Ah se fosse por causa do RPG...

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Ah se fosse por causa do RPG...

Mensagempor Eltar em 11 Dez 2010, 16:02

Eltor Macnol escreveu:E aí surge o erro na direção oposta, um reducionismo absurdo ao dizer que não, nunca, de forma alguma a religião influenciou o jeito que ele tratou a filha. É só coincidência. O fato de ele ter a crença em uma entidade onipotente que reforçava as tendências opressoras dele, e lhe dava a certeza de estar agindo de forma divinamente inspirada, não teve participação alguma pra levar a esse desfecho.

"um reducionismo absurdo ao dizer que não, nunca, de forma alguma o Duke Nukem, GTA, RPG... influenciou o jeito que ele tratou a filha, entrou no cinema, matou a garota. É só coincidência. O fato de ele matar as pessoas no jogo que reforçava as tendências assassinas dele, não teve participação alguma pra levar a esse desfecho."
Dois pesos, duas medidas, veja como o seu discurso fica parecido com aqueles que criticaram o RPG e os jogos violentos.
Imagem
Eltar

Mensagempor Eltor Macnol em 11 Dez 2010, 16:32

Maurício escreveu:
Eltor Macnol escreveu:Khan, e o resto dos pais evangélicos que oprimem as filhas e proíbem elas de namorarem? É só coincidência que tantos deles pertencem a igrejas que pregam que as filhas devem ser controladas e proibidas de namorar?
Não, não é coincidência. Os pais que oprimem as filhas e as proibem de namorar tendem a procurar e se filiar a igrejas que pregam que as filhas devem ser controladas e proibidas de namorar.

E aí surge o erro na direção oposta, um reducionismo absurdo ao dizer que não, nunca, de forma alguma a religião influenciou o jeito que ele tratou a filha. É só coincidência. O fato de ele ter a crença em uma entidade onipotente que reforçava as tendências opressoras dele, e lhe dava a certeza de estar agindo de forma divinamente inspirada, não teve participação alguma pra levar a esse desfecho.
Mas se não houvesse a religião ele encontraria outra pseudo-autoridade para justificar seus atos.

Então tu está dizendo que as religiões pregam que as filhas devem ser controladas e proibidas de namorar, mas essa pregação das igrejas não influencia os fiéis, afinal os fiéis que participam dessas igrejas só entraram nelas porque já tinham essa opinião formada, (por conta própria, não influenciados, por exemplo, por pais ou familiares que também eram da religião), e suas visões de mundo não são nem um pouco influenciadas por ela?

As religiões não moldam as opiniões de ninguém, as pessoas escolhem religiões a posteriori, depois que têm suas opiniões já formadas? É isso que você acha?

Eltar, essa analogia é tão forçada que não é digna de resposta. Desculpa.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Maurício em 11 Dez 2010, 16:36

Essencialmente sim. Embora a religião acabe por influenciar as pessoas, essa influência viria de outro lugar se não houvessem igrejas.
Maurício

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Dez 2010, 16:54

Então tu está dizendo que as religiões pregam que as filhas devem ser controladas e proibidas de namorar, mas essa pregação das igrejas não influencia os fiéis, afinal os fiéis que participam dessas igrejas só entraram nelas porque já tinham essa opinião formada, (por conta própria, não influenciados, por exemplo, por pais ou familiares que também eram da religião), e suas visões de mundo não são nem um pouco influenciadas por ela?

As religiões não moldam as opiniões de ninguém, as pessoas escolhem religiões a posteriori, depois que têm suas opiniões já formadas? É isso que você acha?

Gostaria de uma explicação de sua parte sobre o porquê desses casos de violência serem a exceção, e não a regra.

Se a religião "evangélica" (já que você insiste em generalizá-la) é a principal mola propulsora de tais tipos de conduta, por que elas não são tão frequentes?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Ken-Ohki em 11 Dez 2010, 18:36

A questão de repreender ou não, maltratar ou não, varia de pessoa pra pessoa. Dentro dos templos, igrejas ou o que quer que seja, não há a pregação de que deve ser assim para com os filhos(as), bem como ninguém lê a bíblia completamente (tá, existem alguns loucos, e algumas pessoas sem mais o que fazer que leem toda só pra ter argumento).

Se a maioria da população fosse de ateus, a quantidade de pessoas repreendidas por qualquer outro motivo seria igual. Índole não é feita na criação da religião e sim no nível pessoal.

Vendo por um ângulo diferente a situação: Pessoas do tipo desse cara que matou a própria filha, só entram numa religião porque conseguem ver a si próprios no conceito da mesma. Se não existisse a religião, o cara iria ser um cara com um conceito desse tipo. Pense que a religião na vida de uma pessoa começa pela base familiar (que te dá a base do que você é), e que ao crescer você muda ou não, da mesma forma que seu pensamento para com a religião.

Tipo o catolicismo, aqui no Brasil ele está fundamentado (não que seja, pelo contrário), em hipocrisia. Quem é católico e continua lá porque se identifica com os dogmas do catolicismo em si, ou porque é hipócrita.
Quem é testemunha de jeová por exemplo, vai seguir por base familiar (que acaba moldando de certa forma sua índole), ou porque você mais velho se identificou com tal religião.
Quem é ateu o é assim porque não foi criado com bases religiosas E/OU não consegue se identificar com nada do que as religiões pregam E/OU não consegue conceber a existência de um deus.

Se considerarmos que o mundo não possui nenhum tipo de religião, pessoas com a índole do ser que fez essa atrocidade, iria fazer da mesma forma, independete de existir essa religião (me desculpem se estou sendo repetitivo, mas é que é uma visão simples, prática e realista da coisa e, falar mais de uma vez, ajuda a na atenção do que está dito/escrito)
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

Mensagempor Agnelo em 11 Dez 2010, 19:08

A religião influencia a índole sim, pô. Pelo amor de deus.

Discordo demais de um ponto no discurso do eltor, mas pelo amor de deus discordar dele dizendo que religião não te incute valores é apelar pro ridiculo.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Eltor Macnol em 11 Dez 2010, 19:23

Virtual Adept, eu não disse que "a religião evangélica é a principal mola propulsora de tais tipos de conduta", e já cansei de começar todos os posts com "eu não disse X". Do que adianta eu responder se você não vai ler o que eu escrevo, só vai ler o que você acha que eu escrevi?

Nhoque, eu tive criação de base religiosa, me identifico com muito do que algumas religiões pregam, e não apenas consigo conceber a existência de um deus, como adoraria que existisse alguma divindade benevolente, mas o fato de eu querer que algo fosse verdade não me faz acreditar que realmente é verdade. Aposto que você vai encontrar muitos outros ateus de filosofia parecida até aqui no fórum, então seria bom repensar seus conceitos da causa do ateísmo.

Pense que a religião na vida de uma pessoa começa pela base familiar (que te dá a base do que você é), e que ao crescer você muda ou não, da mesma forma que seu pensamento para com a religião.

Também não concordo com essa visão de que o mundo é um "buffet self-service de religiões", especialmente quando se fala de pessoas de gerações anteriores à atual, onde a influência geográfica e familiar é muito, muito, muuuuito mais influente em definir qual religião seguem.

Se considerarmos que o mundo não possui nenhum tipo de religião, pessoas com a índole do ser que fez essa atrocidade, iria fazer da mesma forma, independete de existir essa religião

Então vamos fazer um exercício de lógica e estender esse pensamento. Aos que acreditam que as religiões não influenciam em nada o comportamento das pessoas, e elas agiriam da mesma forma caso vivêssemos em um mundo sem religiões, por favor, coloquem seu nome em uma lista.

Quero ter isso à mão da próxima vez que eu mencionar, no tópico geral sobre religiões, que elas são desnecessárias ao mundo e que nossas sociedades não seriam nem um pouco piores em um mundo totalmente ateu - afinal, não tenho dúvidas que vocês concordariam com essa afirmação também, certo? Se religião não influencia o mundo em nada, isso tem que valer pros dois lados.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Elven Paladin em 11 Dez 2010, 19:37

Então vamos fazer um exercício de lógica e estender esse pensamento. Aos que acreditam que as religiões não influenciam em nada o comportamento das pessoas, e elas agiriam da mesma forma caso vivêssemos em um mundo sem religiões, por favor, coloquem seu nome em uma lista.

Está falando comigo? :b

Entretando, eu estou alterando essa idéia depois de ler o Epiphenom (Esse atalho leva direto a um dos artigos mais interessantes), embora em geral, a influência religiosa no comportamento de alguém oscila entre "irrelevante" e "nada".
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Ah se fosse por causa do RPG...

Mensagempor Cyrano em 11 Dez 2010, 21:10

Eltor Macnol escreveu:Virtual Adept, eu não disse que "a religião evangélica é a principal mola propulsora de tais tipos de conduta", e já cansei de começar todos os posts com "eu não disse X". Do que adianta eu responder se você não vai ler o que eu escrevo, só vai ler o que você acha que eu escrevi?

Nhoque, eu tive criação de base religiosa, me identifico com muito do que algumas religiões pregam, e não apenas consigo conceber a existência de um deus, como adoraria que existisse alguma divindade benevolente, mas o fato de eu querer que algo fosse verdade não me faz acreditar que realmente é verdade. Aposto que você vai encontrar muitos outros ateus de filosofia parecida até aqui no fórum, então seria bom repensar seus conceitos da causa do ateísmo.

Pense que a religião na vida de uma pessoa começa pela base familiar (que te dá a base do que você é), e que ao crescer você muda ou não, da mesma forma que seu pensamento para com a religião.

Também não concordo com essa visão de que o mundo é um "buffet self-service de religiões", especialmente quando se fala de pessoas de gerações anteriores à atual, onde a influência geográfica e familiar é muito, muito, muuuuito mais influente em definir qual religião seguem.

Se considerarmos que o mundo não possui nenhum tipo de religião, pessoas com a índole do ser que fez essa atrocidade, iria fazer da mesma forma, independete de existir essa religião

Quero ter isso à mão da próxima vez que eu mencionar, no tópico geral sobre religiões, que elas são desnecessárias ao mundo e que nossas sociedades não seriam nem um pouco piores em um mundo totalmente ateu - afinal, não tenho dúvidas que vocês concordariam com essa afirmação também, certo? Se religião não influencia o mundo em nada, isso tem que valer pros dois lados.

Fato. Pode por meu nome na lista. O mundo não seria nada melhor sem a religião. E não seria nada pior sem ela também.

Edit: Entendo que as pessoas são manipuladas e influenciadas através da religião, isso também é um fato.
Cyrano

Mensagempor Maurício em 12 Dez 2010, 07:39

Eltor Macnol escreveu:

Mas aí está o ponto que você parece não querem entender: com o fim da religião, a família continuaria influenciando seus filhos tanto quanto hoje.

Eu. Se a religião não existisse, algum outro construto social continuaria incutindo os mesmos valores.

Corretíssimo.
Maurício

Anterior

Voltar para Off-Topic