teve alguém comentando que não acreditava em Deus "pois o Deus que apresentavam a ele não tinha nada de bom, era um deus que mandaria mais da metade das pessoas do mundo (islamitas, budistas) para o inferno só por causa de placa de igreja, que perdoava um cara que tivesse estuprado e matado na sexta, convertido no sábado e morrido no domingo, mas não perdoava um gay que nunca tivesse agredido ninguém, nem roubado, nem feito nenhum crime grave, e que por este e outros motivos não poderia acreditar neste deus."
Nunca conheci ninguem que seja ateu por este motivo ou similar, mas não duvido que o que vc relata seja verdadeiro ou que existam mais assim. Tem de tudo neste mundo.
Mas o pensamento é bobo e não considero este um dos melhores motivos para descrer em divindades. Por essa via de raciocínio ele pode acreditar em outras divindades, bem mais boazinhas, e talvez até mesmo em Cristo. Poderia também acreditar em Deus mas não acreditar nos Livros Sagrados ou em religiões.
O que torna a idéia de Deus ou deuses impossível não é nem de perto o fato dele ser descrito como cruel em alguns Livros Sagrados, mas a propria absurdidade da idéia - como extensamente exposto neste tópico. O fato dos Livros Sagrados terem divindades que executa e ordena atos abomináveis é, isso sim, um dos principais motivos pelo qual implicamos com as religiões e especialmente com a idéia de tomar os Livros Sagrados como verdade. É um perigo crer que aquelas coisas terríveis são o desejo e ordens de um ser superior que devemos obedecer e acho que nem preciso dar exemplos das consequências destas idéias.
Mas ser ateu - e não apenas condenar Livros Sagrados, dogmas e religiões - exclusivamente por isso, me parece um tanto insuficiente.
Só espero que não acredite que esta é a motivação comum dos descrentes, porque realmente não é. O que não faltam são motivos para descrer e uma leitura neste tópico demonstrar-lhe-a isso.
Então alguém perguntou: "Ignorando os dogmas então, se Deus de fato existir, mas não for como pregam, como seria o Deus que seria possível se crer, quais seriam as características de um Deus que valeria a pena se crer?"
Assim como os demais eu não sei se entendi sua pergunta.
Não entendi se quer saber o que seria preciso para que acreditássemos em Deus, caso ele existisse (por exemplo, quais evidências de sua existência nos convenceria) ou quais características morais esperaríamos de um Deus.
Poderia me esclarecer a pergunta?
Desde então parei de acreditar nos ateus.
Vc não precisa
acreditar nos ateus. Ateus não são divindades, extraterrestres, videntes ou qualquer coisa destas. O ateísmo nada mais é do que o nome dado àqueles que não acreditam em Deus ou deuses. E quem geralmente não acredita, como a maioria do nosso meio acredita piamente, costumam demonstrar e argumentar pq não acreditam (ressaltei a questão do meio porque numa situação normal ele não precisaria justificar
nada para descrer. Quem crê que teria de justificar sua crença).
Se o ateu em questão não lhe expôs nenhum argumento do pq de sua descrença e apenas deu sua palavra de que Deus não existe, aí sim vc teria de "acreditar" nele. Pois teria de confiar que ele está certo sem ter dados para avaliar a veracidade ou falsidade de sua (des)crença.
No entanto, se ele expõe seus argumentos e evidências, não é necessario que vc
acredite ou não nele (ou em ateus de modo geral), mas cabe a vc apenas verificar os argumentos e evidências que apresentam e tirar sua conclusão.
Ainda não tive a experiência de encontrar um ateu que apenas pede pra vc confiar na palavra dele, portanto não entendi sua objeção.
Será que nós rpgistas somos mais inteligentes que o pessoal do RV?
Não que eu confie em alguma mensuração de inteligência, mas relativismos à parte: duvido que haja muita diferença.
Acho que a religião em si não é nociva, e sim o nível de educação e respeito do Brasileiro
Acho estranho vc ainda pensar isso, já que refutei isso tão categórica e objetivamente outras vezes, neste mesmo tópico.
Uma coisa que nao entendo na religião, é porque um ser tão poderoso que é oniciente e onipresente, necessita de adoração, reconhecimento, respeito e etc.
Esse é um questionamento tão antigo quanto o monoteísmo e já há muitos milhares de anos sem uma resposta satisfatória.