Dicas e Idéias pra Playtest
Enviado: 13 Ago 2010, 14:05
Galera, estou trabalhando num projeto aqui, de um sistema d20, pra abrigar a versão 3.0 do Cenário KA-OS (que vai ser uma releitura e evoluída na história do mesmo), e, acompanhando o tópico de Tormenta, estou com medo de me arriscar em criar coisas desequilibradas demais.
Então, como seria um modo decente de playtest?
Ainda não terminei a base pra começar os testes (estou trabalhando nas classes e monstros em conjunto), mas minha idéia inicial é:
Criar 5 fichas de cada classe.
Uma no nível 1, outra no 5, outra no 10, outra no 15 e outra no 20.
Fazer um combate entre, classes iguais (guerreiro x guerreiro), classes semelhantes (combatente x combatente (por exemplo, bárbaro x guerreiro)), classes diferentes (combatente x especialista e combatente x conjurador, conjurador x especialista, etc).
Ver nesse primeiro ponto, as desvantagens que uma tem contra as outras, e fazer o primeiro pente fino pra ir nivelando.
No segundo ponto, seria de grupo contra grupo (um grupo com um integrante de cada vertente, e, sempre tentar miscigenar bem as classes).
Pra ver o desempenho individual de cada uma no grupo, e passar o segundo pente fino pra ir nivelando.
Terceiro, opiniões de fora, depois desses testes, postar resultados (e fichas/classes) pra opiniões de fora (no caso, aqui).
Perícias seria um teste mais "a olho" pra ver como ficaria, comparar CDs com graduações e utilidades delas.
Talentos e Magias, voltados pro combate, acho que dá pra ter uma noção no próprio combate.
Deixei passar alguma coisa, ou, o metodo acima é suficiente?
Claro que, ainda assim, pode passar falhas, mas acho que se passar bem o pente fino, nas três etapas que eu mencionei, da pra reduzir bem o desnível entre as classes.
Minha idéia inicial é montar um sistema bacana, claro que não será a prova de falhas, mas deixar ele mais pé no chão, no quesito de opções de classes.
Então, como seria um modo decente de playtest?
Ainda não terminei a base pra começar os testes (estou trabalhando nas classes e monstros em conjunto), mas minha idéia inicial é:
Criar 5 fichas de cada classe.
Uma no nível 1, outra no 5, outra no 10, outra no 15 e outra no 20.
Fazer um combate entre, classes iguais (guerreiro x guerreiro), classes semelhantes (combatente x combatente (por exemplo, bárbaro x guerreiro)), classes diferentes (combatente x especialista e combatente x conjurador, conjurador x especialista, etc).
Ver nesse primeiro ponto, as desvantagens que uma tem contra as outras, e fazer o primeiro pente fino pra ir nivelando.
No segundo ponto, seria de grupo contra grupo (um grupo com um integrante de cada vertente, e, sempre tentar miscigenar bem as classes).
Pra ver o desempenho individual de cada uma no grupo, e passar o segundo pente fino pra ir nivelando.
Terceiro, opiniões de fora, depois desses testes, postar resultados (e fichas/classes) pra opiniões de fora (no caso, aqui).
Perícias seria um teste mais "a olho" pra ver como ficaria, comparar CDs com graduações e utilidades delas.
Talentos e Magias, voltados pro combate, acho que dá pra ter uma noção no próprio combate.
Deixei passar alguma coisa, ou, o metodo acima é suficiente?
Claro que, ainda assim, pode passar falhas, mas acho que se passar bem o pente fino, nas três etapas que eu mencionei, da pra reduzir bem o desnível entre as classes.
Minha idéia inicial é montar um sistema bacana, claro que não será a prova de falhas, mas deixar ele mais pé no chão, no quesito de opções de classes.