Comente os livros que você leu recentemente

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Doktor Faustus em 27 Mar 2008, 17:19

Também preciso ler Como se faz uma tese do Umberto Eco, especialmente depois que meu orientador criticou meu texto... (pelo menos era só o resumo de um projeto...)

Lendo
Doutor Fausto, de Thomas Mann: lendo pela terceira vez, aliás. Último grande romance do escritor, usa o pacto com o demônio como Leitmotiv. Um livro excelente - na minha opinião o melhor do século XX, onde o autor consegue tratar da crise política, moral e cultural pela qual passava a Alemanha na primeira metade do século passado. O sistema de composição que Leverkühn cria ficcionalmente é o dodecafonismo, criado na realidade por Schönberg (o que deu alguns motivos para disputas entre Mann e o compositor.

Terminei de ler
História do medo no ocidente, de Jean Delumeau: o autor apresenta diversos eventos que causaram medo na Europa e América durante 1300-1800. Vai desde o medo do mar e as pestes até a Inquisição.
"Não, não são plantas, apenas fingem sê-lo. Mas nem por isso vocês devem menosprezá-las. Pois é precisamente a circunstância de elas pretenderem sê-lo e darem o melhor de si nesse sentido o que as torna merecedoras de todo o nosso apreço."
Jonathan Leverkühn, em Doutor Fausto, de Thomas Mann.
Doktor Faustus

Mensagempor Fëanor em 15 Abr 2008, 15:45

Finalmente tomei vergonha na cara e li Os Miseraveis (de Victor Hugo).

E sim, é MUITO, MUITO, MUITO, MUUUUUUUITO BOM.

Não escrevem mais livros como antigamente...
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Captain Beefheart em 20 Abr 2008, 16:10

Li recentemente Manuelzão e Miguilim, uma das partes em que foi dividido o Corpo de Baile, de Guimarães Rosa. O livro traz os textos Campo Geral e Uma estória de amor, ambos muito bons - Campo Geral é uma das coisas mais bonitas que eu já li.
Captain Beefheart

Mensagempor Captain Beefheart em 23 Abr 2008, 11:46

Terminei ontem O Velho e o Mar, de Hemingway. Achei um pouco estranha a escrita mas acho que foi a tradução que peguei, que é dos anos 60. Vou ver se consigo uma outra tradução ou mesmo em inglês.

Nas últimas semanas terminei também Retrato do Artista Quando Jovem, de Joyce, e Trópico de Câncer, de Henry Miller [tinha começado a ler há uma década mas parei no final sabe-se lá porque].
Editado pela última vez por Captain Beefheart em 23 Abr 2008, 18:04, em um total de 1 vez.
Captain Beefheart

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Abr 2008, 11:49

Carta a uma nação cristã, de Sam Harris. Realmente bom, não muito proselitista, tampouco agressivo. Bom de se recomendar a alguém que tenha abertura a refletir sobre a natureza de sua religião.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Abr 2008, 23:59

Os filhos de Anansi, Neil Gaiman.
Bom, mas nada incrível. Um livro bonitinho com um final bonitinho.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Sampaio em 27 Abr 2008, 22:01

Captain, comente o que achou do Retrato do Artista Quando Jovem.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Captain Beefheart em 30 Abr 2008, 18:18

Sampaio escreveu:Captain, comente o que achou do Retrato do Artista Quando Jovem.

Um livro grandioso, um retrato em movimento feito de dentro pra fora. A evolução do estilo da prosa que acompanha a evolução do próprio Stephen produz um efeito de imersão em sua mente que é difícil de acreditar. Seus constantes conflitos psicológicos são tão humanos que... eu nem sei o quê.

Pelo que li por aí, Retrato do Artista Quando Jovem é uma espécie de ensaio para Ulisses, tratando-se do estilo de Joyce. Quero muito ler este, mas ando um pouco atarefado e imagino que para ler Ulisses como se deve é preciso dispor de tempo.

Você me perguntou porque já leu e queria saber minha opinião ou porque pretende ler?
Captain Beefheart

Mensagempor Sampaio em 01 Mai 2008, 01:31

Já li. Ulisses tb. Leia.

E Dublinenses, e Finnegans Wake,...

Sampaio

Mensagempor Captain Beefheart em 01 Mai 2008, 10:33

Sim, o Ulisses eu sabia que você já tinha lido.

Como é que se lê Finnegans Wake? Eu sonhei essa noite que tinha ele na minha estante e nunca tinha lido porque não conseguia, ahuahuahuah.
Captain Beefheart

Mensagempor Sampaio em 01 Mai 2008, 13:47

Cara, pra mim Finnegan´s Wake tem que ser lido de preferência no original em inglês, e em voz alta.

Se não for possível o primeiro, procure uma tradução bem recomendada, e ainda sim leia em voz alta. O livro é um gozo literário, e principalmente um gozo oral e seu sentido é completamente subliminar e subjetivo.

Sampaio

Mensagempor Captain Beefheart em 02 Mai 2008, 20:44

Eu pego o livro pra dar uma olhada nas livrarias e já fico assim meio... oi? Vou ler primeiro o Ulisses e depois vamos ver o que dá pra fazer, hauhauahuha.

Terminei ontem Morte em Veneza, do Thomas Mann. Muito boas as referências à mitologia grega, um bom livro.
Captain Beefheart

Mensagempor Blackbird em 14 Jun 2008, 16:57

ESTAR SENDO. TER SIDO, de Hilda Hist.
Tem um estilo muito diferente do que eu estava acostumado, um estilo muito próprio da Hilda Hist, ao que parece. Não sei se advém de outro escritor, mas alguns outros contemporâneos a ela escrevem de um jeito parecido: contínuo, ininterrupto, confuso.
Tive que pensar bastante pra entender e me acostumar com a leitura, que fica mais prazeirosa com os comentários e reflexões, cheios de escárnio, que o protagonista desfere sobre a própria vida e sobre o cotidiano.
Recomendo a quem tem tempo disponível e acha graça nas reclamações esdrúxulas e tragicômicas de um velho ranzinza, escritas de um jeito meio underground e também bastante esdrúxulo.
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Mensagempor Elven Paladin em 19 Jul 2008, 01:08

Atualmente, lendo a Bíblia ( Almeida Revisada e Atualizada ).

Livro estranho, muito estranho. O Gênesis possui uma boa soma de personagens estranhos, como Noé que ficou bêbado e amaldiçoou seu filho que o viu desnudo, Jacó, que trabalhou 7 anos para Labão para se casar com Raquel, mas no dia do casamento, acabou tendo que se casar com a irmã mais velha dela, o caso dos filhos de Jacó, que após terem a irmã estuprada e feito um acordo com um vilarejo ( Siquém, creio ) para que todos os homens dela fossem circuncisados, e depois disso, simplesmente chacinaram todo o vilarejo, e a história mais estranha de todas, Jacó, que se cobriu com lã de ovelha para enganar seu pai, fingindo que era o irmão Esaú.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Seth em 19 Jul 2008, 18:28

Lido: Ela e a Volta de Ela, de Henry Rider Raggard.. Uma coleção de clássicos barata, numa iniciativa excelente.

Lendo: Conde de Monte Cristo. No momento, terminando o primeiro terço da obra.
Seth

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic