Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP

Mensagempor Lanzi em 20 Nov 2010, 10:27

Cadê as virgens?
Lanzi

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Nov 2010, 10:34

Lanzi escreveu:Cadê as virgens?

No paraíso, Leo.
Hadith 2687 (Sunan, volume IV) escreveu:“A menor recompensa para aqueles que se encontram no paraíso é um átrio com 80.000 servos e 72 esposas, sobre o qual repousa um domo decorado com pérolas, aquamarinas e rubis, tão largo quanto a distância entre Al-Jabiyyah (hoje na cidade de Damasco) e Sana’a (hoje o Iemem)”

http://dragaodagaragem.blogspot.com/200 ... html#links

Dê uma lida.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Elven Paladin em 20 Nov 2010, 16:39

Será que é tão difícil pros ateus perceberem que AS PESSOAS SE IMPORTAM e DÃO VALOR a isso?

Eu te asseguro que caso eu fosse religioso, o último lugar que eu iria querer ver meu símbolo de crença é perto de alguma instituição estatal. E a questão não é o incômodo que causa em não-religiosos (que em geral são sim afrescalhados com uma forte tendência estatófila), e sim que Estados Laicos se distanciam da questão religiosa justamente para não favorecer nenhuma delas ou mesmo favorecer algum tipo de crença e para deixar isso como uma questão individual (onde o Estado não deve interferir de forma alguma).

A pergunta que faço é: Estado Laico é sinônimo de Estado proibitivo quanto à religião, ou é um Estado permissivo quanto à mesma?

Permissivo, mas não em instituições do mesmo.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Magyar em 20 Nov 2010, 17:13

Tem coisas que não deveriam se misturar.
Religião e Estado é uma delas. Outra é Futebol e Política. Ou então leite com manga.

E não sei quanto a voces, mas pelo menos eu até simpatizo da postura do pichu. Às vezes acho que as pessoas deveriam rever certos posts (não me excluo nessa).

And I'm with Elven Paladin! :frenzied:
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Ken-Ohki em 20 Nov 2010, 21:58

Agzher, pense da seguinte forma: Uma pessoa que não é católica (seja ela Testemunha de Jeová, Judeu, Muçulmano, Ateu ou o que seja), não gosta de ver a repartição pública na qual ela trabalha com um objeto de adoração de uma religião que não a sua lá.

Uma solução seria colocar um pouco de tudo por lá, mas pense comigo: Com tantas religiões (veja esse link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:List ... gi%C3%B5es), que espaço sobraria para as pessoas trabalharem se todas eslas possuíssem seu espaço?

Uma forma simples de ser justo com todos é: Se não há possibilidade de agradar a todos, não agrade a ninguém.
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

Mensagempor FreeSample em 20 Nov 2010, 22:27

Lumine, vc confirmou em outras traduções do Corão se os trechos que vc citou estão corretos? encontrei, nas versões que olhei, descontextualização forte da 2.191 e 9.14, e aquilo que vc postou da 8.60 é só uma parte do conteúdo. Sobre os Hadiths, é bom lembrar que boa parte surgiu um bom tempo depois da morte de Muhammad, e são um tremendo "disse-que-disse"...

Se minha memória não me falha, me mostraram certa vez um texto, não sei se é do Corão ou de algum Hadith (mais provável), que diz que os adeptos do islã só encontrarão o paraíso depois de exterminarem os judeus. Troço meio intolerante.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Madrüga em 20 Nov 2010, 23:09

FreeSample escreveu:Lumine, vc confirmou em outras traduções do Corão se os trechos que vc citou estão corretos?

A primeira página do Google não deve ter dito isso, :hum:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Nov 2010, 23:39

Imagem
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Irish Carbon em 21 Nov 2010, 00:14

Já li um bocado de vezes que "pessoas de outras religiões se sentem incomodadas com o crucifixo". Mas alguém sabe se isso é verdade na prática?

Quer dizer, por exemplo, se você for cristão, sério que você se incomoda com uma estrela de Davi numa parede de algum lugar público? Afinal, não é como se todo mundo lá estivesse usando um quipá e barba quilométrica e tocando Hava Nagila em público... é só uma bendita estrela.

Não tou falando que é certo deixar a estrela lá... mas será que é tão errado quanto vocês colocam? (ou no caso o bombeiro)
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor Cebolituz em 21 Nov 2010, 00:24

Spark escreveu:Já li um bocado de vezes que "pessoas de outras religiões se sentem incomodadas com o crucifixo". Mas alguém sabe se isso é verdade na prática?

Quer dizer, por exemplo, se você for cristão, sério que você se incomoda com uma estrela de Davi numa parede de algum lugar público? Afinal, não é como se todo mundo lá estivesse usando um quipá e barba quilométrica e tocando Hava Nagila em público... é só uma bendita estrela.

Não tou falando que é certo deixar a estrela lá... mas será que é tão errado quanto vocês colocam? (ou no caso o bombeiro)

Uma estrela de Davi eu acredito que católicos não se incomodariam. Mas outras religiões menos praticadas sim.

Na grande maioria, ateus e adeptos de outras religiões menores reparam e se incomodam com símbolos religiosos católicos por exemplo, mas não falam abertamente.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Ken-Ohki em 21 Nov 2010, 00:36

Lá no hospital tem uma igreja católica. Eu vejo muitos não-católicos reclamando disso lá. Muitos queriam a sua igreja no lugar da católica e alguns não querim nada daquilo, pois aquele espaço (grande por sinal), poderia ser usado para alguma atividade hospitalar que é em falta por lá (como setor de radiologia maior).
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

Mensagempor Madrüga em 21 Nov 2010, 02:37

Queria ver se tivesse um terreiro no hospital.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Darin em 21 Nov 2010, 09:55

O Bombeiro é um Agente Público e desta forma, ele só deve agir segundo o que a lei manda.

Não existe lei que explore esta questão. A interpretação de que um estado Laico é um estado sem interferência de nenhuma religião é a interpretação dada geralmente por aqueles que não tem religião. O Estado Laico não é um Estado ateu, é um Estado que não é confessionário, simples assim.

A interpretação de que não deve ter imagens em orgãos público não tem sustentação legal. E muito menos seria a função do Bombeiro.

A constituição é uma carta de princípios e, lá não diz que é função do bombeiro tirar imagens religiosas de repartições públicas.

Não, não é qualquer agente público que pode agir simplesmente alegando "defender a constituição". Ditaduras militares se justificam assim, mas ainda estamos em uma democracia. De outra forma, qualquer um poderia "mudar" a taxa de juros, já que a constituição diz qual deve ser a taxa de juros do país, mas é um exemplo clássico de artigo nulo.

E mais uma coisa. Existem sim repartições públicas que pessoas de outras religiões usam símbolos religiosos. Geralmente quem reclama são os mesmos que reclamam dos símbolos católicos: os evangélicos. Não estou dizendo que eles não tem o direito de reclamar, claro que tem. O que não podem é passar do limite do uso a palavra para isso.
Darin

Mensagempor kira_shaolin em 21 Nov 2010, 11:46

O problema é que não estamos numa sociedade cristã, estamos numa sociedade cristianizada.
Nem todo cristão usa a cruz e as imagens. Na verdade, o cristianismo diz exatamente o contrário: diz que o culto a imagens é pecado.

Mas como os católicos usam, não sou ninguém pra questionar o porquê disso. Para eles a cruz, por exemplo, simboliza o renascimento de cristo. Pra mim simboliza a morte dele.

Não que eu seja contra o catolicismo, claro que não. Eu defendo o livre-arbítrio. Mas eu acho que livre arbítrio é uma pessoa entrar em um lugar o qual a vida dela pode depender, e sentir que está sobre a proteção do que acredita, não de uma cruz.

Colocarem as cruzes nesses locais para mim é a mesma coisa que os jesuítas fizeram: Impor um símbolo para quem não acredita/não segue.

Mas para mim é o destino do Brasil mesmo. Para sempre agrário, para sempre predominantemente católico, para sempre "em desenvolvimento".

... mas pelomenos a Xbox Live chegou no brasil \o/

Edit:
Darin escreveu:E mais uma coisa. Existem sim repartições públicas que pessoas de outras religiões usam símbolos religiosos. Geralmente quem reclama são os mesmos que reclamam dos símbolos católicos: os evangélicos. Não estou dizendo que eles não tem o direito de reclamar, claro que tem. O que não podem é passar do limite do uso a palavra para isso.

Tem razao, mas acho que aqui cada um vai defender o que acredita, seja sustentado por racionalidade ou nao.
Editado pela última vez por kira_shaolin em 21 Nov 2010, 11:53, em um total de 1 vez.
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor" - Provérbio Budista
kira_shaolin

Mensagempor Maurício em 21 Nov 2010, 11:51

Darin escreveu:O Bombeiro é um Agente Público e desta forma, ele só deve agir segundo o que a lei manda.
Tenho certeza absoluto que a lei dá ao comandante dos bombeiros o poder de organizar os prédios sob seu comando.

O Estado Laico não é um Estado ateu, é um Estado que não é confessionário, simples assim.
Ele está promovendo o ateísmo?

A interpretação de que não deve ter imagens em orgãos público não tem sustentação legal. E muito menos seria a função do Bombeiro.
É função do comandante dos bombeiros determinar o que será exibido nos prédios sob seu comando, e não há lei exigindo a exibição de símbolos religiosos.

A constituição é uma carta de princípios e, lá não diz que é função do bombeiro tirar imagens religiosas de repartições públicas.
Nem diz que eles são proibidos de fazê-lo, e leis infra-constituicionais permitem ao comandante dos bombeiros determinar o que é exibido nas repartições sob seu comando.

Não, não é qualquer agente público que pode agir simplesmente alegando "defender a constituição".
Qualquer agente público não só pode, mas deve, usar seus poderes legais em defesa da constituição.

E mais uma coisa. Existem sim repartições públicas que pessoas de outras religiões usam símbolos religiosos. Geralmente quem reclama são os mesmos que reclamam dos símbolos católicos: os evangélicos. Não estou dizendo que eles não tem o direito de reclamar, claro que tem.
E?

O que não podem é passar do limite do uso a palavra para isso.
Se você for o comandante dos bombeiros, então sim, você pode passar além da palavra e ordenar que se retirem os objetos da repartição sob seu controle.
Maurício

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic