Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Fëanor em 15 Mar 2011, 01:03

O que está sendo apontado é bem simples: por mais "avançado" que seja o Budismo comparado com outras religiões mais jovens, ele continua acreditando e defendendo a existência de coisas sobrenaturais.

Sim, mas a grande diferença é que ao contrario da maioria das religiões, você pode ignorar a parte sobrenatural sem afetar o dogma da religião (que na realidade é mais uma filosofia de vida): se você viver a vida desse geito x y e z, será mais feliz.
Religiões como o cristianismo e o islamismo, dizem pra pessoa viver a vida de uma maneira x y e z, que terá uma recompensa no Além, ou caso contrário irá ter um sofrimento eterno em um lugar imaginário após a morte. Se você contestar a parte sobrenatural dela, os dogmas passam a ser nulos.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Irish Carbon em 15 Mar 2011, 11:31

Eltor Macnol escreveu:God is Love: http://www.youtube.com/watch?v=7UmotTE-VlY

(Eu acho difícil acreditar que seja sério, talvez ela esteja só trollando, mas tem vídeos postados por ela há mais de um ano, falando que o Haiti também tinha sido punido por deus, não acredito que uma troll duraria tanto tempo.)

God is Love, baby don't curse me, don't curse me, no more...~
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor Eltor Macnol em 15 Mar 2011, 13:31

Bah Spark, essa piada foi triste até pros teus padrões.

BTW, a trollzinha do vídeo anterior confessou:
http://www.youtube.com/watch?v=DQfCjuOr1oY

Essa é a boa notícia. A ruim é que tem líderes religiosos que não são fakes e estão defendendo o mesmo ponto de vista do vídeo falso dela.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Mar 2011, 15:40

Fëanor escreveu:
O que está sendo apontado é bem simples: por mais "avançado" que seja o Budismo comparado com outras religiões mais jovens, ele continua acreditando e defendendo a existência de coisas sobrenaturais.

Sim, mas a grande diferença é que ao contrario da maioria das religiões, você pode ignorar a parte sobrenatural sem afetar o dogma da religião (que na realidade é mais uma filosofia de vida): se você viver a vida desse geito x y e z, será mais feliz.
Religiões como o cristianismo e o islamismo, dizem pra pessoa viver a vida de uma maneira x y e z, que terá uma recompensa no Além, ou caso contrário irá ter um sofrimento eterno em um lugar imaginário após a morte. Se você contestar a parte sobrenatural dela, os dogmas passam a ser nulos.

Acho que você pode ignorar a parte sobrenatural de qualquer religião e vivê-la.

O Budismo envolve dogmas sobrenaturais, como karma e renascimento.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Elven Paladin em 15 Mar 2011, 18:53

Primeiro, sobre os antigos: há dois livros básicos sobre código de conduta judeu, o Torá, e o Halachá. Acontece que entre esses dois livros, há certas passagens que acabam valorizando a figura feminina e que acabam entrando em conflito com outras. Enfim, teria que saber quais ensinamentos há que estão se referindo.

Na verdade, o Torá (Pentateuco) é uma das 3 partes do Tanakh (a "Bíblia Judaica") e é basicamente um texto escrito, enquanto a porção oral do Torá (e toda a literatura rabínica e seus comentários consagrados) estão incluidos na Halachá, que é todo o corpo da Lei Judaica. E não sei por que motivo a ênfase na figura feminina em sua resposta, já que Cristo não alterou significativamente a Lei Mosaica aqui.

Sobre a parte da adúltera: não há motivos para ele ter sido introduzido depois. Não lembro de nenhuma cultura da época que desse tal importância a mulher ou qualquer outro motivo para adicioná-lo.Alias, só lembrar que antiguidade do livro não significa veracidade, até porque alguns apócrifos datam do século I e alguns livros, como o de Judas, mostra um jesus que beira ao delírio.

Note que eu não citei nenhum texto "apócrifo" ou "herético" e sim mencionei que as cópias mais antigas do Evangelho de João não contém esse trecho (incluindo o Codex Vaticanus e o Codex Sinaiticus). Se você quer evidências bem mais detalhadas dessa questão, pode ver aqui (a Overall Conclusion das páginas 26-27 mostram bem isso).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Armitage em 15 Mar 2011, 19:32

O que diabos tem a ver um japa orando com o que eu afirmei em relação à maturidade do budismo em relação às abraâmicas?

Simples, a sua afirmação não se sustenta. Você toma por base a visão ocidentalizada e elitizada de Buda, onde ele é um sábio filósofo (e insira elogios rasgados ao Budismo) e não simplesmente uma figura que se tornou mítica, divina ou algo muito próximo disso e que é tratada pela maioria dos seus seguidores.

Você realmente leu o que eu escrevi? Minha afirmação não tem absolutamente nada a ver com misticismo, divindades, sobrenatural ou algo do tipo.

Vou me quotar e gostaria que você destacasse no meu texto as partes que supostamente envolvem misticismo, sobrenatural, divindades, etc. ok ?

Em outras palavras.. o budismo respeita a inteligência do praticante, sugerindo seus ensinamentos, enquanto as abraâmicas tratam seus praticantes como um pai despótico trata um filho submisso, impondo seus ensinamentos deterministica e maniqueísticamente.

O que diabos isso tem a ver com UM MALDITO JAPA REZANDO ???

Estou esperando. (deitado)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor crudebuster em 15 Mar 2011, 19:36

Armitage escreveu:Estou esperando. (deitado)

Buda também.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor louc0 em 15 Mar 2011, 21:15

Eltor Macnol escreveu:Bah Spark, essa piada foi triste até pros teus padrões.

BTW, a trollzinha do vídeo anterior confessou:
http://www.youtube.com/watch?v=DQfCjuOr1oY

Essa é a boa notícia. A ruim é que tem líderes religiosos que não são fakes e estão defendendo o mesmo ponto de vista do vídeo falso dela.

Lei de Poe
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Elven Paladin em 17 Mar 2011, 00:20

O que diabos isso tem a ver com UM MALDITO JAPA REZANDO ???

Se você não compreendeu a ironia, hora de deixá-la mais clara: Você está se baseando em um espantalho ocidentalóide de um budismo lindo-maravilhoso, completamente sanitizado de seus elementos mais exóticos e nonsenses (que são levados a sério em países onde budistas e especialmente o "mix" entre budismo e crenças locais que ) - exatamente igual ao sujeito da figura.

O Budismo envolve dogmas sobrenaturais, como karma e renascimento.

E aqui entra algo que eu não entendo: Como ocidentais (geralmente não-religiosos) acabam tendo uma visão tão "entusiasmada" das crenças budistas - e pior ainda, isso remonta ao menos desde Schopenhauer e o "Bigodón" (que afirmava, entre outras, que o Budismo era a única "crença higiência" que conhecia).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Armitage em 17 Mar 2011, 02:34

Elven escreveu:e você não compreendeu a ironia, hora de deixá-la mais clara: Você está se baseando em um espantalho ocidentalóide de um budismo lindo-maravilhoso, completamente sanitizado de seus elementos mais exóticos e nonsenses (que são levados a sério em países onde budistas e especialmente o "mix" entre budismo e crenças locais que ) - exatamente igual ao sujeito da figura.

Elven, páre de se esquivar com chavões genéricos. Se o ocidental médio tem visão idealizada ou não do budismo nada tem a ver com meu ponto.

"O budismo, em geral, não precisa apelar pra culpa, medo ou intimidação só pra arrebanhar uma ovelha - já as abraâmicas sim, têm em tais práticas seu modus operandi" .

ESTE é meu ponto, desde o início. Ataque-o. Nâo se esquive. Não saia pela tangente.

Te desafio a apresentar citações de textos budistas que apelem pra culpa, medo ou intimidação, da mesma forma que as abraâmicas o fazem.

Continuo esperando.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Emil em 18 Mar 2011, 01:11

Vai estudar história do Tibet e se prepara pra surpresa que você vai ter. É difícil encontrar fontes mais ou menos isentas, quase todos os escritos são descaradamente pró-China ou pró-tibet, então você vai encontrar muita cosa do tipo "O Tibet era um paraíso até que os malditos ingleses e os traidores comunistas foderam com tudo", ou "O Tibet era um inferno, e o partido comunista chinês foi lá, bateu a mão no pique e gritou um, dois, três, salvo o mundo!"

E embora os dois lados estejam longe da verdade, viver sob teocracia é uma merda tão grande quanto viver sob uma ditadura comunista. E embora seja verdade que os chineses têm praticado enormes violações aos direitos humanos no Tibet, também é verdade que até a data da invasão chinesa o Tibet era um império teocrata feudal, e a religião que mantinha tudo isso nos conformes era o budismo. Usando aquele combinado de retórica do medo, intimidação, opressão, que a gente acha que é marca registrada das religiões ocidentais. Mas na verdade, é só falta de conhecimento nosso sobre tanto as ocidentais quanto as orientais.

Algumas informações aqui: http://historia.abril.com.br/cotidiano/ ... 3467.shtml

Se eu encontrar algum fonte mais segura, posto aqui também.

Editado: É de uma fonte budista, mas a leitura atenta revela. Mesmo essa religião avançadíssima é discriminatória e machista: http://www.monjacoen.com.br/textos-budi ... no-budismo
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor crudebuster em 18 Mar 2011, 09:27

Acho que ninguém vai dizer "ah, mas eles não estavam praticando a verdadeira religião", como costumam dizer quando falamos dos podres das religiões abraâmicas...

Deu poder, fudeu. Ser humano é foda.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Mar 2011, 10:27

Mas... medo, opressão e intimidação não são AS formas de obter controle sobre a população de um modo eficiente?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor crudebuster em 18 Mar 2011, 10:54

Lumine Miyavi escreveu:Mas... medo, opressão e intimidação não são AS formas de obter controle sobre a população de um modo eficiente?

Claro que sim. Mas tem religioso que finge que religião != política.

Eu até estava a fim de analizar esse lado "puro", básico da religião como um dos tijolinhos da consciência e tal. Mas insistiram que eu estava generalizando, lembra?

E logo após repetiram os fatos que demonstrei nos meus argumentos genéricos, mas separados um por um.

Acaba que o Emil derrubou o último bastião mostrando que o Busdismo, pasmem, foi usado como instrumento de opressão...

Acho que agora só mostrando a ciência como opressora e ditatorial pra contrapor isso. E olha que vão acabar achando alguma coisa, não duvido não.
crudebuster

Mensagempor KhanNoonienSingh em 18 Mar 2011, 11:18

Atualmente menos, mas século XIX tá aí pra ser a mancha no currículo da ciência.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
KhanNoonienSingh

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic