"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Dois reinos são ameaçados por inimigos desconhecidos. Ambos ainda se recuperavam do último conflito que os havia envolvido, mas agora se encontram na iminência de outro.
É certo que a declaração de uma nova guerra entre os reinos é do interesse de outros que espreitam a situação, esperando o desentendimento aflorar para que possam mover suas peças.
Cabe a um grupo de desconhecidos, instruídos por um interrogador regencial, descobrir a identidade de um inimigo invisível antes que suas terras afundem mais uma vez no caos.

Moderadores: Frost, oculto, Moderadores

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Frost em 30 Jul 2010, 17:36

Eméritos jogadores, colenda mesa!!!
Eis-me aqui, ainda no estágio, mas com algum tempo de folga, indagando-me sobre uma questão:

"Por que diabos eu não criei esse maldito tópico antes?"

Pois é, desde minha última mesa aqui na spell eu tenho tentado melhorar a forma como o jogo é conduzido, algo que eu ainda tento fazer... maaaaas.... pelos nove infernos, eu deveria saber as opiniões dos jogadores.

Bom, como o nome do tópico já diz (referenciando um velho e bom professor meu de inglês jurídico sempre que ele terminava de dar uma matéria), esse tópico existe para que qualquer jogador (ou qualquer ser pensante que tenha acompanhado a mesa, apesar de achar essa hipótese improvável) deixe aqui todo seu desabafo em relação ao jogo. XD

-O que está bom?
-O que poderia melhorar?
-Algum recurso novo interessante poderia ser utilizado?
-Algo deve ser removido?
-Algo deve ser totalmente reformulado?

O rol de perguntas é meramente exemplificativo, logo, sintam-se a vontade!

Editado: Observações na caixinha de EDIT:
1- Estava acompanhando a sessão de dicas e ideias (na qual vira e mexe eu dou uma de lurker) e achei que seria interessante introduzir o sistema de "fundo musical", mas não faço a menor ideia de como fazer isso. Se alguém sabe sobre como isso poderia ser feito, por favor, socialize essa ideia, ou simplesmente digam "PELAMORDE :cthulhu: isso vai dar mer**!!!";

2- Sugerir que todos os jogadores apareçam (incluindo o assíduo e pontual mestre) nos horários, em ponto, é algo que vai além de meus super-poderes; :haha:

3 - Eu não esqueci do tesouro do dragão, mas é que estou tendo aulas com exercícios de preparação para a prova da OAB (e ainda arrumo tempo para jogar, olha que bonito! :bwaha: ) e em alguns dias eu chegarei às 23h00min (ou mais tarde) em casa, como foi o caso de ontem. Por isso eu ainda não postei tais tesouros, o que farei, sem falta (assim espero), hoje mais pela noite!



É isso aí, senhores! Dismissed!
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 17:41

primeiro tem que ver se é viávl fazer isso de alguma forma no Maptools, de colocar músicas de fundo. Se não der, voc6e pode selecionar algumas músicas antes da sessão e pede pra baixarmos onde você tiver colocado-as.

Nah, tô curtindo a mesa, mas os monstros no geral parecem bem pouco estratégicos nos combates, basicamente só atacando e raramente usando algum recurso adicional. tamb;em podias descrever um pouquinho mais dos monstros antes dos combates, que as vezes só no meio ou depois dele que descubro que algum deles usava foice pra lutar XD

Mas fora isso, a campanha tá indo bem, considerando que é online e tivemos contratempos fortes.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Frost em 30 Jul 2010, 17:55

Youkai escreveu:Nah, tô curtindo a mesa, mas os monstros no geral parecem bem pouco estratégicos nos combates, basicamente só atacando e raramente usando algum recurso adicional. tamb;em podias descrever um pouquinho mais dos monstros antes dos combates, que as vezes só no meio ou depois dele que descubro que algum deles usava foice pra lutar


Meu mal esse :hum:
Vou providenciar melhorias em relação a isso.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jul 2010, 20:00

Offtopic: (Comentário pedante: "Critic" é a pessoa, "Criticism" é a crítica :P )
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Frost em 30 Jul 2010, 22:31

vlw! Juro que meu professor falava critcs.... ou era soh meu ouvido mesmo xD
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor KYU em 30 Jul 2010, 22:33

1 - Combates mais estratégicos, como o Youkai disse e também mais difíceis (o que não quer dizer "queremos morrer, por favor entregue-nos um santo TPK XD).

2 - Dessa mesa só eu joguei na sua última campanha, então comparando ela com essa, acho que a falta de diálogos mais profundos com a história e com o plot da campanha sejam algo que eu diferenciei de uma pra outra. Falo isso porque o "mundo" onde a gente joga parece estar realmente "vivo" e acho isso uma característica muito interessante a ser explorada. Dito isso, um skill challenge social seria deveras interessante. :haha:

2.1 - Equilíbrio também entre o roleplay e o combate. Não adianta me inundar de diálogos pomposos que por mais que eles sejam maneiros todos sempre queremos um pouco de hack n' slash.

3 - Huuuum... :hum: Todos queremos biscoito.
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 23:59

Nah, eu gosto bastante do roleplay e tal, mas realmente que os diálogos mais relevantes à trama (como os que dão revelaçòes importantes, alguns interrogatórios, decisões que mudam o rumo da história) poderiam também valer XP, ou usar em algumas discussões mais acaloradas o uso de skill challenges (e é bom que o próximo a entrar na mesa, se conseguir, faça alguém mais social XD ). Além do XP das quests, que tem no DMG e da regra opcional de XP por cenas de interpretação (consta no DMG 2, e claro, só para as interpretações relevantes à trama, e nào qualquer cena mundana ou cotidiana)
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Frost em 31 Jul 2010, 13:39

Levarei todas essas informações em conta.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Jul 2010, 14:07

Falo isso porque o "mundo" onde a gente joga parece estar realmente "vivo" e acho isso uma característica muito interessante a ser explorada.


Que gay, cara. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Eltor Macnol em 31 Jul 2010, 22:59

Frost escreveu:1- Estava acompanhando a sessão de dicas e ideias (na qual vira e mexe eu dou uma de lurker) e achei que seria interessante introduzir o sistema de "fundo musical", mas não faço a menor ideia de como fazer isso. Se alguém sabe sobre como isso poderia ser feito, por favor, socialize essa ideia, ou simplesmente digam "PELAMORDE :cthulhu: isso vai dar mer**!!!";


Tem como fazer isso sim, e dá um clima bem legal ao jogo. Um booom tempo atrás eu já usei o

Jeito simples:

1) Mestre e jogadores instalam Winamp. Mestre instala Shoutcast e passa as instruções para os jogadores conectarem o Winamp deles ao servidor que ele cria usando o Shoutccast.
2) Mestre toca um arquivo de áudio com a música de fundo, ou um efeito sonoro, no Winamp. Jogadores ouvem esses arquivos na cópia deles do winamp.

Vantagem: Esse é o jeito mais fácil, e que exige praticamente nada de configuração por parte do mestre e jogadores, basta o mestre ter uma conexão de banda larga decente.
Desvantagem: permite tocar apenas um arquivo de som por vez. Você não pode deixar uma música de fundo e adicionar efeitos como trovões ou sons de luta por cima da música.

Mas, googleando pra escrever essa resposta, descobri que hoje em dia já tem opções bem melhores, e aí entra o...

Jeito avançado:

1) Mestre e jogadores instalam o Ventrilo. Todos se conectam no mesmo servidor (há várias opções de servidores gratuitos na internet).

2) Mestre configura o Ventrilo de forma que ele captura todos os sons que ele tocar no PC, ao invés dos sons do microfone. Essa é a parte um pouquinho complicada, mas aqui tem um tutorial. Caso o jogo use áudio por voz, é configurado de forma que o mestre abre o ventrilo duas vezes, uma para o mic e outra pro áudio do PC.

3) Mestre instala um dos programas especializados pra fazer trilha sonora de sessões de RPG, por exemplo:

Mutant RPG Mixer - Esse vem até com uma biblioteca de efeitos sonoros pronta, eu gostei
RPG Deck
Softrope - Pela descrição no site parece ser muito potente, você pode preparar "cenas" e deixar elas prontas pra usar durante a sessão (por exemplo, música misteriosa+som de chuva+trovões aleatórios a cada 20~30 segundos para uma cena de "noite de tempestade").

Vantagem: Esse é o jeito mais elaborado, e permite a criação de algumas combinações impressionantes de efeitos sonoros, além da liberdade de usar vários sons improvisados sem interromper a música de fundo.
Desvantagem: exige um mestre com facilidade com a informática, e um pouco de tempo pra configurar os programas. Da parte dos jogadores não muda nada, é só instalar o Ventrilo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Frost em 31 Jul 2010, 23:51

Poxa, Eltor, bem interessante, cara!
Enquanto estou aqui na vida boa do fim de semana no interior vou pesquisar um pouco esse jeito avançado, mas não garanto uma resposta rápida aos jogadores, mas qualquer coisa usamos o modo simples, que eu também desconhecia!

Vlw pela informação!
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Emil em 01 Ago 2010, 00:48

Pô, isso é tão legal que merecia um tópico fixo nalgum lugar.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Eltor Macnol em 01 Ago 2010, 01:04

Sobrando mais tempo quero pesquisar um pouco mais (especialmente ver se acho algum pacote pronto de músicas/efeitos sonoros, embora o do Mutant RPG Mixer seja um bom começo) e transformar em tópico fixo e um artigo pro site.

Enquanto isso, aqui tem uma ferramenta ótima, basicamente um google pra procurar efeitos sonoros:
http://www.findsounds.com/ISAPI/search.dll

Aqui um repositório de sons para uso livre:
http://www.freesound.org/index.php

Lista ótima de links para fontes de música "RPGística" online:
http://www.rpgsoundmixer.com/forum/viewtopic.php?t=164

Músicas de games remixadas:
http://ocremix.org/remixes/

E, claro, se você tiver algum Neverwinter Nights, Morrowind ou outro jogo do estilo no PC, pode renomear as músicas da pasta "MUSIC" de .bmu para .mp3...
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor Frost em 01 Ago 2010, 20:17

Pô, isso é tão legal que merecia um tópico fixo nalgum lugar.

Concordo plenamente. Os links enviados também são bem interessantes. Não sei se alguém ainda tem aqueles RPG makers antigos, mas acho que o tal 2003 tem uma seleção musical bem legalzinha, além de serem bem leves.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

"Criticisms? Doubts? Suggestions?..."

Mensagempor oculto em 02 Ago 2010, 07:03

COORDENAÇÃO: Providenciarei em breve.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Próximo

Voltar para [RPG] O Reino Atrás das Cortinas - D&D 4e

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron