Gun_Hazard escreveu:Preciso dar uma terceira olhada com calma nas regras para ver como estão, a parte de criação de personagens ainda está muito confusa.
Se você baixou os arquivos, devo avisar que os arquivos que começam com "00 - Base" são só um guia rápido sobre o que muda em relação à 3.5/4e. Eles existem mais pra dizer: "aqui essa regra é diferente", mas NÃO são um bom exemplo de como criar personagens.
Eu sugiro pular direto para o arquivo "01 - Criação de Personagens". Ele explica como o personagem é criado, passo-a-passo e com um exemplo. Esse arquivo é reproduzido neste link de minha página.
Tinha um jogo do Warhammer que propunha um questionário tipo fluxograma dai era só ir "ligando os pontos" e você ia construindo o personagem.
Eu sei que isso pode parecer ir contra o seu nobre intuito de oferecer liberdade criativa aos jogadores, mas a minha experiência prática afirma que apenas 1 ou 2 jogadores de um grupo de 6 tem preferência por esta abordagem o restante quer ter a "sensação de escolha" mas quando a real liberdade de escolha é dada a ele ele se atrapalha e só faz bosta.
O que acho mais prático é ofereça logo de cara opções simples para criação de personagens, pacotes totalmente prontos com algumas opções de customização tipo 2 talentos, atributos e pericias.
Bom, é mais ou menos isso que estou propondo com os kits. Eles basicamente sugerem um conceito ("espadachim da lâmina curta") impõem atributos mínimos, ocupam X talentos do personagem, reduzindo as escolhas no começo, e dão dicas de personalização.
Depois crie um capitulo de criação de personagens avançada e solte toda sua nobre liberdade nele.
E deixe MUITO bem claro que ambos são válidos e que o mestre DEVE aceitar ambos.
Porque o Simples Primeiro e não o contrário?
Porque o jogador/mestre interessado irá ler os dois de um jeito ou de outro, já o jogador preguiçoso ira parar de ler na hora que achar que tá "confuso demais" e nem irá folear o livro para ver o que tem mais prá frente.
Bom, o sistema ainda está em "beta". Se puderem dar sugestões mais específicas, sobre por exemplo como tornar os kits mais intuitivos, ou como implementar tal questionário, seria muito bom.
Agradeço a participação!