E tu tens alguma dúvida de que há mais pessoas entrando na vida religiosa por vontade própria?
Não... Ahn.. E o Kiko?
Troquemos por evidência então. Mostre-me as evidências. Tu circulou o post inteiro quanto a isso e não me mostrou nada ainda.
O que vc toma por evidências então? Pq evidências são
justamente o que apresentei. São construções lógicas/racionais, baseadas na realidade, nas observações e no fato de símiles já terem ocorrido, como demonstrei.
Se vc espera que eu traga dados de como isso pode ser feito, não terá. Afinal
nunca foi feito. Mas de modo algum quer dizer que nunca poderá.
Se os cientistas da Nasa te dissessem a 40 anos atrás que eles poderiam enviar o homem pra Lua, e te mostrassem que eles tem tecnologia pra isso, vc estaria dizendo: duvido. Afinal nunca foi feito antes. Isso Se baseia em fé. Me prove o contrário.
Fundamente, proponha um plano de ação.
Da mesma forma que, ao longo de um tempo e uma árdua batalha intelectual, a maioria das pessoas aceitaram o heliocentrismo, a Terra ser redonda e a Evolução (que na verdade ainda é uma batalha que lutamos). Ou seja, através da disseminação do conhecimento, de monstrando o pq de Deus provavelmente não existir e da religião ser danosa. Ou seja, um processo de conscientização, como todos os outros.
Não há motivos para acreditar que ele não seja possível, embora seja natural que leve um tempo. Afinal, coisas parecidas já foram feitas antes.
Isso só prova que hoje temos escolhas, que hoje podemos escolher o que queremos pra nossa vida. E muitas pessoas usam essa escolha pra optar por uma vida religiosa, não vejo o que isso tem de tão substancial.
Não me refiro a escolha, me refiro ao fato dos ateus não acreditarem e ainda sim estarem vivos, operantes, funcionais e sem nenhuma desvantagem em relação aos religiosos.
Demonstra no mínimo que ela não é um diferencial positivo oras.
Ou que ela não é essencial para se viver e conviver.
Essa parte não fez sentido pra mim, o fato de ateus não serem nem melhores nem piores que crentes os torna superiores em que?
Em nada. De onde diabos vc tirou isso? Disse e repeti que não acredito na idéia de "superioriedade inerente dos ateus".
Isso só demonstra que mesmo as pessoas em classes mais pobres podem ser ateus, sem consequências psicológicas devastadoras, como vc acredita que teriam.
Tu fala em magicamente extinguir as todas as religiões sem trauma e sem reforma? Se for isso me avisa que eu abandono a discussão.
Vc está se saindo um tremendo dum falacioso.
Nunca disse ou insinuei algo próximo. Estou martelando o tempo todo que é vital a conscientização de alguns problemas chaves. Por exemplo, um comecinho interessante seria, da mesma forma que os evangélicos tem seus programas na TV, termos um programa cético na televisão, destinado a debater este assunto, sempre com autoridades religiosas convidadas.
Eu estou pedindo pelo método: Me mostre de que forma vai-se extinguir a religião sem choque de culturas. Como ingressar em terras com valores enraizados e lhes convencer, ou impor, que abandonem o que muitas vezes é o núcleo de suas sociedades e fazer isso sem traumas.
Vc simplemente não está lendo então. Já citei como exemplos a escravidão e o aristotelismo, ambos fundamentos de toda sociedade durante milênios, e que foram eliminados sem trauma. Apenas pela conscientização. E estes tb tinham profundos fatores emocionais. Assim como a Monarquia e o Direito Divino do Rei, todos estes eram importantes para enxergamos o homem como especial, ou o homem no poder como alguem que devemos obedecer para termos ordem.
E isso foi derrubado, sem traumas.
Hoje, que já existe a democracia, nem precisaremos de uma reforma política radical para conciliar isso. Afinal de contas a democracia já sustenta a idéia de um governo sem Deus per se. A ordem social continuará sendo a mesma, substituindo "Deus" pela conscientização da importância para todos de ser honesto, honrado, ajudar o próximo, etc. Isso será valorizado pelo seu meio, e é estímulo mais que suficiente para eliciar estes comportamentos (vide
Walden II de B.F Skinner - já que quer tanto referência bibliográfica).
Por fim: Tudo bem, as religiões são responsáveis por desgraças incomensuráveis, mas estamos falando de religiosidade como um todo ou vamos atacar as instituições religiosas específicas?
Mas gente... Quantas vezes vou precisar repetir os problemas fundamentais do pensamento religioso
per se, independente de instituições religiosas?
Poxa, que chato isso...