Deicide escreveu:Bahamute escreveu:Ainda não pensei nos itens mágicos, nunca me incomodei com o efeito "Arvore de Natal" mas estou pensando em usar uma formula parecida com a dos anéis mágicos da 3.X, que eles emanam uma aura de energia arcana, que corta efeito de mais de X itens no mesmo raio. Porém, ainda estou longe de começar a pensar/trabalhar nisso.
Solução Tormenta?
Se quiser uma dica, remova os bônus +X em habilidades básicas e faça com que itens mágicos tenham apenas propriedades especiais. Isso torna os itens atraentes, mas não obrigatórios.
Isso é uma boa. Mas, quanto a "solução tormenta" eu não acho ela de todo ruim, eu só acho que ela não foi bem explicada, porém, eu não li o livro pra saber como foi o texto descritivo.
Mas, isso é algo que confunde as pessoas, pois esse tipo de regra existem desde o 3.X, era só ver a descrição dos anéis.
Bem, eu gostei da sua idéia. E como estou retrabalhando o sistema (principalmente na parte de magias, que pretendo criar algo bem diferente do 3.X), vou trabalhar algo em cima disso. É bem mais ineteressante ter um item que lhe confere um certo "poder", do que um bônus bruto em um atributo determinado.
Ainda estou longe de chegar nessa parte, e pretende abrir um tópico a parte pra discutir isso, pois é algo complexo demais, ao meu ver.
Deicide escreveu:Classes são como no 3.X.
Combatentes terão BBA Cheio, Especialistas Médio e Conjuradores Fraco.
Testes de Resistência terão 3 tipos, Bom, Médio e Ruim. Nenhuma classe terá TRs repetidos, todas sempre terão 1 bom, 1 médio e 1 ruim.
Usa a mesma progressão que a 3.X? E as resistências têm progressão própria como na 3.X ou seguem as mesmas progressões do BAB?
Sinceramente, depois de muito fuçar nas progressões da 3.X, eu cheguei à conclusão de que o melhor era reduzir a disparidade delas em níveis altos. Em um estágio inicial do Anima v2, cheguei a planejar BABs que, no nível 20, alcançavam os valores +20 (cheio), +17 (médio) e +15 (fraco), ao invés de +20/+15/+10, e usei as mesmas progressões para testes de resistência.
Depois acabei adotando a solução 4e, porque era infinitamente melhor (tudo sobe igual, apenas modificadores de atributos e bônus de classes/talentos diferem), e no fim das contas criei uma progressão homogênea e própria que tornava o avanço dos personagens mais suave.
A idéia inicial era realmente algo como na 4E. BBA fraco pra todos, modificado através de Talentos/Poderes.
Mas, preferi manter o padrão "old", por ser algo mais fácil de trabalhar, e por ser algo que dá um dispare entre combatentes X conjuradores.
Deicide escreveu:Sobre escalonamento, estou tentando dosar (como disse no primeiro post) pra ficar algo mais "gostoso" de se evoluir. As diferenças de poder irão crescendo nível a nível, mas, ficando enfatizada em níveis cheios, ou seja, 5,10,15,20. Seu personagem não ganha todas as habilidades nos níveis citados, ele vai progredindo nível a nível até chegar nesses pequenos patamares.
Se quiser dosar, uma progressão mais 4e (ou ainda mais lenta, como a que adotei no Anima v2, é recomendada). Se você tem coisas como BAB cheio, por exemplo, isso significa que um personagem de nível 5 tem +20% de chance de acertar do que um personagem de nível 1, sem contar itens mágicos/talentos/atributos/habilidades de classe ganhos ao longo dos níveis. Essa evolução é bem acentuada.
Lembre-se que na 3.X, um personagem dois níveis acima já era considerado praticamente "duas vezes" mais forte, se formos considerar a tabela de XP.
Não tinha pensado por esse lado. Mas só o BBA influencia tanto assim?
Eu estava dosando elas através de poderes, BBAs, Perícias, Talentos e etc. tentando fazer uma éspecie de "conta-gotas" pra distribuir nível a nível. Vou ver o que os "matchups" me revelam sobre isso.
Mas, se ficar do jeito que você falou (um personagem nível 2 ser duas vezes um nível um) terei de retrabalhar boa parte das coisas. Mas, é a vida =D
Deicide escreveu:Se quiser uma comparação, meu Anima v2 eu fiz para que um personagem se tornasse "duas vezes" mais forte após cinco níveis. Para isso, no nível 30, o personagem acumulou um mísero +5 em ataques, defesas e Perícias (na 4e seria +15, para ter comparação), mas isso não inclui talentos e atributos, que fazem uma imensa diferença.
Bacana. Teu sistema deve estar bem diferente do que conhecemos por padrão. Eu vinha acompanhando ele pela Spell no passado, mas quando comecei a trabalhar nesse sistema, dei um tempo no acompanhamento de N sistemas, pra não pegar (mesmo que inconscientemente) idéias alheias e colocar no jogo.
Deicide escreveu:Ainda está basicamente como no 3.X. Estou querendo colocar mais estratégia, com a adição de algumas manobras. Mas, quero criar tudo isso do Zero. Quero pegar as manobras do 3.X, limpar elas e começar a trabalhar tudo de novo. Como falei, ainda estou no começo do sistema, e me centrando nas classes, pra, a partir delas, partir pras regras de combate (com elas prontas parto pro combate, depois, volto pra elas pra ir ajustando as regras conforme o combate).
Cara, você tem que definir o básico do seu sistema primeiro, senão a coisa vai virar gambiarra. Defina aquilo que afeta todos os personagens primeiros (perícias, combate, as regras básicas de magia) e depois molda as classes em torno disso.
Sim, estou fazendo isso. Eu tenho um arquivo de Word aqui que eu coloco todas as idéias que vou trabalhar no sistema, conforme elas surgem na minha cabeça. Mas, eu só ponho o "tema" pra mim não esquecer, tanto que, essas manobras, ainda estão só como rascunho, e, algumas coisas que vou pescando no ar, como o que falei anteriormente, delas não serem cumulativas com certas condições.
Deicide escreveu:Estou me baseando em cima do TR médio das classes, As magias serão retrabalhadas, e todos terão um padrão de dano por nível. Quanto a efeitos, que os feitiços podem causar, estou trabalhando em cima deles com a mesma proposta das magias.
Ainda segue o velho esquema de níveis de feitiços?
Feitiços não tem níveis. O Feiticeiro pode selecionar qualquer um, desde o primeiro nível.
O que muda, é que o poder dos feitiços cresce conforme cresce o nível do Feiticeiro.
Deicide escreveu:Vigor Soberano
O Feiticeiro dispara cargas de eletricidade arcana contra os indivíduos.
Ataque: Carisma vs C.A.
Alcance: Toque
Alvo: 1 Individuo.
Efeito: O alvo irá receber 1d6 Pontos de Vida Temporários para cada 2 níveis de Feiticeiro do conjurador.
Caos
Par: O Feiticeiro perde uma quantidade de Pontos de Vida equivalente a metade do que o alvo receber.
Impar: O Feiticeiro recebe um bônus de +2 em suas jogadas de Ataque durante 2 rodadas.Fogo das Fadas
O Feiticeiro despeja um poderoso feitiço no alvo, deixando-o com sua defesa comprometida.
Ataque: Inteligência vs Vontade
Alcance: Toque
Alvo: 1 Individuo.
Efeito: O alvo fica com uma penalidade de 1d6 em Fortitude, Reflexos, Vontade e C.A. durante 1 Rodada para cada 2 níveis de Feiticeiro do personagem.
Caos
Par: O Feiticeiro recebe as mesmas penalidades por um número de rodadas equivalente a metade do alvo.
Impar: A penalidade passa a ser de -4, ao invés de 1d6.Golpe Arcano
O Feiticeiro desfere um golpe com os punhos carregados de energia arcana.
Ataque: Sabedoria vs C.A.
Alcance: Toque
Alvo: 1 Individuo.
Efeito: O Feiticeiro desfere um golpe com o punho, causando dano de 1d4 por nível de Feiticeiro + Modificador de Força do Feiticeiro (caso seja positivo).
Caos
Par: O Feiticeiro recebe 3d4 Pontos de Dano.
Impar: O Feiticeiro recebe um bônus de +2 em Força durante 2 rodadas (incluindo a rodada que vai desferir esse golpe).
Não consigo ver as imagens... =/
Facilietei sua vida =D
Deicide escreveu:Ainda não sei como lidarei com isso, mas minha idéia do playtest é (tentar) nívelar todas as habilidades.
Você tem que começar a planejar controles e coisas afins desde antes do playtest. Senão, na hora do playtest você descobre que muitas "ideias geniais" não funcionam e tem que voltar ao básico.
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Mais uma coisa: as classes são no estilo 3e (habilidades fixas), ou no estilo Saga (muitos talentos e aptidões para escolher)?
É, percebi isso no decorrer desse tópico. Por isso, até classes que eu tinha dado por finalizadas, estão recebendo releituras.
Quanto as classes, são um estilo parecido com a 3e. Só que estou criando, por padrão, para todas elas, formas de versatilidade. Geralmente elas ganham um punhado de habilidades/poderes especiais, que elas selecionam de uma lista, pra não haver, por exemplo, dois ladinos idênticos, ou dois druidas parecidos e etc.
Deicide escreveu:Credo. Pelo visto matei mais um tópico.
Por mais estranho que pareça, esse tópico não tinha aparecido no link "ver novas mensagens" pra mim, e por isso não vi sua respostas...
Mas, respostas dadas