Virtual Adept, eu não disse que "a religião evangélica é a principal mola propulsora de tais tipos de conduta", e já cansei de começar todos os posts com "eu não disse X". Do que adianta eu responder se você não vai ler o que eu escrevo, só vai ler o que você
acha que eu escrevi?
Nhoque, eu tive criação de base religiosa, me identifico com muito do que algumas religiões pregam, e não apenas consigo conceber a existência de um deus, como
adoraria que existisse alguma divindade benevolente, mas o fato de eu querer que algo fosse verdade não me faz acreditar que realmente é verdade. Aposto que você vai encontrar muitos outros ateus de filosofia parecida até aqui no fórum, então seria bom repensar seus conceitos da causa do ateísmo.
Pense que a religião na vida de uma pessoa começa pela base familiar (que te dá a base do que você é), e que ao crescer você muda ou não, da mesma forma que seu pensamento para com a religião.
Também não concordo com essa visão de que o mundo é um "buffet self-service de religiões", especialmente quando se fala de pessoas de gerações anteriores à atual, onde a influência geográfica e familiar é muito, muito, muuuuito mais influente em definir qual religião seguem.
Se considerarmos que o mundo não possui nenhum tipo de religião, pessoas com a índole do ser que fez essa atrocidade, iria fazer da mesma forma, independete de existir essa religião
Então vamos fazer um exercício de lógica e estender esse pensamento. Aos que acreditam que as religiões não influenciam em nada o comportamento das pessoas, e elas agiriam da mesma forma caso vivêssemos em um mundo sem religiões, por favor, coloquem seu nome em uma lista.
Quero ter isso à mão da próxima vez que eu mencionar, no tópico geral sobre religiões, que elas são desnecessárias ao mundo e que nossas sociedades não seriam nem um pouco piores em um mundo totalmente ateu - afinal, não tenho dúvidas que vocês concordariam com essa afirmação também, certo? Se religião não influencia o mundo em nada, isso tem que valer pros dois lados.