KhanNoonienSingh escreveu:Sim eu sei. Justamente acho que nao devia ser assim.
Uma coisa é não contratar Argentino, pedir pro negro usar o elevador de serviço, não deixar idoso entrar na piscina, pedir pro cadeirante ir procurar um outro lugar pra se divertir que não a sua boate...isso é outro crime e isso pra mim tem que ficar...
Outra é você mandar um "seu crioulo desgraçado!" numa discussão. Se o cara fosse gordo vc chamaria ele de rolha de poço, se usasse oculos você chamaria de quatro-olhos, se fosse magro vc chamaria de magrelinho de merda, se fosse baixo...e por aí vai...na hora de xingar, na hora da raiva vc sempre vai usar as características do cara contra ele...Não acho que usar características consideradas mais preconceituosas realmente deva ser um ticket pra 5x mais tempo de pena e morrer numa grana.
Discordo. Pode parecer bobagem da minha parte, mas um xingamento desse tipo
é mais sério, ao menos nos dias atuais, porque não envolve só xingar a outra pessoa de algo, envolve também toda uma estagnação de conceitos sociais.
Se eu chamo um cara de óculos de quatro-olhos, estou apenas xingando alguém. Se eu chamo um negro de "crioulo", estou prolongando uma forma de preconceito que deveria estar sendo expurgada.
Não quero, é claro, dizer que outros xingamentos não devem ser expurgados. Mas se eu uso uma característica que NÃO é falha no indivíduo como se fosse algo pejorativo (como a cor, a nacionalidade, a região de origem ou a sexualidade), então estou cometendo um crime sério.
Em outras palavras: querer xingar de "negro" como se fosse algo pejorativo é muito mais que um xingamento. É a manutenção de um preconceito social. Ser negro não é pejorativo, e não deve ser tratado como tal.