Página 1 de 1

[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

MensagemEnviado: 23 Nov 2009, 01:00
por Madrüga
Pathfinder nos deu CMB (combat maneuver bonus) e CMD (combat maneuver defense), duas maneiras de supostamente agilizar as manobras de combate com índices estáticos.

Que vocês acham disso? Alguém já teve a chance de testar? É compatível com outros sistemas OGC sem muitos ajustes? Estou com vontade de colocar isso no e8 para incentivar o uso de manobras de combate ao invés de "eu ataco, e depois... eu ataco".

[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

MensagemEnviado: 23 Nov 2009, 17:35
por Deicide
Eu acho uma ideia legal que simplifica bastante o sistema. Com certeza é muito melhor do que a versão oficial 3.5 das manobras. O uso ou não do CMB e CMD depende mais do que você quer para o jogo: complexidade (diferentes manobras têm diferentes modificadores, estilo 4e) ou simplicidade. Se for o segundo, eu aprovo.

[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

MensagemEnviado: 01 Dez 2009, 07:45
por Kasuya
Cara, eu já fiz um playtest disso. Veja. Funciona. É incrivelmente maravilhoso ouvir algum jogador dizendo "eu vou agarrar ele" e nenhum dos outros jogadores baterem com a mão na testa enquanto o narrador fica foleando o livro procurando as malditas e complicadas regras de agarrar.

Com o CMB, o cara diz "eu agarro", ele joga um dado, soma com o CMB, compara com a CMD do alvo. Se for maior ou igual agarrou. Simples assim. :)

Só cuidado com uma coisa: eu tinha testado isso na versão beta do Pathfinder e, apesar da simplicidade era difícil realizar a manobra de agarrar com sucesso (mas era só agarrar), por algum motivo que eu não consigo me lembrar. Portanto, se for querer fazer isso, sugiro que não copie na íntegra. Dê uma olhadinha nas probabilidades.

[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

MensagemEnviado: 22 Fev 2010, 04:06
por Tabris
Eu to mestrando Pathfinder e CMB e CMD estão funcionando muito bem. Que o digam os jogadores que quase foram mortos por shambling mounds na sessão de ontem.

É bem mais rápido e facil de usar, além de abrir precedente para fazer manobras novas mais facilmente.

[OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

MensagemEnviado: 22 Fev 2010, 11:36
por Madrüga
E com relação aos números? Eu lembro dos caras do Pathfinder dizendo que aumentaram os valores para que manobras "fossem mais difíceis" de se fazer? Porra, mais difíceis? Elas tinham que ser uma opção legal ao "DANODANODANO".

Re: [OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

MensagemEnviado: 16 Set 2010, 14:38
por Metal Sonic
Eu joguei Pathfinder do 1 ao 13, o CMB e o CMD sempre me pareceram apropriados e deram agilidade aos combates.

Só que eu não forcei nada tentando "quebrar" o sistema... Então não sei de possíveis apelações.

Re: [OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

MensagemEnviado: 16 Set 2010, 15:22
por Madrüga
Mas as pessoas faziam manobras com frequência, metalsonic?

Re: [OGL] Combat maneuver bonus: boa idéia?

MensagemEnviado: 16 Set 2010, 16:57
por Metal Sonic
Infelizmente não porque eles não tiraram o maior agravante: O fato de que, sem o Talento correto, você ainda causa oportunidade. :furioso:

E ainda é difícil para um Monge, mesmo com CMB melhorado, derrubar um Guerreiro por exemplo, porque para atacar E resistir a Manobras a Força é levada em conta.

Só fica bom com Fury's Fall, que depende de Improved Trip, que depende de Combat Expertise, onde soma Destreza ao CMB.

MAS ainda é menos confuso e mais rápido do que na 3.5, embora eu ache que falou um maior cuidado para resolver isso. Usamos uma regra caseira no qual todas as Manobras não causam Oportunidade, e melhorou um pouco.