Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lanzi em 09 Out 2009, 18:36

Cyrano

Então, geralmente é esse o problema mesmo. E muitas vezes a bandeira erguida pelos ateus é contra essas três religiões monoteístas, simplesmente porque elas representam 70% ou mais da crença mundial. Mas ao meu ver, nesse caso é fundamental levar em consideração as outras crenças, especialmente porque os conceitos de crença e religião são diferentes no oriente e no ocidente.
Lanzi

Mensagempor Sampaio em 09 Out 2009, 18:44

Cyrano:
Acho que você está criticando basicamente 3 religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo.

Vc tem razão. Ainda nos meus primeiros posts, eu escrevi:

Trato religião aqui englobando as principais e predominantes (Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Espiritismo, etc), porém excluindo aquelas que são, tão quase que puramente filosóficas, que alguns de seus principais líderes preferem considera-la uma doutrina filosófica (como o Budismo e Taoísmo).

E, creio eu, na verdade você está criando a visão deturpada das três. De fato, é o que elas são, não o que deveriam ser.

Não critico apenas o que elas são, critico tudo que as fundamenta. Seus Livros Sagrados e próprio fato de acreditar em qualquer coisa como divina, sagrada, Verdade, etc. Falei isso inclusive nas citações que coloquei acima. E devo acrescentar que falei disso dezenas de outras vezes nesse tópico: o mal do pensamento religioso per se. Inclusive meus últimos posts antes deste e o acima foi respondendo o Aruon sobre essa questão, algumas páginas atrás.

Mas ainda sim vale muito a pergunta: o que estas religiões deveriam ser para vc?

Tybert sugeriu 1984 como leitura. Sugiro Admirável Mundo Novo, do Huxley, e sugiro também um paralelo com o livro do George Orwell.

Já li ambos. Pq sugere-os? Qual a relação que faz?
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor cigano em 09 Out 2009, 18:57

Smaug escreveu:
O que leva ao pensamento "Porra, se a terra toda é de Deus, porque diabos brigar por ela?"

Pq o meu deus eh melhor que o seu deus!

O problema ai eh a falta de pensamento critico da população, se os que matam pensassem assim, realmente fica meio sem sentido... mas não se critica a religião, representada pelos lideres religiosos que tem a palavra final sobre a interpretação de qualquer escritura (todas dando margem para centenas de "verdades"). Logo, esses interpretes da "palavra divina" tem liberdade para manipular a massa como quiser...

Por isso eu prefiro insistir na politica de educação. Que é muito mais benéfica que abolir ou destruir a religião, mesmo que eu concordasse com esse tipo de pensamento, acho que acabar com as religiões seria só podar um mal que é a ignorancia coletiva.
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Smaug em 09 Out 2009, 19:05

Por isso eu prefiro insistir na politica de educação. Que é muito mais benéfica que abolir ou destruir a religião, mesmo que eu concordasse com esse tipo de pensamento, acho que acabar com as religiões seria só podar um mal que é a ignorancia coletiva.

Mas e quandfo a educação eh ofuscada pq o pastor disse que ela estah errada e a interpretação dele da biblia estah certa?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Elven Paladin em 09 Out 2009, 19:14

Mas ao meu ver, nesse caso é fundamental levar em consideração as outras crenças, especialmente porque os conceitos de crença e religião são diferentes no oriente e no ocidente.

Seria fundamental caso houvesse alguém que professasse a crença em tais práticas religiosas, ou se elas fossem representativas por aqui. Como não são, por que desperdiçar tempo refutando algo que ninguém leva a sério por aqui? E eu não aposto que as diferenças sejam consideráveis. Bodhidharma, a figura central do Zen Budismo, está recheado de histórias e lendas que não diferem muito da "miraculosidade" atribuida a Jesus ou Moisés.

E, creio eu, na verdade você está criando a visão deturpada das três. De fato, é o que elas são, não o que deveriam ser.

Agradeça a Deus por elas serem deturpadas como são atualmente, especialmente no caso do Judaísmo. Eu posso imaginar poucas situações mais infernais do que a obediência generalizada aos 613 Mitzvot ( Todos os Mandamentos ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor cigano em 09 Out 2009, 19:18

Smaug escreveu:Mas e quandfo a educação eh ofuscada pq o pastor disse que ela estah errada e a interpretação dele da biblia estah certa?

É lei, criança tem direito a estudo. Eu ficaria feliz em ver esse pastor ou qualquer outra pessoa indo presa. O que convenhamos, dificilmente aconteceria :P

Meu ponto Samug é que eu prefiro tentar fazer alguem ler, estudar, e buscar por si o que quer da vida, do que dizer que o que ele cre devia ser abolido. Do meu ponto de vista, mesmo que ele fuja da manipulação de um pastor porque "abolimos" a igreja da vida dele, ele pode cair na maipulação do tráfico, politica, etc. Ate porque pelo que sei, é muito mais comum alguem com mais opções ser ateu que alguem sem oportunidades, ou seja, ele teria o direito de escolha.

Ah exemplo, acho que tirando uma ou outra abordagem nesse tópico, qualquer crente teria mais chances de se questionar com esse tipo de dialogo aqui, do que simplesmente vendo o que ele cre sendo atacado.
cigano

Mensagempor Fëanor em 09 Out 2009, 22:20

E eu não aposto que as diferenças sejam consideráveis. Bodhidharma, a figura central do Zen Budismo, está recheado de histórias e lendas que não diferem muito da "miraculosidade" atribuida a Jesus ou Moisés.

Sim, mas ignorar as histórias do Budismo não tornam seus dogmas nulos. O Cristianismo é muito mais "dependente" de suas lendas para a aceitação dos seus dogmas.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 09 Out 2009, 22:46

E eu não aposto que as diferenças sejam consideráveis. Bodhidharma, a figura central do Zen Budismo, está recheado de histórias e lendas que não diferem muito da "miraculosidade" atribuida a Jesus ou Moisés.

Mas vamos lembrar que o Zen Budismo herdou muita coisa do Taoísmo e outras religiões mais misticistas, inclusive Xintoísmo.

O Budismo Theravada, mais ortodoxo, também tinha muitas situações absurdas (como ninfas com pés de pombo ou capacidade de teleporte), mas tudo era coadjuvante para discursos, não eram o foco de ensinamentos (como na situação da mulher que se cura ao tocar nas vestes de Jesus).

Além do quê, quando Buda foi requisitado a demonstrar mais habilidades suprahumanas para angariar mais "fiéis" ele recusou, dizendo que queria apenas demonstrar o caminho para o fim do sofrimento, e não ter mais discípulos que outros Mestres.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Elven Paladin em 09 Out 2009, 23:09

Sim, mas ignorar as histórias do Budismo não tornam seus dogmas nulos. O Cristianismo é muito mais "dependente" de suas lendas para a aceitação dos seus dogmas.

Eu suspeito seriamente que isso não passa de uma visão glorificada que Ocidentais costumam a ter de crenças orientais. E eu ainda não dediquei atenção o bastante para ter alguma certeza do que escrevo, mas há um grupo bem peculiar de teólogos e filósofos que se vêem como "Ateus Cristãos", tomando a mensagem de Jesus Cristo como uma "filosofia de vida" ( exatamente como alguns Ateus com algum resquício místico-religioso costumam a fazer com o próprio Budismo, vide o Virtual_Adept ).

mas tudo era coadjuvante para discursos, não eram o foco de ensinamentos (.

Pode-se fazer exatamente a mesma defesa de Jesus Cristo. É o que me parece que os Ateus Cristãos fazem, assim como a teologia da Morte de Deus.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 09 Out 2009, 23:34

Pode-se fazer exatamente a mesma defesa de Jesus Cristo. É o que me parece que os Ateus Cristãos fazem, assim como a teologia da Morte de Deus.

Considerando que toda a base do Novo Testamento é a Fé em Deus?
Não creio.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Fëanor em 09 Out 2009, 23:48

A moral inteira do evangilismo, por exemplo, é simplesmente aceitar Jesus como seu salvador.
Por que? Simplesmente porque ele foi "o cara", filho de Deus.
Como ele provou isso?
Curou pessoas com o toque, andou sobre a água, multiplicou alimento, etc...

No momento em que invalidamos os poderes misticos de Jesus, anulamos a prova de que ele era filho de deus e, logo, tudo o que se baseia o evangilismo.

Já se pegar o Budismo. Pouco importa se Buda ficou 1 ano fazendo fotossíntese, os seus ensinamentos para uma vida sem sofrimento continuam valendo, independente disso, e, se analizados, fazem sentido.

Lógico, isso é só um exemplo.
Não vou questionar outras ramificações do Cristianismo, afinal são muitas e pode haver alguma que leva em conta mais os ensinamentos de Jesus que suas lendas.

Só não é o que parece. Meu ensino fundamental foi numa escola de freiras. As coisas que eu me lembro mais claramente da disciplina de ensino religioso foram as famosas lendas de Jesus, que qualquer ensinamento dele. Claro, tem aquele de Maria Madalena, mas tirando esse, era um enfoque MUITO maior para os poderes especiais de Jesus do que para seus ensinamentos.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor cigano em 10 Out 2009, 15:30

Fëanor escreveu:A moral inteira do evangilismo, por exemplo, é simplesmente aceitar Jesus como seu salvador.
Por que? Simplesmente porque ele foi "o cara", filho de Deus.
Como ele provou isso?
Curou pessoas com o toque, andou sobre a água, multiplicou alimento, etc...

(...)

Só não é o que parece. Meu ensino fundamental foi numa escola de freiras. As coisas que eu me lembro mais claramente da disciplina de ensino religioso foram as famosas lendas de Jesus, que qualquer ensinamento dele. Claro, tem aquele de Maria Madalena, mas tirando esse, era um enfoque MUITO maior para os poderes especiais de Jesus do que para seus ensinamentos.

Biblia, mostrando o lado overpower da fé desde 0 A.C.
cigano

Mensagempor Smaug em 10 Out 2009, 19:49

Cigano, o problema não estah no cara proibir pessoas de ir na escola, obviamente que eles sabem do risco, mas ao falar: "Isso eh errado! A evolução não acontece! Deus criou as coisas como elas são estah na biblia!", ou "Não permita que um médico cure seu filho, reze que ele cura!" e variantes disso!

Hj mesmo tive que aguentar de alunos de graduação "argumentos" de que a evolução do homem não aconteceu! E jah ouvi muita gente alardeando que os pastor falou como os cientistas enterram os fósseis e depois dizem que acharam!

E não vamos esquecer do Papa e a camisinha que não previne a AIDS...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor cigano em 10 Out 2009, 20:05

Smaug, minha avó sempre me disse que comer manga e tomar leite assim como tomar banho depois de comer podiam me matar (inclusive por causa disso uma vez bati a cabeça e perdi a memoria por metade de um dia ¬¬). Isso é tão bobo que não merece nem discussão, é o tipo de situação que eu ignoro por completo "Aqui estudamos evolução, se você não quer aprender sobre ela então você tá no lugar errado."

Não to defendendo esse tipo de situação, longe de mim, mas eu não acho que isso seja peso o suficiente pra sair detonando as religiões por ae. Mas infelizmente a maior parte das religiões evangelicas tão passando dos limites legal.
cigano

Mensagempor Cak em 10 Out 2009, 20:17

Eu tentei ficar de fora, mas não consegui.

Sobre o cristianismo: não me apegando em nenhuma vertente, mas falando de modo geral, os milagres de Jesus são apenas provas de sua divindidade.Isso não é o mais importante, e sim os ensinamentos. Tanto não é que segundo a própria visão cristã das coisas as pessoas atingem a divindade atráves dos ensinamentos. Por exemplo, os santos ou outras pessoas cristãs notórias.

Também concordo com o cigano: por mais que eu seja defensor da educação e do conhecimento, ainda sim as pessoas tem liberdade pra falar que são contra a camisinha, contra isso e contra aquilo, e de aceitarem essas coisas também. Claro, há casos que envolvem terceiros, mas nesses casos há a justiça pra intervir.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic