Cigano, quem disse que eu não gostaria de ouvir o teu achismo sobre o que é fé? Eu não te exigi nenhum argumento científico ou bem embasado sobre o assunto, tudo que queria é entender o que raios você quer dizer quando usa a palavra, porque você fez tudo menos tentar explicar isso. Fale com as suas palavras mesmo, oras.
Ou seja, você me viu tentar levar a discussão a um ponto discutivel, sem achismos.
Hã, não. Quer dizer, talvez você realmente tenha essa convicção que foi isso que você tentou fazer, mas eu que li a história toda de fora tive uma impressão bem diferente. Pra mim, pareceu apenas que o Sampaio falava alhos e você discorria sobre bugalhos, ao invés de tentar responder mesmo o que ele havia dito.
Por favor, entenda que eu não tô exigindo que você saia por aí citando autores renomados e defendendo suas opiniões como se fosse uma tese de mestrado, tua opinião pessoal basta. Pombas, eu mesmo só discuto com meus achismos, por quê tu tem essa impressão que teria que fazer diferente?
Explicar até dá, mas é muito mais que explicação. Uma pessoa que nunca sofreu nunca vai saber o que é sofrimento, mesmo que você explique um milhão de vezes.
Não faz mal, explique só com suas palavras então, mesmo que quem leia nunca entenda da mesma forma que você entende. Apenas deixe-nos saber o que você quer dizer quando usa a palavra.
Eltão:
Eu quis perguntar que: Qual é a conduta, como ateu, que eu deveria seguir como correta sem o apoio de uma religião.
Pombas, continuou quase tão vago quanto antes!

Conduta em quê? Conduta de vida? Vou dar uma resposta igualmente vaga então, na minha opinião o vivente deve seguir uma conduta em que consiga aproveitar bem essa vida - a única que tem - ser feliz, vivendo bem em sociedade, causando o mínimo de mal possível aos outros seres humanos. O que é que faz alguém "ser feliz" varia de pessoa pra pessoa, isso não vem pronto, cada um descobre ao longo da vida.