deslocamento normal (se estiver usando armadura leve, média ou nenhuma e carregando até uma carga média) ou quatro vezes seu deslocamento (se usando armadura pesada ou carregando uma carga pesada). Se você saltar após uma corrida inicial, você recebe +4 de bônus no teste de Saltar. Enquanto correr, você mantém seu bônus de Destreza na CA.
:seta: Nadador: você pode nadar metade de seu deslocamento como uma ação padrão, ou nadar seu deslocamento todo como uma ação de rodada completa. Além disso, você pode boiar em águas calmas sem fazer testes; caso o faça, será considerado caído, mas pode atacar e lançar magias normalmente.
:seta: Passo felino: você pode se movimentar em superfícies precárias com seu deslocamento completo sem penalidades nos testes de Acrobacia. Além disso, você trata todas as quedas como se fossem 3 metros menores; caso você intencionalmente se jogue, essa diminuição é de 6 metros.
:seta: Passo largo: uma vez por minuto, você pode dar um passo de ajuste de 3 metros (ou mover-se um quadrado na diagonal). Você recebe +1 em sua CA contra o próximo ataque.
:seta: Passo oportunista: quando um oponente provocar um ataque de oportunidade em sua área ameaçada, você pode se mover 1,5 metro; ao fazê-lo, contudo, você abdica do ataque de oportunidade. Caso possua o talento reflexos de combate, você pode dar outros passos adicionais, desde que oponentes provoquem outros ataques de oportunidade em sua área ameaçada.
:seta: Rodear: uma vez por oponente por combate, você pode se mover seu deslocamento completo dentro da área ameaçada desse oponente, sem que esse movimento gere ataques de oportunidade. Até sua próxima ação, você recebe +1 em sua CA contra esse oponente.

SOCIAIS
:seta: Líder nato: seu modificador de Liderança (vide talento) aumenta em +2. Você só pode selecionar essa proeza uma vez.

------------------------------

Opiniões sinceras? Dispenso comentários do tipo "tente a 4e", obrigado.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Smaug em 18 Jun 2009, 18:42

Achei bem interessante, mas como o jogador obteria elas? Digo, elas custariam um talento ao personagem? Ou estão implicitas no uso de skills durante o combate (por exemplo: investida acrobática pode ser usada por qualquer personagem com rank 5 ou mais em tumble)?

Ah sim, acho que vou testar elas esse fim de semana já, dai eu digo como ficou durante o combate!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Jun 2009, 18:59

Tente a 4e.

Smaug, normalmente Skill Tricks custam pontos de perícia pra serem compradas; ao invés de graduções, você "compra" uma Skill Trick.

Sobre essas skill tricks, não sei... parece que falta algo aí... Hmmm... :sobrancelha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Youkai X em 18 Jun 2009, 21:03

Skill tricks custam 2 pontos de perícia cada.

O que você acha que está faltando nas skill tricks, Phil?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Jun 2009, 21:05

Não sei, um "Tcham" a mais. xD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Madrüga em 18 Jun 2009, 22:00

No caso do e8, os personagens obteriam uma proeza de graça por nível. Não cheguei a pensar nisso com 20 níveis. Aí teria um limite para comprar proezas extras, a se pensar.

Que "tchan" seria esse, Phil?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Mirallatos em 19 Jun 2009, 17:17

Que tal uma pontuação no estilo do Iron Heroes? Acho interessante.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Madrüga em 19 Jun 2009, 17:25

No estilo dos "masteries"? Isso acaba virando uma outra mecânica, completamente diferente!

(não que essa não seja, claro)
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor AKImeru em 20 Jun 2009, 19:59

Skill tricks? Eu gostavam mais de quando se chamava talentos.


Sério só junte essas habilidades dentro de um talento e chame de "Estilo de luta ___"
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Agnelo em 22 Jun 2009, 13:56

Oda Nobunaga escreveu:Skill tricks? Eu gostavam mais de quando se chamava talentos.


Sério só junte essas habilidades dentro de um talento e chame de "Estilo de luta ___"

Discordo plenamente, a idéia de proezas menos que estimulem o sistema em outras direções é bem aceita. Eu não conheço as skill tricks "originais", mas acho uma boa alternativa pro e8 especificamente, principalmente por poder ser uma opção de progressão após o oitavo nível.

Aliás, madruga, não seria melhor mudar a tag do tópico pra e8 e direcionar mais a discussão?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Sol em 07 Jul 2009, 11:23

Oda Nobunaga escreveu:Skill tricks? Eu gostavam mais de quando se chamava talentos.


Sério só junte essas habilidades dentro de um talento e chame de "Estilo de luta ___"


A existência das "Proezas" não anula os talentos. Eles vão continuar existindo normalmente.

A única coisa é que usando essa nova mecânica os combates de 3.x, que geralmente são maçantes, vão ficar um pouco mais dinâmicos.

Gostei da idéia. O processo de criação das proezas será baseado nas Skill Tricks 100% ?
Se for excluir as estranhas e alienígenas não vão sobrar poucas?
Avatar do usuário
Sol
 
Mensagens: 617
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:15

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor AKImeru em 07 Jul 2009, 13:33

O que eu estou falando que você pode fazer pacotes de proezas e colocar eles como talentos.


Por que isso é importante?

Porque as classes que mais precisam das proezas não tem quase nenhum ponto de pericia para gastar.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Madrüga em 07 Jul 2009, 14:37

Oda, a idéia é que classes ganhassem essas proezas, uma por nível. Aí, querendo proezas adicionais, você pode comprá-las com pontos de perícia. Talentos podem ser uma boa moeda, tipo um talento para duas proezas (ou um agrupamento de proezas do mesmo tipo), como você sugeriu.

Lembrando que no e8 classes ganham de 3 a 6 pontos de perícia por nível (por causa da reformulação do sistema de perícias, 8 é um número absurdo).
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor Sol em 07 Jul 2009, 15:01

Acho que se fosse pra comprar com talento duas proezas é pouco.
Eu não trocaria meu Ataque Poderoso, por exemplo, por duas proezas de investida.

Talvez essa compra a mais de proezas devesse ter algum tipo de limitação...

Mas ainda acho que ao tirar todos os skill tricks alienígenas e estranho vão sobrar bem poucos...
Avatar do usuário
Sol
 
Mensagens: 617
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:15

[3e] Proezas (skill tricks)

Mensagempor AKImeru em 08 Jul 2009, 10:57

3 proezas equivalem a um talento estilo de luta dda WOTC.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Próximo

Voltar para Design & Desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron