[Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Moderador: Moderadores

Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagempor Deicide em 01 Out 2010, 18:29

Lumine Miyavi escreveu:Já li Anima e não gostei muito: a forma de apresentação dele acho que é uma das menos agradáveis: ao invés de apresentar o sistema e cenário, faz muitas comparações ao que ele NÃO é em relação a 4e; mesmo que diga que é pra "mostrar identidade", é simplesmente uma forma de elevar as expectativas.


A questão é que não é um texto final. E parei de apresentar o cenário por falta de interesse, então resolvi seguir só com o sistema por enquanto.

No mais, eu não gostei das decisões de design de muitas coisas que você. Ainda que, você poderia ajudar em outras iniciativas também do fórum, né? Uma mão lava a outra. :haha:


Eu tenho ajudado onde posso, mas não costumo sair da área de d20. Pelo menos o que vejo aqui na área de d20 e Design e Desenvolvimento, eu tenho participado.

Mas qual decisão de design, por exemplo, você não gostou?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Out 2010, 20:49

Primeiro e mais importante: Não é trollagem e flame explícito. É MINHA opinião; espero que consiga analisa-la como tal. Não sei se qualquer pessoa aqui concorda comigo OU não. Nem ligo pra eles. :haha:

Deicide escreveu:Mas qual decisão de design, por exemplo, você não gostou?

Respondo no quote abaixo, Dei.

Deicide escreveu:A questão é que não é um texto final. E parei de apresentar o cenário por falta de interesse, então resolvi seguir só com o sistema por enquanto.

Considerando que o sistema ainda é apresentado como parte do cenário (cujo estilo de humor / drama não me agradam com seu excesso de trocadilhos e tal), não dá pra evitar um certo nojinho por ele. Parece algo, sei lá, bobo querendo ser pretensioso demais ao mesmo tempo.

Fora que como eu impliquei acima, há uma supervalorização do seu próprio trabalho. Isso é bom até certo ponto, mas simplesmente não é algo que atraia leitores ou cabeças pra te ajudar, como não me atraiu.

Quer um exemplo? Faço um "Necroquote" da página anterior.
Deicide escreveu:Acho que estou fazendo a maior adaptação de d20 desde o True 20, mas ninguém está interessado...

Isso não ajuda, muito menos se vangloriar como a maior iniciativa indie do Brasil. Sim, eu li. :p

Deicide escreveu:Eu tenho ajudado onde posso, mas não costumo sair da área de d20. Pelo menos o que vejo aqui na área de d20 e Design e Desenvolvimento, eu tenho participado.

Bom, ainda é o seu pet project e não está postado na íntegra no fórum, só no seu blog. Você só coloca aqui coisas que quer input, não dá pra ter uma discussão "saudável" sobre o sistema como um todo só com colocando como algo 'editável' algo que tu não saiba / queira fazer sozinho.

Na área de sistemas, temos dois sistemas da casa: E8 (encabeçado pelo Madruga) e S3/2 (reformulado pelo Oda e por mim).

Sobre sair da área de d20, bem... saia. O fórum é mais que isso. É uma comunidade também; socialize, fale merda, xingue o Balth e chame a Sakura de (reverse?)trap. Contribua.
--

Novamente, é a minha opinião.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagempor AKImeru em 01 Out 2010, 21:34

. Parece algo, sei lá, bobo querendo ser pretensioso demais ao mesmo tempo.


Hm...Onde eu vi isso antes...

Acho que estou fazendo a maior adaptação de d20 desde o True 20, mas ninguém está interessado...


Não quero chuver na sua parada mas "sistemas alternativos para d20" existem milhares, inclusive um que faz o que você quer fazer (bESMd20)
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagempor Deicide em 01 Out 2010, 21:54

Lumine Miyavi escreveu:Considerando que o sistema ainda é apresentado como parte do cenário (cujo estilo de humor / drama não me agradam com seu excesso de trocadilhos e tal), não dá pra evitar um certo nojinho por ele. Parece algo, sei lá, bobo querendo ser pretensioso demais ao mesmo tempo.


A maneira como eu apresentei o cenário originalmente foi tremendamente errada e passei uma imagem diferente da que eu queria. Por isso, parei de falar do cenário e me concentrei só nas regras. Algum dia eu volto ao cenário, mas não é agora.

Fora que como eu impliquei acima, há uma supervalorização do seu próprio trabalho. Isso é bom até certo ponto, mas simplesmente não é algo que atraia leitores ou cabeças pra te ajudar, como não me atraiu.


Olha, eu estou apenas tentando chamar atenção pra meu trabalho, e por mais que você ache que estou supervalorizando-o, eu nunca disse que ele sequer é "bom", apenas chamo atenção para no que ele se difere. Não tenho como saber se ele é bom ou ruim se ninguém me disser o que acha, e ele nunca vai melhorar se não me disserem o que está errado com ele.

Isso não ajuda, muito menos se vangloriar como a maior iniciativa indie do Brasil. Sim, eu li. :p


Bom, ACN foi a maior. Pra você ver quanta iniciativa indie se tem por aqui... Não quer dizer que meu trabalho é fenomenal, apenas que não se tem muito com o que comparar.

Deicide escreveu:Bom, ainda é o seu pet project e não está postado na íntegra no fórum, só no seu blog. Você só coloca aqui coisas que quer input, não dá pra ter uma discussão "saudável" sobre o sistema como um todo só com colocando como algo 'editável' algo que tu não saiba / queira fazer sozinho.


Você está errado, estou postando o projeto aqui. Quer prova?

viewtopic.php?f=83&t=5405

Este tópico contém os links pra baixar o projeto, sem nem passar pelo meu site. Nele também estou pondo todas as atualizações, minuciosamente. Mas preciso de críticas, pelo menos. Adoraria que criticassem o que faço como criticam Tormenta; pelo menos eu saberia no que posso melhorar.

Por exemplo, você disse que não gostou de algumas decisões de design minhas, mas não falou quais. Eu tenho impressão que leu os primeiros posts sobre o cenário e parou por ali mesmo. Eu realmente queria saber quais decisões de design do sistema você não gostou.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Out 2010, 22:27

Bom, ACN foi a maior. Pra você ver quanta iniciativa indie se tem por aqui... Não quer dizer que meu trabalho é fenomenal, apenas que não se tem muito com o que comparar.


Tagmar e Tagmar 2 mandaram um oi. :haha:

Este tópico contém os links pra baixar o projeto, sem nem passar pelo meu site. Nele também estou pondo todas as atualizações, minuciosamente.


E isso faz do sistema tão pertencente da spell quanto a minha Wikia com link direto ou outras wikias, como a do GGW e do Madruga.

Eu realmente queria saber quais decisões de design do sistema você não gostou.


Algumas coisas não batem; parece um 3.x com "emulador" de 4ª edição; tenta o máximo possível pra ser o mais perto dela, mas disfarçando que não é. E as jogadas (...quase todas) somando atributos não foi algo que me agradou.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagempor Deicide em 01 Out 2010, 22:40

Lumine Miyavi escreveu:Tagmar e Tagmar 2 mandaram um oi. :haha:


Tá, você tem razão. Vamos dar o mérito a quem merece.

E isso faz do sistema tão pertencente da spell quanto a minha Wikia com link direto ou outras wikias, como a do GGW e do Madruga.


Você tinha questionado se eu só estava colocando aqui as coisas que precisava de ajuda, e que o resto tinha que ir no meu site, o que não é verdade. Nem no meu site tem descrições completas do sistema; o único lugar que as tem é nos arquivos pra download.

Eu nunca disse que o projeto é "pertencente à Spell", especialmente porque não é. É um projeto pessoal.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagempor oculto em 02 Out 2010, 08:49

parece um 3.x com "emulador" de 4ª edição; tenta o máximo possível pra ser o mais perto dela, mas disfarçando que não é

Isso tem sido uma tendência bem forte em vários sistemas OGL. Até aqueles que repudiam a 4e costumam aplicar vários conceitos dela em seus próprios sistemas 3.X. Não sou colaborador aqui do sistema, mas o pouco que eu li me deu essa impressão também.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagempor Deicide em 02 Out 2010, 09:03

oculto escreveu:
parece um 3.x com "emulador" de 4ª edição; tenta o máximo possível pra ser o mais perto dela, mas disfarçando que não é

Isso tem sido uma tendência bem forte em vários sistemas OGL. Até aqueles que repudiam a 4e costumam aplicar vários conceitos dela em seus próprios sistemas 3.X. Não sou colaborador aqui do sistema, mas o pouco que eu li me deu essa impressão também.


O Anima é baseado na 4e com elementos da 3.X, não o contrário. Eu gosto muito de vários elementos da 4e, e o sistema está bem mais próximo dessa edição do que da 3, mas como a GSL não permite você alterar a 4e, a gente tem que fingir que parte da 3.

Lumine Miyavi escreveu:E as jogadas (...quase todas) somando atributos não foi algo que me agradou.


Mas... o que isso tem de diferente em relação a qualquer edição de D&D? A grande diferença é que em geral você soma dois Atributos, ao invés de um, o que permite mais variações de personagem (personagens com Força 16 e Destreza 14, ou Força 18 e Destreza 12, ou Força 12 e Destreza 18, batem igual, sem precisar de talento pra isso). Não entendo o problema nisso.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagempor oculto em 02 Out 2010, 09:24

Deicide escreveu:
oculto escreveu:
parece um 3.x com "emulador" de 4ª edição; tenta o máximo possível pra ser o mais perto dela, mas disfarçando que não é

Isso tem sido uma tendência bem forte em vários sistemas OGL. Até aqueles que repudiam a 4e costumam aplicar vários conceitos dela em seus próprios sistemas 3.X. Não sou colaborador aqui do sistema, mas o pouco que eu li me deu essa impressão também.

O Anima é baseado na 4e com elementos da 3.X, não o contrário. Eu gosto muito de vários elementos da 4e, e o sistema está bem mais próximo dessa edição do que da 3, mas como a GSL não permite você alterar a 4e, a gente tem que fingir que parte da 3.

hum... entendi.
Se a proposta é efetivamente essa, então nada contra.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: [Anima] Criando Proezas para Aventureiros

Mensagempor Deicide em 02 Out 2010, 09:57

oculto escreveu:
Deicide escreveu:O Anima é baseado na 4e com elementos da 3.X, não o contrário. Eu gosto muito de vários elementos da 4e, e o sistema está bem mais próximo dessa edição do que da 3, mas como a GSL não permite você alterar a 4e, a gente tem que fingir que parte da 3.

hum... entendi.
Se a proposta é efetivamente essa, então nada contra.


Para ter uma ideia:

Elementos que Anima "puxa" da 4e:

- Níveis e patamares de Poder (levemente alterado);
- PVs fixos por nível, Pulsos de Cura, Segundo Fôlego (levemente alterado);
- Ataques baseados em atributos (levemente alterado);
- Defesas fixas (levemente alterado);
- Sistema de Perícias (levemente alterado);
- Testes de Resistência;
- Apresentação de poderes;
- Estatísticas de armas (bônus no ataque, danos, propriedades);
- Condições padronizadas que afetam personagens (levemente alterado);
- Sistema de ações (Padrão, Movimento, Menor, Imediata, Oportunidade);

Elementos que "puxa" da 3.X:

- Mais opções de ataques básicos (Atacar com Duas Armas, Derrubar, Encontrão, Finta, etc.);
- Algumas influências no sistema de Perícias ("tirar 10", "tirar 20", possuir graduações [levemente alterado], ter opções para Perícias voltadas a interpretação [Aptidões como Atuação, Avaliação, Ofícios, Profissão, etc.]);
- Algumas leves mudanças no sistema de PVs;
- Ação de Rodada Completa (chamada de Ação Total para simplificar);
- Existência de defesa de "Toque" e Normal;
- Classificação das armas em leves, uma mão e duas mãos;

Elementos do SW Saga:

- CA e Reflexos foram fundidos numa só defesa.

Principais elementos diferenciais (o que muda em relação a outras edições):

- Progressão de personagem é mais lenta, com bônus se acumulando a cada cinco níveis, ao invés de a cada dois (4e) ou variando por classe, mas podendo chegar a evoluir a cada nível (3.X);
- Ataques e Defesas se baseiam em dois Atributos, ao invés de um. Por exemplo, um ataque "Corporal" (que você usa ao brandir uma arma branca) se baseia em Força + Destreza. Um ataque místico se baseia em Inteligência + Sabedoria. Seus Reflexos se baseiam em Destreza + Inteligência;
- Ataques possuem "tipos" diferentes: Arremesso (autoexplicativo), Corporal (ataques com armas brancas ou com o corpo), Mirado (ataques à distância), Místico (ataques que exigem concentração e atenção), Mental (ataques que manipulam mentes) e Presença (ataques de intimidação). Um poder define ataques como, por exemplo: Corporal (Arma) vs. Reflexos;
- Três defesas: Fortitude, Reflexos, Vontade. Reflexos tem um valor total e um de "toque";
- Não tem classes predefinidas. As "classes" são grupos de talentos que exigem um talento-base para serem pegos, e cada "classe" tem também diversos poderes (Habilidades) ligados a ela. No primeiro você tem um grande número de talentos para gastar e montar seu personagem;
- Você ganha talentos nos níveis ímpares e poderes nos níveis pares;
- Poderes usam "pontos de ação", que representam o vigor do personagem. Enquanto você tiver pontos de ação, pode continuar a usar seus poderes, mas as habilidades de nível maior consomem pontos mais rapidamente. Existem alguns poderes de uso diário, mas esses estão ligados a Talentos e representam "medidas desesperadas".

Bom, é isso. Toda decisão de design tem um motivo, e se quiserem discutí-las, terei prazer em explicar o porquê de cada elemento do sistema.

Por exemplo, esse tópico é pra criar ideias para a "classe" Aventureiro, que é um conjunto de talentos/poderes para simular tanto ladinos como personagens mais exóticos. Foi relativamente fácil criar poderes baseados em Acrobacia, Atletismo, Blefe e Furtividade, e já completei outras Perícias, como Diplomacia e Intimidação. Atualmente estou andando em território mais exótico, então uma ajudinha seria legal.

Não precisam conhecer o sistema, é só dar ideias de algo que um aventureiro poderia fazer, e aí eu tento converter isso pra sistema. Por exemplo, em Blefe tem poderes para você faz um inimigo atacar outro, ou o inimigo se ferir se ele atacar você e falhar. Em Furtividade tem habilidades para você atacar e sumir de vista. Em Intimidação tem formas de você afastar oponentes próximos para "parar" o combate por um instante. Agora preciso de ideias para Ladinagem, Percepção e Tolerância.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Anterior

Voltar para Design & Desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron