Audiência pública debate repressão a movimentos sociais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Geleiras em 25 Ago 2010, 12:28

Por Lisandrea Costa/Divulgação Alesc 24/08/2010 às 18:12

Em defesa das liberdades democráticas foi o tema de audiência promovida pela Comissão de Segurança Pública, por solicitação do deputado Sargento Amauri Soares (PDT), na noite desta quinta-feira (19). Durante o encontro foi debatida a criminalização dos movimentos sociais. Entidades e estudantes denunciaram abusos de autoridade e desrespeito aos direitos coletivos, por parte do governo do Estado e da Polícia Militar, utilizada como braço repressor. As mobilizações contrárias ao aumento da tarifa de ônibus em Florianópolis e a expulsão de trabalhadores rurais em Imbituba foram os casos mais comentados.

Conforme Soares, o tema é recorrente em debates já realizados na Assembleia Legislativa. ?Infelizmente, o aparato policial do estado é encarregado de reprimir as manifestações dos movimentos sociais em determinadas situações críticas, quando falta capacidade de diálogo e de negociação por parte das autoridades.?

O estudante e representante da Frente de Luta contra o Aumento da Tarifa, Adalberto Teodósio Tabalipa, denunciou a repressão policial sofrida pelos estudantes de forma sistemática durante as manifestações contra o aumento da passagem de ônibus em Florianópolis. Ele falou sobre o uso de contingente policial desproporcional, emprego de helicóptero, cassetetes, bombas de efeito moral, cachorros, armas de choque e grampos telefônicos, além de táticas de coação psicológica. ?Eles passaram a impedir a nossa circulação e a jogar os veículos contra os manifestantes. Estudantes foram presos dentro das universidades. São absurdos que ferem todas as conquistas democráticas?, relatou.

Tabalipa questionou se ?em um estado democrático de direito, é admissível que o comando da PM declare abertamente que combate os movimentos sociais?. Também perguntou que investigações foram feitas sobre os abusos cometidos e criticou a postura do Ministério Público Estadual, que deveria investigar e coibir esse tipo de prática.

Outro caso relatado de abuso de autoridade e uso de forte aparato policial contra cidadãos indefesos abordou a situação de trabalhadores rurais do município de Imbituba. O presidente da Associação de Comunidades Rurais de Imbituba (Acordi), Agnes Francisco Cardoso, falou sobre a expulsão de famílias que ocupam terreno, alvo de disputa judicial, na comunidade Areais da Ribanceira, que foram removidas à força pela polícia, tiveram suas casas demolidas e animais apreendidos. ?Fizemos mais de mil sacas de farinha de mandioca este ano, mas eles querem nos tirar da terra. Somos gente pobre, trabalhadores da lavoura, não perturbamos ninguém. O que vai ser de nós se nos tirarem da terra? Queremos que a autoridade olhe por nós?, suplicou Cardoso.

O presidente da Comissão da Defesa da República e da Democracia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), João Paulo de Mello Filippin, colocou a comissão à disposição dos movimentos sociais para analisar medidas e posicionamentos em razão de fatos sociais que violem direitos sociais coletivos. ?A OAB está de portas abertas para debater assuntos dessa natureza e para intervir junto ao Poder Judiciário, se necessário.?

Vídeos sobre a repressão policial às manifestações dos estudantes e sobre a ação na comunidade de Imbituba foram exibidos durante a audiência. ?Por que afinal lutamos nos anos 60 e 70, senão para garantir os direitos constitucionais de soberania, cidadania e dignidade da pessoa humana? Foi para isso que lutamos contra a ditadura militar, mas após ver esses vídeos nos perguntamos o que a Polícia Militar estava fazendo. Como é que se invade uma universidade e se tira alunos de dentro dela? Nós estamos efetivamente em uma democracia e temos o direito de exercer nossa cidadania?, disse o advogado Prudente Silveira Mello, conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Ele afirmou que nunca se falou tanto em direitos humanos e, por outro lado, os direitos humanos nunca foram tão desrespeitados por governantes e autoridades. ?A fragilização dos movimentos sociais é a morte da democracia?, sentenciou.

(Lisandrea Costa/Divulgação Alesc)

fonte http://prod.midiaindependente.org/pt/bl ... 6196.shtml
Geleiras

Re: Audiência pública debate repressão a movimentos sociais

Mensagempor Frost em 25 Ago 2010, 16:46

Eu iria discorrer um pouco sobre isso, mas não tenho tanto tempo agora.
A questão é: "exercer a cidadania" é diferente de abusar dela. Outra: é meio temerário alguém falar em desproporcionalidade na atuação policial em uma situação como esta e o grampo de telefones é uma medida que pode ser concedida por decisão judicial. Caso haja, não adianta invocar o direito a sua privacidade, pois no próprio Estado Democrático de Direito tudo é relativo.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor oculto em 27 Ago 2010, 07:31

Não sou muito afinado com as leis e regimes atuais, mas concordo que a polícia brasileira aparenta não estar preparada para agir de forma efetiva "determinadas situações críticas" como prega o texto. Agora, esse grito de que "é a morte da democracia" que a maioria dos movimentos sociais, afetados pela ação policial, fazem, me parece apenas um monte de trolls querendo uma desculpa para fazerem a manifestação da forma que quiserem, sem que haja responsabilidade da parte deles quando alguma coisa foge ao controle.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor cigano em 28 Ago 2010, 16:24

Se isso fosse realmente a morte da democracia...

Por isso defendo a monarquia! :P
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Geleiras em 29 Ago 2010, 21:41

cigano
o papel da policia é conter uma manifestação violenta e também protejer os manifestantes de algusn malucos...

mas isso não aconteceu
inavdir uma universidade sem a permição, colocar escutas dentro da ufsc e de outros locais, prender pessoas que estavam tanto ora quanto dentro da manifestação
abuso de autoridade(cingamentos racitas, ameaças de morte, e espancamento) pela pm
vc viu so videos cigano?

todos os que estavam lá foram contratos temporários(é assimaqui em santa catarina, não sei se é assim nos demais estados), sem treinamento e nem investigação de antecedentes pelo que eu sei...

se vc é negro ou ubandista piora^^
como eu postei

...

monitorar é uma coisa, criminalizar é outra^^^

pra que serve de helicopteros armados em uma manifestação estudantil?

outra,eu fui checar e estas ações são e foram ilegais... e como fica então?
eles podem agir fora da lei?
as cartas foram mandadas, houve organização por parte dos manifestantes quanto á questões judiciais
houve abuso de poder, e então?
Geleiras

Mensagempor Dragão de Bronze em 30 Ago 2010, 00:06

Geleiras escreveu:outra,eu fui checar e estas ações são e foram ilegais... e como fica então?
eles podem agir fora da lei?
as cartas foram mandadas, houve organização por parte dos manifestantes quanto á questões judiciais
houve abuso de poder, e então?

Duas palavras: Ministério Público.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor cigano em 30 Ago 2010, 01:41

Não entendi bem porque você ta dirigindo essas perguntas pra mim Geleiras, mas eu sei qual papel da policia.
cigano

Mensagempor Geleiras em 30 Ago 2010, 10:19

cigano escreveu:Se isso fosse realmente a morte da democracia...

Por isso defendo a monarquia! :P

por isso

bom, talvez tenha entendido mal...
Geleiras

Mensagempor Frost em 30 Ago 2010, 12:26

Mais uma vez nenhum dos lados está certo. Tentar acabar com um abuso utilizando-se do mesmo recurso também é algo ridículo.
O que o dragão disse quando ao MP está certo! Existe uma coisa chamada "Improbidade Administrativa". É muito mais fácil um camarada largar uma placa idiota de manifestação e reportar os eventos à promotoria. Pelo que parece, provas não faltarão, não é mesmo?
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor cigano em 30 Ago 2010, 13:07

Ue cara, quem disse que isso era a morte da democracia não fui eu, ta no texto, só comentei que acho ridículo esse pensamento!

E eu sou a favor da Monarquia sim! :P
cigano

Voltar para Off-Topic