Ao invés de termos uma tabela gigantesca com 580 tipos de armas diferentes que serão ignoradas pela maioria dos jogadores que só olha qual causa mais dano, estive pensando na hipótese de criar uma tabela-mestra que unificaria todas as armas.
O conceito é simples: Todas as armas tem um bônus de proficiência de +2. O dano causado depende da categoria da arma:
Armas de uma mão: 1d6
Armas de duas mãos: 1d8
Armas à distância (fundas, bestas, e arcos) possuem alcance básico de 10/20. Seguem a mesma tabela de dano.
Personagens pequenos não possuem penalidade no dano.
Não existem mais armas superiores. Ao invés das armas superiores, teremos benefícios especiais que o jogador escolhe duas na criação do personagem. Se a classe tiver proficiência com armas militares, ele recebe um benefício adicional. Pra dar um exemplo simples:
- Alcance: A arma é capaz de atacar inimigos a 2 quadrados de distância.
- Arremesso: Apenas armas de uma mão. A arma pode ser usada em um ataque básico à distância usando força ou destreza com alcance 5/10. Opcionalmente, o dano da arma cai um passo (d10 -> d8 -> d6 -> d4) e adquire a característica Mão Inábil.
- Brutal 1: Se a jogada de dano resultar em um 1 no dado, o dado de dano é jogado novamente. Especial: Armas de duas mãos podem comprar este benefício uma segunda vez para se adquirir Brutal 2, que joga novamente em caso de resultado 1 ou 2 no dado.
- Dano Elevado: O dano da arma sobe um passo (d6 -> d8 -> d10 -> d12 -> 2d6). Este benefício pode ser comprado até três vezes.
- Decisivo Elevado: Em um sucesso decisivo, a arma causa +1[A] de dano adicional por estágio (+2[A] no exemplar, +3[A] no épico)
- Defensiva: Enquanto empunhar esta arma, o personagem recebe +1 de bônus de escudo na CA e na defesa de Reflexos.
- Mão Inábil: Apenas armas de uma mão. Esta arma pode ser empunhada na sua mão inábil.
- Precisa: A arma amplia seu bônus de proficiência para +3
- Versátil: Esta arma pode ser usada com uma ou duas mãos. Ao ser usada com as duas mãos, ela recebe +1 de bônus no dano.
- Tiro Longo: Apenas armas de ataque à distância, Adicione +5 quadrados no seu alcance curto e +10 quadrados no seu alcance longo. Este benefício pode ser comprado mais de uma vez.
- *Mortal: Este benefício pode ser escolhido apenas no nível épico. Ao atacar com esta arma, você pode conseguir um sucesso decisivo em uma rolagem de 19 ou 20 natural.
Além disto, cada personagem pode comprar este talento uma vez por estágio (totalizando até 5 melhorias):
Maestria com Arma
Benefício: Escolha um dos benefícios de arma. Adicione esta característica na sua arma.
A intenção é simular armas militares com o talento gratuito, e armas superiores com um talento adicional. A separação entre "armas simples" e "armas militares" é apenas conceitual, para classes que usam armas e não tem acesso a armas militares naturalmente, como ladinos e clérigos. Só pra dar um exemplo de como simular algumas das armas mais populares:
Adaga: Uma mão, Precisa, Arremesso (dano reduzido)
Maça: Uma mão, Dano Elevado x1, Versátil
Martelo de Guerra: Maça + Dano elevado
Espada Longa: Uma mão, Dano Elevado x1, Precisa, Versátil
Machado Grande: Duas mãos, Dano Elevado x2, Decisivo Elevado
Alabarda: Duas mãos, Dano elevado x2, Alcance
Corrente com Cravos: Duas mãos, Dano Elevado x1, Alcance, Precisa
Arco Longo: Duas mãos, Dano elevado x1, Tiro Longo x2
As armas superiores, em sua maioria, podem ser equivalentes a gastar um talento pra melhorar a arma. Por exemplo:
Drow Long Knife: Adaga + Dano Elevado
Craghammer: Martelo de Guerra + Brutal x1
Espada Bastarda: Espada Longa + Dano Elevado
Machado de Executor: Machado Grande + Brutal x2 (2 talentos pra chegar aqui)
Lança Grande: Alabarda + Precisa
Besta Superior: Arco Longo + Precisa
O problema maior seriam os talentos específicos que dependem de um tipo de arma específico, como Ritmo do Martelo, ou Especialização em Lâmina Pesada. Isso pode ser resolvido definindo a que categoria a arma pertence logo na criação. Comprar um tipo adicional pra arma custaria um benefício. Por exemplo, a Khopesh seria uma arma de Uma mão, Dano Elevado x1, Brutal x1, Lâmina Pesada, Machado; se mantendo no nível de arma militar (3 benefícios).
Agora o sono pegou. Qualquer opinião de como isso influencia em algum corner case específico, dê um toque.
Conforme o Iron Man apontou, a regra também serve pra cobrir implementos superiores. Neste caso, cada classe que saiba usar implementos pode adicionar UMA característica no implemento que tenha proficiência, e mais uma por talento escolhido (1/estágio), até o máximo de 4 melhorias.
Maestria com Implemento
Benefício: Escolha um dos benefícios de implemento. Adicione esta característica no seu implemento.
Alcance: +1 no alcance de poderes corpo a corpo que usarem o implemento
Alternante: Ganha Camuflagem até o começo de seu próximo turno após se teleportar
Crítico Potencializado: +1d10/estágio de dano em criticos
Distância: +2 no alcance de todos os poderes de área e à distância
Energizado: +2 de dano com um tipo específico de elemento (flamejante, congelante, elétrico, ácido, trovejante, energético, venenoso, ou psíquico). Aumente o bônus para +3 no estágio exemplar e +4 no estágio épico.
Escudo: +1 de bônus de escudo na CA e Reflexos enquanto empunhar o implemento. Não ser ser adicionado em símbolo sagrado e Foco Ki.
Impetuoso: Poderes de movimentação forçada permitem mover +1 quadrado
Inegável: +1 em jogadas de ataque contra Vontade
Infalível: +1 em jogadas de ataque contra Reflexos
Irrefreável: +1 em jogadas de ataque contra Fortitude
Móvel: Pode ajustar 1 quadrado com uma ação mínima na rodada que acertar um oponente
*Mortal: Apenas no estágio épico. Pode conseguir um sucesso decisivo em uma rolagem natural de 19 ou 20
Ainda tenho que descobrir o que fazer pra não penalizar as classes que usam arma e implemento, como o lâmina arcana, o vingador, e o paladino.