Eu cultuo o álcool, como cultuo o café, o strognoff(melhor comida do mundo) e o rpg. E o walken.
Eu cultuo simplesmente porque gosto. Muito. Me divirto mais numa festa se beber algo. Tenho ótimas lembranças de conversas e cenas que eram carregadas de cerveja. Não falo de embebedar-se, o que também acho que tem seus momentos, mas da presença dele. Pessoas se soltam mais, fica um clima mais intimista. Quem fala do alcool como só negativo, claramente nunca bebeu numa boa entre amigos ou simplesmente é sensível demais a ele(o que faria beber=ficar bêbado).
Cada um tem um organismo. Antes de falarem das suas impressões sobre o assunto, lembre-se que há quem fica bêbado com muito menos e quem leva numa boa muito mais. Cada um deve reconhecer os seus próprios limites.
Eu comparo o ato de beber ao ato de torcer por um esporte. Eu comparo essa forma de entretenimento a... brincar. Vou explicar;
Naturalmente conforme ficamos velhos muita coisa perde o sentido ou a graça. Quando crianças brincamos como entretenimento e um modo de se soltar. Não importa a idade da pessoa, a necessidade de se entreter e se soltar, ainda mais com as atrelações do trabalho, continuam existindo. O álcool é o atalho mais veloz a isso.
Tem como se divertir e alcançar o mesmo grau de intimidade que eu falei antes sem o álcool? Claro. Tão rápido quanto? É disso que estou falando. Em poucas horas um encontro com colegas de trabalho ou conhecidos que não vê a tempos já se tornam algo mais irreverente e informal, com o alcool. Dali a poucas horas, todos estarão voltando para a casa e suas vidas rotineiras. O álcool é rápido, é imediato.
Ele entorpece. Fato. Sabe algo que me incomoda? Por toda a história da humanidade, todas as culturas aceitavam, incentivavam ou até endeusavam entorpecentes. Até animais(comprovado) gostam, espécies que têm acesso a plantas psicoativas ou seiva se fermentando naturalmente tomam umas
É natural. A sociedade agora, cada vez mais seguindo uma tendência de controlar, é que tem colocado isso como vilão. No sério, isso é ridículo. Porque investigamos tanto com a ciência, mesmo o que não trará frutos imediatos? Porque filosofamos? O ser humano é irrequieto por natureza. Por diversos motivos ele se incomoda com o mundo, o que não entende, consigo mesmo. Qualquer entorpecente é uma forma de se soltar, esquecer disso.
Existe formas sem usar entorpecentes. Meditação, vide certas vertentes budistas. Fora isso, até na maioria das religiões algum entorpecente(sem exageros) é admitido. É da natureza humana. Implicar com isso é mera quadradice de criação, ou atrelar outros motivos e seguir a via mais prática de argumentação, colocando a culpa no ato. Ficou com raiva de playboys beberrões, não gosta de festas e de se enturmar? A culpa não é do alcool, não misture as coisas.
Claro, aí vem os outros usos do álcool. Auto-afirmação, tomar coragem para atos inconsequentes, etc, etc... isso as pessoas fazem direto de outras formas. Sâo problemas e pecados do ser humano. Quanta gente eu não vejo fazendo asneiras para se auto-afirmar, no dia a dia?
Não é culpa do álcool. Ou ainda acham que meus pontos acima estão errados?