[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

Moderador: Moderadores

[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

Mensagempor Madrüga em 23 Nov 2009, 01:00

Pathfinder nos deu CMB (combat maneuver bonus) e CMD (combat maneuver defense), duas maneiras de supostamente agilizar as manobras de combate com índices estáticos.

Que vocês acham disso? Alguém já teve a chance de testar? É compatível com outros sistemas OGC sem muitos ajustes? Estou com vontade de colocar isso no e8 para incentivar o uso de manobras de combate ao invés de "eu ataco, e depois... eu ataco".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

Mensagempor Deicide em 23 Nov 2009, 17:35

Eu acho uma ideia legal que simplifica bastante o sistema. Com certeza é muito melhor do que a versão oficial 3.5 das manobras. O uso ou não do CMB e CMD depende mais do que você quer para o jogo: complexidade (diferentes manobras têm diferentes modificadores, estilo 4e) ou simplicidade. Se for o segundo, eu aprovo.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

Mensagempor Kasuya em 01 Dez 2009, 07:45

Cara, eu já fiz um playtest disso. Veja. Funciona. É incrivelmente maravilhoso ouvir algum jogador dizendo "eu vou agarrar ele" e nenhum dos outros jogadores baterem com a mão na testa enquanto o narrador fica foleando o livro procurando as malditas e complicadas regras de agarrar.

Com o CMB, o cara diz "eu agarro", ele joga um dado, soma com o CMB, compara com a CMD do alvo. Se for maior ou igual agarrou. Simples assim. :)

Só cuidado com uma coisa: eu tinha testado isso na versão beta do Pathfinder e, apesar da simplicidade era difícil realizar a manobra de agarrar com sucesso (mas era só agarrar), por algum motivo que eu não consigo me lembrar. Portanto, se for querer fazer isso, sugiro que não copie na íntegra. Dê uma olhadinha nas probabilidades.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

Mensagempor Tabris em 22 Fev 2010, 04:06

Eu to mestrando Pathfinder e CMB e CMD estão funcionando muito bem. Que o digam os jogadores que quase foram mortos por shambling mounds na sessão de ontem.

É bem mais rápido e facil de usar, além de abrir precedente para fazer manobras novas mais facilmente.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

Mensagempor Madrüga em 22 Fev 2010, 11:36

E com relação aos números? Eu lembro dos caras do Pathfinder dizendo que aumentaram os valores para que manobras "fossem mais difíceis" de se fazer? Porra, mais difíceis? Elas tinham que ser uma opção legal ao "DANODANODANO".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

Mensagempor Metal Sonic em 16 Set 2010, 14:38

Eu joguei Pathfinder do 1 ao 13, o CMB e o CMD sempre me pareceram apropriados e deram agilidade aos combates.

Só que eu não forcei nada tentando "quebrar" o sistema... Então não sei de possíveis apelações.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: [OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

Mensagempor Madrüga em 16 Set 2010, 15:22

Mas as pessoas faziam manobras com frequência, metalsonic?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

Mensagempor Metal Sonic em 16 Set 2010, 16:57

Infelizmente não porque eles não tiraram o maior agravante: O fato de que, sem o Talento correto, você ainda causa oportunidade. :furioso:

E ainda é difícil para um Monge, mesmo com CMB melhorado, derrubar um Guerreiro por exemplo, porque para atacar E resistir a Manobras a Força é levada em conta.

Só fica bom com Fury's Fall, que depende de Improved Trip, que depende de Combat Expertise, onde soma Destreza ao CMB.

MAS ainda é menos confuso e mais rápido do que na 3.5, embora eu ache que falou um maior cuidado para resolver isso. Usamos uma regra caseira no qual todas as Manobras não causam Oportunidade, e melhorou um pouco.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ


Voltar para Design & Desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron