Página 1 de 6

D&D C4 - D&D Classic Reboot

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 09:23
por publicano
Quando D&D passou de sua edição 3.5 para 4e, alguns ficaram desapontados com o sistema novo (EU NÃO), e isso levou a editoras como a Pathfinder usarem a OGL pra criar uma espécie de D&D 3.7, ou algo do gênero.

Uma coisa mais ou menos parecida ocorre comigo. EM GERAL, eu acho Essentials um retrocesso. O lugar pra discutir se é retrocesso não é nesse tópico: ele serve pra brincar com o D&D Classic (a estrutura básica pré-Essentials) e :diabanjo: aproveitar tudo do Essentials que seja digno disso.

O que me deu essa ideia foi o suplemento HEROES OF SHADOW. Esse livro foi anunciado há muito tempo, se não me engano antes da linha Essentials ser anunciada; já havia o Assassin (Classic) e achava que o livro reapresentaria o Assassino da Dragon Magazine, o Ravenant, e complementaria com os papéis de classe que estavam faltando na época: líder, defensor, controlador.

Com Essentials, tudo isso mudou e o que veio em seu lugar foi um Paladino Striker (Algoz), o Vampiro (outro Striker), o Binder (warlock controlador que usa a fonte de poder Sombra), entre outras coisas como o umbramante (Nethermancer) e necromante pro mago Essentials, o domínio Death pro warpriest, blá, blá.

Isso me desapontou bastante, apesar de ver uso no livro.

Eu REALMENTE queria um defensor sombra (é o papel com menos classes) e o formato Clássico. A ideia da fonte de poder sombra ser mesclada com outras é sim uma ideia excelente, que talvez possa ser aproveitada aqui, mas mecanicamente não me satisfez. O vampiro é uma classe ousada e inovadora que parece legal, mas só funciona como Essential.

A questão é que quem prefere D&D Classic pode escolher se focar em Classic e aproveitar do Essentials apenas o que lhe apetece; eu já faço isso com a maioria dos talentos dos livros Essentials. Com Heroes of Shadow, a coisa mudou de figura na minha postura.

Assim, eu proponho este tópico pra dar um "reboot" no estilo Classic do D&D, aproveitando tudo que for possível do Essentials.

***

Alguns exemplos e propostas:

:seta: Manter o uso de Atributos + 2 Primário/+ 2 em um dentro dois Secundários nas raças; aplicar esse esquema a todas as raças (o gnoll foi meio abandonado, e foi a única raça pra jogador que não recebeu esse padrão).

:seta: Utilizar a maioria dos talentos Essentials, como os que afetam defesas, armas e implementos, e aqueles que dão resistências a dano.

:seta: Refazer e recriar a fonte de poder sombra ao estilo Classic, aproveitando boas ideias presentes em classes Essentials.

:seta: Rever a regra de multiclasse, especialmente multiclasse exemplar e os talentos multiclasse de "swap", que parece meio fraca comparada com tudo que há agora.

:seta: As raças vryloka e shade trazem algo que, como o esquema de atributos Essentials, pode ser aplicado a TODAS AS RAÇAS: poderes utilitários raciais.
Isso abriria a possibilidade de raças de monstros com poderes de uso sem limite serem repaginadas para jogadores, sem desequilíbrio (leia-se goblin e kobold).

:seta: Uso de temas (Dark Sun, Dragon Magazine) ser uma regra opcional tão utilizável quando o background apresentado no Livro do Jogador 2. Os novos temas genéricos da Dragon Magazine parecem interessantes, mas me parecem mais aplicáveis às classes essentials; notem que seu padrão difere dos temas de Dark Sun.

:seta: Proposta pessoal minha, já que trata-se de fazer reboot, ajeitar os tieflings pra terem Constituição/Carisma e Inteligência ao invés da configuração que apareceu nos Essentials. Isso os torna bruxos ideais e abre o pacto infernal pra sinergia total com tieflings, algo muito lógico pra mim.

:seta: Já que estamos falando de bruxos, ajeitar o pacto das estrelas pra se equiparar ao pacto dos reis-feiticeiros (Dark Sun); se esse pacto oferece poderes em que escolhemos atacar usando Constituição ou Inteligência, pq o pacto das estrelas não pode ser igual em vez de termos poderes que usam uma opção ou outra? Existem uns poucos poderes que atacam com Inteligência + 2, esses teriam revisão individual.

:seta: Mais pra diante, expandir a fonte de poder psiônica, que foi meio abandonada, quem sabe com uma classe agressora que utilize power points.


É isso... depois abordo melhor cada proposta individual, queria saber a opinião sobre tudo, sugestões, etc.

Re: D&D 4e Classic Reboot, ou D&D 4.3

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 09:44
por Kinn
Já disse isso em outros lugares:
Classe agressora com uso de power points: soulknife.

Já vi versões caseiras por ai, mas inventam firula demais pra ele, inclusive inventando novos implementos, o que não tem necessidade. Ki focus seria um óbvio e para usar como o Kuwabara no Yuyu Hakusho, usar uma varinha ou rod (bastão?) seriam suficientes para implemento para ele.

Imagino uma build baseada em força, sub defender, como Kuwabara era, e outra mais ágil, tipo como fizeram a psylocke personagem icônico da classe.

No mais concordo com o que foi dito, que essential é um retrocesso e que deveriamos ter mais classes da fonte shadow.

Mais cedo um dos designers disse que para fazer uma classe, devemos perguntar o porque da classe existir...
Se fizeram isso pro hexblade (que uma uma magic-knife equivalente ao soulknife) então o soulknife tem razão de existir, da mesma forma que o sentinel (oh classe ruim).

Alias essa onda de guerreiro striker, defensor etc., tirou nosso parâmetro de dizer o que são as classes.
A nossa classe mesmo é um mago que luta de espada... porque não fazer logo um versão do swordmage?

Acho muito esquisita essa decisão de design e não aprovo ela também.
É a mesma coisa de não conseguirem justificar um controller marcial (embora ninguém saiba direito o que é um controller, se mestre de ataque em área, debuffer ou ambos) ficam querendo que a gente engula paladino striker/shadow.

Acho essa facilidade para justificarem certas coisas e não outras apenas uma conveniência.
E sofremos por ter de tudo agora ser essential-like, seja nas mecanicas, seja no formato obeso.

Re: D&D 4e Classic Reboot, ou D&D 4.3

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 11:15
por Youkai X
Eu apoio completamente, e incluindo um boost no assassin classic, a criação do Soul Knife e de um controller marcial (guerrilheiro?), assim como mais classes chadow, como algoz (um defender shadow).

Mas como projeto, lembremo-nos de criar prazos e metas realistas, para não cair na armadilha a qual muitos projetos na Spell caem.


E alias, nem aco desequilibrados os poderes de kobold e goblin, mas falo isso melhor depois.

Re: D&D 4e Classic Reboot, ou D&D 4.3

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 12:23
por publicano
Youkai X escreveu:Eu apoio completamente, e incluindo um boost no assassin classic, a criação do Soul Knife e de um controller marcial (guerrilheiro?), assim como mais classes chadow, como algoz (um defender shadow).

Mas como projeto, lembremo-nos de criar prazos e metas realistas, para não cair na armadilha a qual muitos projetos na Spell caem.


E alias, nem aco desequilibrados os poderes de kobold e goblin, mas falo isso melhor depois.


Ótimo, e vc tem razão na questão de prazos realistas.

Daí ser uma proposta com vários pontos; poderíamos atacar aqueles com mais facilidade de resolução, e depois partindo para os outros... creio que, apesar do sólido comentário do Kinn, o soulknife ou Psylocke (rs) estaria em último lugar... MAS se formos organizar alguma coisa vc podia ir já pensando nisso, Kinn, e checar o Hexblade todo pra quem saber copiar a parte da mecânica dele que sirva pra isso.

Pq repetindo, a ideia é aproveitar o que for digno. O que não me parece digno é a estrutura disforme das classes. A mistura de papéis e classes parece interessante, mas o resultado não me pareceu muito aproveitável.

Alguns conceitos que mais tarde poderíamos checar seria por exemplo:

Os marciais essentials apresentam duas coisas pra adequarmos, se for o caso: foco em ataques básicos e falta de poderes diários.
Mas, pra mim, a mecânica de falta de poderes diários teria de ser de troca equivalente como foi com a fonte de poder psiônica. Assim, poderiam haver pontos de poder psiônico e pontos de poder marcial, sendo que os marciais recarregariam com uma boa noite de descanso (o descanso prolongado) em vez da meditação psiônica (descanso curto).

Se alguém for criar controlador marcial, uma boa seria olhar o que aquele ranger controlador primal/marcial tem a nos oferecer (como é o nome dele mesmo? scout?)

O assassino clássico estaria dentro do pacote de refazer a fonte de poder sombra, e poderia muito bem ser o início dessa parte da proposta.

Quanto a goblins e kobolds, eu acho as raças desequilibradas pq são fortes nesses poderes raciais e capengas em outros. Os poderes raciais utilitarios seriam uma boa maneira de usar esses poderes raciais de monstro como estão escritos, só que de nível 2 ou 6. Pelo menos essa é minha visão inicial, e estaria dentro do pacote de utilitários raciais.
O meio-elfo, inclusive, da mesma forma que pega talentos de elfo e humano, poderia pegar utilitários dessas duas raças.

Dividindo o projeto em partes específicas ele seria uma caixa de ferramentas... cada um usa parte que quer.

Re: D&D 4e Classic Reboot, ou D&D 4.3

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 12:44
por Youkai X
Então o promeiro passo seria dar um boost no assassino? Acho uma boa mesmo. Criar umas builds novas e tal, com talentos, PP e até Epic Destinies novas pra ele. O normal é DES/con ou car. Alguma build nova usaria algum atributo diferente como secundário? Acho bom termos todas as bases e a mecânica pros shrouds (os do Nibelung são um bom exemplo) já definidas antes do domingo que vem.

O controller marcial é o Hunter do heroes of Forgotten Kingdoms.

Re: D&D 4e Classic Reboot, ou D&D 4.3

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 13:19
por publicano
Youkai X escreveu:Então o promeiro passo seria dar um boost no assassino? Acho uma boa mesmo. Criar umas builds novas e tal, com talentos, PP e até Epic Destinies novas pra ele. O normal é DES/con ou car. Alguma build nova usaria algum atributo diferente como secundário? Acho bom termos todas as bases e a mecânica pros shrouds (os do Nibelung são um bom exemplo) já definidas antes do domingo que vem.

O controller marcial é o Hunter do heroes of Forgotten Kingdoms.


Se vc quiser pode fazer um "pitch" de suas ideias pra assassino aqui...
Olha, se vc ver eu enxergava o assassino e o monge assim, ambos agressores com ki focus e Destreza:
Assassino: Constituição ou Carisma
Monge: Força ou Sabedoria
Percebe a divisão? Mas o Psionic Power veio com um monge de Constituiçaõ secundária, o monge com armas na mão. Cheguei a pensar em Inteligência pra secundário qdo vc propôs isso, mas eu *pessoalmente* não gosto muito de builds focadas em atributos do mesmo tipo (Reflexos) a naõ ser que vc compense isso de algum modo (como insuficientemente tentaram fazer com Ardente de Sabedoria secundária).

Mas antes de criar builds eu achava bom vc e quem quiser participar do "projeto" olharmos o assassino globalmente, de preferência usando o Character Builder pra não ficar olhando trocentos livros e revistas, e ver se ele tem alguma falha a ser sanada. Vc acha que os pontos de vida dele não são baixos demais, ainda mais se for o Nightstalker?

Rpz, se isso vingar, outras pessoas se juntarem, eu tenho até um nome que me ocorreu pra esse
Classic Reboot D&D 4e.
D&D C4! rsrsrs :dança:

Eu penso em nessa semana compor os utilitarios de pelo menos uma raça e mostrar aqui.

E se o projeto for pra frente, a gente podia pedir pra virar um subfórum; se for viável, se despertar interesse suficiente, etc.


Editado: Dá uma olhada no Bladesinger, além do Hexblade, pra ideias mecânicas para o Soulknife, Kinn.

Re: D&D C4 - D&D Classic Reboot

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 14:41
por publicano
NADA COMO UM APERITIVO...

TIEFLING - VERSÃO C4

ASPECTOS RACIAIS
Altura Média:
1,65m a 1,85m
Peso Médio: 70kg a 115 kg

Valores de Atributo: + 2 em Inteligência, + 2 em Constituição ou Carisma
Tamanho: Médio
Deslocamento: 6 quadrados
Visão: Penumbra

Idiomas: Comum, escolha mais um
Bônus nas Perícias: + 2 em Blefar, + 2 em Furtividade
Sanguissedento: Um tiefling recebe + 1 de bônus racial nas jogadas de ataque contra os inimigos que estiverem sangrando.
Resistência ao Fogo: Essa raça tem resistência 5 + metade do nível do personagem vs. flamejante.
Cólera Infernal: Você tem o poder Cólera Infernal.

Cólera Infernal
Ataque Racial Tiefling

Você convoca a fogo infernal que arde em sua alma, para punir seu inimigo.
Encontro * Fogo
Ação
Livre Explosão contígua 10
Gatilho: Um inimigo a 10 quadrados na explosão o acerta com um ataque.
Efeito: O alvo sofre 1d6 + Constituição ou Inteligência ou Carisma de dano flamejante.
Nível 11: 2d6 + Constituição ou Inteligência ou Carisma de dano flamejante.
Nível 21: 3d6 + Constituição ou Inteligência ou Carisma de dano flamejante.

Paciência Infernal
Utilitário Tiefling 2

Você tende a guardar rancor, que explode de maneira devastadora quando você é provocado. Nem mesmo inimigos resistentes a fogo estão a salvo de sua cólera infernal.
Diário
Não-Ação Pessoal

Gatilho: Você usa o poder cólera infernal.
Efeito: O alvo sofre dano flamejante e psíquico ao invés de dano flamejante.

Massacrar os Indignos
Utilitário Tiefling 6

É sempre melhor atacar quem já está na pior.
Encontro
Ação Livre Pessoal
Gatilho:
Você acerta um inimigo que esteja sangrando.
Efeito: Você ganha um número de pontos de vida temporários igual a 5 + metade de seu nível.

Melhor Governar no Inferno
Utilitário Tiefling 10

O temperamento infernal do tiefling o ajuda a superar condições humilhantes.
Diário
Não-Ação Pessoal
Gatilho:
Você começa o seu turno dominado ou derrubado.
Efeito: Se você está dominado, essa condição não se aplica mais. Se você estiver derrubado, você levanta como uma ação livre.

Fogo Interior
Utilitário Tiefling 16

Você canaliza seu fogo infernal interior para reanimá-lo.
Diário
Ação Menor Pessoal
Efeito:
Você cura uma quantidade de pontos de vida igual à sua resistência a dano flamejante.

O Melhor Truque do Diabo
Utilitário Tiefling 22

O melhor truque do diabo é convencê-lo de que ele não existe.
Diário
Ação Menor Pessoal

Efeito: Até o final do seu próximo turno, você fica invisível, e se for acertado por um ataque, a criatura atacante fica pasma (TR encerra).


:seta:
NOTAS: Isso é só uma versão preliminar, sujeita a revisões, críticas e sugestões.
Não há uma entrada nos aspectos raciais de algo que abra o uso dos utilitários raciais, como é no caso dos vrylokas e shades, porque aqui todas as raças terão acesso a seus respectivos utilitários raciais.
O tiefling C4 foi baseado no tiefling do Heroes of the Forgotten Kingdoms. As mudanças efetuadas foram: ajuste nos atributos, ajuste no dano da Cólera Infernal, lista de utilitários raciais.

EU NÃO SEI BOTAR PODERES NAQUELE FORMATO BONITINHO do livro, ou pelo menos não com facilidade. Se alguém souber como, me diga, ou formate você mesmo e exponha aqui :roll:

MEIO-ELFO Versão C4

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 16:20
por publicano
MEIO-ELFO
Versão C4


ASPECTOS RACIAIS
Altura Média:
1,65m a 1,85m
Peso Médio: 65kg a 95 kg

Valores de Atributo: + 2 em Constituição, + 2 em Sabedoria ou Carisma
Tamanho: Médio
Deslocamento: 6 quadrados
Visão: Penumbra

Idiomas: Comum, Élfico e escolha mais um
Bônus nas Perícias: + 2 em Diplomacia, + 2 em Intuição
Herança Dual: Escolha uma dentre as três raças: drow, eladrin e elfo. Você pode adquirir talentos que possuam humano ou a sua raça escolhida como pré-requisito (assim como aqueles específicos para os meio-elfos), desde que atendam aos demais pré-requisitos.
Além disso, você não possui lista de poderes utilitários raciais própria, mas tem acesso à lista dos humanos e da sua raça escolhida.
Diplomacia Coletiva: Você concede a aliados até 10 quadrados um bônus racial de + 1 em testes de Diplomacia.
Coração Versátil: Escolha entre o poder utilitário racial Tendência ao Sucesso e um poder de ataque sem limite de 1o. nível de uma classe diferente da sua. No caso da segunda escolha, você deve usá-lo como um poder por encontro.


Tendência ao Sucesso
Utilitário Racial de Meio-Elfo
Encontro
Ação
Menor Explosão contígua 5
Alvo: Você ou um aliado dentro da explosão
Efeito: Escolha um dos efeitos abaixo:
* O alvo faz um teste de resistência.
* O alvo ajusta até 2 quadrados, como uma ação livre.
* O alvo ganha um bônus de poder de + 2 em seu próximo teste de ataque, realizado antes do final do próximo turno dele.
* O alvo ganha um bônus de poder de + 4 em seu próximo teste de perícia, realizado antes do final do próximo turno dele.


NOTAS: Baseado no meio-elfo de Races of the Forgotten Kingdoms. As mudanças aplicadas foram: ampliação do espectro da Herança Dual (é uma maneira de fazer retornar o meio-drow; não vejo razão para um eladrin ou drow ter filho com um humano, apenas os consideraria mais raros) e define as listas de utilitários raciais do meio-elfo; escolha entre o Diletante da versão classic e o poder racial Knack for Success da versão essentials.

Re: D&D C4 - D&D Classic Reboot

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 21:12
por publicano
CLASSES MARCIAIS D&D C-4: Ideia Básica de Poderes Diários

Pelo que se vê, as classes marciais Essentials são definidas pelo uso de muitos ataques básicos e pela falta de poderes diários.

Faz um certo sentido que, de todas as fontes de poder, a marcial careça de poderes diários. Mas, como suprir essa falta? Essas classes têm coisas para contrabalançar, e diferenciais como posturas de uso sem limite, movimentações específicas como os truques do ladrão, etc.

Como a proposta C-4 é manter a estrutura Classic, me parece que a melhor maneira de eliminar poderes diários é copiando uma estrutura Classic variante do Livro do Jogador 3, os PONTOS DE PODER da fonte de poder psiônico.

Assim, as classes marciais não teriam mais poderes diários, mas em seu lugar teriam 2 pontos de poder marcial para cada poder de ataque diário que perdem, e a característica "Martial Augmentation", um genérico da "Psionic Augmentation". Como acontece com os poderes de encontro dos psiônicos. De modo similar, no QUINTO nível, em vez de no TERCEIRO como é o caso dos psiônicos, os personagens marciais ganhariam + 1 poder sem limite. Haveriam poderes sem limite de níveis 1, 5, 9, etc. com uma troca possível em cada um desses níveis onde se ganha poder diário, a partir do 9.

Qual seria o diferencial dos marciais quanto aos psiônicos, então? Só não têm poderes diários enquanto os psiônicos não tem os de encontro?

Pensei em um diferencial a mais: os pontos de ação. O ritmo de ganhar pontos de ação nos marcos me parece uma coisa bem estilo marcial, o "vai-pra-frente" em que o cara vai se empolgando e está na adrenalina de um dia de combate.

Então, a princípio, toda vez que um personagem marcial passasse por um marco, ele poderia OPTAR por não ganhar um ponto de ação e em vez disso recuperar um de seus pontos de poder marcial já gastos.

... outra opção talvez mais simples seja fundir o conceito de pontos de poder marcial aos pontos de ação. Mas como balancear isso com o gasto e uso normal de pontos de ação? Adotar essa linha talvez seja mais simples na hora de usar, porém muito mais complicado na hora do game design! De modo que a maneira mais racional seja traduzir essa ideia crua dos pontos de poder marcial, exposta acima, para a ideia mais simples dos pontos de ação afetando a falta de poderes diários.

Re: D&D C4 - D&D Classic Reboot

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 23:18
por Kinn
Os poderes dos tieflings não parecem ter muita relação mecânica com a descrição ou nome que eles têm.
==

Colocado na lista de tarefas olhar o bladesinger.
Quanto a retirar diários dos marciais, acho que isso ficaria sendo uma opção essencial mesmo, porque simplesmente criar essa mecânica de pontos de poder diários é o mesmo que dar um poder diário ao herói marcial, que faz ficar trocando 6 por meia dúzia.

Se for o caso de remover o diário de fato, tem de colocar algo alternativo mesmo, como os essenciais tem para compensar.

Por exemplo, o scout não tem um at will que lhe permite realizar sempre dois ataques... mas tem uma feature que permite, ao acertar um ataque na ação em questão, emendar um segundo (mesmo em AdO, interrupção etc.) Ele poderia ter poderes de encontro de ranger, mas tem apenas o power strike...

Minha queixa maior dos essenciais é essa falta de opções; se ele tivesse mais opções de escolha seria melhorzinho.

Então se formos mesmo retirar o diário dos marciais (o que não recomendo por exisgir muito trabalho em paralelo com nossas atuais atribuições de rever o assassino, soulknife etc.) precisariamos de uma mecânica suplementar como power points e features dos essenciais são.

Quanto a meio-drow e meio-eladrin, concordo. Em forgotten e meu cenário, por exemplo, seriam perfeitamente comuns.

Re: D&D C4 - D&D Classic Reboot

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 23:27
por publicano
Man, mas o que foi que eu disse? O sistema dos marciais sem diários seria correlato aos psiônicos sem encontros, o Augment compensa.

Eu concordo que isso não é prioridade máxima agora, pra mim os SOMBRA estão na alça de mira principal, junto com essa parte das raças... eu só estava deixando claro a proposta específica pros marciais, já que só temos um tópico pra C4 agora.

Sem contar que: como eu falei, isto aqui tornando-se um projeto, ele seria uma caixa de ferramentas: cada mestre usa o que quiser. Certas coisas seriam feitas pra encaixar umas com as outras, mas esses marciais desse jeito é um bom exemplo de uma peça solta na engrenagem, e que cabe na filosofia de "aproveitar o que é digno no Essentials".

Quanto ao SOULKNIFE, Kinn: cara, além de pesquisar Hexblade (Heroes of Forgotten Kingdoms, mas tb cheque Heroes of Shadow, o Gloom Pact) e o Bladesinger do Neverwinter, eu diria que vc tem que pensar de antemão se quer RETER ESSE NOME VACA SAGRADA de soulknife.

Tá, eu manifesto uma arma na minha mão, dependente de implemento, e que se beneficia dos modificadores do dito implemento. Isso não precisa se limitar a lâminas ou facas. Veja o Hexblade, apesar do nome a arma do Gloom Pact é um flagelo (tipo mangual).

A meu ver, já que estamos descartando Hexblade por ser Essentials, vc tem de alocar essa mecânica assim como está pro "soulknife", com vários tipos de armas, possivelmente definidas pelo build. E ver se tem um nome melhor pra classe, se o psychic warrior inspirou o battlemind, pq não?

Cheque tb Psionic Power, o build de psion que tem lá, e que summona bichos com "Metacriatividade". Pra mim o fluffy do soulknife tem que estar ligado a isso.


Editado: A propósito, já que quero consertar o star pact, o problema dele é o do bruxo ser uma classe V, problema maximizado nesse build específico. No Essentials, os bruxos, sejam binders ou hexblades, usam sempre Carisma. Eu me pergunto se não devemos consertar isso, retificar tudo que é classe V e transformar em A.

Re: D&D C4 - D&D Classic Reboot

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 23:35
por Lumine Miyavi
O que é classe V?

Re: D&D C4 - D&D Classic Reboot

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 23:40
por publicano
Lumine Miyavi escreveu:O que é classe V?


Bruxo, classe V:
CARISMA CONSTITUIÇÃO
V
INTELIGÊNCIA


Feiticeiro, classe A:
CARISMA
A
FORÇA DESTREZA

:b não inventei o termo

Re: D&D C4 - D&D Classic Reboot

MensagemEnviado: 24 Jul 2011, 23:42
por Lumine Miyavi
Não disse que inventou, só perguntei porque não tinha ideia mesmo. O que essas letras significam, afinal? :hum:

Re: D&D C4 - D&D Classic Reboot

MensagemEnviado: 25 Jul 2011, 00:13
por louc0
Classe V: Duas possibilidades para atributo principal, atributo secundário fixo.

Classe A: Atributo principal fixo, duas possibilidades para atributo secundário.