Você bota muita fé na humanidade, Vincer.
Nem todo mundo tem acesso à carga cultural que você ou eu temos.
Moderador: Moderadores
Vincer escreveu:Então novamente não chegamos a conclusão nenhuma sobre "a possibilidade de deus existir"(novamente, quem entra com uma opinião sai com a mesma e o debate acaba virando (praticamente) monólogos jogados uns contra os outros), mas a maioria concorda do problema com certas instituições religiosas(praticamente todas).
_Virtual_Adept_ escreveu:Você bota muita fé na humanidade, Vincer.
Nem todo mundo tem acesso à carga cultural que você ou eu temos.
Eltor escreveu:No fim das contas, termina-se sempre sem nenhum motivo convincente pra acreditar na "inspiração divina" de qualquer texto religioso, mas não dá duas páginas, o ciclo começa de novo e alguém começa a citar mais algum texto sagrado e basear a discussão nele... (suspiro)
Luminus escreveu:Não exagere. Para qualquer ciência se utiliza a lógica.
Cara, eu SEI do que estou te dizendo. E olha que eu nem entrei no mérito da picaretagem geológica empresarial do tipo "ah, aumenta o conglomerado nesse mapa, porque assim a área atrairá mais empresas mineradoras"... E não é porque sua explicação é lógica que ela se parece com o que aconteceu de verdade. Se você pensar bem, podem existir dezenas de explicações mais ou menos lógicas para algo, que nem por isso estão mais ou menos perto do que aconteceu.
Muitas vezes, coisas absurdas acontecem, e as explicações mais lógicas simplesmente não servem de nada.
mas nos continuariamos existindo, devido a nosso número, raciocínio e tecnologia.
Não, não. Estude curvas epidemiológicas, e saberás que a devastação provocada por epidemias nada tem a ver com raciocínio e tecnologia da sociedade. Tem a ver com a resistência natural dos indivíduos.
Isso tudo, sem considerar-se o fato de que as escritruas ditas sagradas não estão aqui para cumprir o papel das ciências; aliás, creio que esse nunca foi o objetivo.
Em Física, a relatividade geral é a generalização da Teoria da gravitação de Newton, publicada em 1915 por Albert Einstein e cuja base matemática foi desenvolvida pelo cientista francês Henri Poincaré.
Não, não. Estude curvas epidemiológicas, e saberás que a devastação provocada por epidemias nada tem a ver com raciocínio e tecnologia da sociedade. Tem a ver com a resistência natural dos indivíduos.
Isso tudo, sem considerar-se o fato de que as escritruas ditas sagradas não estão aqui para cumprir o papel das ciências; aliás, creio que esse nunca foi o objetivo.
Dito isso, espero que a pessoa a quem me referi em minha mensagem traga aí o trabalho de Einstein (ou de qualquer outro cientista) tenha REVISADO a fórmula que define a Lei da Gravitação Universal, proposta por Newton em mil seiscentos e coquinho.
E, já que vocês aqui da Spell curtem tanto a Wikipédia, não custa nada visitar a página deles a respeito da Gravitação Universal:
][...]The simpler Newton's law of universal gravitation provides an accurate approximation for most calculations.
In general relativity, the effects of gravitation are ascribed to spacetime curvature instead of a force. The starting point for general relativity is the equivalence principle, which equates free fall with inertial motion, and describes free-falling inertial objects as being accelerated relative to non-inertial observers on the ground.[10][11] In Newtonian physics, however, no such acceleration can occur unless at least one of the objects is being operated on by a force.
Você está enganado. Em larga margem, viver é uma exceção; é questão de ocorrer uma catástrofe, e tchau. E isso é uma coisa que a Geologia (e a Paleontologia) mostra bem.
Por exemplo, você sabia que a teoria mais recente (e a melhor) para a extinção dos dinossauros não tem nada a ver com impacto de meteoro, mas sim com erupções vulcânicas no litoral da China?
Acesso a cultura não faz alguem mais ou menos culto. Não ter acesso idem, conheço muito nego em favela que trabalha de domingo a domingo que me da uma aula em muito assunto que teoricamente eu deveria saber.
But... Eu concordo com o fato de que deixar uma criança na mão de uma crença/filosofia é nocivo.
A Relatividade Geral não revisou a Gravitação Universal, mas sim generalizou-a. Para facilitar a compreensão:
Revisar = corrigir um erro.
Generalizar = ampliar o escopo.
Aliás, isso está dito no primeiro parágrafo do texto que você citou:
_Virtual_Adept_ escreveu:Acesso a cultura não faz alguem mais ou menos culto. Não ter acesso idem, conheço muito nego em favela que trabalha de domingo a domingo que me da uma aula em muito assunto que teoricamente eu deveria saber.
But... Eu concordo com o fato de que deixar uma criança na mão de uma crença/filosofia é nocivo.
Se ele te dá aula, é porque ele teve acesso a essa cultura.
E quanto às pessoas que vivem no meio do sertão, sem TV, rádio, jornal ou mesmo escola? Uma criança vai acreditar em tudo o que o pastor disser a ela.
E vai crescer, e continuar acreditando.
E o rumo da humanidade não tem nada a ver com o rumo das religiões: a gente já mudou de rumo muito nesse mundo, e a religião continuou no seu rumo.
É por isso que as instituições mais antigas da humanidade são mais novas que as religiões... ou ao menos eu acho que são.
A relação disso com a religião é a mesma relação entre as coisas possíveis matematicamente com a matemática: um ancora o outro.
Você não pensaria tanto assim no refinamento do espírito/alma se não houvesse uma religião para defir a existência de uma alma/espírito, e o contrário é verdade.
O ser humano é inquieto, porque a gente tem a impressão de ter "algo mais" que razão e emoção. Algo, digamos, que nos mova a ter razões e emoções. Isso aí é o espírito. Ou ao menos eu penso que é.
Não é a religião nem a ciência, é o organograma de controle da sociedade.
Falando, por exemplo, de Geologia, o que se estabelece como explicação é o modelo mais simples e mais cercado de evidências. É, em muitos aspectos, uma resposta inventada a partir de vestígios presentes. É mais imaginação, abstração e improviso que régua, esquadro e lápis. E é ciência. Tem até congresso e tal..
Você está enganado. Em larga margem, viver é uma exceção; é questão de ocorrer uma catástrofe, e tchau. E isso é uma coisa que a Geologia (e a Paleontologia) mostra bem. E, por "catástrofe", não entenda nada muito drástico, mas muito antes uma sutil mudança no ambiente que nos cerca. Quanto mais complexo um organismo, mais delicada é sua relação com o ambiente que o cerca. Nós somos muito sortudos, acredite.
Não, não é simples assim. A Lei da Gravitação Universal é a Lei que mantém o Universo coeso. Refutá-la seria refutar tantas coisas que eu nem me atrevo a enumerá-las. E ela nunca foi revista, aprimorada, nada disso. Ela foi elaborada por Isaac Newton e, até o presente momento, é isso mesmo.
Não, nada disso. O que o VA pede é uma PROVA de que algo ocorreu, quando em muitos casos a única prova da ocorrência de algo é justamente a observação de sua ocorrência.
Só que nós vivemos em um planeta onde muitas coisas acontecem sem que percebamos, e nem sempre essas coisas deixam rastros. Então, criamos mitos para "explicar" aquele acontecimento.
Nesse aspecto, essa filosofia anula toda a validade da Paleontologia, Arqueologia, Astrofísica e outras ciências que lidam com o passado distante e os confins do Universo: não há provas de que as coisas aconteceram como essas ciências (CIÊNCIAS) afirmam terem existido. O problema é que essas ciências são meio que a base de muita coisa, por exemplo do estudo da evolução humana, da teoria da origem das espécies, etc. E aí, estás preparado para jogar tudo isso para o alto, só porque você não tem uma prova de que acontecem?
Existir é independente do que a gente sabe que existe. Saber ou não saber que seu país, por exemplo, foi batizado devido a uma ilha mitológica descrita em um mapa irlandês do século treze, e não por conta do pau de tinta extraído pelos portugueses a partir do século dezesseis não muda o fato de o nome ter saído de onde saiu, de o mito existir, de o país ter sido batizado como foi. O que você sabe é só o que você sabe.
Em suma: as coisas existem à revelia do que se sabe sobre elas, e nos afetam da mesma forma.
O mundo era outro, cara... não tinha RG, CPF, nada. Contar as coisas tinha um valor beeem diferente. Tem muita coisa da tradição grega que passa pela mesma, digamos, vicissitude. Não podemos desacreditar o mundo antigo só porque ele era desprovido de cartórios de registro.
Em tempo: o Alcorão só prega a guerra em autodefesa, em defesa da família e em defesa da Fé, e nunca como recurso administrado, continuado
Taí. Faça, por gentileza, as suas citações.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes