Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Mai 2011, 23:03

http://www.guiame.com.br/v4/95187-1542- ... -lico.html

É um texto bem simplista, mas é interessante ler. Além do mais, foi escrito por um pastor, o que torna tudo ainda mais interessante.

Como sempre, o pior são os comentários.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Frost em 16 Mai 2011, 00:42

Texto realmente interessante, tenho que admitir.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Elven Paladin em 16 Mai 2011, 01:58

Espera um segundo...

Mas, como os novos puritanos tratariam Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Maria Gadu? Não gosto de pensar no destino de poesias sensuais como “Carinhoso” do Pixinguinha ou “Tatuagem” do Chico.

Novos Torquemadas seriam implacáveis e perderíamos todo o acervo do Vinicius de Moraes. Quem, entre puritanos, carimbaria a poesia de um ateu como Carlos Drummond de Andrade?

Nietzsche jazeria na categoria dos hereges loucos e Derridá nunca teria uma tradução para o português.

...Gauguin...Picasso? No máximo, pesquisados como desajustados para ganharem o rótulo de loucos, pederastas, hereges.

Um Brasil evangélico não teria folclore. Acabaria o Bumba-meu-boi, o Frevo, o Vatapá... O futebol morreria. Todos seriam proibidos de ir ao estádio ou de ligar a televisão no domingo. E o racha, a famosa pelada de várzea aconteceria quando

Prefiro, sem pestanejar, textos do Gabriel Garcia Márquez, do Mia Couto... do Fernando Moraes,... do Jorge Amado a qualquer livro da série “Deixados para Trás” ou do Max Lucado.

Um Brasil Evangélico ficaria livre de tudo isso? E ainda " significaria o triunfo do “american way of life”"? Meu Deus, eu acabo de ver a Luz e me arrendo por ter sido um néscio blasfemador por toda minha existência. Que a Teocracia Evangélica venha logo.

Onde eu assino o Pacto com Jesus?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor crudebuster em 16 Mai 2011, 02:17

Pega um cheque e assine, nominal a Pedir Maiscedo. Menos de mil ele nem conta.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Assumar em 16 Mai 2011, 13:56

Vaticano manda bispos erradicarem abusos sexuais

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O Vaticano disse a bispos de todo o mundo nesta segunda-feira que precisam priorizar a erradicação do abuso sexual de crianças por sacerdotes.

Em carta, o Vaticano determinou que os bispos devem cooperar com as autoridades civis para pôr fim aos abusos que macularam a imagem da Igreja Católica em todo o mundo.

'Estamos mostrando ao mundo que estamos falando a sério. Queremos ser um exemplo de prevenção e cuidados', disse um funcionário do Vaticano, que pediu anonimato.

A carta visa ajudar cada diocese a traçar suas próprias diretrizes, baseadas em uma só abordagem global mas moldadas de acordo com as leis criminais locais. As diretrizes terão que ser enviadas ao Vaticano no prazo de até um ano, para serem revistas.

'A responsabilidade de lidar com os delitos de abuso sexual de menores por clérigos é em primeiro lugar do bispo diocesano', diz a carta.

O documento engloba as revisões abrangentes adotadas no ano passado às leis da Igreja relativas a abusos sexuais, que dobraram o prazo de prescrição de ações disciplinares contra sacerdotes e ampliaram o uso de procedimentos 'fast-track' para destituí-los de seus cargos.

O Vaticano vem lutando há anos para controlar os danos causados à imagem da Igreja pelos escândalos de abuso sexual nos Estados Unidos e vários países europeus, entre os quais a Alemanha, o país de origem do papa Bento.

De acordo com o funcionário do Vaticano, as novas diretrizes 'fazem da proteção dos menores um princípio primordial e adotam uma visão de longo prazo, porque falam da formação de padres futuros'.

O escândalo levou à renúncia de bispos em vários países. No ano passado o papa Bento pediu perdão a Deus e às vítimas de abusos e disse que a Igreja faria tudo que estivesse a seu alcance para garantir que fatos como esses nunca voltassem a acontecer.

O funcionário do Vaticano disse que, quando a legislação criminal local requer que os bispos denunciem infratores sexuais diretamente às autoridades civis, eles têm a obrigação de fazê-lo e que as diretrizes abrangem esse fato.

Grupos representantes de vítimas disseram que não estão satisfeitos.

'Não há exigência de 'tolerância zero' ou 'denúncia obrigatória'. Não há insistência que os bispos avisem seus rebanhos sobre os clérigos que molestam crianças. Não há nada que tornará uma criança mais segura hoje, amanhã, no mês que vem ou no ano que vem,' disse o SNAP, ou Rede de Sobreviventes Abusados por Padres.

fonte: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx? ... d=28745179
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 15:28

Elven Paladin escreveu:Espera um segundo...

Mas, como os novos puritanos tratariam Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Maria Gadu? Não gosto de pensar no destino de poesias sensuais como “Carinhoso” do Pixinguinha ou “Tatuagem” do Chico.

Novos Torquemadas seriam implacáveis e perderíamos todo o acervo do Vinicius de Moraes. Quem, entre puritanos, carimbaria a poesia de um ateu como Carlos Drummond de Andrade?

Nietzsche jazeria na categoria dos hereges loucos e Derridá nunca teria uma tradução para o português.

...Gauguin...Picasso? No máximo, pesquisados como desajustados para ganharem o rótulo de loucos, pederastas, hereges.

Um Brasil evangélico não teria folclore. Acabaria o Bumba-meu-boi, o Frevo, o Vatapá... O futebol morreria. Todos seriam proibidos de ir ao estádio ou de ligar a televisão no domingo. E o racha, a famosa pelada de várzea aconteceria quando

Prefiro, sem pestanejar, textos do Gabriel Garcia Márquez, do Mia Couto... do Fernando Moraes,... do Jorge Amado a qualquer livro da série “Deixados para Trás” ou do Max Lucado.

Um Brasil Evangélico ficaria livre de tudo isso? E ainda " significaria o triunfo do “american way of life”"? Meu Deus, eu acabo de ver a Luz e me arrendo por ter sido um néscio blasfemador por toda minha existência. Que a Teocracia Evangélica venha logo.

Onde eu assino o Pacto com Jesus?

Por outro lado, você ouviria todos os dias incríveis bandas como Diante do Trono.

Sério, eu sei que os argumentos são fracos, mas é o ponto do texto é interessante, sim.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Assumar em 16 Mai 2011, 15:40

Projeto isenta instituições religiosas de qualquer tributo

A Câmara analisa o Projeto de Lei 436/11, que isenta os templos, cultos e demais instituições religiosas de todo e qualquer tributo. Essa isenção deverá ser extensiva às taxas e contribuições de melhoria e aos tributos que forem instituídos em data posterior à publicação da lei.
A proposta, do deputado Walter Tosta (PMN-MG), inclui entidades de direito privado que "comprovadamente" promovam ações ou desenvolvam "atividades de cunho social" e que estejam "diretamente vinculadas" a qualquer instituição religiosa, como as santas casas.
Atualmente, os templos religiosos são isentos de tributos sobre a renda, o patrimônio e os serviços essenciais para suas atividades específicas. "Sendo assim, os dízimos e ofertas, que são a fonte de lucro principal de uma igreja, não são tributados por Imposto de Renda, contribuição social nem IPTU", diz o autor da proposta.
No entanto, o deputado observa que os templos estão sujeitos aos tributos referentes às contribuições previdenciárias, assim como ao IOF, PIS e Cofins sobre a folha de pagamento e às taxas de iluminação pública e de lixo, entre outros.
Walter Tosta argumenta que não está defendendo nenhuma religião em particular, "mas todas que de uma forma ou de outra promovem a paz, o bem-estar social e a assistência mútua entre as pessoas".
Para ele, essa será uma medida "compensatória", porque essas instituições realizam atividades "complementares" às ações de governo. "Os templos suprem a carência da efetiva atuação estatal em determinados setores da sociedade."
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Proposta libera uso do FGTS para construção de templos religiosos

J. Batista

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7371/10, do deputado Rodovalho (DEM-DF), que autoriza a aplicação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na construção de templos religiosos. O texto altera a Lei 8.036/90, que regulamenta o fundo.
O deputado, que é fundador da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, defende que as instituições religiosas desempenham um papel social valorizado pelo Estado.
"Nada mais legítimo do que possibilitar então que os recursos do FGTS sejam também utilizados para a construção de templos religiosos, que são agências de cidadania e de fomento da participação comunitária", argumenta.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PEC prevê subsídio para contas de luz de templos religiosos

Arquivo - Brizza Cavalcante

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 497/10, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que permite à União, aos estados e aos municípios instituir subsídios para as tarifas de energia elétrica de templos religiosos ou locais de culto de qualquer religião.
O autor argumenta que as contas de luz oneram as igrejas, que realizam importantes projetos sociais em benefício da população. Para o deputado, o subsídio reduziria os gastos dessas instituições e ampliaria a disponibilidade de recursos a serem aplicados em ações de assistência social.
A proposta não define a forma como esse subsídio seria dado.
Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

Fonte: Agência Câmara
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Agnelo em 16 Mai 2011, 15:46

Engraçado é ele dizer que o futebol acabaria, quando uns 30% (e subindo) dos jogadores de futebol profissionais no Brasil são "atletas de cristo".
Editado pela última vez por Agnelo em 16 Mai 2011, 16:13, em um total de 1 vez.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 16:07

Futebol em determinados dias da semana (como sábado ou domingo, dependendo da denominação) seria radicalmente diminuído, sim, para não afetar o "dia do Senhor".
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Agnelo em 16 Mai 2011, 16:13

A única "seita" cristã que eu sei que faz isso são os adventistas, e eles não são exatamente evangélicos.

Tem mais alguma?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 16:16

Mormonismo, aos domingos. Também não são exatamente evangélicos.

Mas já ouvi falar de outra, só não vou dar detalhes porque... não sei detalhes.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Iuri em 16 Mai 2011, 16:50

Sobre o texto do link do VA: Não parece que o cara tem nenhum ponto interessante não. Seu discurso é basicamente "fujam deles porque eles são muito chatos!!!". Não haveria produção artística ou cultural? Ora, aposto que as grandes mentes criativas não iriam deixar de exercer seu potencial por terem alguns temas limitados... vide a toda a produção artistica do período barroco. Sem eventos esportivos? Todo povo levemento desenvolvido (ou com taxa de desenvolvimento positiva) sente a necessidade de "diversão". Em um país democrático, ainda haverá disputas pelo poder, e será eleito aquele que melhor souber satisfazer estas necessidades do povo (ou pelo menos que se propor a isso). Além do mais, se todos formos evangélicos do jeito descrito pelo autor, é bem provável que não nem mesmo teríamos interesse nestas coisas que estariam nos faltando, então porque reclamar?

Agora, eu realmente temo é pela produção científica em um país assim. Nisso eu concordo com o cara (mesmo que a minha área de atuação não seja tão afetada).

Sobre os posts do Assumar: quer dizer que agora, ao fundar uma igreja, além de poder me livrar de IPVA, IPTU e tudo que é imposto sobre bens (talvez exista lei até eliminando o pagamento de taxa alfandegaria, e neste caso minha igreja vai importar muitos livros de RPG), serviço militar, e ter direito a cela especial (quando descobrirem a sonegação XD), agora o estado ainda paga a conta de luz da minha casa e ainda ajuda a custear sua construção com o FGTS? E tudo isso por menos de 500 pila, e sem nenhuma declaração teológica da ideologia de minha igreja?

Meu deus, esses políticos são retardados ou o que?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 16:53

Só não abro uma Igreja porque não aguentaria alimentar ignorância por muito tempo.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Iuri em 16 Mai 2011, 17:02

Na verdade (o que eu ouvi falar) é que não há exigência sequer de um número mínimo de fieis, nem que a igreja (a física) seja identificada como tal. Assim tu pode dizer que tua casa é a construção onde acontecem as missas, ordenar tua família toda como sacerdotes (no conhecimento religioso required :P) e ficar lá quietinho, fazendo missas pessoais para tua família e mamando os benefícios que o governo libera, por culpa de uns políticos sem cérebro (já vi várias igrejas cujos cultos acontecem nas casas dos sacerdotes...)

E ao que me consta existe liberdade de crença no Brasil, então tua igreja pode venerar o deus espaguete que as leis de apoio vão ser as mesmas.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Frost em 16 Mai 2011, 18:00

Sobre o texto do VA:
É claro que o sujeito força mesmo, mas o que ele quer dizer é que simplesmente Estado + Religião = Desastre. E com isso eu concordo.

Sobre o texto do Assumar:
Um projeto desse não pode passar. A Constituição prevê a isenção de tributos sobre a renda e patrimônio (impostos apenas) de modo a não obstaculizar a promoção de tais cultos, mas o próprio STF entende que essa mesma questão não vale para coisas como canais de TV de uma religião, por exemplo, já que isso foge completamente da "vontade constitucional". Um projeto como esse serviria apenas para fazer essas instituições serem menos privadas de seus lucros, além de irem de encontro com o próprio interesse público (primário ou secundário) ao se verem livres de certas tributações.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic