por Eforth em 29 Out 2010, 15:37
Desviando um pouco do foco SP ~ Floripa....
Leis existem, e são necessárias ... mas muitas não deveriam ser.
Acredito em um conjunto de regras que norteie e organize uma sociedade, mas leis que proibam um sujeito de fumar em local fechado é ridículo! O ser humano deveria ter o mínimo de discernimento (noção, disconfiômetro, respeito) de saber que, se fumar num local fechado, vai encomodar outras pessoas, e a partir disto tomar uma atitude voluntária de fumar em outro local, ou quem sabe nem fumar!
Existem muitas leis que são pura balela, algumas feitas para um bando de gente sem noção, folgada, mal-educada, outras feitas para tão somente arrecadar dinheiro.
Alguém se lembra daquela lei obrigando todo veículo a ter um kit de primeiros-socorros? Todo mundo correu pra comprar, e não levar multa. Passou 1 ano, ninguém fiscalizou mais, ninguém mais comprou, e os carros continuam saindo de fábrica sem o kit ... mas a lei ainda existe!
Portanto, eu não concordo com a formação de leis para solidificar a moral de um indivíduo, eu acredito na educação. Não a "escola", e sim a educação em si mesmo, aquela que recebemos dos nossos pais e pessoas próximas e que façam a diferença em nossas vidas, durante toda nossa formação.
Usando o exemplo citado pelo ferdineidos acima, mas na contra-mão: prefiro não trair minha namorada/esposa por moralidade, por saber no que isso acarreta não só a mim, mas a todos envolvidos na situação. Prefiro esta educação do que pensar "se eu trair, eu vou tomar multa, eu vou ser preso .. eu eu eu... EU". De acordo com a lei, EU que vou pagar o pato, mas e a esposa? E os filhos? E o primo do vizinho do carteiro de minha colega de trabalho? Sabe-se lá POR QUE meu ato de traição afetaria tal pessoa, mas vivemos numa sociedade, e cada ação individual tem uma reação na sociedade.
Mas claro, nosso país é imenso, e tem de tudo, do miserável ao rico, do assassino ao santo. É ridículo, também, pensar que todos em nosso pais terão uma boa formação moral, desenvolvendo um caráter limpo. Folgado e "joselito" é o que não falta por aí. Ontem mesmo, ônibus lotado e um guri de uns 14 anos jogou uma lata de cerveja (?) semi-vazia pela janela, com o ônibus em movimento, e carros passando. A lei que impede que objetos sejam jogados para fora de veículos em movimento existe, mas isso não impediu o menino de fazer essa CAGADA. Ninguém fiscalizou, e o conformismo do povo "deixou passar" a atitude.
Bom, são meus 2 cents pra discussão ^^
http://www.porcupinetree.com.br