Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 02 Mar 2010, 16:39

Sampaio escreveu:Você precisa estudar mais teologia!

Corrigido.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Fëanor em 02 Mar 2010, 17:16

Ninguem citou um exemplo ainda...
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Elven Paladin em 02 Mar 2010, 17:41

Que tipo de argumento um religioso pode fazer, que não possa ser usado contra ele?

Um em que em sua crença não seria afetada, mas a de outrém sim ( por exemplo, um Judeu criticando a transubstanciação em que alguns Cristãos crêem ). O fato de que o religioso possa defender ou não crenças que também possam ser alvo da crítica a partir do argumento dele não torna o argumento errado ( torna, ao máximo, o religioso inconsistente ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor planes em 02 Mar 2010, 21:02

cigano escreveu:Na verdade só levo em consideração qualquer critica feita por um religioso sobre outra religião se ele for critico principalmente a sua religião!

Defina exatamente o que você quer dizer com "ser critico".
Imagem
planes

Mensagempor Armitage em 02 Mar 2010, 22:28

Uma coisa é um crente (ou ateu, ou qualquer coisa) criticar a crença alheia sob uma perspectiva de bem-estar social. Outra coisa é um crente criticar a crença alheia sob uma perspectiva teológica/metafísica/sei lá o quê, pra provar de alguma forma que sua crença é mais correta/mais normal/menos estranha/melhor, que a do outro.

O primeiro caso é perfeitamente aceitável afinal um crente é, antes de mais nada, um cidadão (que tem todo direito de zelar pelo bem estar de sua sociedade). Já o segundo caso cai na minha citação anterior ("o bebedor de mijo falando do comedor de merda").

Ou seja, da próxima vez que apontar pra religião alheia falando "Olha que coisa mais ridícula"... lembre-se de enxugar a urina escorrendo da sua boca. XD
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Fëanor em 02 Mar 2010, 23:05

Eu acho que não entenderam bem o que eu quis dizer.

O que eu quero especificar é que um cristão simplesmenta não pode chegar e começar a criticar alguem por acreditar em Buda, ou Alá, ou qualquer um dos 4xx deuses Hidus, sendo que ele mesmo acredita em uma entidade similar.

Claro que ele pode criticar alguns costumes de certas religiões, como, por exemplo, sacrificar animais e banhar-se em seu sangue. Isso é possivelmente algo perigoso para saúde da pessoa, mas eu acho que ele não pode é atacar a crença que a pessoa tem que esse sacrificio "purifica o corpo", afinal ele mesmo acredita em coisas similares.

OBS: sobre a crença que eu escrevi acima, tenho 90% de certeza de que ela não existe mais, era de alguma religião pagã do antigo Imperio Romano.
Far from home

Fëanor

Mensagempor Elven Paladin em 02 Mar 2010, 23:29

O que eu quero especificar é que um cristão simplesmenta não pode chegar e começar a criticar alguem por acreditar em Buda, ou Alá, ou qualquer um dos 4xx deuses Hidus, sendo que ele mesmo acredita em uma entidade similar.

Pode. Embora esse caso torne fácil usar um Tu Quoque de forma não-falaciosa.

sobre a crença que eu escrevi acima, tenho 90% de certeza de que ela não existe mais, era de alguma religião pagã do antigo Imperio Romano.

O nome desse sacrifício é Taurobolium, e era adotado tanto pelo Mitraístas ( religião romana de origem persa que tem lá suas afinidades com o Cristianismo ) quanto pelos seguidores da "Religião Romana" ( culto a Cibele/Grande Mãe, ao Imperador/Sol Invictus e Vênus/Afrodite ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor planes em 03 Mar 2010, 00:35

Silva escreveu:Uma coisa é um crente (ou ateu, ou qualquer coisa) criticar a crença alheia sob uma perspectiva de bem-estar social. Outra coisa é um crente criticar a crença alheia sob uma perspectiva teológica/metafísica/sei lá o quê, pra provar de alguma forma que sua crença é mais correta/mais normal/menos estranha/melhor, que a do outro.

Isso não tem a ver com religião e sim com a natureza humana. Trabalho com modelagem matemática e a situação que vocês relatam não é diferente em nenhum ponto dos grupos científicos que estudam modelagem com IA, polinomial e bayesiana. Mesmo com ferramentas objetivas para medir qualidade (o que não dá para fazer com religiões) cada um acha que sua ideologia é melhor que a do outro e discussões acalouradas surgem de comparações mais diretas.
Imagem
planes

Mensagempor FreeSample em 03 Mar 2010, 11:54

Uma coisa é um crente (ou ateu, ou qualquer coisa) criticar a crença alheia sob uma perspectiva de bem-estar social. Outra coisa é um crente criticar a crença alheia sob uma perspectiva teológica/metafísica/sei lá o quê, pra provar de alguma forma que sua crença é mais correta/mais normal/menos estranha/melhor, que a do outro.
Ótimo esclarecimento. Nessa hipótese então podemos incluir os "ateus de botequim", já que buscando mostrar que sua crença numa não-existência seja melhor, não costumam fornecer nada de produtivo num debate, ao criticar crenças alheias.

O que eu quero especificar é que um cristão simplesmenta(sic) não pode chegar e começar a criticar alguem por acreditar em Buda, ou Alá, ou qualquer um dos 4xx deuses Hidus(sic), sendo que ele mesmo acredita em uma entidade similar.
Então deveria ter lido melhor os comentários sobre a natureza da crítica, antes de sair generalizando, como fez anteriormente. Repetindo minhas palavras: "Deve-se analisar sob que perspectiva a crítica está baseada, acima de tudo."
Nota cultural, já que, tomando você por base, alguns não devem saber: "Alá" é uma palavra árabe que significa "Deus", e é o mesmo deus das outras crenças Abrâmicas, não se tratando, de forma alguma, de uma divindade diferente. Se fosse, então quem é esse tal de "Dieu" pra quem os franceses rezam? e esse tal "God"? e "Dios"?

Claro que ele pode criticar alguns costumes de certas religiões
Se concorda com isso, então por que perguntou que tipo de argumento um religioso pode fazer, que não poderia ser usado contra ele?
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Fëanor em 03 Mar 2010, 12:27

Nota cultural, já que, tomando você por base, alguns não devem saber: "Alá" é uma palavra árabe que significa "Deus", e é o mesmo deus das outras crenças Abrâmicas, não se tratando, de forma alguma, de uma divindade diferente. Se fosse, então quem é esse tal de "Dieu" pra quem os franceses rezam? e esse tal "God"? e "Dios"?
"
Sim, eu usei apenas como exemplo, mas de alguma forma parece que há uma "briga" entre as religiões, eles parecem simplesmente não admitir que é a mesma divindade.

Mesmo porque, se eles admitirem que é a mesma divindade, apenas uma maneira de... louvar a divindade é a correta. Pelo menos é o que eu acho que acreditariam.

O nome desse sacrifício é Taurobolium, e era adotado tanto pelo Mitraístas ( religião romana de origem persa que tem lá suas afinidades com o Cristianismo ) quanto pelos seguidores da "Religião Romana" ( culto a Cibele/Grande Mãe, ao Imperador/Sol Invictus e Vênus/Afrodite ).

Valeu pela informação, eu não estava tão longe. xD
Far from home

Fëanor

Mensagempor Armitage em 03 Mar 2010, 20:23

"Deve-se analisar sob que perspectiva a crítica está baseada, acima de tudo."

This.

(só agora reparei que você já tinha falado isso XD )
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Yugoloth em 05 Mar 2010, 07:38

Estudo liga religião com racismo

In the parable of the Good Samaritan, Jesus warned religious listeners against what today would be called “ingroup prejudice”: the tendency to think less of outsiders, especially those of another race.

The Samaritan, a member of a group despised by Israelites of that time, proves himself more charitable to an injured traveler than two members of the Jewish clergy.

Devout listeners startled by the Samaritan’s charity would have had to confront a difficult message: Piety and prejudice keep close company.

It appears not much has changed.

A meta-analysis of 55 independent studies carried out in the United States with more than 20,000 mostly Christian participants has found that members of religious congregations tend to harbor prejudiced views of other races.

Fonte: http://mobile.usc.edu/news/story.php?id ... etect=true
Yugoloth

Mensagempor 3libras em 24 Mar 2010, 09:58

Imagem

só para polemizar.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Eltor Macnol em 24 Mar 2010, 10:19

Não entendi... é menção a alguma notícia recente?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Mar 2010, 10:50

Também não entendi. E uh, a bíblia é homofóbica é a mesma coisa que dizer "o sol é quente".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic