Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor olikan em 01 Ago 2008, 19:43

Skar escreveu:Vc não vê como está dificil seguir com pesqueisas usando celulas embrionárias isso pq a Igreja e outras igrejas acham q isso é um crime. A religião é cerne de nossa socidade embora hj o poder não esteja totalmente nas suas mãos ela continua a ser parte importante não ver isso é viver num mundo imaginário.

sei não, mas axu que por problemas eticos e morais mesmo, que as pesquizas pararam...
"com essas vidas (em potencial), nós vamos curar doentes de verdade do SUS " :bwaha:
olikan

Mensagempor louc0 em 01 Ago 2008, 21:24

[flamebait]A qualquer custo?[/flamebait]
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Sampaio em 02 Ago 2008, 12:43

E tu tens alguma dúvida de que há mais pessoas entrando na vida religiosa por vontade própria?

Não... Ahn.. E o Kiko?

Troquemos por evidência então. Mostre-me as evidências. Tu circulou o post inteiro quanto a isso e não me mostrou nada ainda.

O que vc toma por evidências então? Pq evidências são justamente o que apresentei. São construções lógicas/racionais, baseadas na realidade, nas observações e no fato de símiles já terem ocorrido, como demonstrei.

Se vc espera que eu traga dados de como isso pode ser feito, não terá. Afinal nunca foi feito. Mas de modo algum quer dizer que nunca poderá.
Se os cientistas da Nasa te dissessem a 40 anos atrás que eles poderiam enviar o homem pra Lua, e te mostrassem que eles tem tecnologia pra isso, vc estaria dizendo: duvido. Afinal nunca foi feito antes. Isso Se baseia em fé. Me prove o contrário.

Fundamente, proponha um plano de ação.

Da mesma forma que, ao longo de um tempo e uma árdua batalha intelectual, a maioria das pessoas aceitaram o heliocentrismo, a Terra ser redonda e a Evolução (que na verdade ainda é uma batalha que lutamos). Ou seja, através da disseminação do conhecimento, de monstrando o pq de Deus provavelmente não existir e da religião ser danosa. Ou seja, um processo de conscientização, como todos os outros.

Não há motivos para acreditar que ele não seja possível, embora seja natural que leve um tempo. Afinal, coisas parecidas já foram feitas antes.

Isso só prova que hoje temos escolhas, que hoje podemos escolher o que queremos pra nossa vida. E muitas pessoas usam essa escolha pra optar por uma vida religiosa, não vejo o que isso tem de tão substancial.

Não me refiro a escolha, me refiro ao fato dos ateus não acreditarem e ainda sim estarem vivos, operantes, funcionais e sem nenhuma desvantagem em relação aos religiosos.
Demonstra no mínimo que ela não é um diferencial positivo oras.
Ou que ela não é essencial para se viver e conviver.

Essa parte não fez sentido pra mim, o fato de ateus não serem nem melhores nem piores que crentes os torna superiores em que?

Em nada. De onde diabos vc tirou isso? Disse e repeti que não acredito na idéia de "superioriedade inerente dos ateus".
Isso só demonstra que mesmo as pessoas em classes mais pobres podem ser ateus, sem consequências psicológicas devastadoras, como vc acredita que teriam.

Tu fala em magicamente extinguir as todas as religiões sem trauma e sem reforma? Se for isso me avisa que eu abandono a discussão.

Vc está se saindo um tremendo dum falacioso.

Nunca disse ou insinuei algo próximo. Estou martelando o tempo todo que é vital a conscientização de alguns problemas chaves. Por exemplo, um comecinho interessante seria, da mesma forma que os evangélicos tem seus programas na TV, termos um programa cético na televisão, destinado a debater este assunto, sempre com autoridades religiosas convidadas.

Eu estou pedindo pelo método: Me mostre de que forma vai-se extinguir a religião sem choque de culturas. Como ingressar em terras com valores enraizados e lhes convencer, ou impor, que abandonem o que muitas vezes é o núcleo de suas sociedades e fazer isso sem traumas.

Vc simplemente não está lendo então. Já citei como exemplos a escravidão e o aristotelismo, ambos fundamentos de toda sociedade durante milênios, e que foram eliminados sem trauma. Apenas pela conscientização. E estes tb tinham profundos fatores emocionais. Assim como a Monarquia e o Direito Divino do Rei, todos estes eram importantes para enxergamos o homem como especial, ou o homem no poder como alguem que devemos obedecer para termos ordem.

E isso foi derrubado, sem traumas.

Hoje, que já existe a democracia, nem precisaremos de uma reforma política radical para conciliar isso. Afinal de contas a democracia já sustenta a idéia de um governo sem Deus per se. A ordem social continuará sendo a mesma, substituindo "Deus" pela conscientização da importância para todos de ser honesto, honrado, ajudar o próximo, etc. Isso será valorizado pelo seu meio, e é estímulo mais que suficiente para eliciar estes comportamentos (vide Walden II de B.F Skinner - já que quer tanto referência bibliográfica).

Por fim: Tudo bem, as religiões são responsáveis por desgraças incomensuráveis, mas estamos falando de religiosidade como um todo ou vamos atacar as instituições religiosas específicas?

Mas gente... Quantas vezes vou precisar repetir os problemas fundamentais do pensamento religioso per se, independente de instituições religiosas?

Poxa, que chato isso...
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor ferdineidos em 02 Ago 2008, 13:35

Sampaio escreveu:
Por fim: Tudo bem, as religiões são responsáveis por desgraças incomensuráveis, mas estamos falando de religiosidade como um todo ou vamos atacar as instituições religiosas específicas?

Mas gente... Quantas vezes vou precisar repetir os problemas fundamentais do pensamento religioso per se, independente de instituições religiosas?

Poxa, que chato isso...

Sampaio, esse parte não foi dirigida pra você. Falha minha, na próxima eu separo melhor.

É pra todo mundo que entra na discussão dizendo: "Mas e a inquisição? E os homens bomba?" ou "mas a igreja tem programas socias...". Isso tudo foi extensamente abordado nesse tópico. Gostaria só que alguém que fosse entrar na discussão trouxesse coisas novas e não ficar remoendo determinadas situações já debatidas aqui, pq se não vamos ficar discutindo em círculos.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Lucita em 02 Ago 2008, 13:42

Pra mim esse negócio de religião é o seguinte: quer acreditar que um pepino em conserva gigante é seu salvador e que se vc for bonzinho sua alma vai morar num mundo de pepino em conserva gigantes quando você morrer? Vá em frente, amigo, contanto que isso não influencie em nada a minha vida.
Não vejo problema na religião em si, ou na fé. O problema está quando as pessoas que não têm nada a ver com isso sofrem qualquer tipo de coisa por causa da reigião alheia, que é o que acontece.

----------

E lembrei de uma coisa: esses dias, vendo um telejornal qqr, vi uma notícia sobre as células-tronco e tal... a notícia em si não importa aqui, só achei cômico a "pressão" da igreja católica pra que não sejam usados os embriões. Ameaçam excomungar quem desobedecer as leis deles e for em frente com as pesquisas. Então eu pensei, "Poxa, imagina que tristeza você, que nunca deu a mínima pra igreja católica, ser excomungado? É o fim da picada, como diria meu avô. Eu ia dormir na pia da cozinha de tanta depressão..."
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Lucita

Mensagempor guca0 em 16 Jan 2009, 03:11

Religião? tanto faz, nao sendo nenhum fanático sunita que ou mata, ou me converte ao islamismo, ou explode ou quer destruir as bases da nossa sociedade ocidental judaico-crista, tá de bom tamanho.
Como no caso expressou a lucita, tá tudo dentro dos conformes, des de que nao me encha o saco (e digo mais) tentando vender um livro que retrata a nova Jerusalém como sendo NY, e que foi escrito por americanos poligamicos( e que hoje eh vendido na frente de igrejas por completos analfabetos).

Coisas novas?
Eu comecei a ouvir metal (ozzy, Dream theater, doctor sin, rush...) na igreja (nao na católica, mas numa protestante).
Na igreja católica, eu participo dum grupo de jovens liderado por um ex-seminarista HeadBanguer que tem grande experiência com armas de fogo (era armeiro)
Alguém tem alguma experiência parecida?
guca0

Mensagempor Elven Paladin em 16 Jan 2009, 04:25

Na igreja católica, eu participo dum grupo de jovens liderado por um ex-seminarista HeadBanguer que tem grande experiência com armas de fogo (era armeiro)
Alguém tem alguma experiência parecida?

Por curiosidade, tem algum elo com a Renovação Carismática Católica, Canção Nova, Shalom ou qualquer grupo carismático católico?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor guca0 em 16 Jan 2009, 16:45

Advogado, sabe qual o pior?
Não! é uma paróquia marista (dentro dum colégio marista), não tendo nenhuma relação com esse movimento.
guca0

Mensagempor Allefcapt em 16 Jan 2009, 17:09

Olá a todos,

DEUSES... :venera:

Quase UM ANO após ser aberto (Dia 20 de janeiro de 2008), este tópico que já ressuscitou (ou invocou como dizem alguns)inclusive o TYBERT, é REABERTO.

Praga bíblica?
Nostradamus?
Aparição?

Ou faz parte da ofensiva em Gaza?

Mistérios... :shock:
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Sampaio em 25 Jul 2009, 19:18

Estou revivendo essa maravilha da humanidade (sério, eu tava relendo algumas coisas, esse tópico é maravilhoso) apenas para divulgar/informar que eu, o Lanzi e um primo dele estamos montando um blog destinado a debater sobre Religião.

Não será um blog com Flames, nem militante ateísta. Conforme combinamos será algo mais pra Carl Sagan e bem menos pra Richard Dawkins.

Um dos objetivos do blog é a pluralidade, portanto estamos atrás de algum religioso bem inteligente e eloquente que gostaria também de contribuir para os debates. Pretendemos colocar questões e os leitores irem debatendo conosco, inclusive publicando alguns comentários relevantes. Da mesma forma pretendemos produzir textos sobre diversos temas relacionados.

Não vou passar o endereço ainda pq está em construção. Ele surgiu, em parte, como uma resposta ao blog Apologia: http://www.apologia.com.br/

Também convidaremos pessoas, como o autor do Apologia, pra debates, que publicaremos no Blog.

Abraços
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor cigano em 25 Jul 2009, 19:25

Tem previsão de quando fica pronto o Blog?
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Agnelo em 25 Jul 2009, 19:28

Linka aqui quando for pro ar, gostei muito da idéia e quero mesmo ver como vai ser a implementação.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Batousa em 28 Jul 2009, 16:27

Podia rolar um podcast tb sobre religião, eu escutaria.
Imagem
Batousa

Mensagempor Madrüga em 30 Jul 2009, 22:27

Geralmente não gosto do que escrevem esses blogueiros futebolísticos, mas dêem uma olhada nessa do Juca Kfouri:

Juca Kfouri escreveu:Deixem Jesus em paz

Está ficando a cada dia mais insuportável o proselitismo religioso que invadiu o futebol brasileiro

MEU PAI , na primeira vez em que me ouviu dizer que eu era ateu, me disse para mudar o discurso e dizer que eu era agnóstico: "Você não tem cultura para se dizer ateu", sentenciou.

Confesso que fiquei meio sem entender.

Até que, nem faz muito tempo, pude ler "Em que Creem os que Não Creem", uma troca de cartas entre Umberto Eco e o cardeal Martini, de Milão, livro editado no Brasil pela editora Record.

De fato, o velho tinha razão, motivo pelo qual, ele mesmo, incomparavelmente mais culto, se dissesse agnóstico, embora fosse ateu.

Pois o embate entre Eco e Martini, principalmente pelos argumentos do brilhante cardeal milanês, não é coisa para qualquer um, tamanha a profundidade filosófica e teológica do religioso.

Dele entendi, se tanto, uns 10%. E olhe lá.

Eco, não menos brilhante, é mais fácil de entender em seu ateísmo.

Até então, me bastava com o pensador marxista, também italiano, Antonio Gramsci, que evoluiu da clássica visão que tratava a religião como ópio do povo para vê-la inclusive com características revolucionárias, razão pela qual pregava a tolerância, a compreensão, principalmente com o catolicismo.

E negar o papel de resistência e de vanguarda de setores religiosos durante a ditadura brasileira equivaleria a um crime de falso testemunho, o que me levou, à época, a andar próximo da Igreja, sem deixar de fazer pequenas provocações, com todo respeito.

Respeito que preservo, apesar de, e com o perdão por tamanha digressão, me pareça pecado usar o nome em vão de quem nada tem a ver com futebol, coisa que, se bem me lembro de minhas aulas de catecismo, está no segundo mandamento das leis de Deus.

E como o santo nome anda sendo usado em vão por jogadores da seleção brasileira, de Kaká ao capitão Lúcio, passando por pretendentes a ela, como o goleiro Fábio, do Cruzeiro, e chegando aos apenas chatos, como Roberto Brum.

Ninguém, rigorosamente ninguém, mesmo que seja evangélico, protestante, católico, muçulmano, judeu, budista ou o que for, deveria fazer merchan religioso em jogos de futebol nem usar camisetas de propaganda demagógicas e até em inglês, além de repetir ameaças sobre o fogo eterno e baboseiras semelhantes.

Como as da enlouquecida pastora casada com Kaká, uma mocinha fanática, fundamentalista ou esperta demais para tentar nos convencer que foi Deus quem pôs dinheiro no Real Madrid para contratar seu jovem marido em plena crise mundial.

Ora, há limites para tudo.

É um tal de jogador comemorar gol olhando e apontando para o céu como se tivesse alguém lá em cima responsável pela façanha, um despropósito, por exemplo, com os goleiros evangélicos, que deveriam olhar também para o alto e fazer um gesto obsceno a cada gol que levassem de seus irmãos...

Ora bolas!

Que cada um faça o que bem entender de suas crenças nos locais apropriados para tal, mas não queiram impingi-las nossas goelas abaixo, porque fazê-lo é uma invasão inadmissível e irritante.

Não é mesmo à toa que Deus prefere os ateus...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Smaug em 30 Jul 2009, 23:44

Pensei isso hj quando vi um jogador no globo esporte falar: "Eu tenho fé em Deus que a gente vai ganhar!" - eu achei a frase dele totalmente sem sentido (afinal ele deveria dizer que tem fé que Deus vai fazer eles ganharem) e tb uma verdadeira idiotice, pois de um jeito ou de outro prega um favoritismo divino...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic