Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 24 Mar 2010, 21:11

Sim, deveríamos rasgar a Bíblia. Na verdade nem acho, mas não seria um mal maior do que rasgar Mein Kampf. Só que não acho que deve-se rasgar nenhum deles pela relevância para estudos históricos, mas definitivamente devem ser "rasgados" no sentido metafórico: abandonar os ideais presentes ali.

Levando em conta que uma boa soma dos valores dos humanistas seculares tem alguma ressonância bíblica assim como o conceito "moderno" de indivíduo ( que deve, entre outras coisas ao conceito cristão de alma única criada por Deus e dotada de livre-arbítrio, e por isso a única responsável por sua salvação e danação ) e que não há propriamente um set unificado de valores na Bíblia ( assim como na "sabedoria popular"), eu sou bem mais cauteloso em dizer que devemos abandonar os ideais presentes ali.

E se querem rasgar mesmo Bíblia, preservem algumas edições como a Bíblia do Peregrino ou a Bíblia Hebraica ou mesmo qualquer uma que seja baseada na primeira tradução do Almeida.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor FreeSample em 24 Mar 2010, 21:38

Sim, deveríamos rasgar a Bíblia. Na verdade nem acho, (...) mas definitivamente devem ser "rasgados" no sentido metafórico: abandonar os ideais presentes ali.
Acho que aí caímos numa armadilha de generalização. Por um lado, a idéia de matar aqueles que não são da sua fé e adoram outros deuses deve, sim, ser abandonada. mas, ei, a idéia de amar ao próximo não!

No final das contas, é o que o Advogado falou: Levando em conta que uma boa soma dos valores dos humanistas seculares tem alguma ressonância bíblica assim como o conceito "moderno" de indivíduo ( que deve, entre outras coisas ao conceito cristão de alma única criada por Deus e dotada de livre-arbítrio, e por isso a única responsável por sua salvação e danação ) e que não há propriamente um set unificado de valores na Bíblia ( assim como na "sabedoria popular"), eu sou bem mais cauteloso em dizer que devemos abandonar os ideais presentes ali.

Não é porque vc segue um determinado valor ali presente que você seguirá outros. Não há implicação de religiosidade, por mais absurdo que isto possa soar.

Engraçado, porque o Eltor, diferente do Crivella, não é senador. É um cara de bigodinho num fórum de RPG.
Sim, e o que é que tem? Não entendi essa colocação ao citar o que escrevi...

Daí a merda que é permitir que pessoas com ligações religiosas tenham poder político: um cara desses ou um bando de caras desses podem muito bem encaralhar um projeto de lei que garantiria direitos iguais a um outro ser humano, baseado nas crenças deles.
Da mesma forma que um ateu intolerante, ao obter poder político, possa resolver criminalizar toda e qualquer manifestação de fé. Sério, o problema não é permitir o acesso ao poder, é ter preguiça de olhar todo e qualquer projeto, seja de quem for, sob um olhar crítico e racional.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Seth em 24 Mar 2010, 22:32

aí a *beep* que é permitir que pessoas com ligações religiosas tenham poder político: um cara desses ou um bando de caras desses podem muito bem encaralhar um projeto de lei que garantiria direitos iguais a um outro ser humano, baseado nas crenças deles.

Da mesma forma que um ateu intolerante, ao obter poder político, possa resolver criminalizar toda e qualquer manifestação de fé. Sério, o problema não é permitir o acesso ao poder, é ter preguiça de olhar todo e qualquer projeto, seja de quem for, sob um olhar crítico e racional.

Há uma diferença fundamental. No Brasil, historicamente, o discurso religioso assume um caráter conservador e por vezes extremamente intolerante. Claro, isso é uma simplificação (não, não vou fazer posts tratados a respeito, nem florear muito), mas mesmo assim, válida.

Com relação ao ateu intolerante, isso é verdade - entretanto, no caso das religiões, há, não raro, o peso de uma instituição, e de uma ressonância junto a população disso. Qualquer coisa intolerante, nessa posição, é ruim, mas no caso de religioso que chegam ao absurdo de se organizarem em bancadas, cheira e tem aspecto um pouco pior. E acho que esse é o senti do da crítica do professor, com a qual eu concordo absolutamente.

Em termos de rasgar a bíblia, acho que o Sampaio ataca esses valores que o advogado falou como um todo. Me engano?
Seth

Mensagempor Madrüga em 25 Mar 2010, 19:45

FreeSample escreveu:Bom, eu defendo o direito dos evangélicos dizerem que acreditam que homossexuais vão para o inferno. da mesma forma que defendo o direito de qualquer um dizer que "(...)esses evangélicos fundamentalistas são retardados funcionais, me envergonho ao pensar que daqui a um ou dois séculos os historiadores vão olhar pro ano 2010(*) e ver que esse tipo de coisa ainda existia em nossa época... e esses carinhas mereciam serem sodomizados com arame farpado como um sutil incentivo a repensarem sua posição ideológica. arame farpado enferrujado" (MACNOL, Eltor; Fórum Spell RPG, 2010). Todos tem o direito de dizer o que quiser. O que não pode é agredir, independente da maneira, uma pessoa, e essa lei vem justamente para coibir agressões (que nao são só fisicas).

Friça, eu citei isso porque é completamente diferente uma pessoa pública com poderes de votar leis dizer o que o Crivella disse e um eleitor, trabalhador e pagador de impostos como o Eltor dizer o que disse.

Sacou? Ele pode ter o direito de falar o que quiser, mas não sendo senador da república, pô.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sampaio em 26 Mar 2010, 23:57

Mais um Globo Repórter sobre Chico Xavier, mais uma febre espírita vem aí.

Minha mãe já veio falar disso com todas as pessoas da casa e já fez ligações. Quando tentei contra-argumentar ela simplesmente disse que não queria saber e que estava definitivamente inclinada para o espiritismo.

Bom, postura de espírita ela já tem: gosta de falar mas não aceita ouvir contra-argumentações e evidências contra sua crença.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Iuri em 27 Mar 2010, 00:31

Deixa ela Sampaio.
Pelo menos os espiritas que eu conheci não usavam argumentos religiosos para admitir posturas preconceituosas.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Madrüga em 27 Mar 2010, 00:47

Os espíritas são os piores. Eles costumam achar que a crença deles é racional.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Elven Paladin em 27 Mar 2010, 01:17

Os espíritas são os piores. Eles costumam achar que a crença deles é racional...

Eu sempre achei o Espiritismo uma das crenças mais sem sentido que tive contato, embora ela é um raro caso onde eu vejo problemas apenas com a "Doutrina em Si", não com a prática espírita ( Espíritas costumam a realizar serviços sociais de forma incrivelmente eficiente e discreta ).

Mais um Globo Repórter sobre Chico Xavier, mais uma febre espírita vem aí.

A Globo ultimamente é a "Rede Record do Espiritismo", com direito a novelas ( uma no passado e outro que irá estrear ) com temática claramente Espírita e se não me engano, ela é a produtora e financiadora de ao menos dois filmes que estrearão esse ano ( Nosso Lar e Chico Xavier, o "Jesus Espírita" ) também com tal temática, além de um no ano passado, sobre Bezerra de Menezes.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 27 Mar 2010, 01:23

Advogado de Regras escreveu:Eu sempre achei o Espiritismo uma das crenças mais sem sentido que tive contato, embora ela é um raro caso onde eu vejo problemas apenas com a "Doutrina em Si", não com a prática espírita ( Espíritas costumam a realizar serviços sociais de forma incrivelmente eficiente e discreta ).

Não ganha do mormonismo e da cientologia. Os caras não ficam devendo NADA ao Japão no quesito bizarrices, :hum:

Imagem
Madrüga

Mensagempor Iuri em 27 Mar 2010, 01:31

Seu_Madrüga escreveu:Os espíritas são os piores. Eles costumam achar que a crença deles é racional.

É vero (a parte de acharem racional). Mas e daí?
Se eles estão certos ou errados é uma discussão que da muito pano pra manga. Mas falando em termos do que é bom para uma sociedade, não interessa no que eles acreditam, desde que isso não prejudique sua relação com outras pessoas (ou a si mesma, caso a religião proíba transfusões de sangue, por exemplo). Espiritas, dentre toda gama de religiosos com quem tive contato (muitos poucos), são os que tem as praticas individuais mais benfeitoras a sociedade (aposto que se todos fossem espiritas fervorosos o mundo seria muuuuito melhor do que se fosse cheio de cristãos fervorosos)

Editado: Fervoroso =/= fanático ;)
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor planes em 27 Mar 2010, 02:21

Este papo de que religião X é mais ou menos Y que a outra é pura falsa indução, tem que ter cuidado para não transportar experiencia pessoal para toda a calssificação de um grupo de pessoas.

O problema não está em religião ou qualquer outro tipo de dogma e sim no fundamentalismo que ele gera. Um fundamentalista fervoroso será um pé no saco seja ele cristão, espirita, ateu, flamenguista, fordista ou qualquer coisa do genero, especialmente se você estiver fora do grupo de "adoração" dele.

Da mesma forma práticas comunitárias tem mais a ver com interesse em fazer algo de bem ao próximo. O Iuri citou os spiritas, mas não há mensagem mais abnegada do que "ame ao próximo como a si mesmo", complicado é tirar isso da boca e colocar nas ações.

Sobre a questão homofóbica, um dos argumentos mais complicados de questionar sobre esse assunto que já vi vem da boca de cientistas, afinal em uma análise fria interesse sexual não passa da ação de neutransmissores no cerebro (você é "programado" para sentir atração e no decorrer da vida esta rede vai desenvolvendo através de retroalimentação), homosexualismo seria uma anormalidade na qual o cerebro percebe seu genero como oposto do que é biologicamente, seria algo anti-evolutivo. Obviamente é uma mensagem simplista (a neurociencia funcional está engatinhando e não é possível fazer afirmações tão fortes) e vai contra a evolução de nossas ciencias sociais, mas é uma argumentação homofobica que demonstra que quem quer sempre achará um motivo, independente do que ele acredita.
Imagem
planes

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Mar 2010, 09:27

Planes: para haver uma proporção tão grande de homossexuais, é bastante provável que haja uma vantagem evolutiva nisso.

Não ganha do mormonismo e da cientologia. Os caras não ficam devendo NADA ao Japão no quesito bizarrices

Bem, ao menos o mormonismo não acredita que tem bases científicas, e nem fica fazendo "psicografia".

Eu achei até engraçado dar uma olhada no documentário do Chico Xavier e ver que eles queriam EMPURRAR uma pesquisa científica quanto à psicografia, mas que o próprio Chico Xavier NUNCA foi psicografado.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Madrüga em 27 Mar 2010, 09:37

_Virtual_Adept_ escreveu:
Não ganha do mormonismo e da cientologia. Os caras não ficam devendo NADA ao Japão no quesito bizarrices

Bem, ao menos o mormonismo não acredita que tem bases científicas, e nem fica fazendo "psicografia".

Mas acredita em Jesus voltando à Terra DEPOIS de subir aos céus, levando um bando de gente para os Estados Unidos, onde os índios eram brancos e ficaram vermelhos por causa de seus pecados. E só sabemos disso porque o Joseph Smith encontrou as placas de ouro que ele traduziu com uma pedra mágica dentro de um chapéu, placas essas que nunca foram vistas por ninguém além dele, com a desculpa de que um anjo as levou embora porque o povo era indigno delas.

:haha:

Editado: Isso fora os que acreditam que o inglês é o novo idioma adâmico (aquele que existia antes da torre de Babel) ou que reconstruíram o adâmico, que só tem três palavras (o falante é entendido pela graça divina, apesar da carência vocabular).

Imagem
Madrüga

Mensagempor planes em 27 Mar 2010, 11:21

_Virtual_Adept_ escreveu:Planes: para haver uma proporção tão grande de homossexuais, é bastante provável que haja uma vantagem evolutiva nisso.

A idéia seria que o homosexualismo seria um beco sem saida evolutivo, afinal por mais que culturamente seja aceitável não há procriação (e mistura genética) entre seres humanos do mesmo sexo. Se a proporção de homosexuais fosse bem superior a de heterosexuais seria a extinção da espécie.

Só lembrando que estou só citando a teoria XD
Imagem
planes

Mensagempor 3libras em 27 Mar 2010, 12:51

Planes: para haver uma proporção tão grande de homossexuais, é bastante provável que haja uma vantagem evolutiva nisso.

Na verdade não, existem milhões de cadeirantes, diabéticos, surdos genéticos, portadores de síndromes genéticas etc.

Nenhuma dessas características representa uma vantagem evolutiva e elas só existem em abundância pois não temos pressão seletiva.

E numa população Panmítica (cruzamentos aleatórios) tende-se a preservar todas as características existentes e novas mutações viáveis, é algo como uma espécie "parando no tempo"

Claro que o homossexualismo pode ter fatores sociais vantajosos de um ponto de vista de análise de comunidade. quando vejo essa análise do homossexualismo e genética me faz lembrar do grito de alerta, um caso semelhante onde teoricamente o animal é menos apto a gerar descendentes mas mesmo assim a característica não some das populações.

abraços
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic