Qualquer empresa administra melhor que o governo? Sei não, hein... Serviços de telefonia me parecem um exemplo de que uma empresa pode administrar tão mal quanto o governo. Em compensação, uma SABESP ou EMBASA (empresas de seneamento de São Paulo, Capital, e da Bahia, respectivamente) não me parecem ruins ou má administradas.
E, Fëanor, quando me referi à privatização quis dizer o conceito usual de privatização: "A privatização ocorre quando o governo vende empresas estatais para a iniciativa privada (empresas nacionais, grupos de investimentos, multinacionais)". Dá uma olhada no site da Petrobras:
1- Minha memória pode me enganar mas antes da privatização das empresas de telecomunicação o telefone não custava um absurdo? Tipo o suficiente para fazer com que pessoas investissem nele e alugassem?
2- Abrir esse tipo de serviço a empresas privadas cria concorrencia. Se ficar só na mão do governo você só tem uma opção, pode ser que funcione, pode ser que seja ruim, mas nos dias de hoje, você tem várias opções. Eu aqui onde moro posso optar por Virtua Net, GVT ou Brasil Telecom (Oi agora se não me engano). Inclusive troquei de internet ontem.
Sobre o serviço de saneamento de São Paulo, não era São Paulo que estava com problemas de enchentes?
Concordo que se o Serra ganhar o país fica 4 anos sendo governado na base da medida provisória, mas acho melhor do que o PT (ou qualquer outro no lugar dele) se enraizando mais e mais no poder, com a possibilidade de modificar o que quiser, passar o que quiser.
Na verdade o governo do PT também governou na base na medida provisória. O Lula até falou "sem medida provisória não tem como governar."
Mas se a empresa privada gera um excedente que vai para o bolso de empresários e investidores, a empresa pública gera um excedente que vai para...?
Paulo Maluf?
Em teoria você já paga para ter a estrada em boas condições, aliás paga e muito e por isso acho a cobrança de pedágio extra um absurdo.
Eu acho um absurdo pagar impostos por boas estradas. Entre pedágio e o imposto, prefiro o pedágio.
Aqui na cidade onde moro pagamos, além dos impostos, o absurdo de estacionar em locais publicos sem nenhum tipo de proteção adicional (nem a vigilia destes locais é feito por uma força policial, na prática não podem fazer nada se verem seu carro ser assaltado ).
Aqui também, mas eu acho justo. Se tem muito mais carros que os estacionamentos permitem, não é justo a pessoa deixar o carro a tarde inteira estacionado e outras pessoas que passam não poderem estacionar. Cara, em Londres a pessoa paga para poder PASSAR pelo centro.
Não vou generalizar dizendo que o governo deveria privatizar tudo e qualquer coisa. Há certos setores que devem ficar na mão do governo, como o petróleo, mas lembrem-se que a própria Petrobrás sofreu de denúncias de corrupção.